14° BPM recebe novo comandante em solenidade com presença de autoridades 

O 14° Batalhão de Polícia Militar (14° BPM) em Foz do Iguaçu passou por uma troca de comando. Em solenidade realizada na última sexta-feira (28), o major Márcio Skovronski Serbai assumiu à frente da unidade, substituindo o tenente-coronel Marcos Aparecido de Souza.

A cerimônia de passagem de comando contou com a presença de autoridades civis e militares, além de representantes de todas as forças de segurança da fronteira. Em sua despedida, o tenente-coronel Souza agradeceu a dedicação das equipes e desejou sucesso ao novo comandante.

“Ao longo desses dois anos, tive o privilégio de liderar homens e mulheres valentes, que diariamente colocam suas vidas em risco para proteger nossa sociedade. A todos os militares estaduais deste batalhão, peço que mantenham o espírito de equipe, a disciplina e a dedicação que sempre nos caracterizaram. Desejo a todos muito sucesso e que Deus abençoe cada um de vocês. Que nosso batalhão continue a ser um exemplo de dedicação, coragem e honra”, destacou.

O novo comandante, major Skovronski, ingressou na PM em 1993. Natural de Foz, possui uma vasta experiência, já tendo exercido em sua carreira as funções de comandante e chefe de planejamento estratégico do Grupo de Operações Especiais do 14° BPM, coordenador de operações do Gaeco, comandante da 5ª Cia da Polícia Ambiental, subcomandante do Batalhão de Fronteira (BPFron) e comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (5ª CIPM) de Cianorte.

“Meu objetivo é fazer um excelente trabalho como comandante do 14° BPM, assim como busquei desempenhar em outros trabalhos que assumi em outros batalhões. Será um grande desafio, mas como o apoio da população e da tropa, vamos conseguir”, disse.

Trabalho

Criado em 1985, o 14° BPM celebrou em maio 39 anos de instalação em Foz. A data foi celebrada com uma grande solenidade, que contou com a entrega de medalhas aos PMs que se destacaram no serviço, além de homenagens ao patrono da Polícia Militar no Paraná, coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento.

Na oportunidade também foi anunciada a criação de uma galeria de honra, onde serão lembrados os policiais que se destacaram em seus trabalhos dentro do batalhão em Foz.

Em seus primeiros anos de instalação, o 14° BPM abrangia uma área de 20 municípios do Oeste paranaense. Com a criação de novas Unidades na região, a área do BPM foi reestruturada no ano de 2005 para a divisão atual.

Hoje o batalhão é responsável por sete municípios, atuando na segurança, fiscalização e outras ações, ao lado de outras forças de segurança. “O 14° BPM tem posição de destaque na PMPR em razão de suas peculiaridades, tendo em vista a tríplice fronteira e todos os problemas que advém disso, assumindo papel importante inclusive no desenvolvimento da região”, ressaltou a PM.

 

34° BIMec recebe visita da Escola Superior de Guerra

O 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado, “Batalhão República do Paraguai”, recebeu a visita do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra (CAEPE), sediada na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Os membros da comitiva foram recebidos pelo comandante do batalhão e pelo General Brigada, Amorim, Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, que apresentou as peculiaridades da Brigada GUARANI, como Força de Emprego Estratégico do Exército.

Na oportunidade também foram ministradas palestras por autoridades locais da Capitania Fluvial do Rio Paraná, da Polícia Federal e Receita Federal, evidenciando o emprego de suas instituições na região da tríplice fronteira. Ao final o 34° BIMec fez uma apresentação de seus meios de emprego militar (blindados, armamentos e optrônicos).

  • Da redação /Foto: Abel da Banca

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *