Donizeti Melo
Donizeti Melo
Decisão do Mundial

É hoje que a cobra fuma. Flamengo e Liverpool se enfrentam, a partir das 14h30, no Catar, na grande final do Mundial de Clubes. É o choque entre os campeões da América do Sul e Europa. Os times reeditam o confronto que deu ao rubro-negro seu primeiro e único título na competição em 1981. O Flamengo parte para a epopeia. Pode deixar a vida em campo. Até porque há a possibilidade, o que a direção luta bravamente contra, de ser a última vez que jogadores e treinador estarão juntos, diante do volátil mercado brasileiro e sul-americano.

Tirando coelhos da cartola
O Flamengo precisa entrar ligado no jogo, o que não fez na final da Libertadores e na semifinal do Mundial contra o Al-Hilal. Um primeiro tempo ruim diante de um time como o Liverpool pode ser fatal. Não acho que Jorge Jesus (foto) vai mudar as características do time; nem deve. Ele costuma tirar alguns coelhos da cartola anulando peças importantes dos adversários, e isso pode ser o caminho. O Flamengo precisa jogar em alto nível, como tem jogado até hoje. Com muita personalidade, tentando impor seu jogo. Além disso, precisa melhorar em três aspectos: o foco no jogo, a marcação precisa e o lado esquerdo do setor defensivo. 

 

Níver do Caio
O futuro craque Caio Gabriel Ibarola está completando neste sábado dois anos de vida. Filho do casal Willian Ruz Ibarola e Makária Liliane Lller da Silva Ibarola, o garoto recebe cumprimentos, especialmente do desportista Jackson Baiano, que considera o garoto como neto e os pais como filho e nora, respectivamente. Jackson presenteou, nos últimos anos, o aniversariante com camisas dos clubes pelos quais passou, atuando como massoterapeuta e roupeiro. O vô de Vitória da Conquista já entregou ao menino as jaquetas do Foz do Iguaçu FC (2015, 2017 e 2019), Cascavel (2017), Pato Branco (2016), Londrina (2016), Rio Branco (2017), Naviraiense, Caçadorense (2018-2019), Sport Club Jaraguá (2018-2019) e Botafogo de Santa Catarina (2019), atuando nas bases e no profissional. Pelo jeito a festa do Caio vai ser grande e acontecerá no horário da decisão do Mundial de Clubes, partida entre Flamengo e Liverpool. 

Fatura do Leão
Falando em futebol catarinense, nesta semana o time do Sport Club Jaraguá venceu o Juventus no clássico e ficou com o título de campeão da Copa de Futebol de Jaraguá do Sul. O jogo terminou em 1 a 0, com gol anotado por João Picolotto. O prélio foi disputado pela categoria Sub-17. O rubro-negro, aos dez anos de existência, tem o Leão como mascote. Jackson Soares dos Santos (Baiano) tem um sonho: futuramente colocar o aniversariante Caio nas bases do Leão. O time é conhecido como revelador de craques, entre eles o lateral-esquerdo Filipe Luís, hoje no Flamengo do Rio de Janeiro. Até hoje o jogador e seus familiares residem em Jaraguá do Sul. 

 

Frase bíblica:
É melhor a subsistência do pobre num casebre do que um banquete expendido no estrangeiro, sem casa própria
*Eclesiástico 29:29

Treino solidário 


Acontecerá no próximo domingo, 22 de dezembro, a partir das 7h30, o treino de confraternização solidário próximo ao Lar dos Velhinhos de Foz do Iguaçu. Os atletas devem levar produtos de limpeza, higiene pessoal, fraldas geriátricas, entre outros. Toda a arrecadação será doada ao lar dos idosos. Os atletas também podem levar o chamado café compartilhado. Essa é uma ação que merece aplausos. 

Grandeza do Marlus
Marlus Sokolowski é um nome que deve ser respeitado no futsal do primeiro mundo. Atuava, até a metade do ano, como preparador físico do Foz Cataratas Futsal e, com a saída do então treinador Cigano, assumiu a função como técnico do time. Deu continuidade ao trabalho e levou a equipe à conquista do bicampeonato estadual da Série Ouro. Muitos não acreditavam, no entanto Marlus fez crescer o time e foi premiado. Parabéns a ele e a todo o elenco campeão. 

Luciano campeão
O técnico Luciano Bonfim, que atuou com sucesso no Foz Cataratas, voltou a mostrar o seu trabalho como grande profissional. O treinador foi campeão na última semana do Campeonato Paranaense de Futsal da Chave Bronze com o Operário de Laranjeiras do Sul. Na final o time de Bonfim superou a equipe da cidade de Pinhão. Trinta e um times disputaram a competição. Luciano, que continua residindo em Foz, foi um dos maiores craques do futsal brasileiro, apelidado como Luciano Explosão. Abraços ao amigo e muito sucesso, campeão! (Foto: JuliamNzaré)

Premiação do NFP
A premiação dos melhores da temporada de 2019 do Novo Futsal Paraná (NFP), entidade presidida por Emanuel dos Santos, será em Foz no dia 15 de fevereiro do ano que vem. Os destaques do ano vão receber troféus em solenidade que ocorrerá em um hotel da cidade. Entre as equipes premiadas estarão as iguaçuenses Pôr do Sol, Futfoz Iguaçu, CT Gresfi e Colégio Betta. O evento ganha força à medida que convidados ilustres sempre marcam presença.

Encontro na AKLP
Ação positiva aconteceu na sede da Associação de Moradores da AKLP. O treinador e pastor evangélico Marcos Frutuoso, o Mamão, reuniu atletas e seus familiares em uma bonita confraternização. Frutuoso atua na sua escola, a Marcos 10, e também trabalha com o núcleo da Secretaria de Esporte no futebol e futsal no Curitibano IV. O professor considera 2019 como um ano proveitoso, no qual pôde revelar talentos, sempre ministrando treinamentos no contraturno escolar.

 

Frase bíblica:
''Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas; e saireis e crescereis como os bezerros do cevadouro''

*Malaquias 4:2

Homens e mulheres de areia

Neste domingo, 15, acontecerá em Foz do Iguaçu o Festival da Tríplice Fronteira de Handebol de Areia, na Arena da Vila A, das 9h às 18h. O handebol de areia é uma das atrações na Terra das Cataratas, sempre contando com atletas de alto nível nos naipes masculino e feminino. Será uma grande pedida para quem gosta do esporte. 

Sul-Americano de Xadrez
Teve início ontem (13) e segue até domingo, no Hotel Foz do Iguaçu, na Avenida Brasil, o II Sul-Americano de Xadrez Escolar. O evento é promovido pela Federação Internacional de Xadrez das Américas (FIDE), com parceria da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), e será realizado pelo Xadrez Foz/Itaipu Binacional/SMEL e prefeitura. O evento tem como objetivo apontar os alunos campeões das diversas categorias e as escolas campeãs da América do Sul. O campeonato está dividido em 12 torneios de xadrez convencional para as categorias Sub-7, Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17 anos, nos dois naipes. O árbitro internacional Pedro Caetano será um dos coordenadores do evento. 

Corrida do Cristo
O Dia com Cristo, alusivo ao Dia da Bíblia e ao Jovem Cristão, tem como objetivo promover um evento cristão, com o intuito de integrar as igrejas e comunidades cristãs de Foz do Iguaçu e região. A proposta é oportunizar as apresentações artísticas do segmento gospel, por meio das bandas e cantores. O evento vai ser realizado na Praça da Bíblia, neste sábado, das 14h até 22h, aberto ao público e gratuito. A programação será aberta pelo Conselho dos Pastores Evangélicos. Às 17h30 e às 18 horas, acontecerá o alongamento e a largada da Corrida e Caminhada com Cristo.

Patinação
Professora especialista promoverá neste domingo (15), no ginásio da Guarda Mirim, na Rua Tadeu Trompschinski, 56, na Vila Maracanã, a partir das 19h30, a 1ª Mostra de Patinação Artística de Foz do Iguaçu, evento que contará com o apoio do Projeto Vidas. Quem for ao evento deverá levar um pacote de ração para cachorros e/ou gatos. Não faltará emoção durante as apresentações. As meninas de Foz prometem dar um show na pista.

 

Feras do Esporte
Atletas e entidades que se destacaram na área esportiva na temporada 2019 foram homenageados na noite de quinta-feira (12). A cerimônia de premiação do Troféu Feras do Esporte reuniu cerca de 400 pessoas e foi realizada no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu. O evento foi criado em 1997 e é considerado a maior festa de premiação esportiva do Paraná. Idealizado pelo jornalista Alvir Preisner (foto), o Troféu Feras do Esporte visa a reconhecer e a incentivar profissionais, atletas e dirigentes que trabalham pelo crescimento do esporte paranaense. Mais detalhes nas próximas edições do GDia.

 

Frase bíblica:
''Que o Deus da esperança os encha de toda paz e alegria''

*Romanos 15:13

 

Antônio Gremista

Mais uma vez estamos lamentando a perda de um grande amigo. Foi sepultado ontem o conhecido senhor Antônio Gremista. Depois de duas semanas na UTI de um hospital da cidade, o seu Antônio faleceu no final da manhã de quarta-feira. Torcedor fanático do Grêmio, ele esteve por várias vezes em Porto Alegre (RS), onde assistiu a partidas do time do coração. Sempre otimista, ele encorajava pessoas que realizam tratamento de oncologia no Hospital Costa Cavalcanti. Força à família.

 

Trabalho dos Gherings
Quem está de bem com a vida é o amigo Luís Ghering, um iguaçuense que já foi presidente da Federação Paranaense de Automobilismo. Sempre ao lado do filho Marco (foto), ele está atuando no Adrena Kart, na Vila Yolanda. Aos 84 anos de idade, seu Luís é pura saúde e dono de grande disposição. A dupla formada por Marcão e Luís faz história no kart estadual e segue revelando pilotos da cidade.

Rudi Smaniotto
Cumprimentos ao grande incentivador do esporte de velocidade, empresário Rudi Smaniotto. Tenho certeza de que ele é um pai orgulhoso. Seus filhos, Gabriel e Rafael, foram os grandes campeões da prova 4 Horas de Kart, no último fim de semana. Rudi ainda incentiva outros garotos que estão começando no kart, dando prova de que o talento deve ser aproveitado. Desde já, desejamos sucesso aos nossos pilotos revelados no Adrena. 

Bolsa-atleta
Ontem foi um dia especial para mais de uma centena de atletas do Oeste e Sudoeste do estado. Eles foram reconhecidos pelo Governo do Estado e receberam o bolsa-atleta. Basquetebol, badminton, atletismo, vela, canoagem, handebol, ginástica rítmica foram algumas das modalidades em destaque. O evento foi coordenado pelo chefe do polo da Região 11, que compreende 30 municípios, Roberto Costa Cabral (foto). Parabéns a esses grandes vencedores que tiveram a honra de receber o reconhecimento da Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná. 

SMEL em novo endereço
A Secretaria de Esportes de Foz do Iguaçu já ocupa sua nova sede. Desde a última terça-feira, a SMEL está na Avenida JK, no antigo Fouad Center. O trabalho continuará normalmente até dia 20, mas uma equipe de plantão permanecerá no trabalho, até mesmo pelas atividades que vão ser realizadas na "prainha" de Três Lagoas. A equipe do secretário Antônio Sapia segue trabalhando.

 

Frase bíblica:
Ensina-me, Senhor, o Teu caminho, 
e andarei na Tua verdade; une o meu coração ao temor do Teu nome
*Salmo 86:11

Mudança na SMEL

Vamos corrigir a informação. A Secretaria de Esportes de Foz do Iguaçu terá sua sede, a partir das próximas semanas, na Avenida JK, no antigo Fouad Center. Havíamos dito que seria na Avenida Brasil, e estamos corrigindo. O trabalho continuará normalmente até dia 20, mas uma equipe de plantão permanecerá no trabalho, até mesmo pelas atividades que vão ser realizadas na “prainha” de Três Lagoas.

 

Níver da Kátia
A querida pastora evangélica, a jovem senhora Katia Ferreira Neri frutuoso, esposa do professor de futebol e de futsal e pastor evangélico Marcos Frutuoso, tem todo motivo para alegrar-se nesta quarta-feira. A líder evangélica está comemorando aniversário ao lado dos filhos, esposo e amigos. Ela participa hoje do jantar de encerramento das equipes de atletas do professor Marcos, no encontro que acontece na sede da Associação de Moradores da AKLP. Frutuoso lembra que Kátia é a rainha de seu lar, e está com toda a razão. Parabéns e que a bênção de Deus esteja sempre contigo. 

Bolão em quarto
O bolão masculino do Clube dos XV de Foz do Iguaçu, depois de uma campanha positiva nas primeiras fases do Campeonato Paranaense, encerrou a temporada na quarta colocação. A final aconteceu na última semana. O coordenador da equipe, o bolonista Cláudio, lembra que o time teve uma bola queimada, o que acarretou uma perda de nove pinos. Se não ocorresse essa infração, Foz chegaria ao título máximo. Entre as cidades representadas estavam Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Nova Santa Rosa, Curitiba, Pato Branco, Cascavel e Palotina. 

Handebol de areia
No próximo domingo, 15 de dezembro, acontecerá em Foz do Iguaçu o Festival da Tríplice Fronteira de Handebol de Areia, na Arena da Vila A, das 9h às 18h. Inscrições na Secretaria de Esportes da cidade. A capitã Sandra Quadros (foto), já acostumada a ser premiada na categoria Máster, será uma das atrações ao lado da coordenadora Carla Lima. O handebol de areia é uma das atrações na Terra das Cataratas, sempre contando com atletas de alto nível nos naipes masculino e feminino. O festival terá início às 8h e encerramento às 18h. Inscrições e outras informações pelo fone (45) 99919-7121.

Livro dos Esportes
Ficou para 2020 a confecção do livro que contará a história do esporte em Foz do Iguaçu. O presidente da Federação Internacional de Educação Física, professor doutor Almir Gruhn, está à frente dos trabalhos para o lançamento da obra. Almir lembra que o livro terá como autores os próprios responsáveis pelas modalidades, que deverão apresentar sugestões e discorrer sobre elas em um espaço máximo de cinco páginas para cada esporte.

 

Frase bíblica:
''Ninguém tem maior amor do que Aquele que deu sua vida pelos seus amigos''
*João 15:13

Complexo inaugurado

A Prefeitura de Foz do Iguaçu inaugurou, no fim de semana, no bairro de Três Lagoas, o Complexo Esportivo João Bortolini. O espaço, localizado na Avenida João Ricieri Maran, integra o projeto Meu Campinho, do Governo do Estado, e conta com um campo de futebol com grama sintética, playground, parquinho adaptado para crianças com deficiência e academia da terceira idade. O local também recebeu nova jardinagem e iluminação.

 

Homenagem para Sátila
Atleta da canoagem slalom de Foz do Iguaçu, Ana Sátila (foto) integra a lista dos 56 melhores esportistas do país em cada modalidade. A relação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) inclui outros quatro paranaenses: Bárbara Domingos (ginástica rítmica), Rafaela Zanellato (rúgbi), Leonardo Lustoza (tiro esportivo) e Ágatha Bednarczuk Rippel (vôlei de praia). Os atletas serão premiados durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, nesta terça-feira (10), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

O Pato é grande
O Pato Futsal goleou o Magnus/Sorocaba por 6 a 0 e conquistou o título da Liga Nacional de Futsal 2019. A partida foi realizada domingo (8), na Arena Sorocaba, no interior paulista. O time paranaense tinha a vantagem do empate, pois havia vencido o primeiro jogo por 3 a 2, mas foi além: aplicou uma sonora goleada no adversário e festejou o bicampeonato consecutivo da LNF. É o Paraná em alta no futsal. Na campanha vitoriosa, o Pato disputou 26 jogos, com 14 vitórias, seis empates e seis derrotas sob o comando do técnico Sérgio Lacerda, que já atuou em Foz do Iguaçu como treinador. 

Foz FC
O presidente do Foz do Iguaçu Futebol Clube, Arif Osman, adiantou nesta semana que a equipe voltará às atividades no final de fevereiro de 2020, oportunidade em que já contará com a comissão técnica e boa parte do elenco de jogadores. Ele afirmou que a equipe terá uma nova comissão técnica. O presidente quer um treinador que conheça a segunda divisão, a qual, segundo ele, conta sempre com disputas equilibradas. O arbitral da segundona acontecerá em meados de janeiro. 

Mudança na SMEL
O secretário de Esporte, professor Antônio Sapia (foto), informou ontem que a pasta deverá mudar de endereço ainda nesta ou no início da próxima semana. A SMEL sai do Ginásio Costa Cavalcanti e vai para um prédio alugado na Avenida Brasil. O trabalho continuará normalmente até dia 20, mas uma equipe de plantão permanecerá na labuta até mesmo pelas atividades que vão ser realizadas na "prainha" de Três Lagoas.

 

Frase bíblica:

Quem não sabe se controlar é tão sem defesa como uma cidade sem muralhas

*Provérbios 25:28


 

Evento beneficente

Projeto social da ONG Esportiva Meninos das Cataratas promove neste sábado, 7 de dezembro, em sua sede, na Rua José Carlos Pace, 530, no Morumbi I, bingo com bazar, a partir das 17 horas. Entrada gratuita e cama elástica para crianças, além de comes e bebes. O convite dá direito a cinco cartelas para o bingo. Serão oferecidos 30 prêmios. Ingressos custam R$ 20 e estão sendo vendidos de maneira antecipada e serão entregues no dia do evento. Informações com Jair pelos fones (45) 99804-3777 / 99988-8919. 

"Superpraia" em Foz
Foz do Iguaçu recebe neste final de semana a grande final do Circuito Paranaense de Vôlei de Praia, o "Superpraia", com as dez melhores duplas da competição. O circuito é organizado pela Federação Paranaense de Vôlei de Praia, Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, com o patrocínio da empresa Murano Sports. Os jogos começam nesta sexta-feira (6), às 11 horas, quando serão definidos os campeões do torneio na categoria Sub-17.

Bad em Santa Catarina
O coordenador municipal em Foz do badminton, Márcio Castellar, lembra que a equipe está cumprindo mais um desafio neste último mês do ano. Trata-se da etapa do Campeonato Nacional de Badminton, que teve início na última terça-feira (3) e segue até dia 8. O evento está sendo realizado em Camboriú (SC). A equipe iguaçuense marca presença com oito atletas em diversas categorias e com grande possibilidade da conquista de medalhas.

Pôr do Sol
A equipe do Centro Esportivo Pôr do Sol, comandada pelo professor Alison Nascimento, está mandando ver no Campeonato Paranaense de Futebol de Salão na categoria Sub-17. No certame oficial da Federação Paranaense, o Pôr do Sol confirmou seu potencial e está entre os quatro melhores, sendo finalista da competição. O time iguaçuense está credenciado para disputar a fase final do certame, que acontecerá na cidade de Coronel Vivida neste fim de semana. 

Mulheres em alta
O presidente Emanuel dos Santos e a diretoria do Novo Futsal Paraná deram um passo importante para o desenvolvimento do futsal paranaense e brasileiro, ao autorizar a participação de pelo menos uma atleta do sexo feminino nas equipes que competem nos estaduais pela entidade. Emanuel considera que a decisão é um marco para o início de várias entidades autorizarem essa participação. Inicialmente as atletas poderão fazer parte das categorias de Sub-7 a Sub-11, ou seja, para equipes que disputam os estaduais do Novo Futsal Paraná.


 

 

Frase bíblica:
''Assim, quer vocês comam, quer  bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus''
*Coríntios 10:31

Feras do Esporte

Seguem os preparativos para a realização da 22ª edição do Troféu Feras do Esporte. De acordo com o idealizador do evento, jornalista Alvir Preisner, os desportistas de Foz e região estarão reunidos em uma grande festa no dia 12 de dezembro (quinta-feira), a partir das 19h30. O encontro, que premiará os destaques da temporada em diversas modalidades, será realizado no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, na Avenida Costa e Silva, no Parque Presidente, em Foz do Iguaçu. Além de atletas, o acontecimento promete premiar treinadores, dirigentes, clubes e empresários que são parceiros do esporte na cidade. Ao todo, serão 70 pessoas homenageadas.

Eleição na LIFS
Vai acontecer no próximo dia 13 a eleição para a nova diretoria da Liga Iguaçuense de Futebol de Salão. O pleito deve ser realizado nas próprias dependências da entidade, no Ginásio Costa Cavalcanti. O atual presidente é Aldino Cardias, que está na chapa da situação, única confirmada até agora. Os preparativos para a eleição estão sendo tomados. O bom senso deve prevalecer. Dirigentes devem valorizar a LIFS e votar em massa. 

Copa em Foz
Falando em liga, o diretor da entidade, Wilson Veiga Júnior, trabalha para trazer as eliminatórias da Copa do Mundo de Futsal para Foz. O convite já foi feito diretamente à Confederação Sul-Americana de Futebol, a Conmebol. São dez seleções que disputarão a competição, entre elas a do Brasil, Argentina, Paraguai e Chile, que são favoritas às vagas para o Mundial. A competição será em fevereiro de 2020.

 

Volta do delegado
E o Rita Lee (foto), depois de 11 meses, voltou a trabalhar como delegado da Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) no fim de semana, quando supervisionou as finais do estadual sub-7 em Foz, evento conquistado pelo time de Laranjeiras do Sul. Ele havia pedido descredenciamento de suas funções depois de concorrer à presidência da federação. Rita disse que ainda quer conversar de perto com integrantes da entidade para depois confirmar se permanece ou não. 

Desfalque na natação
Um dos grandes nomes da natação de Foz, Rui Jovita (foto) vai desfalcar a equipe. O atleta, agora aposentado da Itaipu Binacional, vai se mudar para Curitiba e quer transformar a natação de hobby em um novo desafio pessoal. Jovita pretende treinar com mais assiduidade e estar pronto para participar das competições oficiais pelo país. Conforme o Jornal Eletrônico da Itaipu, Rui veio de longe para trabalhar em Foz. Natural de Belém (PA), formou-se engenheiro na Região Norte e teve a sua primeira oportunidade profissional em Belo Horizonte (MG). Chegou à usina em 1989, como terceirizado, e em março de 1990 entrou definitivamente para a equipe.
 

 

Frase bíblica:
''Para ser feliz, é preciso ouvir o que Deus diz.''

*Isaías 24:5


 

Pontapé do Holler

O batalhador pelo esporte Alberto Holler não poderia faltar ontem na decisão do Amador. Foi ele o fundador da Liga Iguaçuense de Futebol, nos anos 70. Como forma de homenagem, Betinho deu o pontapé inicial para o jogo entre o ABC e o Vila C. O Vila fez bonito no certame, mas quem ficou com o título foi o time abecedista, que ganhou a final por 3 a 0. 

Fogagnoli na área
Quem apareceu neste domingo no Pedro Basso, na final do Campeonato Amador, foi o ex-presidente da liga, Alekssandro Fogagnoli. Em conversa amistosa, ele confabulou que continua gostando do futebol, no entanto comentou que não pretende mais voltar à presidência da entidade em 2021, quando terminará o mandato de Sérgio Matias de Melo, atual mandatário da Liga de Futebol de Foz.

Erivonaldo Alves
Temos de cumprimentar também o secretário-executivo da liga, o desportista Erivonaldo Alves, que discretamente esteve na decisão do certame da primeira divisão nesse domingo. Com trabalho eficaz junto à equipe da liga, Eri é o homem que sabe tudo do futebol em diversas categorias na cidade. Também nossa saudação ao Cléo Matos e à equipe da Rede Massa, que marcaram presença na competição.

Aplausos ao Bira
O ABC fez barba e bigode no futebol do fim de semana. Além da conquista do amadorzão, o clube sagrou-se campeão do Campeonato de Veteranos na categoria 50 anos da Série Ouro. O centroavante Bira marcou três dos cinco gols do colorado em cima da equipe da Retifoz. Bira, também conhecido como o sambista de todos e pagodeiro da massa, confirma dessa maneira a fama de homem-gol no nosso futebol.

 

Os grandes do futebol
O futebol de veteranos de Foz tem muitos nomes que já foram famosos, entre eles o meio-campista Marcos Teixeira (foto), que elencou na final o ABC. Teixeira defendeu vários grandes times profissionais na década passada, entre eles o Cruzeiro, de Belo Horizonte. Com o Cruzeiro, ele foi campeão da Copa Libertadores. No mesmo jogo ainda estava o atacante Curê, igualmente conhecido por ser vice-campeão brasileiro pelo Atlético MG em 1999 e ter passado em grandes times brasileiros e paraguaios.
 

Frase bíblica: 

"Espera no Senhor e sê forte! Fortifique-se o teu coração e espera no Senhor!"

*Salmo 27:14
 

Taekwondo no Centro da Juventude


Foz do Iguaçu receberá o 1º Festival de Taekwondo Olímpico neste sábado (30), a partir das 9h, no Centro da Juventude do Jardim Naipi. O festival contará com a participação de aproximadamente 120 crianças e adolescentes. A competição esportiva faz parte de um projeto social preventivo, desenvolvido pela Guarda Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Corrida e Caminhada
A Corrida e Caminhada do Hospital Ministro Costa Cavalcanti será neste domingo (1º). Estão inscritos 650 atletas, e desse número quase 250 são colaboradores da instituição. Todos os atletas que irão participar devem apresentar-se com 15 minutos de antecedência do horário da largada, às 7h30, para participação em atividades pré-prova. Os kits serão entregues neste sábado (30), entre 10h e 18h, no Centro Clínico do HMCC, localizado na Av. Parati, nº 737, na Vila A.

Pesca de Casais
O Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI) promoverá neste domingo (1º) a 10ª Pesca de Casais, na modalidade pesque e solte. A largada será às 6h30; e a chegada, às 13h30. Serão premiados os pescadores do primeiro ao décimo lugar, e haverá brindes a todos os participantes. Dezenas de casais estão prontos e aguardam com expectativa para brilhar na competição. 

Libertadores da Fronteira
A decisão da Copa Libertadores da Fronteira, da Liga de Desporto Amador de Foz, ficou para o dia 8 de dezembro. União Fraida/CRG-14 e Vila A vão decidir o título. A confirmação ocorreu no último domingo (24) com a realização dos jogos de volta das semifinais. Os finalistas confirmaram o favoritismo e agora esperam a final. 

Jogos da Natureza
A etapa para o fim dos Jogos do Turismo & Natureza ocorre neste final de semana, dias 30 de novembro e 1º de dezembro. As disputas acontecem nas cidades de Carlópolis, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Salto do Itararé e Siqueira Campo, no Norte Pioneiro do estado. Nessa etapa serão realizadas competições de parapente, paraquedismo, vôlei de praia, corrida de aventura, canoagem de velocidade, futevôlei, hand beach, vela, beach soccer, corrida rústica e pesca esportiva. Projeto Velejar é Preciso, de Foz, participa da etapa final. 

Acquamaster em Toledo
A Acquamaster Foz, de natação, volta a competir neste sábado, 30 de novembro. Eles disputarão a grande final do 1º Meeting Paraná/Santa Catarina Máster de Natação. A competição será em Toledo em 30 de novembro. Iguaçuenses esperam colher grande número de medalhas. No próximo ano, o meeting volta a ter etapas em Foz do Iguaçu.
 

Frase bíblica:

''Na prosperidade, até os inimigos são amigos,
 mas na adversidade até o amigo se afasta''

Eclesiástico 12:9