Aeroporto de Foz do Iguaçu lidera ranking nacional de ocupação de voos
Com 88% de seus assentos ocupados no primeiro trimestre de 2025, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu atingiu o maior índice de ocupação de voos entre todos os terminais brasileiros que movimentaram mais de 50 mil passageiros no período. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que considera o fator de ocupação — proporção de assentos vendidos em relação à oferta — como critério para o levantamento.
O desempenho representa um avanço de 2,9% em relação ao mesmo período de 2024, quando o terminal paranaense já havia alcançado o topo do ranking nacional. Entre janeiro e março deste ano, mais de 570 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram em Foz do Iguaçu, um crescimento de 8% na movimentação em comparação ao primeiro trimestre do ano anterior.
Para a Gerente Executiva de Negócios Aéreos da Motiva, Graziella Delicato, o índice reforça o papel estratégico de Foz no turismo nacional. “É um resultado que comprova a força turística de Foz do Iguaçu. A alta ocupação das aeronaves demonstra a necessidade de aumento de oferta e de novos destinos, trabalho que realizamos diariamente junto às companhias aéreas. Aliado a isto, temos um esforço gigantesco para promover o destino por parte do poder público e do trade turístico, através de instituições como o Visit Iguassu, o Viaje Paraná e a Secretaria Municipal do Turismo”, afirmou.
O levantamento da ANAC mostra ainda que a maior taxa de ocupação aérea está diretamente ligada à atratividade turística dos destinos. Além de Foz do Iguaçu, o ranking inclui Fernando de Noronha, Maceió, Ilhéus, Porto Seguro, Boa Vista, João Pessoa, Salvador, Juazeiro do Norte e Uberlândia — cidades com forte apelo ao turismo de lazer.
Fora do eixo das capitais, Foz do Iguaçu figura entre os três aeroportos mais movimentados do país. Recentemente, o terminal passou por um processo de modernização que incluiu a ampliação da área de check-in, a instalação de uma nova sala de embarque internacional, além de obras no pátio de aeronaves e na infraestrutura do terminal de passageiros.
“Temos, hoje, um novo aeroporto, mais seguro, eficiente e confortável. Estamos certos de que esta nova estrutura vai contribuir para o crescimento do número de passageiros e, consequentemente, do turismo na região”, afirma o Gerente do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, Vinícius Bueno.
A conjunção entre melhoria estrutural, ações de marketing turístico e a força do destino parece consolidar Foz do Iguaçu como uma das portas de entrada mais dinâmicas para o turismo brasileiro, refletindo-se diretamente na performance do setor aéreo.
- Da redação com Assessoria