Cheia nos rios Iguaçu e Paraná garante espetáculo das águas em Foz do Iguaçu

Reforma política tem que nascer no Congresso, diz Bolsonaro
3 de junho de 2019
Desfile cívico pelo aniversário de Foz terá participação de 48 entidades
3 de junho de 2019

Cheia nos rios Iguaçu e Paraná garante espetáculo das águas em Foz do Iguaçu

A chuvas de maio no Paraná e boa parte do Brasil provocaram a cheia dos rios Iguaçu e Paraná, garantindo o espetáculo das águas em Foz do Iguaçu. O grande volume que caiu no Estado, elevou a vazão das Cataratas do Iguaçu para quatro vezes acima do nível normal. A Itaipu Binacional precisou abrir um dos três vertedouros para manter o nível do reservatório. Ambos os atrativos foram alvo de fake news no final de semana.

A região de Curitiba, onde estão as nascentes do Iguaçu, registrou o maio mais chuvoso dos últimos 12 anos, segundo dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Foram aproximadamente 180 milímetros de água em 30 dias, 59% acima da média mensal, com grande volume nos últimos dias do mês, provocando alagamentos e deixando milhares de desabrigados em toda bacia do rio.

As fortes chuvas na cabeceira e bacia hidrográfica do Iguaçu, fez aumentar a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, que no sábado (01) chegou a 6,2 milhões de litros de água por segundo, quatro vezes a mais do que o normal – 1,5 milhão de litros por segundo.

 

Ronildo Pimentel / Foto: Christian Rizzi

Share

Leia mais sobre este conteúdo e outras informações na edição impressa.

GDIA