34° Batalhão de Infantaria Mecanizado em Foz passa por troca de comando 

05

 

13.01

 

O 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado (34° BIMec) passou nessa quinta-feira (12) por uma troca de comando. O ato ocorreu durante uma solenidade, presidida pelo comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes. Diversas autoridades de Foz do Iguaçu e região estiveram presentes.

Dentre os convidados destacam-se o comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, com sede em Cascavel, general de brigada Marcos Américo Vieira Pessôa; e o contra-almirante Paulo Sérgio Castello Branco Tinoco Guimarães, representando a Itaipu Binacional. Militares do Paraguai e civis também acompanharam a cerimônia.

Na oportunidade, foi nomeado como novo comandante do 34º BIMec o tenente-coronel Felipe Rímolo Cosendey. O cargo até o presente era ocupado pelo coronel Georgingtown Haullinson Farias, que esteve à frente do batalhão nos últimos dois anos.

Antes de ser designado para o posto em Foz, o tenente-coronel Cosendey estava servindo na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro. Nascido em 19 de janeiro de 1978, na cidade do Rio de Janeiro, o militar é filho de Genino Jorge Cosendey e Ana Maria Rímolo Cosendey.

Incorporado às fileiras do Exército Brasileiro em 1995, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, o tenente-coronel tem vasta experiência em diversas áreas. Casado, ele também é pai de dois filhos.

Em seu discurso de posse como novo comandante, o militar parabenizou o trabalho desenvolvido pelo 34° BIMec e afirmou que pretende dar continuidade as atividades já desenvolvidas, fortalecendo ainda mais a boa relação com as autoridades dos países vizinhos e de toda a região de fronteira.

Por sua vez, na despedida, o coronel Georgingtown Farias agradeceu o acolhimento no batalhão de Foz e desejou sorte ao novo comandante. “A gente costuma dizer que não se faz nada sozinho, temos que trabalhar em equipe, em um ambiente interagências, e aqui essa integração com as agências é muito boa. Aprendi muito nesses últimos anos e levo muito desta vivência. Desejo sorte ao tenente-coronel Cosendey em sua jornada à frente deste batalhão”, disse.

A cerimônia, que contou com hasteamento da Bandeira Nacional, Execução do Hino Nacional e leitura da Ordem do Dia, foi encerrada com desfile da tropa. A nova missão do coronel Georgingtown Haullinson Farias será em Brasília- DF.

Sobre o 34° BIMec

Antes mesmo da formação do município de Foz do Iguaçu os militares já estavam na região da fronteira. A instalação da 1ª Companhia Independente ocorreu em fevereiro de 1932. Posteriormente, em 1943, a companhia deu lugar ao 1° Batalhão de Fronteira e este ao 34° Batalhão de Infantaria Motorizado, em 1980. Somente em 2013 a unidade ganhou o título de Batalhão de Infantaria Mecanizado, sendo subordinado à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, localizada em Cascavel.

Hoje o 34° BIMec possui em sua estrutura organizacional duas Companhias de Fuzileiros Mecanizadas e uma Companhia de Comando e Apoio. Com o lema “Somos sentinelas avançadas do Brasil”, a unidade conta com o apoio de mais de 700 militares, homens e mulheres, em diferentes frentes de atuação.

No dia 26 de fevereiro o batalhão completará 91 anos de fundação. A data, como de costume, deve ser celebrada com uma solenidade e entrega de honrarias a militares e personalidades civis, reunindo autoridades de Foz e região e dos países vizinhos.

 

Da redação

Fotos: Abel Andreghetti

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *