Mercado Barrageiro amplia opções com produtos agroecológicos e comida caseira Mercado Barrageiro amplia opções com produtos agroecológicos e comida caseira

O Mercado Público Barrageiro, em Foz do Iguaçu, ampliou suas opções para consumidores e turistas. A partir deste sábado (15), o local passa a contar com um novo box de hortifruti agroecológico e a Casa da Colônia, restaurante de comida caseira que também oferece um café colonial nas tardes. As iniciativas são da Associação dos Produtores Rurais Familiar de Foz (Aproffoz) e reforçam a presença da agricultura familiar no mercado.

A nova banca integra os boxes sociais do Mercado Barrageiro, reservados para associações e cooperativas. O projeto é apoiado pela Itaipu Binacional e pelo Itaipu Parquetec, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como a segurança alimentar (ODS 2) e a promoção do trabalho decente (ODS 8).

“Estamos muito contentes com essa inauguração, que confirma um dos compromissos que assumimos em tornar o Mercado Público um espaço também para a agricultura familiar. Os visitantes do Mercado ganham mais uma opção de produtos de boa qualidade e os produtores de Foz e região uma oportunidade a mais de negócio e geração de renda”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu Enio Verri.

 

Variedade e sustentabilidade

A expansão do Mercado Barrageiro atende a um planejamento inicial que previa a inclusão de um box social para comercialização de hortifruti. O diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, destaca que a agricultura familiar sempre foi parte essencial do conceito do Mercado.

“Nosso Mercado foi pensado para oferecer um mix diversificado, tendo a agricultura familiar como o coração pulsante desse ambiente. Hoje, celebramos a entrega deste box, fruto de um trabalho conjunto entre a gestão do Mercado, a associação e os produtores, que considerou tanto a variedade de produtos a serem comercializados quanto a concepção do projeto como um todo”, disse Benites.

Além da Casa da Colônia, outros dois boxes sociais já funcionam no Mercado: um administrado pelo Clube de Mães, que comercializa artesanato, e outro da Coaffoz, dedicado a produtos orgânicos.

 

Comida caseira e café colonial

O restaurante Casa da Colônia aposta em um cardápio simples e saboroso, com pratos caseiros variados a cada dia, acompanhamentos frescos e sobremesa. A proposta é oferecer uma opção acessível e de qualidade para os frequentadores do Mercado. Entre as bebidas, dois sucos de frutas da estação são destaque.

Nas tardes, a Casa da Colônia serve um café colonial, trazendo opções de bolos, pães e quitutes típicos da culinária regional.

 

Produtos agroecológicos

Os produtos agroecológicos comercializados no novo box são cultivados sem agrotóxicos, fertilizantes sintéticos ou organismos geneticamente modificados (OGMs). A produção segue princípios da agroecologia, promovendo a biodiversidade e a conservação dos recursos naturais, através de técnicas como a rotação de culturas e o controle biológico de pragas.

Esses produtos também fortalecem a economia solidária, favorecendo pequenos agricultores e comunidades locais. Ao optar por alimentos agroecológicos, consumidores apoiam um sistema alimentar mais justo e sustentável.

 

Mercado Barrageiro

Inaugurado em novembro de 2024, o Mercado Público Barrageiro conta com 4,7 mil metros quadrados e 55 boxes, dos quais 12 são sociais. O espaço oferece restaurantes, pizzarias, pastelarias, lojas especializadas, artesanato e agora uma seção dedicada ao hortifruti.

Aberto de terça a domingo, o Mercado também conta com eventos culturais. De quinta a sábado, há apresentações artísticas, como música ao vivo, contação de histórias e oficinas culturais. O Circuito Cultural garantirá a presença de artistas nacionais e a realização de eventos abertos para a comunidade pelos próximos três anos.

  • Da redação com Itaipu Parquetec / Foto: Divulgação/Itaipu Parquetec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *