A Festa Maína de Foz do Iguaçu abre o calendário de eventos de inverno no PR

A tradicional Festa Maína da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe em Foz do Iguaçu abre o calendário oficial de eventos de inverno do Governo do Paraná. A informação consta da agenda elaborada pelo Viaje Paraná, que cuida da promoção do turismo do Estado. “O frio chega com alguns municípios já registrando temperaturas próximas de 0º, um convite aos amantes das temperaturas mais baixas, que podem aproveitar inúmeras atrações ligadas à cultura e tradições paranaenses desta época”, diz o órgão. A programação inclui festas da tainha e do feijão e tradicionais regionais na época mais fria do ano.

A Festa Maína chega este ano à 17ªa edição (ela acontece deste 2007) e já se tornou típica em Foz do Iguaçu, com suas semelhanças às tradicionais festas juninas e julinas, porém, realizada em maio. A programação, entre os dias 23 e 25 de maio,  abre as comemorações de São João no município e é organizada pela Associação Cultural e Turística e acontece no estacionamento da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na região do bairro Vila A. Não é cobrado ingresso dos participantes.

 

Aproveitando a estação

O calendário de eventos de inverno elaborado pelo Viaje Paraná inclui eventos, festivais e programações que vão aquecer os turistas. Muito fazem parte no calendário institucional da Secretaria do Turismo (Setu-PR), que divulga gratuitamente eventos ligados a diversas recortes do setor.

 

Calendário

Curitiba recebera a festa de São João, no Parque Barigui. O evento, que segundo a organização será a maior festa junina da história da Capital, acontece entre os dias 19 a 22 de junho, durante o feriado prolongado de Corpus Christi. A programação vai contar com gastronomia, atrações nacionais, cultura local e diversão a um público estimado em 30 mil pessoas. Os ingressos já estão à venda.

Em Cascavel, no Oeste, acontecem duas festas juninas organizadas pelas comunidades religiosas locais. Entre os dias 13 e 15 de junho, turistas e moradores locais podem curtir a programação da Paróquia Santo Antônio, com música, barraquinhas e churrasco. Além dela, acontece a 47ª Festa de São João Batista, entre os dias 20 e 22 de junho, na Paróquia São João Batista.

No Sudoeste do Paraná, o município de São João realiza mais uma edição de sua festa junina. A atração é a maior Fogueira de São João do Brasil, segundo os organizadores. Com entrada franca, o evento acontece entre os dias 19 a 21 de junho. São atrações shows musicais, apresentações culturais, comidas típicas, brincadeiras e a tradicional fogueira gigante, que já é marca registrada do município.

Em Goioerê (Oeste) o Arraiá das Candeias movimenta o fim de semana de 24 e 25 de maio. Organizado pela Paróquia Nossa Senhora das Candeias, o município se torna palco de uma festa animada, com atrações musicais, apresentações culturais e gastronomia. Campo Mourão, no Noroeste, promove a 14ª edição do Louvor Junino, no dia 14 de junho.

Ibiporã, no Norte, celebra a sua 47ª Festa Junina municipal entre os dias 7 a 15 de junho. No Litoral, Pontal do Paraná promove mais uma edição do seu Arraiá Caiçara, de 26 a 29 de junho, novamente com o Centro de Eventos do Balneário Marissol como palco, reunindo música, dança, culinária e atividades culturais envolvendo escolas, projetos sociais e a comunidade local. No site viajeparana.com tem mais dos eventos no Paraná.

 

  • Da Redação
  • Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *