Donizeti Melo
Donizeti Melo
Mensagens do Leandrão

Quem vem fazendo sucesso nas redes sociais em Foz é o ex-jogador profissional e hoje oficial de arbitragem de futebol conhecido como Leandrão. Além do trabalho na Associação de Árbitros da cidade, Leandro está utilizando a rede para mostrar textos altamente positivos, mostrando seu lado de pessoa humana e continuando a ser um desportista exemplar. 

Homenagem ao Abel
Foi especial a solenidade que homenageou os Amigos da Marinha nesta semana. Entre os homenageados o nosso confrade e campeão de fotografias Abel Jair Andreghetti (foto). Ele recebeu o reconhecimento da Capitania dos Portos do Rio Paraná. Nome consagrado entre os amigos, Andreghetti segue sua trajetória de ajudar a fortalecer o setor esportivo da cidade e merece toda a honraria.

 

Almir Gruhn
O professor doutor Almir Gruhn, presidente mundial da Federação Internacional de Educação Física, não para. Esteve em viagens para pelo menos dois estados brasileiros neste mês e ainda deverá seguir com alguns colegas para alguns países, integrando a entidade professores da fronteira. Almir segue preparando-se para coordenar o 35º Congresso de Educação Física em Foz, no período de 18 a 22 de janeiro próximo. 

Artes marciais
Cumprimentos especiais aos mestres de artes marciais da cidade, em especial aos guerreiros Valter Florêncio da Silva e Carlos Euzébio, diretores da Liga Iguaçuense da modalidade. Eles comandaram a entrega de premiação aos destaques da cidade na última semana. Campeões e até recordistas em termos de premiação receberam certificados. Na cidade as artes marciais são ricas em estilos. 

Final do Amador
E seguem os preparativos para a grande final do Campeonato Amador da Liga Iguaçuense de Futebol. ABC e Vila C vão enfrentar-se a partir das 9 horas no Estádio Pedro Basso. O jogo está sendo aguardado com grande expectativa. Direção, comissão técnica e jogadores dos dois finalistas estão contando as horas e os minutos para o desafio. Está sendo esperado um grande número de torcedores no Pedro Basso.

 

Frase bíblica:
''Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído''

*Lucas 21:6

 

Níver do Jorge

Cumprimentos especiais ao amigo Jorge Rogélio Dominguez. O dirigente completou idade nova no dia de ontem e recebeu dezenas de felicitações. Dominguez, que recentemente conquistou aposentadoria pelo Paraguai, onde trabalhou durante décadas, disse que se sente ainda um menino, apesar de ultrapassar a margem dos 60 anos de idade. Parabéns ao Jorge, homem ligado ao esporte, que mesmo nascido no país vizinho se sente brasileiro nato. Abraço especial a você.

Soccer Internacional
Vem aí o Soccer Brasil Internacional, evento com a batuta do Projeto Maradona em conjunto com o Barcelona do Paraguai. Podem participar equipes nas categorias Sub-9, Sub-11 e Sub-13. Ao lado do dirigente Franciney Maradona atuarão os professores Nery Ramirez e Valcy Lopes. O torneio oferecerá troféus aos seus destaques e fará homenagens a colaboradores. O Maradona brasileiro segue sua trajetória de socializar menores e adolescentes em seu projeto social, implantado há mais de quatro anos na Vila Independente, na região do Portal da Foz.

Novos convênios
Anotado um supergolaço em favor da equipe Pitbull de taekwondo olímpico de Foz do Iguaçu, projeto encabeçado pelo mestre Emídio Silveira.  Desta feita são três convênios fortes conquistados pelos atletas, mestre e professores. O projeto ganhou parceria de uma massoterapeuta, uma psicóloga e uma nutricionista. Essas profissionais atuarão com os atletas de competição para esse ano e para 2020. Com isso, a modalidade segue fortalecendo-se e fazendo novos campeões.

Copa de Handebol
Nesta quarta-feira (27) Foz do Iguaçu sediará a Fase Final da Copa Oeste de Handebol na categoria Sub-12. A competição iniciou com sete equipes divididas em dois grupos, nos quais os dois melhores de cada um garantiram vaga para a fase final. Foz foi uma das equipes classificadas e sediará a competição, que conta ainda com Marechal Cândido Rondon, São Miguel e Missal.  Os jogos serão disputados no Ginásio Esportivo Ronaldo Schmidel Nunes, na Avenida Mário Filho, no Parque Morumbi.

Futebol americano
Acontecerão no dia 8 de dezembro os jogos que encerrarão a Copa Fronteira de Futebol Americano. A rodada final será em Cascavel. Na competição com cinco equipes, o Black Sharks segue vivo e disputará o terceiro lugar. O adversário será o Curitiba Lions. Vão decidir o evento as equipes do Cascavel Olympians e do Francisco Beltrão Red Feet. A equipe beltronense foi a melhor da fase inicial, mas mesmo assim não levará a campo nenhum favoritismo, pois o adversário atuará em seus domínios e contará com grande torcida.

Frase bíblica:
''Se a terra que vos coube em propriedade está impura, passai para a terra da propriedade do Senhor"
*Josué 22:19

Grande Flamengo


No dia 28 de outubro foi comemorado o dia do torcedor do Flamengo, isto é, do flamenguista. Uma das poucas torcidas que possuem essa honra de ter um dia especial em sua homenagem, o Clube de Regatas do Flamengo é considerado por muitos intelectuais um fenômeno social e cultural de grande relevância para o Brasil. Com seus quase 40 milhões de torcedores estimados, o Flamengo é maior que a população de não poucos países, sendo considerado pela FIFA o clube que mais possui seguidores em todo o planeta.

Melhor momento
Tudo isso explica a grande festa quer os torcedores fizeram durante todo o fim de semana depois da conquista da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro. Os apaixonados estão vivendo o melhor momento do clube carioca, que ainda pode ser o bicampeão do mundo nesta temporada. 

Desde 1940
Mas você sabe por que a torcida do Flamengo se tornou tão grande? Pelo menos desde os anos 1940 seria possível precisar o clube como a maior torcida do Brasil, o que possibilitaria identificar as origens de sua grandeza e de seu crescimento ainda durante suas primeiras décadas de existência.

60 sócios no começo
Na primeira década do século 20, o Flamengo era um clube de regatas que contava com apenas 60 sócios, sendo considerado pouco atraente para a atenção das multidões. Essa condição viria a mudar a partir de 1912, quando se iniciaram as atividades futebolísticas por meio de ex-jogadores do Fluminense que se filiaram ao Flamengo e formaram seu primeiro time de futebol. 

Bandeira flamenguista
O Flamengo, desde seus primórdios, construiu pra si uma imagem de clube irreverente, democrático, popular, quase uma entidade pública que abarcava indivíduos totalmente diferentes dentro de uma mesma bandeira. Vale ressaltar que se hoje o time rubro-negro é um dos mais vencedores do Brasil.

 

Frase bíblica

"Tudo o que pedirdes na oração, crede que já o recebeste, e vos será concedido."

*Marcos 11:24
 

Arif e ABC

Nesta sexta-feira, às 18h30, o presidente do Foz Futebol Clube, Arif Osman, participa de reunião com a diretoria do ABC, na sede do clube, na Avenida República Argentina. Serão tratados assuntos sobre os próximos mandos de campo do Azulão, que disputará em 2020 a segunda divisão do Campeonato Paranaense. O certame terá início no próximo mês de março. 

 

Henrique Sampaio
Quem está com tudo, mais um pouco e o resto da metade é o dirigente Henrique Sampaio, também conhecido como Sapinho (foto). O filho do radialista Valdir Sampaio da Silva se tornou um colecionador de títulos pela equipe do Flamengo Esporte Clube. Ele atua como auxiliar e, se for necessário, cumpre as funções de mordomo, massoterapeuta, roupeiro e até conselheiro. O rapaz não é fraco. Henrique sabe tudo sofre futebol na cidade e pode dar aulas até mesmo sobre a história do "esporte rei" em Foz.

Rainha das piscinas
A nadadora e professora Suzani Silva Paz já merece um título especial do município de Foz. Essa jovem senhora é dona de conquistas nos grandes eventos brasileiros e em nível internacional. No final de semana, ela trouxe a mala cheia de medalhas de Assunção, no Paraguai, onde foi disputado o Sul-Americano de Natação. Essa é a que podemos chamar de "a rainha das piscinas".

Célia Benites
Cumprimentos de hoje para a amante do bolão de Foz, senhora Célia Benites Bortolini. Ela comemora aniversário juntamente com seus familiares. Célia é irmã do supercampeão de bolão Serginho Benites, um dos maiores nomes do esporte da cidade e do estado do Paraná. Colaboradora de sempre, com informações precisas, a senhora Célia merece todo o carinho dos amigos e adeptos ao bolão. Parabéns e muitas vitórias. 

Paralimpíadas 2019
Estão acontecendo, até 22 de novembro, as Paralimpíadas Escolares 2019. E a delegação paranaense, composta por 50 atletas, 33 dirigentes e estafe, está em São Paulo, onde participa do maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Alunos/atletas, de 12 a 17 anos, de diversas cidades, estão representando o Paraná na 13ª edição das Paralimpíadas Escolares nas modalidades atletismo, basquete em cadeira de rodas (formato 3 x 3), bocha, judô, natação e tênis de mesa. As provas iniciaram na manhã de ontem (20), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

COC nos Escolares
O basquete paranaense 15 a 17 anos está em alta. O Colégio Estadual Frentino Sackser, de Marechal Cândido Rondon, no masculino, e o Colégio COC Semeador, de Foz do Iguaçu, pelo feminino, estão na fase eliminatória e entre os quatro melhores times estudantis do país. As disputas da segunda fase tiveram início na última terça-feira. 

 

Frase bíblica:
''Pois Ele humilha quem fala coisas soberbas, mas quem for humilde será salvo''

*Jó 22:29
 

Foz Cataratas

O Foz Cataratas, do atleta prata da casa Léo Evangelista (foto), segue vivo na disputa do Paranaense da Série Ouro. O time perdeu o jogo de ida da semifinal para o Umuarama e agora precisa reverter a situação. A partida de volta acontecerá nesta sexta-feira (22), às 20h, no Ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu. Com o triunfo no primeiro duelo, o Umuarama Futsal tem a vantagem do empate. O Foz Cataratas precisa vencer no tempo normal para levar a disputa para os pênaltis.

Libertadores em Foz
A Supercopa Libertadores da Fronteira 2019 teve continuidade no domingo (17), com a realização dos jogos de ida da fase semifinal. Vila A e União Fraida/CRG-14 venceram seus compromissos e ficaram mais perto da decisão do campeonato, organizado pela LDA — Superliga de Desporto Amador. As duas partidas foram disputadas no campo da Vila A, na Avenida Silvio Américo Sasdelli. União Fraida derrotou o Sporting del Este por 2 a 0, e o Esporte Clube Vila A venceu a Vila Paraguaia pelo placar de 2 a 1. Os dois times vencedores jogarão com a vantagem do empate nos confrontos da volta, programados para o próximo domingo (24), às 15h30. No campo do CRG-14, no Parque Imperatriz, haverá o segundo encontro entre União Fraida e Sporting del Este. No campo do Jardim São Paulo, acontecerá o duelo entre Vila Paraguaia e Vila A.

Corrida do Turismo
Para os atletas que se dedicam às atividades físicas, principalmente corrida de rua, está chegando a oportunidade de também conectar-se com a natureza, pois a 1ª Corrida do Turismo Parque Nacional do Iguaçu será realizada dentro do parque. O evento vai acontecer no dia 24 de novembro, e a largada será às 7h30, no portão antigo de acesso às Cataratas do Iguaçu. O evento esportivo é organizado pela Agência BP2 e Instituto Ecoprojetar. Além de todo o glamour da corrida, os atletas vão desfrutar um clima tropical ainda mais saudável, pois estarão ladeados pela Mata Atlântica. O percurso de 11,5 km passará pelo Mirante das Cataratas, uma das 7 Maravilhas da Natureza, e o ponto de chegada será no Porto Canoas.

Brasil vence "vaca morta"
E a Seleção Brasileira encerrou o jejum de cinco jogos consecutivos sem vitória na manhã dessa terça-feira (19). Diante de um público minúsculo no Mohammed Bin Zayed Stadium, o time comandado por Tite (foto) ganhou da Coreia do Sul por 3 a 0, resultado que alivia a pressão sobre o treinador. O técnico continua balançando, pois apesar da vitória o time não mostrou futebol para agradar aos torcedores. O grupo de Tite voltará a se reunir apenas em março de 2020 para as disputas das eliminatórias, tempo suficiente para que o time melhore dentro de campo. Para a maioria dos brasileiros, a seleção ganhou simplesmente de "vaca morta", ou seja, no linguajar do futebol, triunfo em cima de uma equipe bastante frágil. 

 

Frase bíblica:
''Abençoados, porém, todos os que te temerem para sempre''
*Tobias 13:12

Diego Silva no Morumbi

O ex-profissional de futebol Diego Silva, que teve passagens por grandes clubes brasileiros, entre eles Cruzeiro (MG) e Flamengo (RJ), — foto — está atuando como monitor esportivo no campo Aldair Fagundes, no Morumbi. Os garotos participam dos treinos nos períodos matutino e vespertino às segundas, quartas e sextas-feiras. Ensinando os principais fundamentos do "esporte rei", Diego está fazendo o que gosta e recebendo o apoio dos pais e responsáveis pelos jovens atletas. 
 

Trabalhando o social
O núcleo do Morumbi, além de receber os garotos, também atua como projeto social. Diego Silva oferece aulas gratuitas para alunos que não têm condições de arcar com despesas. Silva se orgulha de poder realizar o trabalho, entendendo que o esporte, além de formar atletas, também forma bons cidadão. A socialização dos menores é o fato principal da existência de dezenas de polos criados na cidade. 

Vestiários fechados
Está tudo certo com o trabalho, no entanto os meninos ficaram a ver nuvens escuras nas últimas semanas, pois, segundo informações de fontes seguras, foram fechados a sete chaves os vestiários do campo. No interior dos vestiários estão também os banheiros. Com isso se um ou outro garoto tiver sede ou mesmo precisar fazer alguma necessidade, não terá para onde ir. Com esse fechamento, o núcleo esportivo corre o risco de perder os seus atletas, que treinam sonhando com um futuro no profissional. 

Sucesso na Vila C
Falando em núcleos esportivos, o recém-criado polo da Vila C Velha é todo sucesso. São mais de 130 garotos que participam das atividades sob a orientação do monitor Giovanne e supervisão de Sérgio de Melo Antunes (foto). O campo foi inaugurado nesta temporada e também é sede do União Vila C, que no momento está inativo em campeonatos e deve voltar com tudo em janeiro próximo. Lá os atletas cumprem obrigações e, no contraturno escolar, cumprem com assiduidade o compromisso no núcleo. 

Encontro de feras
Ontem à tarde, no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, dois inoxidáveis do futebol de Foz se encontraram: Julião, do Jardim São Paulo, e o sargento da reserva do Exército José Aparecido Ambrósio, que reside na Vila Militar. Os dois são colegas há pelo menos 40 anos e têm mil histórias para contar.
 

Frase bíblica
"Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão."

*Gálatas 5:1

Festival de Taekwondo

O mestre iguaçuense Emídio "Pitbull" Silveira (foto) está anunciando a realização o 1º Festival de Taekwondo Olímpico, grupo fechado para Foz do Iguaçu. O evento acontecerá no ginásio do Centro da Juventude do Jardim Naipi a partir das 9 horas do dia 30 de novembro. Jovens das oficinas sociais da Guarda Municipal estarão em ação. O evento contará com apoio da entidade Esquadrão Caveira. Pelo menos uma centena de atletas deve confirmar presença. 

Correção da prova da 97
Os organizadores da Corrida e Caminhada da 97 FM de Foz fizeram a correção dos resultados da prova, que aconteceu há duas semanas. A demora se deu em virtude das consultas realizadas entre a Associação dos Corredores, integrantes da 97 e pessoal da cronometragem. Conforme informações dos organizadores, Aparecida Gomes da Silva foi a segunda colocada; e Edla Mara Mattoso, a terceira. A campeã foi Keidy Roze Cima Pontes; a quarta, a corredora Edinéia Terrez; e a quinta colocada, Cleuza Terrez. Jurandir Buzanelo, coordenador artístico da emissora, que nos passou a informação, lembra que a atleta Edla Mara estava correta quando questionou o divulgado anteriormente. Parabéns a Edla e às demais participantes. Show. 

 

Lula no futebol
O pessoal do futebol veterano de Foz, segundo os bastidores, está com grande expectativa. É que um novo jogador está à disposição para voltar a campo. Trata-se do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (na foto ao lado de Chico Buarque), que está sem time. Ele continua em seu partido político, mas sem equipe fica meio triste. Os organizadores devem enviar ofício para Lula. Há muitos times aguardando resposta. Dirigentes afirmam que o ex-presidente sabe como promover uma boa barafunda. Também um golezinho da boa cachaça não falta no final das partidas. 

Marcelo "Supino"
O iguaçuense Marcelo "Supino" disputará a Copa de Artes Marciais no próximo dia 23, em San Juan Batista, na província de Misiones, na Argentina. O Torneio Clausura receberá dezenas de lutadores que estarão em ação em vários estilos e categorias. Marcelo leva um currículo de supercampeão e está pronto para brilhar. Estamos torcendo.

 

Frase bíblica:
''Chame a mim e eu responderei e direi 
a você coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece.''
*Jeremias 33:3

 

Suzani em Assunção

A supercampeã Suzani Silva Paz (foto) está participando, desde ontem (12), do 14º Campeonato Sul-Americano Máster de Natação, em Assunção, no Paraguai. Ela compete em quatro provas individuais e em duas por equipe. Já no próximo domingo (17), Suzani estará competindo na travessia de três quilômetros, ainda na capital paraguaia. O primeiro desafio acontece nesta quarta-feira, quando a atleta de Foz encara os desafios dos 800 metros livres e nado borboleta. 

 

Wojciechowski do falatório
O amigo comunicador Guilherme Wojciechowski (foto), um dos responsáveis pelo jornalismo da Rede de Comunicação Iguaçu, antiga Rádio Foz AM, curte férias forçadas. Guilherme está recuperando-se de infecção na garganta e no ouvido, que estava atrapalhando o seu desempenho diante do microfone. Ele utiliza, desde o começo de semana, a chamada sacola de medicamentos. Como ele mesmo diz, a atividade falatória estava sendo prejudicada. Deve voltar hoje ou amanhã a comandar o noticioso da emissora. 

Maradona na liga
A equipe do Projeto Maradona Brasileiro, do dirigente Franciney Maradona (foto), estreou na Liga Iguassu de Futsal com uma grande vitória para a Região Leste. Foram cinco jogos que abriram a competição da nova entidade de futsal da cidade. Os primeiros jogos foram disputados na quadra do bairro Morumbi III. A equipe do Maradona compareceu para a disputa com equipes nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-17 e feminino adulto. Mais de 600 pessoas prestigiaram a rodada, que teve ainda a presença das equipes do Jardim Itaipu, Sinecofi, Santa Terezinha e CAIA. À frente da liga está o dirigente Reinaldo Kolmam.

 

Carneiro no Cataratas
O Darley Carneiro, nosso diretor do GDia, fez questão de participar do CataratasDay 2019, no último domingo, e celebrou com alegria a sua presença. O evento reuniu 12.915 pessoas no Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu. O evento celebrou o aniversário de sete anos da eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. O "doutor Carneiro" só participa de bons eventos, assim como todo o cidadão "casado" com as maravilhas da natureza. 

 

Frase bíblica:
''O Espírito do Senhor está sobre mim, pois Ele me ungiu para anunciar a boa-nova aos pobres.''

*Lucas 4:18

Cobrando por fora

Conforme relato de dirigentes de Foz do Iguaçu, apesar dos núcleos esportivos da cidade em várias modalidades serem mantidos pela Secretaria de Esporte e Lazer, há treinadores cobrando taxa mensal dos alunos. Esses contratados já são remunerados, portanto, se estiverem cobrando por fora, estão cometendo algo inaceitável. 

Molhando as mãos
Não querendo ser espião nem me intrometer no trabalho dos que comandam o esporte, seria de grande importância uma checagem de perto sobre os núcleos esportivos. É verdade que até mesmo quem pode estar cobrando por fora vai negar esse abuso, no entanto alguns alunos/atletas podem contar o que se passa. Inclusive já tem pais de alunos que estão acostumados a "molhar" as mãos de alguns desses gananciosos, segundo o que nos foi repassado por uma fonte que pediu anonimato. 

Melhor orçamento
A Secretaria de Esporte terá um bom aumento de verba, conforme foi definido pelo governo municipal no orçamento já apresentado. Com isso a pasta que administra o esporte ganhará um bom fôlego na próxima temporada, último ano da atual administração. Os vereadores deram sinal verde para o novo orçamento que tem previsão de R$ 1,2 bilhão para o próximo ano.

Grana do esporte
No Esporte serão aplicados R$ 21 milhões, quase 50% a mais na comparação com 2019. O aumento servirá para custear diversos programas de incentivo às atividades esportivas, além dos pagamentos do programa Bolsa Atleta, que não eram reajustados desde 2002. O secretário Antônio Aparecido Sapia já tem delineado o que poderá fazer no próximo ano. 

Fenômeno sociocultural
Atualmente compreendemos que o esporte se encontra fortemente inserido na sociedade, sendo considerado um fenômeno sociocultural e entendido como um direito social, conforme observa-se no art. 217 da Constituição Federal, que diz: "É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um". O esporte é atividade imprescindível, complementando até mesmo o trabalho escolar, sendo aplicado sempre no contraturno. Por isso a transparência deve ser ponto fundamental.

 

Frase bíblica:
''Ninguém costura remendo de pano novo em roupa velha; senão, o remendo novo repuxa o pano velho, e o rasgão fica maior ainda''
*Marcos 2:21

 

Marcelo "Supino"

O iguaçuense Marcelo "Supino" (foto) disputará a Copa de Artes Marciais no próximo dia 23, em San Juan Batista, na província de Missiones, na Argentina. O Torneio Clausura receberá dezenas de lutadores que estarão em ação em vários estilos e categorias. Marcelo leva um currículo de supercampeão e está pronto para brilhar. Estamos torcendo.

 

Estrelas do Futsal
No período de 14 a 16 de novembro, portanto a partir da próxima quinta-feira, no Ginásio Antônio Lacerda Braga, em Paranavaí, acontecerá o Paranaense das Estrelas de Futsal 2019, evento da Federação Paranaense de Futebol de Salão. Participam ex-atletas que são reconhecidos como verdadeiros craques na modalidade. De Foz, o ídolo Anderson Andrade será um dos presentes. Ele adiantou que entre os convidados estarão estrelas como Ricardinho, Tcheco, Etienne, Giuliano, Edson e Danilo. Com certeza será uma grande festa do futsal estadual. 

Peneira do Flamengo
Vai ser realizada, no período de 15 a 17 de novembro, a peneira Flamengo de Craques, no estádio Ninho da Cobra, em Cascavel. A seletiva será aberta para atletas de 9 a 15 anos de idade. Evento contará com observadores do Flamengo do Rio de Janeiro. Inscrições e informações pelo telefone (45) 99957-7753 ou pelo site: www.peneiraonline.com. Os participantes deverão levar uma lata de leite especial. A arrecadação será direcionada para o Provopar de Cascavel. 

 

Final do sub-12
A etapa final do Paranaense Sub-12 de futsal acontecerá no período de 29 de novembro a 1º de dezembro com a participação de oito times: Country de Maringá, CAP Arena de Londrina, FMF Campo Mourão, CTG Gresfi Foz do Iguaçu, Comercial de Cascavel, CAP Cancun de Curitiba, APAF de Paranaguá e Sport Mania de Medianeira. O evento é do Novo Futsal Paraná, liga que tem sede em Foz do Iguaçu, sob a presidência do dirigente Emanuel dos Santos (foto). 

 

Frase bíblica:
''Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade.''
*Timóteo 2:3-4.