Donizeti Melo
Donizeti Melo
Recado aos leitores

Os amigos leitores do caderno de esporte do nosso GDia já sabem que o diário de Foz diminuiu, por um período de 15 dias, o seu número de páginas, e todos nós estamos colaborarando. A mudança é em virtude da pandemia do covid-19. O jornal não vai parar e seguirá com toda sua força. Pedimos a compreensão de todos e seguimos conforme a recomendação da direção. Obrigado a todos. 

Federação
A Federação Paranaense de Futebol de Salão fez comunicado ontem (19) aos clubes e associados que, considerando a pandemia mundial de coronavírus (covid-19) e as recomendações do Ministério da Saúde com as providências adotadas em sua maioria pelas secretarias de Saúde, decidiu manter o seu quadro de colaboradores executando os trabalhos da entidade em sistema home office, portanto a sede da entidade estará fechada para atendimento ao público, mas manterá as atividades burocráticas em andamento. Estaremos monitorando o andamento desse problema para informar.

Foz Cataratas
O avanço do coronavírus no Brasil segue afetando a rotina de praticamente todos os clubes esportivos. Na quarta-feira (18), a direção do Foz Cataratas Futsal comunicou a interrupção de todas as atividades da equipe a partir daquela data. Com a medida preventiva, jogadores e integrantes da comissão técnica foram liberados para ficar em casa pelo período de 20 dias. Todas as competições de que o Foz Cataratas participa, nacionalmente e no estado, foram suspensas.

Meia Maratona
A organização da Meia Maratona das Cataratas está monitorando cuidadosamente as questões relacionadas ao coronavírus. A 13ª edição da prova, prevista para o dia 7 de junho de 2020, segue confirmada. A próxima semana será decisiva para qualquer modificação de data da prova. O Parque Nacional do Iguaçu, palco da corrida, foi fechado para a visitação turística na quarta-feira, 18 de março.

 

Frase bíblica:
''E não serdes conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus''
*Romanos 12:2

Parando tudo


A pandemia da coronavírus já está causando os efeitos no esporte brasileiro e internacional. Para evitar a ampliação da crise do covid-19, várias competições paralisam suas atividades. A maioria dos estaduais sofre paralisação no futebol, assim como a disputa da Copa Libertadores (até 31 de março), e eventos nacionais como Copa do Brasil. Está prorrogado o começo do Brasileirão em todas as séries, assim como as duas séries do Brasileiro feminino. Copa América e jogos das Eliminatórias também foram transferidos. Copa europeia também sofre paralisação, assim como a Liga dos Campeões. 

Cancelamentos e adiamentos
Sofrem paralisação: Campeonato das Areias do Verão Espetacular do vôlei de praia, Maratona Internacional de Atletismo de São Paulo, NBB e Jogos das Estrelas do Basquete Brasileiro, Pré-Olímpico que seria realizado em Buenos Aires (ARG). A Confederação Brasileira de Judô paralisou seus eventos até 30 de abril. Suspensa também a Maratona Aquática, assim como o super rugby em seis países. Ainda o Aberto do Peru de Skate. Estão cancelados torneios de surfe até o fim de maio. O Olímpia Tênnis de São Paulo também não sai, assim como a Liga das Nações e Vôlei e a etapa Cancun do Mundial do Vôlei de Praia. 

O que mais sofre paralisação
O Campeonato Brasileiro Adulto de Basquete também já parou. Canoagem não tem eventos nacionais até 16 de abril. A Superliga masculina e feminina de vôlei de praia para por 15 dias. Liga Nacional de Futsal ainda não tem data para começar. Disputas de MMA estão canceladas por um mês. O Brasileiro de Beisebol não tem data para ter início. No esporte a motor está tudo suspenso por tempo indeterminado. O mesmo para o Mundial de Natação Paraolímpico. Ainda o Troféu Princesa Sofia de Tênis, na Espanha. A Euroliga suspendeu a temporada de basquete. Parou também o Campeonato Europeu de Escalada. A Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, na Espanha, ficou para 5 de junho, assim como o Mundial de Trampolim na Itália.

Em Foz do Iguaçu
O Instituto do Atletismo para por 15 dias, assim como as atividades esportivas das escolas das redes municipal, particular e estadual. Os campeonatos do Novo Futsal Paraná e da Liga Iguaçuense de Futebol de Salão. Também os eventos já programados do basquete nos dois naipes, o Campeonato de Veteranos da Arevefi e os preparativos do vôlei de quadra.

Medida tomada pelo prefeito
O prefeito Chico Brasileiro apresentou, no começo desta semana, medidas de prevenção e controle ao coronavírus para lideranças. Conforme determinação, estão suspensos os eventos e atividades em locais fechados com aglomeração de pessoas. Estão interrompidas em Foz atividades governamentais, esportivas, artísticas, culturais, políticas, científicas, comerciais, religiosas e outras, sob pena de responsabilização, nos termos legais.

Controle sanitário
Ainda de acordo com o decreto, não sendo possível o adiamento, recomenda-se que o evento ocorra sem público. Caso isso não seja possível, os eventos serão submetidos a medidas de controle sanitário.

 

Frase bíblica:
''O fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade''
*Efésios 5:8 e 9

Avaliação e sua importância

A avaliação é uma maneira de verificar o organismo como um todo, buscando analisar possíveis alterações e/ou risco de desenvolvê-las, tentando ao mesmo tempo identificar as demandas daquele corpo, para tentar de maneira específica supri-las de forma correta. Uma avaliação feita de maneira adequada é muito importante para evitar lesões e treinos sem necessidade, além de contribuir para a capacidade funcional do indivíduo.

Inaceitável
Como foi feito nesta semana com dois jovens de Foz em Curitiba, não se pode dizer que tivemos uma avaliação. Pois em grupo de 60 pretendentes ao futuro estrelato, apenas um monitor se fez presente. Notou-se a ausência de uma prancheta, que deveria ser utilizada para anotações. Assim fica difícil. O pior que teste cobrado não é o correto. Dá-se a impressão de caça-níqueis por parte de treinadores, e pior quando estão inseridos clubes de médio e grande portes. 

Tem de abrir o olho
Os treinadores do interior, sempre esperançosos de formar bons profissionais, em muitas vezes são usados como indicadores de craques, no entanto vários deles se sentem injustiçados pela ganância de dirigentes maiores. O talento deve ser feito em um período recomendável, por exemplo em seis meses e com despesas daquele clube que está oferecendo a chance. É bom ficar de olho aberto, tanto os nossos professores quanto os próprios responsáveis pelos atletas. 

Elaboração adequada
Os atletas de alto rendimento, em específico jogadores de futebol, diante de suas exigências funcionais, necessitam de avaliações periódicas para adequarem seus treinos diários em prol de um melhor rendimento. Se a avaliação é feita de maneira correta, ela relatará o que necessariamente precisa ser melhorado, resultando em uma elaboração adequada de condutas para atingir tal benefício especificamente para cada indivíduo.

Avaliação periódica
Tendo em vista atletas de alto rendimento dentro do futebol, uma avaliação periódica se torna bastante importante sob o ponto de vista de rendimento. Um atleta não somente se torna melhor técnica e fisicamente fazendo seus treinos diariamente de maneira geral se ele não passar por uma avaliação completa e adequar seu treinamento de acordo com suas demandas, pois ele não irá suprir o que realmente necessita de forma individual para se desenvolver.

Avaliação múltipla
A busca do atleta hígido justifica a necessidade de uma investigação mais completa e complexa sobre o seu estado de saúde, utilizando-se da avaliação de múltiplos parâmetros funcionais, pois os métodos utilizados permitem verificar, com segurança, níveis adequados de aptidão funcional ou detectar deficiências em parâmetros que, direta ou indiretamente, possam interferir no seu equilíbrio orgânico e desempenho atlético.

 

Frase bíblica:
''Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine''
*Coríntios 13:1

Formando valores

A formação de valores é um princípio fundamental para o ensino do esporte. Com esse fundamento, a Marinha lançou em Foz o Programa Forças no Esporte, iniciativa do governo federal que vai ao encontro da socialização de menores e adolescentes, formando ainda verdadeiros campeões na vida. 

Disciplina e responsabilidade
Existem vários exemplos que devem ser lembrados. O programa é um exemplo de disciplina e dota os participantes de responsabilidades. O esporte promove o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, formando cidadão e melhorando a qualidade de vida dos beneficiados, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social.

Ações práticas
Durante o programa, em vários estados do Brasil, os alunos participam de ações das práticas esportivas entre modalidades bastante diversificadas. Alunos recebem o incentivo e orientações nas modalidades de handebol, futsal, basquetebol, natação, atletismo, judô, jiu-jítsu, voleibol, xadrez e queimada. E já tem participante do programa representando o país em competições internacionais. 

Quem pode?
Para participar do Profesp, os candidatos devem ser alunos da rede pública de educação, participarem de programas sociais e ter boas notas na escola. Eles são indicados tanto pela Secretaria Municipal de Educação como pela Secretaria de Estado da Educação. 

Benefícios
Além das práticas esportivas educacionais que estimulam crianças e adolescentes a manter uma interação afetiva que contribui para o desenvolvimento integral, o programa também oferece condições adequadas para a prática esportiva educacional visando a desenvolver valores sociais, também contribui para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras, melhoria da qualidade de vida, e diminui a exposição aos riscos sociais.

Integração social
Na educação, há índices de redução da evasão escolar e incremento do rendimento educacional; no social temos a diminuição da violência junto à família e à sociedade, melhoria da saúde, aumento da consciência ambiental e de cidadania, ampliação da integração social; e no esportivo há o maior interesse pela prática esportiva, maior integração social, trabalho em equipe e desenvolvimento do sadio espírito competitivo. É com isso que o Forças no Esporte contribui. 

Frase bíblica:
‘’Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que dúvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte’’

*Tiago 1:6

Economia no futebol

O segmento econômico relacionado ao futebol, levando em conta os 19 clubes analisados, gerou no Brasil, recentemente, cerca de R$ 5 bilhões, com grande concentração dos clubes localizados no Rio de Janeiro e em São Paulo. Esse resultado, por si só, indica que o mercado do futebol se mostra promissor no país.

Superávit
Quando são analisados os resultados do ano, contudo, o cenário mostra-se bem mais modesto. O superávit líquido dos 19 clubes em conjunto é de apenas R$ 32 milhões, o que representa pouco mais de 0,66% de rentabilidade (resultado/receita líquida). Dos 19 clubes analisados, 11 apresentaram déficit. Considerando-se a rentabilidade apenas dos clubes restantes, ela oscilou entre 2% (São Paulo) e 26% (Vasco da Gama), apresentando-se, em média, no patamar de 11%.

Maus investimentos
Um aspecto que deve ser considerado ao se promover a análise da rentabilidade é o de que, em sua maioria, os clubes de futebol brasileiros adotam a forma de associações, e a legislação tributária exige como requisito para gozo de isenção fiscal que elas não apresentem superávit ou, caso o apresentem, que esse seja aplicado na manutenção dos objetos institucionais. Assim, poder-se-ia considerar que os resultados negativos da maioria dos clubes nos últimos dois anos foram devido à realização de investimentos pelos clubes. 

Patamar médio
Entre os componentes dos custos dos clubes de futebol, os gastos com pessoal variam entre 29% e 75%, apresentando um patamar médio correspondente a 50% das receitas líquidas.

Geração assimétrica
A capacidade de geração de caixa dos clubes foi bastante assimétrica no ano objeto da análise. O Palmeiras possui a capacidade de gerar R$ 172 milhões por ano, ao passo que Santos e Chapecoense não geram um único real. A geração de caixa média foi de R$ 50 milhões por ano nas duas últimas temporadas. 

Dívidas
Os clubes esportivos brasileiros devem quase R$ 5,3 bilhões à União, segundo dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional divulgados em reportagem do jornal Valor Econômico. 

Os mais endividados
O Corinthians lidera o ranking, com débito de R$ 737,7 milhões. Esse número não considera a dívida da Arena de Itaquera. Abaixo do time alvinegro aparecem Atlético Mineiro (R$ 356,5 milhões), Vasco da Gama (R$ 256,5 milhões), Botafogo (R$ 251,6 milhões) e Flamengo (R$ 224,2 milhões). O Palmeiras fecha o top 10, com déficit de R$ 88,3 milhões.

Débitos com a União
Ao todo, mais de 3,5 mil clubes esportivos e sociais têm débito com a União, sendo que os dez maiores devedores concentram 49% da dívida total.

 

Frase bíblica:
''Senhor, dá-nos a felicidade, pois és tu que realizas tudo o que fazemos''

*Isaías 26:12

Guiarone do Cataratas

E o nosso Guiarone Macedo segue firme no futebol. Ele está na disputa do Campeonato de Futebol Veterano da Arevefi, atuando pela equipe da categoria 50 anos do Cataratas. Elogiando os seus colegas de agremiação, o homem forte do Foto Studio News Color, depois do giro feito com a esposa pela Europa, voltou com a corda toda e continua mostrando suas habilidades dentro de campo. 

Anita do Osmildo
Falando em futebol para veteranos, o ainda garoto Osmildo Hanel, o faz-tudo no GDia, também está confirmando o seu talento. Ele agora defende o time Anita Garibaldi, equipe da categoria 35 anos e que vem reforçado com nova comissão técnica. O treinador Dinei, colecionador de vitórias, está à frente do time, que perdeu na estreia, no entanto vai pra cima na próxima rodada. O presidente Palhinha está confiante no bom elenco que montou.

 

Copa de kickboxing
A partir desta sexta-feira até domingo (6 a 8 de março), Foz do Iguaçu será sede da Copa América — Brasil Open 2020 de Kickboxing. O evento, que reunirá cerca de 150 atletas e equipes de todo o Brasil e do continente, acontecerá no Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti e terá entrada gratuita. Os grandes atletas de diversas especialidades das artes marciais estarão no tatame. Todos estão convidados a acompanhar de perto. O mestre Carlos Euzébio (foto) estará entre os organizadores do evento.

 

 

Capoeira-educação
Estão abertas as inscrições para a primeira turma do curso gratuito de "Formação em Capoeira-Educação" no método "Brincadeira de Angola". O aprendizado é voltado a professores, monitores e instrutores graduados que já atuam com capoeira. As aulas serão de 1º a 3 de maio no Ginásio Sebastião Flor. As atividades serão ministradas pelo criador do método, mestre Ferradura. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril. Mais detalhes podem ser encontrados no site www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.

 

Seminário de gestão
Estão abertas as inscrições para o V Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte, que acontecerá entre os dias 20 e 23 de maio de 2020 em Foz do Iguaçu. Organizado pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva da UFPR, esta edição contará com uma parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O encontro ainda envolverá o Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esporte e o Encontro Anual de Gestores do Esporte do Paraná, realizado pela Superintendência de Estado do Esporte do Paraná. Informações pelo site eventos.ufpr.br/SIGPE/SIGPE2020/schedConf/programa. Cristiano Barros Homem Del Rey (foto), da Secretaria de Esporte do Paraná, participa do grupo de dirigentes que organizará o evento. 

 

Frase bíblica:
''Tenha humildade e terá a riqueza dos pobres, ou seja, a certeza de que nunca poderá ser feliz sozinho''
*Mateus 6:26

Galeria do Cristiano


O amigo Cristiano Batista (foto) já instalou sua galeria de troféus no interior da empresa Casa de Carnes Boi Verde. Os troféus são fruto de muitos triunfos por parte das equipes que ele apoia. São aproximadamente 50 troféus em duas prateleiras. Tudo isso vem embelezando o local e chamando a atenção da clientela e visitantes. Investir e apoiar o esporte, especialmente a base, é de suma importância, e Cristiano vem fazendo sua parte. Parabéns!

Apoio do "Xiru"
Quem também vem mostrando serviço especial de incentivo para o futsal é o empresário e diretor da Padaria do Xiru. Ele vem conquistando inúmeros títulos, e o crescimento de suas equipes pode ser notado a cada ano. "Xiru" trabalha com um grupo de amigos, além de ter um filho atleta e outro que atua como técnico. Isso aí, família que trabalha unida sempre terá resultados positivos. Sucesso a todos.

 

Volta do kart
A temporada 2020 de kart de Foz do Iguaçu terá início neste próximo sábado, no Kartódromo Arena Kart. O Citadino deste ano será disputado em cinco etapas: 7 de março, 25 de abril, 23 de maio, 8 de agosto e 14 de novembro. A promoção e organização são do Automóvel Clube de Foz do Iguaçu, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo. Com dois campeões brasileiros no ano passado — Rafael Smaniotto (foto), na categoria F-4 Graduados, e Júnior Flores, na Novatos —, Foz do Iguaçu inicia o Citadino deste ano com a expectativa de revelar mais talentos. As categorias Cadete e Escola contam com novos competidores, motivados com o sucesso dos iguaçuenses no Brasileiro de 2019.

 

Rambo & Cia.
Leandro André "Rambo", o nosso supercampeão, viajou ontem para Araxá, em Minas Gerais, onde participará, neste próximo fim de semana, da Copa Internacional de Mountain Bike. Já no último domingo, "Rambo" participou da Taça Brasil MTB XCO em Curitiba. Também estiveram no evento na capital paranaense os atletas de Foz Peterson Tozzi e Bianca Gonçalves. Com resultados satisfatórios, a equipe iguaçuense continua mandando no "pedaço". 

Apresentação do feminino
O presidente do Foz Cataratas de Futebol Feminino, Gezi Damaceno, fará apresentação oficial para 2020. A solenidade será nesta sexta-feira, dia 6, às 19 horas, na sede do Sinefi, na Avenida Tancredo Neves, 5.605, no Conjunto B do Jardim Itaipu. Neste ano, a equipe de Foz disputará a Série B do Campeonato Brasileiro e o certame estadual da categoria. Com elenco definido e comissão técnica já trabalhando, todos esperam a formação de um time forte que possa retornar para a elite do futebol feminino em nível nacional. Estamos torcendo para as "Poderosas", que não escondem a ansiedade de mostrar serviço dentro de campo. 
 

 

Frase bíblica:
''Tudo posso Naquele que me fortalece''
*Filipenses 4:13

Evento Dourado

Bacana mesmo o apoio oferecido pela equipe da empresa Dourado Pesca & Sport ao pessoal do tiro esportivo em Foz. A equipe comandada por Américo Demarchi e Américo Júnior estará presente, nos dias 13 e 14, na sede do Clube Pista Quente, no Loteamento Dourado, na exposição de armas e munições. Ademir Demarchi, conhecido como o certeiro atirador esportivo, já prometeu que pretende fazer demonstração especial durante o evento.

 

 

Valter Florêncio    
O mestre Valter Florêncio (foto), presidente da Liga Iguaçuense de Artes Marciais, não para. Com várias funções na sociedade, além de presidir a LIAM, ele também é diretor da ISCA em nível estadual, diretor de sua academia de hapkido e professor universitário. No próximo dia 15, ele estará comandando um grande evento de artes marciais no ginásio do Morumbi. Teremos a certeza de casa lotada. 

Ricardo, das artes
Grande satisfação em encontrar o amigo Ricardo, um dos estudiosos na arte da informática em nossa cidade. Ele é o rei em termos de montagem de logotipos e artes para todos os fins. Sempre o encontrávamos quando atuávamos juntos na Rádio 97,7 FM. Capacitado e honrado em seu trabalho, mestre Ricardo é um dos novos componentes da Dourado Pesca. Sucesso ao amigo, muita saúde e felicidades.

 

 

Calçadas e pedras no Costa
Dizem que quem abre a boca em demasia, uma hora ou outra vai abrir brecha para o mosquito entrar por goela abaixo. Mas comentar nunca é demais. Está sendo bastante necessário que a administração municipal olhe com mais carinho aos arredores do ginásio poliesportivo Costa Cavalcanti. Tem calçada despencando e pedras irregulares se soltando seguidamente. O Costa é a casa do esporte, onde a cidade recebe delegações de todo o Paraná e de outros estados brasileiros. O filme do local não está sendo saudável para os nossos visitantes.  

Carta no Estadual
Deu no blogue Toque do Buza que as equipes Sub-15 e Sub-17 do Carta Verde Futsal estão praticamente prontas para as disputas do Campeonato Paranaense Categorias de Base 2020. Neste próximo fim de semana, os representantes iguaçuenses participam da primeira fase do certame estadual, jogando no Ginásio Antônio Lacerda Braga, em Medianeira. A competição é organizada pela Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS). Na categoria Sub-15, o Carta Verde, que firmou uma parceria com o Raimundi Futsal, de São Miguel do Iguaçu, vai enfrentar o CFM/Medianeira, Copagril/Marechal e Tuiuti/ADAF de Cascavel. O time Sub-17 terá pela frente o CFM/Medianeira, Copagril/Marechal e Foz Cataratas Futsal. As equipes do Carta Verde são comandadas pelo técnico Paulo Evandro (foto).

 

Frase bíblica:
Cura-me, Senhor, e serei curado; salva-me e serei salvo, pois tu és aquele a quem eu louvo
*Jeremias 17:14

Maico na Flórida

O atleta iguaçuense de MTB Bike Maico da Luz participou, nas arquibancadas, no domingo passado, do Campeonato Estadual da Flórida, nos Estados Unidos. Superando contusão, o atleta comemora sua presença na terra do Tio Sam. Ontem ele retornou aos treinos visando à participação no Mundial de BMX que será realizado em Houston, no Texas, na próxima semana.

 

 

Conselho de mestre
O mestre de taekwondo olímpico Toríbio Silveira (foto), entendido na modalidade, está mandando um recado especial. Ele diz que os técnicos e treinadores do tae podem complementar os seus conhecimentos e repassá-los aos seus alunos que pretendem competir internacionalmente no Missiones Open. É uma competição realizada em Posadas (Argentina), cidade que fica a uns 350 quilômetros de Foz. Além das medalhas que sua equipe pode conquistar, vale a experiência de competir com atletas de outros países em solo estrangeiro e a oportunidade de conhecer outras pessoas e culturas. Evento será nos dias 15 e 16 de agosto deste ano.

Judô nas escolas
Os governos de Brasil e Japão assinaram, na última semana, dois memorandos para intensificar o intercâmbio esportivo entre os dois países. Parte do acordo diz respeito à inclusão do judô no currículo escolar do Brasil. Além disso, Brasil e Japão querem estimular a cooperação bilateral nas áreas de medidas antidoping, medicina esportiva e engajamento de idosos e pessoas com deficiência no esporte. Proposta de grande importância. Os professores brasileiros já começam a comemorar. 

 

No CAIC do Morumbi
O ginásio esportivo do CAIC no Morumbi em Foz começou a temporada com uma gama de atividades. Lá estão sendo oferecidas aulas de ginástica funcional para todos, hidroginástica, kwon bop (boxe coreano), escola de futsal para ambos os sexos, escola de vôlei para meninas e caratê. Informações com André Cheiran pelo fone (45) 99834-5874. As quadras esportivas já melhoradas recebem novos alunos.

