Donizeti Melo
Donizeti Melo
Meia das Cataratas

A organização da Meia Maratona das Cataratas divulgou em suas redes sociais a data de sua 13ª prova. Essa é uma das provas mais belas do Brasil e do mundo, com o percurso dentro do Parque Nacional do Iguaçu e o cenário das Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza. Neste ano, a Meia Maratona das Cataratas será disputada no dia 7 de junho. As inscrições para a prova de 21 km e ao Desafio de 8 km estarão abertas a partir do dia 28 de janeiro, diretamente no site da corrida.

Mais Verão


O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Itaipu Binacional, secretários de Esporte e coordenadores municipais darão início ao Mais Verão. A primeira etapa ocorrerá nos dias 25 e 26 de janeiro, em Santa Helena. No começo de semana foram entregues os materiais aos municípios participantes, como brindes, camisetas e artigos esportivos. Todos os participantes organizam, paralelamente, atividades voltadas à recreação, lazer, cultura e esporte. O futevôlei (foto) será uma das modalidades em disputa.

Golaço de Pepê


O jogador iguaçuense Pepê (foto), que defende o Grêmio, marcou um golaço na vitória da Seleção Brasileira contra o Uruguai no Pré-
-Olímpico que acontece na Colômbia. A vitória, na noite da última quarta-feira, pelo placar de 3 a 1, deixa o Brasil na liderança do Grupo B, com 6 pontos. O grupo conta ainda com Paraguai, Peru e Bolívia. O gol anotado por Pepê foi o terceiro do Brasil, marcado aos 32 minutos do segundo tempo. Nascido em Foz, ele já teve passagens pelo Coritiba e pelo Athletico Paranaense. No entanto, foi no Foz do Iguaçu Futebol Clube onde o jogador teve a sua melhor passagem no estado do Paraná.

Fim da parceria
O Athletico Paranaense emitiu um comunicado oficial anunciando a criação de um time feminino próprio para 2020. As mulheres poderão treinar nas mesmas instalações do time profissional masculino. Com isso, a breve parceria com o Foz Cataratas está encerrada.

Do Coritiba para o Athletico
O Foz Cataratas, de Foz do Iguaçu, tinha parceria com o Coritiba, mas no fim de 2018 o clube alviverde não renovou contrato alegando dificuldades financeiras e coube ao time iguaçuense aceitar a proposta do Athletico Paranaense, que na época precisava de um time feminino para cumprir uma exigência da Conmebol e participar da Libertadores da América e Copa Sul-
-Americana em 2019. Desde 2019, as equipes classificadas às disputas masculinas de Libertadores e Sul-
-Americana precisão ter, obrigatoriamente, um time feminino de futebol.

Incerteza com o feminino
Falando em futebol feminino, ainda não se sabe se o Foz Cataratas disputará os campeonatos deste ano. O presidente, Gezi Damasceno Júnior, não se posicionou externamente, mas conforme ele mesmo disse, no final da última temporada, sem patrocínio fica inviável. Alguns dos patrocinadores másteres não estão mais com a equipe. Nós já não teremos futebol masculino profissional. Se o feminino for mesmo parar, aí sim estaremos sem ver grandes jogos na cidade. Tomara que Damasceno consiga encontrar uma forma (mesmo que mágica) para continuar. 
 

Foz pede afastamento

O presidente do Foz do Iguaçu Futebol Clube, Arif Osman, anunciou ontem o afastamento da equipe, que não mais disputará a segunda divisão do estadual neste ano. A saída do clube de futebol profissional, segundo Osman, foi por conta de falta de parcerias na cidade. Falta dinheiro para formar um bom elenco. O presidente também queixa-se de que vive com problemas de saúde e precisa de um tempo. Com o pedido de afastamento, a cidade fica sem o futebol profissional.

O papagaio e o joão-de-barro
Para a volta do profissional em 2021 ou nas próximas temporadas, será necessária a formação de grupos de apoio. Sem dinheiro é inviável. O futebol é alegria, mas muitos não medem a despesa de um clube. Saco vazio não para em pé, pois uma andorinha sozinha não faz verão. Planejamento para quem quer voltar no ano que vem tem de começar a ser elaborado agora. Tudo deve ser feito de maneira pensada, pois como diz o provérbio popular: papagaio que acompanha joão-de-barro vira ajudante de pedreiro, e cada um sabe onde lhe aperta o sapato.

Com perfume nas mãos
Dizem que um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores. Por isso é bom entender que o apoio será fundamental. Alguns comentam que o Foz só tem um dono e que ele estaria nadando em dinheiro, no entanto, creio eu, esses comentaristas de plantão ainda não conversaram com a direção do clube. Com renda de 200 e 300 reais, não dá nem para pagar um delegado da federação. Lógico que o torcedor vai ao campo quando tem time competitivo. Por isso todas as partes devem pensar na solução. 

Cobra engolindo sapo
Estamos lamentando o pedido de licença. Ficar sem o futebol profissional em uma cidade como a nossa é algo difícil de ser aceito. Para voltarmos a ter o nosso time em campo em eventos oficiais, o fundamental é a união! Sem ela, por mais conhecimento que todos adquirem, o "quebra-cabeças" não será montado e todos continuarão sofrendo e com a cabeça cheia de conhecimento. E aí se constataria o cúmulo da ignorância: conhecer e não saber! Cobra que não anda não engole sapo, assim sendo é necessária uma nova caminhada.

Censura no futebol
Um bom exemplo acontece no Rio de Janeiro em se tratando de censura no futebol. O governo daquele estado sancionou ontem um projeto de lei que proíbe a censura de manifestações dentro de estádios e praças esportivas. A medida diz que fica assegurado a todo o cidadão o direito a livre manifestação dentro dos estádios e outros ambientes esportivos, quando da ocorrência de eventos esportivos abertos ao público. Com a iniciativa, que entrou em vigor ontem, é permitida a entrada de torcedores portando instrumentos como forma de expressão, como faixas, cartazes e bonés. 

O que é proibido
Conforme a lei do governo carioca, são expressamente proibidas manifestações de caráter homofóbico, racista, de incitação à violência ou de intolerância religiosa. A multa para quem descumprir a lei é de R$ 177,50, e se houver reincidência esse valor pode alcançar R$ 1.065.

Frase bíblica:
O Senhor é a força 
da minha vida

*Salmos 27:1

Murano Sports

A empesa esportiva Murano Sports, coordenada pelo professor Alekssandro Fogagnoli (foto), segue promovendo e elevando as diversas modalidades, entre elas o tênis. Responsável pelo sucesso do jovem atleta Kauã, Aleks vai trazer o garoto, com ajuda dos seus responsáveis, para os bons eventos na cidade e em outras regiões. A Murano já promoveu eventos grandiosos, especialmente com o vôlei de praia e futebol de areia. A empresa está instalada na Rua Aquidauana, 133, Jardim Manaus, em Foz do Iguaçu. Telefone: (45) 99921-0012.

Na NG2B
Falando em tênis, Foz trará bons eventos da modalidade em 2020. Tendo à frente a Academia NG2B, promoverá o FTP de classes. O evento premiará o campeão de cada classe com 250 pontos, e o finalista, com 175 pontos. Professor Teddy Almeida será o árbitro principal com o apoio do professor Nelson Brizuela. A academia está instalada na Rua Bartolomeu de Gusmão, 3.835. Inscrições abertas até 6 de fevereiro, mesmo mês em que acontecerá o certame.

Atletismo de pista
No próximo mês de fevereiro vão começar as competições do atletismo de pista no Paraná. O Instituto de Foz do Iguaçu vai preparar os seus pupilos regulares para provas combinadas. Já os atletas especiais já esquentam a bateria para os Jogos Paralímpicos. Vamos torcer. A equipe conta com apoio especial da nossa Itaipu Binacional. 

"Palanque em banhado"
O mestre Carlos Euzébio da Silva, depois de enfrentar tratamento no Costa Cavalcanti, está mais firme que "palanque em banhado". No dia 8 de março, aqui mesmo em Foz, os atletas de Euzébio vão competir no Duelo das Três Fronteiras. Ele também prepara sua equipe de artes marciais para o Torneio Internacional da Paz, no dia 17 de maio, em Toledo. Carlos é amigo de todos e, além de mestre, também é vice-presidente da Liga Iguaçuense de Artes Marciais. 

Ponta firme
Falando em Liga de Artes Marciais, cumprimentos especiais para o presidente da entidade, o mestre Valter Florêncio da Silva. Além de trabalhar em prol das causas das crianças, o mestre criador do estilo ki-boxe em Foz atua em projetos sociais na cidade. Ele é um dos nossos apoiadores na Copa Doniseti Melo de Futebol Amador. Muito sucesso ao Valter, ponta firme e reconhecedor do trabalho de quem atua no esporte.

 

Poucas e boas
Pedro Penajo, ou Pedro Xiru (foto). Esse é um dos professores de futebol e futsal da Tríplice Fronteira. Quando jogava era considerado craque, dono de talento nato. Pedro segue em Foz formando campeões da vida e ajudando no crescimento dos menores e adolescentes. Sempre torcendo para os amigos, Pedrinho é o que se pode  chamar de irmão camarada. Também é lutador. Já passou por poucas 
e boas, e leva a vida com seriedade. 
 

Frase bíblica:
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o filho de Deus? 
*João 5: 4 e 5. 

Mathias de volta

Para dar início às atividades do futebol amador, retorna nesta sexta-feira para Foz, depois de curtir as férias, o presidente da liga, Sérgio de Melo Mathias. Ele já adiantou que no primeiro semestre pretende realizar a Copa Foz para equipes da segunda divisão e a Copa LIF para os times da elite. Também será disputada a competição das categorias de base. 

Futebol dos motoristas
O professor e técnico do futebol de base de Foz Pedro Penagio segue com presença maiúscula no esporte. Ele esteve presente nesta semana no amistoso de confraternização entre taxistas e motoristas de Uber da cidade. Bom exemplo da rapaziada, todos respeitando todos e promovendo o lazer juntos. O placar não foi divulgado, mas se pôde perceber jogadas de velocidade e muito tempero para com a dona "gorducha".

Luisinho e Cida
Ajudando os leitores a receberem o GDia, o comerciário Luís Aristides dos Santos, o Luisinho, segue atuando na banca da Cida, da qual é um dos sócios. Luisinho atua com bancas de jornais e revistas, além de outros produtos, há 32 anos na cidade. Ele trabalha no estabelecimento instalado na Travessa Cristiano Weirich, na esquina com a Avenida Brasil, na região central. Luís já foi colaborador direto do jornal. Na casa fez muitos amigos. 

Retorno do Xexéu
Polivalente dentro das quatro linhas dos gramados, o meia Alcir Fonconi, mais conhecido como Xexéu, está pronto para voltar a disputar os certames de veteranos. Ele, ano passado, defendeu o time da Interfoz pela categoria 55 anos. Nesta temporada o meia vestirá a jaqueta do 12 de Outubro, um time que vem crescendo no cenário do futebol de Foz. Boa sorte!

Luto
Uma nota triste: faleceu ontem, na cidade de Centenário do Sul, no Noroeste do Paraná, o senhor Massakuni Nâmio Irano. Morador de Foz do Iguaçu há várias décadas, ele estava havia pouco tempo na nova residência. O ancião tinha 92 anos de idade. Massakuni era pai do jogador veterano Lúcio Nâmio, que veste a camisa do Santos, do bairro Copacabana. Como a vida tem as suas coincidências, pois Lúcio, também ontem, comemorou aniversário. Sem dúvida, uma data para não ser esquecida.

Apoio do Michimi
O empresário Manoel Jobes Gomes, também apelidado como Michimi, é um dos nossos parceiros no GDia, especialmente no apoio à Copa Doniseti Melo, que terá largada no próximo domingo pela manhã. O Baratão, materiais de construção usado, instalado na Avenida República Argentina, esquina com Rua das Laranjeiras, no Parque Morumbi, vai patrocinar os troféus de artilheiro e goleiro menos vazado do certame, que nesta segunda edição contará com 14 agremiações. 
 

Frase bíblica:
''Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar..."

*Josué 1:9

Mariuza no Ceará

No Mercado Central de Fortaleza, na capital cearense, esteve ontem a oficial de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, a iguaçuense Mariuza Henrique dos Santos. Férias merecidas para nossa árbitra maior da cidade. Nos próximos dias, ela voltará com a corda toda. 

Vez do Ticão
O oficial Sergio Luiz Gomes da Silva, que atende pelo apelido de Ticão do Futsal, esbanja sabedoria na arbitragem. O jovem senhor, filho do seu Onofre Gomes, no segundo semestre do ano passado, trocou a Liga Iguaçuense de Futebol de Salão pelo Novo Futsal Paraná. Opção simplesmente, pois o amigo continua tendo a simpatia dos demais colegas. 

Guiaroni em Roma
Outro bom viajante é o dirigente do futebol e grande profissional da fotografia Guiaroni Macedo Teixeira. Com sua amada esposa, o homem do New Color passeou na área central de Roma, na Itália. Macedo é um dos nossos colaboradores, sempre apresentando imagens bonitas do nosso esporte. 

Bases do Morumbi
As equipes de base de Foz do Iguaçu do bairro Morumbi estarão presentes em Palmital (SP), no período de 16 a 22 de janeiro, onde disputarão a Copa Centenário. As equipes das categorias Sub-15 e Sub-17 contam com atletas do Esporte Clube Iguaçu, do coordenador Nilson de Carvalho e do time comandado pelo treinador Diego Silva.

Avaliação
O Foz do Iguaçu Futebol Clube estará formando a primeira turma do ano no próximo mês de fevereiro. Os candidatos a atleta do clube estarão sendo avaliados no Centro de Treinamento do Foz, no Wish Resort Golf Club, anexo à Rodovia das Cataratas. Serão duas datas disponíveis: de 17 a 21 e de 24 a 28 de fevereiro.

Badminton
A Federação Paranaense de Badminton promoverá no dia 19 de janeiro a primeira reunião do ano novo. Na oportunidade será definido o calendário de eventos da modalidade. No encontro, o técnico Fiori e os professores Márcio Castellar e Elizeu Machado, o trio de líderes do esporte. O badminton é um desporto individual ou de pares, semelhante ao tênis e ao vôlei de praia, praticado com raquete e um volante ou pena que deve passar por cima de uma rede.

 

Frase bíblica:
''Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os conflitos do espírito''

*Salmos 34:18

Brasileiro de Golfe

Acontecerá em 8 de fevereiro, nos campos do Iguassu Falls Golf Club, o Campeonato Brasileiro 2020 de Golfe. Os vencedores vão garantir vaga para o Campeonato Mundial. O evento contará com organização da Associação Brasileira de Golfe, presidida pelo iguaçuense Antão Santos. São esperados mais de 50 competidores nesta edição. 

Certame do Aldair
O radialista e dirigente Aldair Fagundes já está trabalhando para promover o Campeonato de Futebol Sete para veteranos a partir dos 65 anos de idade. Em breve deve confirmar o período das disputas. Ele espera, pelo menos, a presença de dez agremiações da cidade, entendendo que os integrantes da terceira idade merecem seguir no mundo da bola. 

Bases do Morumbi
As equipes de base de Foz do Iguaçu do bairro Morumbi estarão presentes em Palmital (SP), no período de 16 a 22 de janeiro de 2020, onde disputarão a Copa Centenário. As equipes das categorias Sub-15 e Sub-17 contam com atletas do Esporte Clube Iguaçu, do coordenador Nilson de Carvalho, e do time comandado pelo treinador Diego Silva.

Educação Física
A Federação Internacional de Educação Física, por meio da Delegacia Nacional do Brasil, com sede em Foz do Iguaçu, vai sediar, no período de 18 a 22 de janeiro de 2020, o maior congresso de Educação Física da América Latina, o 35º Congresso Internacional de Educação Física, FIEP 2020. Foz do Iguaçu vai receber aproximadamente 2.500 visitantes nesse megaevento. A abertura será às 19h30 no Centro de Convenções do Hotel Golden Park Internacional, no dia 18.

Contemplada
A jovem Rafaela Serrano, do basquetebol de base de Foz do Iguaçu, foi uma das atletas contempladas pelo Programa Geração Olímpica, do Governo do Estado, neste final de ano. O prêmio em forma de bolsa-atleta é repassado às competidoras que tiveram grandes resultados em 2019. A bolsa, com seis parcelas nesta temporada, terá valores diferenciados que variam de R$ 200 até R$ 4.000.

 

Frase bíblica:
''Bendito o homem que confia no Senhor 
e que cuja confiança é o Senhor''

Jeremias 17:7

Mercado do Futebol

O mercado do futebol continua agitado neste início de ano. O América-MG anunciou nessa sexta-feira a contratação de Léo Passos, atacante formado no Palmeiras. Ele foi emprestado até o fim de 2022, justamente o prazo de término de seu vínculo com o Verdão. Aos 20 anos de idade, Léo Passos disputou a Série B pelo Londrina — foram 17 partidas e cinco gols. Ele estava no Palmeiras desde 2013 e atuou pelas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Pelos juniores do Verdão, conquistou duas vezes no Campeonato Paulista, uma Copa do Brasil e um Brasileiro.

Santa Cruz
O Santa Cruz está apenas aguardando a assinatura do contrato para anunciar o lateral-esquerdo Fabiano, que estava no Coritiba, para fazer o anúncio oficial da contratação. O atleta, de 29 anos, subiu com o Bragantino na Série C em 2018 e foi um dos pilares defensivos da equipe do interior de São Paulo naquela edição.

Retorno de Rossi
Após rescindir seu contrato com o Shenzhen, da China, o atacante Rossi vem sendo muito disputado por diversos clubes brasileiros e o futuro do jogador ainda não foi definido. Nessa sexta-feira, 3, o empresário do atleta confirmou mais um time que está na disputa pela contratação de Rossi. O jogador, de 26 anos, chegaria ao Atlético MG como alternativa para as saídas de Luan e Chará, negociados com V-Varen Nagasaki, do Japão, e Portland Timbers, dos EUA, respectivamente.

Saída do Cruzeiro
O Cruzeiro segue firme em seu propósito de reestruturar o seu elenco para atuar na Série B do Campeonato Brasileiro. Neste momento, um nome que está forte para deixar a Raposa é do lateral-direito Edílson. O atleta pode retornar ao seu antigo clube, o Grêmio. Edílson deixou o Grêmio em 2017 para acertar com o Cruzeiro e foi campeão da Copa do Brasil. 

Barcia no Sport
O atacante uruguaio Leandro Barcia desembarcou, na tarde dessa sexta-feira, 3, no Recife, para realizar exames médicos e assinar contrato com o Sport até o fim desta temporada. Poucos torcedores rubro-negros estiveram presentes no aeroporto para receber o atleta. Ele é o sétimo reforço anunciado pelo Leão para 2020. Nesta temporada o Sport volta a disputar a Série A do Brasileirão. 

Seleção com Pepê
A seleção brasileira sub-23 se apresentou nessa sexta-feira em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, para dar início à preparação para o Torneio Pré-Olímpico, que será realizado na Colômbia entre 18 de janeiro e 9 de fevereiro. 
O técnico André Jardine recebeu os jogadores na chegada à Granja Comary, entre eles o iguaçuense Pepê. O grupo vai ficar duas semanas no centro de treinamento e fará dois jogos-treino.
 

Frase bíblica:
Os que temem o Senhor encontrarão um juízo justo e acenderão suas boas obras como um luzeiro
Eclesiástico 32:20

Falta de confiança na seleção

O ano da seleção brasileira masculina de futebol ficará marcado pela conquista da Copa América, disputada em casa. Porém esse triunfo não foi suficiente para acabar com a desconfiança de parte da torcida em relação à equipe. Essa desconfiança ganhou força justamente após a conquista da América, quando o time comandado pelo técnico Tite chegou a ficar cinco jogos sem vencer (somando três empates e duas derrotas). Essa sequência foi interrompida apenas no dia 19 de novembro, oportunidade na qual o Brasil derrotou a Coreia do Sul por 3 a 0. Dessa forma, a seleção brasileira inicia 2020 em meio a uma certa descrença. Sentimento que pode aumentar a pressão sobre o técnico Tite justamente em um ano no qual o Brasil terá pela frente a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, sediada no Catar.

Novo comandante
O Santos anunciou o português Jesualdo Ferreira como o novo técnico do clube. Após o término do Campeonato Brasileiro, o argentino Jorge Sampaoli pediu demissão da equipe santista e desde então o Peixe estava sem comandante. O treinador, de 73 anos, teve passagens por grandes clubes portugueses como Benfica, Sporting, Porto e Braga, além da seleção nacional 
sub-21. Fora do país natal, Jesualdo também treinou as equipes 
de Málaga (Espanha), Panathinaikos (Grécia), FAR Rabat (Marrocos), Zamalek (Egito) e Al-Sadd (Catar).

Seleção da década
Por meio das redes sociais, o perfil oficial do Campeonato Brasileiro propôs uma votação para saber qual seria a "Seleção da Década" da competição, da edição de 2010 a 2019. Campeão do último torneio, o Flamengo tem mais representantes: quatro atletas do atual elenco e o técnico Jorge Jesus. O Corinthians, bicampeão nesse período, também tem quatro jogadores. Quem ganhou com a maior folga foi Neymar, pelo que fez quando vestiu a camisa do Santos. Venceu com 87% da preferência, superando Dudu, Lucas Moura e Ricardo Goulart.

Equipe ideal
A equipe ideal da década está formada por: Jefferson (Botafogo); Fágner (Corinthians), Rodrigo Caio (São Paulo/Flamengo), Gil (Corinthians) e Jorge (Flamengo/Santos); Ralf (Corinthians), Renato Augusto (Corinthians), Everton Ribeiro (Coritiba/Cruzeiro/Flamengo) e Diego (Flamengo); Neymar (Santos) e Gabriel Barbosa (Santos/Flamengo). 

Supercopa do Brasil
A CBF confirmou para 16 de fevereiro a Supercopa do Brasil. O confronto entre Flamengo e Athletico será no Mané Garrincha, em Brasília, às 11h. A competição distribuirá R$ 7 milhões em premiação, sendo R$ 5 milhões para o campeão e R$ 2 milhões para o time derrotado. Anteriormente, a Supercopa do Brasil foi disputada em duas oportunidades. Em 1990, o Grêmio (campeão da Copa do Brasil em 1989) venceu o Vasco (campeão brasileiro de 1989) em jogos de ida e volta. Já no ano seguinte, o Corinthians (Brasileiro) venceu o Flamengo (Copa do Brasil) em jogo único.


 

Frase bíblica:
"O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos"

Provérbios 16:9

 

Copa Doniseti Melo

Os presidentes do Libra, Amarildo Pierezan, e do Jardim São Paulo, Ananias Cassol, continuam em ação. Eles estarão comandando a 2ª Copa Doniseti Melo de futebol amador, competição que terá 12 equipes. O certame terá início em 12 de janeiro e término em 9 de fevereiro, com jogos nos campos das duas associações. Os três primeiros colocados serão premiados com troféus e medalhas, além de receberem determinadas quantias em espécies e costela para fazer a festa. Onze times já confirmaram participação. Inscrição e informações pelos fones (45) 99979-1655 e 99810-8043. Desde já estamos agradecendo aos dirigentes, especialmente aos diretores das equipes e aos organizadores. 

Fominhas em campo
A bola, mesmo nos últimos dias do ano, continua rolando e reunindo experientes jogadores. O pessoal do futebol veterano está em ação em campos como do Clube dos 14, Gustavão e Copacabana. Dizem as boas línguas que os mais idosos são os maiores fominhas pelo "esporte rei"; pelo menos em Foz está sendo confirmada essa lógica. Os quadrangulares e hexagonais de fim de ano servem para os atletas não perderem o ritmo e estarem prontos para o certame da Associação de Futebol Veteranos, a Arevefi, que deve começar em meados de fevereiro. 

Parcerias importantes
Nós queremos agradecer o apoio das ligas esportivas, associações desportivas, entidades envolvidas com o setor, que nos deram a honra de estar conosco no caderno especial de Natal aqui do nosso GDia. Todos merecem a divulgação que fazemos durante cada ano, sempre contando com os muitos colaboradores. Tudo que aqui fazemos é pensando na melhor informação, considerando todos aqueles que trabalham em prol do esporte em todas as modalidades. 

Mensagem de fé
É época de celebrar todas as conquistas vividas e os objetivos alcançados. Este é o momento da virada, é tempo de planejar um ano ainda melhor do que este que está dando adeus. É tempo de reafirmar parcerias e olhar para a frente com determinação e otimismo, levando conosco todas as lições que aprendemos. Pedir ao Santo Deus, principalmente, saúde para todos; e para aqueles que estão em tratamento solicitar ao Nosso Senhor Jesus Cristo que traga novamente a saúde e a felicidade. Desejamos a você, leitor, um feliz Natal e um ano novo muito próspero. Esperamos, por mais um ano, compartilhar grandes momentos e conquistas!

Obrigado
Quando olhamos para o nosso lado e vemos alguém que está sempre presente, uma pessoa que nunca nos deixa desanimar, só podemos estar gratos. Amigos que nos dão palavras de coragem e que lutam para nos ver felizes são raros hoje em dia. E eu tive a sorte de encontrar vocês, que me deram luz para meu caminho e tesouro para meus dias.

 

Frase bíblica:
O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada; ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão
*Salmos 37:23-24

Foz Futebol 

O Foz do Iguaçu Futebol Clube, por meio de seu presidente, Arif Osman (foto), abriu o olho de vez. No próximo ano, o dirigente deverá oferecer prioridade para formar talentos. Vai estar em ação a escolinha das categorias Sub-13 e Sub-15. Também os times da Sub-17 e Sub-19 terão atenção, devendo disputar competições oficiais. Já em janeiro, os times da base deverão estar em ação. Formar talentos é dar oportunidade aos jovens e no futuro transformar os jogadores em grandes nomes, o que renderá uma boa grana. 

 

Nenezão e Jesus
Quem está de malas prontas para viajar para o Rio de Janeiro é o empresário do esporte Osmar Bueno, conhecido como Nenezão (na foto, em um momento família). Ele só aguarda o retorno do treinador Jorge Jesus, do Flamengo, para visitar o velho amigo. Nenezão jogou com Jesus no Amora Futebol Clube, em Portugal, na década de 90. Por telefone já conversam bastante, desde que o treinador chegou ao Brasil. Foi Jorge Jesus quem levou Nenezão para a Europa na época de jogador. O clube Amora está na Praceta Estevão Amarante, na freguesia de Amora, conselho do Seixal, distrito de Setúbal. Como profissional, Osmar Bueno atuou ainda no Varzim, de Portugal, e nos brasileiros Tupi, Cruzeiro e Atlético (MG), Inter de Bebedouro e Fernandópolis (SP), Corumbaense (MS) e Londrina (PR), Figueirense (SC) e Al Arab, do Catar. 

Não deu para o Flamengo
E o Flamengo tentou o bicampeonato mundial, mas não conseguiu. No fim de semana, no Estádio Internacional de Doha, no Catar, o clube brasileiro perdeu por 1 a 0 para o Liverpool, da Inglaterra, na final da Copa Mundial de Clubes da FIFA. Foi a revanche do time europeu, que em 1981, no antigo modelo da competição (a Copa Toyota Interclubes), havia perdido para o Flamengo por 1 a 0 no Japão. O resultado foi garantido na prorrogação, depois de 90 minutos intensos. Foi o brasileiro Roberto Firmino quem marcou o gol do jogo. 

Fica ou não fica?
Do time titular do Flamengo, a única permanência ainda incerta é a de Gabigol. O artilheiro do Brasil em 2019, com 43 gols, está emprestado pela Inter de Milão só até o fim do mês, mas o Flamengo já tem um acordo com os italianos para comprar 80% dos direitos econômicos do atacante por 16 milhões de euros. Falta o jogador, que estava esperando o fim do Mundial de Clubes, aceitar a proposta rubro-negra.

Mengo campeão
Já que não deu no Mundial, o Mengão se contentou com outro título, conquistado nesse domingo: a Supercopa do Brasil Sub-20. Depois de o rubro-negro vencer a partida de ida por 3 a 0, em Saquarema (RJ), o Palmeiras ganhou a volta por 1 a 0 ontem, em Araraquara (SP), mas o resultado não foi suficiente para reverter a desvantagem. Foi o 25º título conquistado pelo time carioca nessa categoria. 

 

Frase bíblica:
A soberania, a pobreza e a 
grandeza de todo o reino que debaixo do céu existe serão entregues ao 
povo santo do Altíssimo

*Daniel 7:27