Ceasa em Foz facilita inspeção de produtos que vão ao Paraguai

Professor Gleisson Alisson Pereira de Brito é nomeado reitor da UNILA
4 de junho de 2019
Chico de Alencar
4 de junho de 2019

Ceasa em Foz facilita inspeção de produtos que vão ao Paraguai

A Ceasa de Foz do Iguaçu inaugura na quinta-feira (06) a Área de Controle Integrado (ACI). O novo serviço facilitará e agilizará as inspeções fitossanitárias na comercialização de hortigranjeiros para o Paraguai.

“Estamos disponibilizando um espaço próprio na unidade para que técnicos brasileiros, do Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Vegetal e de Sementes (Senave), órgão do Ministério da Agricultura, e também técnicos paraguaios, façam a fiscalização dos hortigranjeiros que serão comercializados para o país vizinho”, explica o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Eder Eduardo Bublitz.

Segundo ele, com essa certificação já no próprio mercado atacadista da unidade os compradores ganham na agilidade quando atravessarem a fronteira entre os dois países, apresentando as guias de liberação e verificação de cargas.

De acordo com o gerente da Ceasa de Foz do Iguaçu, Valdinei Loesi dos Santos, o tema vinha sendo discutido desde outubro do ano passado. “Fizemos várias reuniões para discutir como poderíamos atender as legislações brasileira e paraguaia. Com essa inspeção sendo feita aqui mesmo no mercado, evitamos o duplo trabalho. Antes, era realizada tanto do lado brasileiro como do lado paraguaio nas respectivas fiscalizações junto à fronteira”, diz o gerente da Ceasa,

Da redação com assessoria

Share

Leia mais sobre este conteúdo e outras informações na edição impressa.

GDIA