 

 

 

Avanço do vôlei de praia
O professor Nivaldo Antunes (foto) está comemorando os bons resultados obtidos em Maringá, no fim de semana, pelo Circuito Paranaense de Vôlei de Praia. Na oportunidade, a primeira dupla sub-17 da história de Foz do Iguaçu ganhou uma medalha em nível estadual. Foz foi terceiro colocado entre as 16 duplas presentes. 
A equipe iguaçuense surpreendeu todos os presentes. Nivaldo e seu colega Paulo Bulguerolli mostram satisfação, mas querem continuar avançando em busca de títulos.

 

 

Frase bíblica:
''Eis que estou contigo e te guardarei por onde quer que fores''
*Gêne 28:15-22

Começa o circuito

Circuito de Ciclismo 2020 da Itaipu Binacional começa neste domingo, 1º de março, e com objetivo nobre: ajudar a Casa Família Porta do Céu, entidade beneficente e filantrópica que atende integralmente 20 crianças e adolescentes, acolhidos em casas-lares. O 1º Passeio Ciclístico da Casa Família terá largada às 8 horas. O valor da inscrição é de R$ 35 por pessoa, com direito a uma camiseta do evento. A expectativa é reunir 300 pessoas. Mais informações com Adriana Moreira, pelo ramal 6640 da Itaipu.

Foz Cataratas em Laranjeiras
O Foz Cataratas Futsal, do craque Léo Costa, participa desde ontem do torneio de pré-temporada. O evento segue até este domingo, dia 1º. O atual bicampeão do Paranaense da Série Ouro disputa a segunda edição da Laranjeiras Cup, no Ginásio Laranjão, em Laranjeiras do Sul (PR), enfrentando as equipes do Tubarão (SC), Intelli (SP) e Operário Laranjeiras Futsal (PR). Neste sábado, às 19 horas, o confronto acontece contra o Tubarão Futsal. Já no domingo, às 14h30, a equipe iguaçuense enfrenta a Intelli Futsal.

Copa LIF
A Liga Iguaçuense de Futebol (LIF) promoverá neste primeiro semestre três campeonatos. Segundo o presidente Sergio de Melo Matias, começará domingo, 8 de março, a Copa LIF, endereçada a equipes que já possuem vagas no amadorzão. A Copa Foz iniciará em 15 de março. O dirigente também definiu o início do campeonato municipal das categorias de base em 7 de março. As disputas serão para times das categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17. Já o Campeonato Amador de Futebol Feminino, uma inovação da entidade, tem previsão para iniciar em 15 de março.

 

Começa o futebol veterano
E o maior campeonato de futebol máster do país terá sua primeira rodada neste sábado. São 33 jogos na largada da competição da Associação Recreativa e Esportiva dos Atletas Veteranos de Foz do Iguaçu. Alguns times estarão na disputa pela primeira vez. Equipes tradicionais estão prontas. Mais de 1.500 jogadores estarão em ação. O público está sendo convidado a prestigiar os nossos coroas, entre eles os jogadores que estarão debutando pela categoria 60 anos. O casal Andréia e Claudemir Brites (foto) está à frente do departamento técnico e da secretaria da entidade. 

Retorno do kart
O Campeonato Metropolitano de Kart de Cascavel será disputado em seis etapas nos dias 14 e 15 de março, 25 e 26 de abril, 6 e 7 de junho, 1º e 2 de agosto, 22 e 23 de setembro e 7 e 8 de novembro. Já o Citadino de Foz do Iguaçu terá cinco etapas, a serem disputadas nos dias 7 de março, 25 de abril, 23 de maio, 8 de agosto e 14 de novembro.

 

Frase bíblica:
''Deleito-me em fazer a Tua vontade, o Deus meu; sim, a Tua lei está dentro do meu coração''
*Salmos 40.8