Donizeti Melo
Donizeti Melo
Festival da Juventude

Terá início neste mês de outubro, em data a ser confirmada, o Festival da Juventude em Foz do Iguaçu, evento que terá disputa nas modalidades de voleibol, futebol e futsal, além de atividades culturais. Podem participar atletas de 14 anos a 24 anos. O evento, que ocorrerá até meados de dezembro, terá inscrições e arbitragem gratuitas. Informações na Secretaria de Esporte, pelo fone (45) 3901-3346.

Hapkido e o vereador
O vereador Márcio Rosa da Silva (foto) continua atuando como atleta do hapkido em Foz. Neste sábado ele viajará para Assunção, no Paraguai, onde participará de um campeonato internacional de artes marciais. Já na próxima semana, o atleta estará em Buenos Aires, na Argentina, onde competirá no mesmo estilo. No corre-corre do dia a dia, o atuante edil não deixa o esporte, pois é apaixonado por várias modalidades. Votos de bons resultados ao amigo. 

Flores, do kart
Na condição de campeão brasileiro e vencedor do Open no mês passado, o pariguaçuense José Flores Júnior, da equipe Auto Posto Damo, chega bem preparado para a Copa Brasil de Kart, que acontece até este sábado no Kartódromo Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina. Ele está entre os cotados ao título da categoria Novatos. A Copa Brasil segue bem competitiva, com um grande número de cotados ao título, mas Flores não descarta a possibilidade de colher um grande resultado.

Firás na pista
Firás Fahs, da equipe Cellshop/SOS Proteção, também está de volta ao palco de sua primeira competição. Ele segue na disputa da 21ª Copa Brasil de Kart no Kartódromo Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina, circuito que está bastante familiarizado. Em 2017, Firás disputou sua primeira competição nacional ao participar do Brasileiro daquele ano. Ele foi destaque da categoria Mirim, concluindo a competição em nono lugar, constituindo-se no melhor paranaense na competição, mas foi quinto mais rápido e quarto no treino livre. Foi quinto na terceira prova classificatória e sexto na segunda.

Amador da LIF
O Campeonato Amador da Liga Iguaçuense de Futebol terá rodada completa neste domingo (13). As oito partidas foram adiadas do último domingo, devido ao mau tempo, e terão início às 10 horas. Nesta sétima rodada, os jogos programados são: 
10h - CRG 14 - União Ibérica x CRG
10h - ABC - ABC x Jardim São Miguel
10h - Gustavão - Morenitas x União São Francisco
10h - Jardim Itaipu - Jardim Itaipu x Guairacá
10h - Jardim São Paulo - São Paulo x São Francisco
10h - Jeferson Bonfim - Três Lagoas x Vila Miranda
10h - Jules Rimet - Vila Borges x Vila C
10h - Vila C - Intocáveis x JVM


Frase bíblica:
‘’Fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos’’

*Tito 1:2
 

Atleta monitorado

O garoto Arthur da Paz, de 11 anos de idade, está sendo monitorado pelo Grêmio de Porto Alegre. O interesse do time gaúcho se deu em Santa Catarina, onde o garoto de Foz disputou uma competição internacional defendendo o Athletico, de Curitiba. Acompanhado pelos pais e incentivado pelos demais familiares, o atleta em breve será chamado para uma terceira avaliação. 

Na seleção
O ala Zico e o goleiro Henrique Rafagnin, ambos do atual elenco do Foz Cataratas Futsal, foram os últimos atletas de Foz a serem convocados para a Seleção Brasileira adulta. Antes outros jogadores foram selecionados, entre eles Anderson Andrade e Marcelinho "Rei do Morumbi". Tudo isso prova o potencial do esporte da cidade. Além disso, vários atletas revelados por aqui estão no futsal europeu. 

Mallorquin, do Barcelona
Você sabia que o empresário iguaçuense Arturo Mallorquin, quando jogador, chegou a atuar pelo poderoso Barcelona, da Espanha? Pois é, o Arturo rodou pela Europa e mostrou a cara do futebol tupiniquim nos anos 70. Hoje ele ainda atua e defende o Flamengo Esporte Clube, da Vila Yolanda, na categoria 55 anos. Nome respeitado, Mallorquin passa despercebido e não é orgulhoso, mesmo tendo vivido tempos de ouro. Dirigente aclamado pelos colegas, Arturo lembra que é "Flamengo até debaixo d'água". 

 

Foz é a terra dos goleiros 
São dois os mais famosos: Edson Bastos e Roberto Costa. Edson atuou em grandes clubes brasileiros e hoje é dirigente e empresário na cidade. Roberto atuou no Athletico PR (foto), Coritiba, Vasco e Internacional, entre outros, e chegou à Seleção Brasileira. O garoto Guilherme Webber chegou às categorias de base do Athletico Paranaense como promessa; Johnny Trochez, hoje oficial de arbitragem, fez parte das bases do Avaí (SC); Anselmo foi goleiro titular do Coritiba em 92; Walter Rodrigues, hoje professor e treinador, esteve também no profissional como goleiro; Michael, cuja família reside no Porto Belo, integra o time do Atlético de Minas Gerais; Claudemir Padre teve passagem por times do Norte do Paraná; e Bizu atuou em bons times como Batel, de Guarapuava.

 

Frase bíblica:
"O vento sopra onde quer e ouve a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é também todo aquele que nasceu do Espírito"

*João 3: 8

Monza, da Fut Foz

A equipe sub-7 da Fut Foz Iguaçu, que segue em primeiro lugar no ranking estadual da Federação Paranaense de Futebol de Salão, conta com um elenco de garotos talentosos e fortes. Entre os xerifes está o argentino Gonzalo Alejo Villalba Cabaña, mais conhecido como Monza. O apelido não é somente para homenagear o veículo, pois na verdade o garoto é um "tanque" e grande defensor. Quem bater de frente com o Monza, do Fut Foz, estará visitando o piso da quadra. 

Remodelado
Falando em Fut Foz, o ginásio do Nenezão, onde a equipe de Joel Coelho manda seus jogos, está todo remodelado. O local ganhou placar eletrônico, redes e telas novas. A quadra recebeu uma bela pintura. Agora os dirigentes estão trabalhando para acabar com algumas goteiras. O ginásio fica no Jardim Itaipu e, nos dias de jogos de entidades oficiais, muitos torcedores marcam presença. 

"Por cima da carne seca"
O futsal de base de Foz já comprovou que está passando por um bom momento. Clubes como Fut Foz Iguaçu, CT Gresfi, Centro Esportivo Por do Sol, Jaclani Futuro, Assemib, Colégio Betta, entre outros, estão por "cima da carne seca", ou seja, entre os melhores do estado. Divulgar o trabalho e as conquistas dos garotos é algo que não tem preço. O apoio dos pais é ponto fundamental. Essas escolas de futsal merecem o respeito de todos os iguaçuenses. 

Atalhos do Michimi
O dirigente e jogador de futebol de veteranos Manoel Jobes Gomes, o Michimi, está com a corda toda. Ele é o principal incentivador das equipes do Santos, do bairro Copacabana. Michimi foi presidente da Liga Iguaçuense de Futebol por 11 anos e conhece todos os atalhos para fazer um bom futebol. Sempre orgulhoso da família e dos amigos, o seu Manoel agora é um dos incentivadores do neto Arthur da Paz, que está fazendo sucesso no futsal e no futebol. 

Preservando os gramados
Para preservar os campos de futebol, o presidente da Liga, Sérgio de Melo Matias, suspendeu no domingo passado a rodada do Campeonato Amador. Sábia decisão, pois, com a chuva que caiu no fim de semana, é necessário preservar os gramados. A rodada foi transferida para o dia 13 e será decisiva para vários times. Em contrapartida, aconteceu a rodada do Campeonato de Aspirantes e foi conhecido o campeão sub-17 do certame de base, título que ficou com o Guairacá. 

 

Frase bíblica:
''Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo novo repuxa o pano velho, e o rasgão fica maior ainda''

*Mateus 8:16

Morreu o Gabiroba

Notícia triste chegou a Foz. Faleceu em Curitiba o nosso colega radialista Pedro Policarpo, o Gabiroba, aos 75 anos. Ele foi o criador da frase "pir pir corococór", que fez muito sucesso. Causa: AVC. O sepultamento foi ontem na capital do estado. Gabiroba comandou programas sertanejos em Foz na Rádio Cultura AM e em outras emissoras da cidade. Ele também fez dupla com o cantor Brasão, como Brasãosinho, no início de 2001. Grande companheiro e assíduo ouvinte de jornadas esportivas. Pêsames à família. (Foto: Cláudio Ojeda)

União Pôr do Sol
A equipe sub-9 União Pôr do Sol de Futebol está comemorando a conquista do Campeonato Municipal das categorias de base. A conquista ocorreu de maneira invicta. O coordenador, Alisson do Nascimento, comemora e agradece os apoiadores, especialmente o treinador José Carlos, o Nenê, que conduziu o time campeão, além de fazer trabalho no sub-11. Na categoria sub-9 foram três competições e três títulos. Revelando atletas e conquistando espaço, o Pôr do Sol já se tornou um grande projeto esportivo. 

 

Gabriel, do golfe
Gabriel Previgliano (foto), uma das maiores revelações do golfe no estado, e com residência em Foz do Iguaçu, jogará o Pró-M no dia 19 de outubro. A competição terá os melhores profissionais do Brasil. Esse é mais um motivo de orgulho dos familiares e dos amigos. Conforme o pai, Gustavo Previgliano, é mais um motivo para continuar confiando e acreditando que tempos melhores virão. Boa sorte ao garoto prodígio do nosso golfe, e que traga bons resultados. 

Maradona e "os grandes"
Franciney Maradona segue com o trabalho social em seu projeto na Vila Independente, na região do Portal da Foz. No fim de semana, ele recebeu em seu projeto alguns ex-atletas profissionais da equipe das estrelas que fizeram história no futebol e hoje estão na equipe organizada pela Paraná Esportes. Roberto Costa Cabral, Ademir Alcântara, Jadson e Caxias, este último grande zagueiro de grandes clubes. Todos trouxeram incentivo e reconhecimento ao trabalho da equipe. 

"Magrinho" e feliz
Falando no nosso Maradona, o rapaz está irreconhecível. Recentemente fez cirurgia bariátrica e perdeu pelo menos uns 40 quilos. Ele chegou a pesar quase 160 quilos até o início deste ano. O agora magrinho dirigente não esconde o sorriso de felicidade. Evidentemente que ser gordinho não é nenhum mal, mas quem prefere emagrecer e consegue tem realmente de ficar alegre. O Maradona brasileiro é um dos grandes exemplos de honestidade e considerado um pai para dezenas de menores e adolescentes que estão sendo socializados pelo seu projeto. 

 

Frase bíblica:
''O Senhor firma os passos de um 
homem quando a conduta deste O agrada; ainda que tropece, não cairá, 
pois o Senhor o toma pela mão''

Salmos 37:23-24

 

 

Vez das mulheres

As mulheres estão dando show nos integrantes do sexo masculino no esporte de Foz do Iguaçu. Foi o que ficou comprovado na final dos Jogos da Juventude do Paraná, competição encerrada no domingo passado em Londrina. Com as meninas fomos campeões no basquete, pelo quarto ano seguido, e vice-campeões no futsal. Já nas modalidades individuais houve igualdade de conquistas. 

De "tirar o chapéu"
O basquete iguaçuense está à frente das demais modalidades, especialmente no naipe feminino. Nas categorias de base, o trabalho dos professores é de "tirar o chapéu". É bom lembrar que o técnico Cláudio Lisboa, há duas semanas, recebeu homenagem na Câmara de Vereadores, um presente mais que merecido. A vontade de trabalhar e a existência de grandes talentos realmente estão fazendo a diferença. 

Obstáculos femininos
Todos os dias, mulheres no mundo todo enfrentam obstáculos pelo simples fato de serem mulheres. No esporte não é diferente. A prática de exercícios físicos por mulheres no país é 40% inferior à observada entre os homens, segundo o relatório "Movimento é Vida", do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) — um indicativo de que o cenário esportivo ainda tem muita desigualdade de gênero. A cultura de não incentivar as mulheres aos esportes, principalmente coletivos, pode ser explicada inclusive pelo pouco acesso ao lazer devido às tarefas domésticas, que ocupam em média 20,5 horas semanais das mulheres, enquanto os homens gastam dez horas por semana nas atividades de casa.

 


Buscando a igualdade
A falta de segurança, o preconceito, a falta de incentivo nas escolas, todos esses são fatores que devem ser apontados quando se constata que o esporte no Brasil não tem o mesmo acesso por meninos e meninas. O relatório do PNUD indica uma urgência em se criar políticas públicas que possam permitir maior igualdade. Segundo a Maurren Maggi — a primeira mulher brasileira a conquistar medalha de ouro no individual para o Brasil em jogos olímpicos (foto) —, alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas estão entre os 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável, de acordo com a cúpula das Nações Unidas.

Precisa-se da independência emocional
E como essa cultura machista e sexista no esporte pode mudar? Podemos afirmar que depende do quanto estamos dispostos a insistir na mudança dessa próxima geração que vem por aí. Porque a realidade ainda é bem dura. Um dado recente, divulgado no estudo encomendado pela Always, mostrou que mais de 50% das meninas entre 17 e 24 anos perdem a autoconfiança durante a puberdade, afetando sua relação com os esportes e com a autoestima. Na verdade, a mulher precisa adquirir sua independência emocional e acreditar mais no seu senso de realização.

 

Frase bíblica:
''A boca fala do que está cheio o coração''

*Mateus 12:34

Estadual da Bronze

O Campeonato da Série Bronze da Federação Paranaense de Futebol de Salão está vivendo bons momentos. Na última semana, o Laranjeiras bateu Medianeira por 2 a 1. O jogo de volta promete na casa dos medianeirenses. A partida fará parte da última rodada desta fase. O time de Laranjeiras é comandado pelo treinador Luciano Bonfim e segue forte rumo a novos triunfos. No embalo também está a equipe de Itaipulândia, que briga para subir para a Série Prata do ano que vem.

CT Gresfi
O Time sub-10 do CE Gresfi comandado pelo professor Jeyzon Ribeiro fez bonito no fim de semana. A equipe venceu duas partidas e empatou um terceiro confronto e garantiu a classificação em primeiro lugar para as disputas da final do estadual. Também se classificaram em Foz o Master Dei de Pato Branco em segundo e o União de Ponta Grossa em terceiro. A final poderá ser confirmada para Foz do Iguaçu. Nesta terça-feira temos novos detalhes sobre o quadrangular disputado no Gresfi.  

Pesquisa nos Jojups
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paranaense de Ciência do Esporte (IPCE) mapeou durante toda a semana passada, a morfologia dos atletas dos Jogos da Juventude do Paraná em Londrina. A pesquisa teve como objetivo fornecer dados para os técnicos utilizarem em avaliações e planejamento de treinamento e desempenho de seus atletas, além de embasar pesquisas em áreas relacionadas à saúde e desempenho esportivo. Pretende-se criar um quadro morfológico de cerca de mil atletas no período. O trabalho em 2019 é ampliar o levantamento nas modalidades individuais, em especial a natação e o atletismo.

Precisão e delicadeza 
Tem gente que acredita que grande parte das nossas vontades vem das instruções genéticas conhecidas como DNA, outras creem que tudo faz parte do costume, da convivência e do ambiente que o indivíduo pertence. Teorias à parte, na 32º edição dos Jogos da Juventude Divisão A, é fácil encontrar exemplos onde os filhos seguem a carreira dos pais. Na modalidade de ginástica rítmica, por exemplo, o amor pela precisão e delicadeza dos movimentos está sendo passado de mãe para filha. E isto começa quando a ginasta ainda é uma criança e pode acompanhar a mãe nos movimentos da modalidade. (Foto: Carol Flores)

Orientação
A Federação Internacional de Orientação já comunicou oficialmente à Confederação Brasileira da modalidade que a candidatura do Brasil para organizar o Campeonato Sul-americano de Orientação de 2020 foi aprovada pela sua Comissão de Orientação Pedestre. Todos os procedimentos relativos à organização do evento já podem ser iniciados. O evento está previsto para o período de 29 outubro a 1º de novembro de 2020 na região de Foz do Iguaçu.

 

Frase bíblica:
''Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor.''
*Hebreus 12, 14

Xadrez em outubro

Em comemoração ao Dia das Crianças, o projeto de extensão "Xadrez — empoderamento intrapessoal na conquista do Rei", da Unila, irá promover seu primeiro Torneio Infantojuvenil. O evento, destinado a pessoas de 6 a 16 anos, será realizado no dia 5 de outubro, a partir das 8h30, no auditório do Jardim Universitário (Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1.000). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 2 de outubro, pelo site http://bit.ly/TorneioXadrezUnila. Em caso de dúvida, envie e-mail para [email protected] Coordenado pela professora Alessandra Sibrin, o projeto "Xadrez — empoderamento intrapessoal na conquista do Rei" contempla a ideia de difundir o jogo de xadrez na Unila e para a comunidade de Foz do Iguaçu. O projeto também promove curso de xadrez do nível básico — movimentação das peças — ao nível intermediário — estratégias elementares de abertura, desenvolvimento e final de partida. 

Jackson e o níver
Atualmente trabalhando na comissão técnica em Jaraguá do Sul, o massagista e roupeiro Jackson Baiano comemora neste sábado mais um aniversário. Experiente, o rapaz já atuou no Foz Futebol Clube, Rio Branco de Paranaguá, Pato Branco, Londrina, FC Cascavel, Naviraiense (MS) e nos catarinenses Caçadorense e Sport Club Jaraguá, para o qual retornou há três semanas. Filho de dona Santina e João dos Santos (já falecido), ele é natural de Vitória da Conquista (BA). Feliz no retorno ao Jaraguá, ele é homem de confiança do presidente da Silva. Lá ele trabalha em duas categorias: na sub-17, que disputa a Copa Santa Catarina, e no profissional do estadual da Série C. De Jaraguá do Sul, Baiano, na companhia dos colegas de equipe, está enviando abraços aos amigos de Foz. Parabéns!


Corrida do Turismo
Praticar esportes, participar de maratonas ou outros tipos de corridas, já é pura emoção. Então imagine correr dentro de uma unidade de conservação! Agora se imagine passando por um dos cenários mais lindos do mundo: as Cataratas do Iguaçu, que são uma das 7 Maravilhas da Natureza. Exatamente isso! No dia 10 de novembro, o Instituto Ecoprojetar promoverá mais uma corrida, a 1ª Corrida do Turismo de Foz do Iguaçu. A largada da prova será às 7h30, no portão antigo do Parque Nacional do Iguaçu, e o ponto de chegada será no Espaço Porto Canoas. Serão 11 km de distância pela Rodovia das Cataratas, cercada da mata nativa, habitat de muitos tipos de pássaros e de animais silvestres, inclusive da onça-pintada, mascote da Corrida do Turismo. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no site https://www.minhasinscricoes.com.br.

 

Frase bíblica:
''Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros''

João 4:11,12

Sul-Americano de Xadrez

Foz do Iguaçu será sede do Campeonato Sul-Americano de Xadrez Escolar, evento que acontecerá de 13 a 15 de dezembro. As disputas serão das categorias sub-7 ao sub-17 anos no masculino e feminino. O torneio acontecerá nas dependências do Hotel Foz do Iguaçu. O sistema de disputa será em seis rodadas, dependendo do número de inscritos por categoria. É Foz confirmando estar entre as principais cidades do estado que dão atenção especial ao esporte.

Morreu atleta da Acorrefoz
O atletismo de Foz perdeu nesta semana um atleta muito querido pelos amigos, especialmente pelos colegas da Associação de Corredores da cidade. Faleceu José Ferreira (foto), considerado atleta exemplo de superação, além de artesão, poeta de contos, amigo de todos e encantado pela família. Cumpriu com honradez sua missão aqui na terra. José Ferreira tinha 73 anos de idade. Há um ano sofreu uma queda e passou apenas a fazer caminhadas. Ele deixa um vazio entre centenas de colegas.

Conquista de Ivan Carlos
Quem está se dando bem no futebol das Três Fronteiras é o treinador Ivan Carlos Mororo Alves. Trabalhando no Paraguai desde março, o renomado professor é o comandante do Nacional FBC, equipe que tem centros de treinamento em Cidade do Leste e manda jogos em Assunção. Ivan foi campeão da Liga de 1º de Março e garantiu vaga para disputar a Copa do Paraguai em 2020. Essa competição tem o mesmo formato da Copa do Brasil. Estamos torcendo para o amigo. 

 

Níver do Agenário
O colega Agenário Lourenço recebeu muitos cumprimentos nesta semana. O veterano profissional da fotografia comemorou aniversário e não escondeu a felicidade de ganhar os abraços. Um dos principais colaboradores há vários anos do GDia, o Ag é pau para toda obra. Especialmente para o setor esportivo do jornal, ele está sempre disposto a colaborar. Aqui os nossos parabéns e que Deus continue o abençoando!

Torneio de tênis
Começou nessa quinta-feira e segue até o próximo domingo em Foz o torneio de duplas de tênis com disputas de segunda a quinta classes no masculino, além de competições para times mistos. Informações pelo fone (45) 99806-6596. Todos os inscritos receberão camisas alusivas ao evento, que acontecerá nas quadras da AABB.

 

Frase bíblica:
''Quem age com bondade faz bem a si mesmo e quem pratica a maldade acaba se prejudicando''
*Provérbios 11:17

 

 

*Provérbios 11:17

Xadrez nos Jojups

Nos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) em Londrina, nesta semana, no xadrez rápido, participaram 64 atletas, representando os municípios de Ponta Grossa, Campo Mourão, Curitiba, Paranavaí, Piraí do Sul, São José dos Pinhais, Siqueira Campos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, além da cidade-sede. Os iguaçuenses ficaram posicionados da seguinte maneira: Erick Cristiano Winck Müller, em 4º lugar. Em outro tabuleiro, 6º lugar para Fernando Ruiz de Araújo. Em 4º, Adilson Cury Neto. Em novo tabuleiro, 6º lugar para Werisson Gonçalves Nogueira. Nos próximos jogos, Foz deverá ter melhores resultados.

Meninas do futsal
O futsal é outra modalidade que está sendo disputada na final da 32ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná, Divisão A, em Londrina. Oito partidas foram realizadas pela primeira rodada. Ao todo, dez equipes femininas, divididas em três grupos, e 12 equipes masculinas, divididas em quatro grupos, participam da competição em busca do título estadual. Atual campeã do feminino, a equipe de Foz do Iguaçu estreou com o pé direito ao vencer as meninas de Telêmaco Borba por 3 a 2. 

Badminton de Foz
No badminton Foz foi bem nos Jogos da Juventude. Na classificação geral no feminino, Foz do Iguaçu, com 24,5 pontos, assegurou o 4º lugar. No masculino, com 20,5 pontos, Foz também terminou a disputa na 4ª colocação. Na final individual feminino, 6º lugar para Ariele Cavalheiro, de Foz do Iguaçu, com 7 pontos, e 12º lugar para Pamela Sousa Beluque, com 1 ponto. Na classificação individual no masculino, 9ª posição para Pablo Cuchani Hamasaki, com 4 pontos. Na disputa em duplas, 4º lugar para Ariele Cavalheiro e Pamela Sousa Beluque, de Foz do Iguaçu, com 9 pontos; e no masculino, Diego Rios Aguilera e Pablo Cuchani Hamasaki somaram 9 pontos e ficaram na 4ª posição. 

Badminton de Foz (2)
Ainda no badminton, na disputa em duplas mistas, Foz também apareceu com os seus atletas. Diego Rios Aguilera e Ariele Cavalheiro somaram 8 pontos. Pablo Cuchani Hamasaki e Pamela Sousa Beluque ficaram com 7 pontos. Técnicos e dirigentes iguaçuenses comemoram os bons resultados. A cidade é caçula na modalidade e já começa a colocar os seus representantes em posições de destaque.

Medalhas no caratê
Os atletas de Foz do Iguaçu marcaram boa presença nos jogos em Londrina no caratê. Marcos Kraemer, Mauricio Henrique Silva e Felipe Alexandre Bender trouxeram medalha de bronze. Do extremo oeste, a melhor equipe foi a de São Miguel do Iguaçu. Lá brilharam os são-miguelenses Pedro Angelo Tramontini e Deyvid Luan Macagnan.

Judô em alta
Depois de muitos shidos, wazaris e ippons, a classificação por equipes no judô dos Jojups ficou assim: no feminino, a equipe de Curitiba levou o ouro, com 105 pontos; a prata foi para a cidade de Sarandi, com 73 pontos; e o bronze, para Maringá, que somou 63 pontos. No masculino, com 117, a equipe de Curitiba ficou com o título por equipes; em segundo, com 78 pontos, Maringá; e em terceiro lugar, com 74, a equipe da cidade de Foz do Iguaçu. Judô de Foz continua em alta. 

 

Frase bíblica:
''Mas o fruto do Espírito é: amor, 
alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade e fidelidade''

*Gálatas 5:22

Brigões em campo

Por meio da rede social que acompanha o futebol de Foz, ficamos sabendo de algo terrível ocorrido no final de semana. Pelo menos dois atletas agrediram árbitros dentro de campo. Lamentamos que entre veteranos ainda existam pessoas que não deveriam estar nem por perto dos campos. Errar é humano, mas não sei se esse foi o motivo dos quiproquós, no entanto o diálogo é o melhor que se pode fazer. Todos são veteranos e a maioria precisa trabalhar a partir da segunda-feira. Esses brigões devem ser eliminados dos campeonatos. (Foto: Kleber Madeira/advogado)

Fenômeno intrínseco
Violência no futebol não é um fenômeno intrínseco ao esporte, muito embora não sejam raros os exemplos de manifestações violentas em partidas nos campeonatos ao redor do globo. O próprio Ministério da Justiça defende a criação de uma lei específica para crimes de futebol e uma delegacia especializada só para tratar esses casos. Isso vale para o profissional até o futebol de várzea; todos devem ser respeitados.

Problema deve ser atacado
Em 2017, por exemplo, foram registrados 104 episódios violentos relacionados ao futebol brasileiro, que resultaram em 11 mortes de torcedores. Os dados são fruto de um levantamento anual realizado pela Pesquisa de Mestrado da Universo, coordenada por Mauricio Murad, professor e doutor em sociologia do esporte, que estuda o comportamento de atletas, dirigentes, árbitros e torcedores. Enquanto não atacarmos as causas do problema, buscando solução para a violência, seguiremos com um sistema de repressão que mal consegue combater as consequências, isso em todos os níveis. O melhor é mostrar educação e respeito do que praticar agressões. 

Similar aos coliseus
O futebol é o esporte mais praticado no planeta. Sabe-se do carinho e admiração de muitos brasileiros por essa modalidade esportiva. Contudo, atualmente, frequentar os estádios e campos de futebol é algo para corajosos em certas ocasiões. Antes de tudo, é importante pontuar o impacto que o descaso educacional pode ocasionar na formação cidadã do indivíduo. Isso porque quando se analisa o comportamento de muitos "torcedores" e "jogadores" percebe-se um cenário similar ao de coliseus romanos da antiguidade, em que a violência ocupava um lugar central no espetáculo. A imagem esportiva é manchada pelas agressões físicas e psicológicas difundidas pela ação dos nervosos. Logo, cabe uma atenção especial ao sistema educacional no país, pois a escola, junto com a família, é a principal responsável pela formação ética do indivíduo.

 

Frase bíblica:
''O bom entendimento favorece, mas o caminho dos prevaricadores é áspero''
*Provérbios 13:15