2ª turma de marinheiros recrutas de 2024 conclui formação na Capitania Fluvial

A 2ª turma de marinheiros recrutas de 2024 conclui nesta semana, na Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), a sua formação inicial no Serviço Militar Obrigatório. Um total de 80 jovens receberam certificados e premiações durante uma solenidade realizada na última segunda-feira (4), que contou com a presença de autoridades, familiares dos jovens e alunos do 5° Colégio da Polícia Militar.

Dentre os pontos altos da cerimônia destacou-se uma apresentação realizada pela banda de música do CPM, e o momento do Juramento à Bandeira Nacional, durante o qual os marinheiros fizeram a promessa solene de defender a pátria em qualquer circunstância.

Os recrutas haviam ingressado na capitania no início de agosto e passaram por 90 dias de formação. O período é denominado como Estágio de Instrução e Adaptação no Órgão de Formação de Reservistas Navais.

A CFRP, como escola de formação, possui a missão de preparar os jovens rapazes, da área de jurisdição do Comando do 8° Distrito Naval, que abrange os estados de São Paulo e Paraná.

Ao longo do estágio, os marinheiros recrutas foram submetidos a um programa de treinamento intenso e abrangente, adquirindo conhecimentos e habilidades, assim como valores de hierarquia, disciplina, civismo e tradições navais.

O curso incluiu aulas teóricas e práticas sobre primeiros socorros, noções de combate, comunicações, sobrevivência e armamento, preparando os recrutas para diversas rotinas nas organizações militares para os quais serão distribuídos agora.

Alguns dos recrutas ficarão em Foz, na própria CFRP, enquanto outros irão se apresentar em Guaíra (PR), São Paulo (SP), São Sebastião (SP), Paranaguá (PR), Santos (SP) e Barra Bonita (SP), onde terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

À saber, a primeira turma de recrutas foi composta também por cerca de 80 jovens, que ingressaram no curso no mês de março. A formatura foi realizada em maio, com a presença dos familiares dos marinheiros.

 

Serviço militar

O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e tem duração normal de 12 meses. O alistamento é obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino.  O ato está previsto no Art. 143 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Após a prestação do Serviço Militar a maioria dos jovens é dispensada, alguns podem ser convidados para o engajamento junto à instituição com a possibilidade de servir por um período de até sete anos. Mesmo quem é dispensado após a formação, deve comparecer a instituição militar onde serviu uma vez por ano, durante cinco anos, para receber uma certificação.

 

34° Batalhão de Infantaria Mecanizadorecebe Tiro de Guerra de Campo Mourão

O 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado, “Batalhão República do Paraguai”, recebeu nesta quarta-feira (6) a visita da equipe do Tiro de Guerra 05-019 de Campo Mourão (PR), em apoio a Pedido de Cooperação de Instrução (PCI).

Na oportunidade, os atiradores assistiram a uma demonstração do Pelotão de Infantaria Mecanizado, com destaque para o Veículo Blindado de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas, a viatura Guarani.

Durante o encontro os militares de Campo Mourão puderam trocar experiência e conhecer mais sobre a capacidade operacional de uma unidade mecanizada em faixa de fronteira.

  • Da redação / Foto: Abel da Banca

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *