Celebração de Corpus Christi reunirá mais de 10 mil católicos na catedral diocesana

Primeira etapa das obras na pista do Aeroporto de Foz será entregue dia 28
17 de junho de 2019
corvo
17 de junho de 2019

Mais de 10 mil pessoas são esperadas para a tradicional celebração de Corpus Christi, na próxima quinta-feira (20), na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A. O evento religioso, que celebra a presença do corpo e sangue de Cristo no catolicismo, terá início às 9h com a santa missa presidida pelo padre Clodoaldo Frassetto, acompanhado dos vigários paroquiais.

O tradicional tapete feito com pó de café, flores, serragem entre outros produtos e pigmentos naturais, começará a ser confeccionado pelos fiéis ainda na madrugada, por volta das 5h. Voluntários de 14 paróquias, pastorais e movimentos da diocese de Foz, trabalharão no preparo dos 1.300 metros de percurso, para deixar tudo pronto a tempo da celebração.

Cada grupo é responsável pela confecção de aproximadamente cem metros do trajeto. Participam da elaboração jovens de várias pastorais da diocese, e representantes de grupos tradicionais, como Lareira, Familiar Cristão, Convívio Tabor, Cursilho, Renovação Carismática Católica, dentre outros.

Este ano os desenhos do manto simbólico representarão o tema “Fazei de nós um só corpo e um só espírito”. Esta aclamação litúrgica é dita pelos fiéis durante a Oração Eucarística III, após a consagração do pão e do vinho nas celebrações. Além da referência ao sacrifício de Jesus Cristo, a frase é também uma convocação a todos os católicos para a união fraterna entre os cristãos.

Da redação

Foto: Roger Meireles

Share

Leia mais sobre este conteúdo e outras informações na edição impressa.

GDIA