Esquadrilha da Fumaça será a atração das Cataratas nos 150 anos de Santos Dumont
A Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira fará uma apresentação especial sobre as Cataratas do Iguaçu em comemoração aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont. O ato, a partir das 16h do dia 3 de agosto, vai integrar o Parque Nacional do Iguaçu nas celebrações do marco histórico ressaltando a importância do aviador para o Brasil e o mundo. Dumont foi fundamental na criação, em 1939, da unidade de conservação na fronteira com a Argentina, que abriga as quedas d’água e protege uma riquíssima biodiversidade em seus 185 mil hectares.
Santos Dumont é considerado o Pai da Aviação, Patrono da Aeronáutica Brasileira. A Esquadrilha da Fumaça, conhecida mundialmente por suas acrobacias aéreas de tirar o fôlego, é um símbolo de excelência na aviação brasileira e personifica a inspiração e dedicação do inventor ao campo da aviação. A apresentação aérea poderá ser vista por todos que estiverem visitando o atrativo. O maior conjunto de quedas d’água do mundo será o cenário para a apresentação, unindo a relevância do brasileiro para a aviação e para a formação do Parque Nacional do Iguaçu.
História
Alberto Santos Dumont, nascido em 20 de julho de 1873 em Palmira (MG) e se tornou uma figura extraordinária e visionária. Sua genialidade ficou evidente em seus voos pioneiros com dirigíveis e aeronaves mais leves que o ar. Dentre suas conquistas mais notáveis está o famoso voo do 14-Bis, realizado em 23 de outubro de 1906, em Paris (França). Esse voo foi considerado um marco histórico, pois foi o primeiro voo controlado e autossustentado de uma aeronave mais pesada que o ar.
Em 1916, durante uma visita às Cataratas do Iguaçu, Santos Dumont vislumbrou a importância de preservar aquela área como propriedade pública. Impulsionado por sua visão de conservação, ele empreendeu uma cavalgada até Curitiba, onde se encontrou com o governador. Graças aos esforços conjuntos, ainda naquele mesmo ano, a região foi desapropriada, dando início à criação do Parque Nacional do Iguaçu, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural.
O parque se consolidou como referência na preservação da natureza e no turismo sustentável no mundo. A unidade de conservação brasileira, localizada no Oeste do Paraná, faz fronteira com a Argentina, na província de Missiones. O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia responsável pela administração das unidades de conservação federais do Brasil, e tem a gestão da visitação turística da Urbia Cataratas S.A.
Novo momento
A concessionária Urbia Cataratas está implementando um projeto robusto, moderno, inspirado nas melhores referências mundiais, para encantar ainda mais os visitantes e promover o desenvolvimento econômico da região. Dúvidas e outras informações sobre a visita turística, basta entrar em contato pela Central de Atendimento ao Visitante no WhatsApp: +55 45 3521 4438.
Serviço
Aniversário Santos Dumont – apresentação da Esquadrilha da Fumaça
Local: Parque Nacional do Iguaçu
Data: 3 de agosto, a partir das 16 horas
- Da Redação / Foto: Divulgação