Donizeti Melo
Donizeti Melo
Suzani em Assunção

A supercampeã Suzani Silva Paz (foto) está participando, desde ontem (12), do 14º Campeonato Sul-Americano Máster de Natação, em Assunção, no Paraguai. Ela compete em quatro provas individuais e em duas por equipe. Já no próximo domingo (17), Suzani estará competindo na travessia de três quilômetros, ainda na capital paraguaia. O primeiro desafio acontece nesta quarta-feira, quando a atleta de Foz encara os desafios dos 800 metros livres e nado borboleta. 

 

Wojciechowski do falatório
O amigo comunicador Guilherme Wojciechowski (foto), um dos responsáveis pelo jornalismo da Rede de Comunicação Iguaçu, antiga Rádio Foz AM, curte férias forçadas. Guilherme está recuperando-se de infecção na garganta e no ouvido, que estava atrapalhando o seu desempenho diante do microfone. Ele utiliza, desde o começo de semana, a chamada sacola de medicamentos. Como ele mesmo diz, a atividade falatória estava sendo prejudicada. Deve voltar hoje ou amanhã a comandar o noticioso da emissora. 

Maradona na liga
A equipe do Projeto Maradona Brasileiro, do dirigente Franciney Maradona (foto), estreou na Liga Iguassu de Futsal com uma grande vitória para a Região Leste. Foram cinco jogos que abriram a competição da nova entidade de futsal da cidade. Os primeiros jogos foram disputados na quadra do bairro Morumbi III. A equipe do Maradona compareceu para a disputa com equipes nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-17 e feminino adulto. Mais de 600 pessoas prestigiaram a rodada, que teve ainda a presença das equipes do Jardim Itaipu, Sinecofi, Santa Terezinha e CAIA. À frente da liga está o dirigente Reinaldo Kolmam.

 

Carneiro no Cataratas
O Darley Carneiro, nosso diretor do GDia, fez questão de participar do CataratasDay 2019, no último domingo, e celebrou com alegria a sua presença. O evento reuniu 12.915 pessoas no Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu. O evento celebrou o aniversário de sete anos da eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. O "doutor Carneiro" só participa de bons eventos, assim como todo o cidadão "casado" com as maravilhas da natureza. 

 

Frase bíblica:
''O Espírito do Senhor está sobre mim, pois Ele me ungiu para anunciar a boa-nova aos pobres.''

*Lucas 4:18

Cobrando por fora

Conforme relato de dirigentes de Foz do Iguaçu, apesar dos núcleos esportivos da cidade em várias modalidades serem mantidos pela Secretaria de Esporte e Lazer, há treinadores cobrando taxa mensal dos alunos. Esses contratados já são remunerados, portanto, se estiverem cobrando por fora, estão cometendo algo inaceitável. 

Molhando as mãos
Não querendo ser espião nem me intrometer no trabalho dos que comandam o esporte, seria de grande importância uma checagem de perto sobre os núcleos esportivos. É verdade que até mesmo quem pode estar cobrando por fora vai negar esse abuso, no entanto alguns alunos/atletas podem contar o que se passa. Inclusive já tem pais de alunos que estão acostumados a "molhar" as mãos de alguns desses gananciosos, segundo o que nos foi repassado por uma fonte que pediu anonimato. 

Melhor orçamento
A Secretaria de Esporte terá um bom aumento de verba, conforme foi definido pelo governo municipal no orçamento já apresentado. Com isso a pasta que administra o esporte ganhará um bom fôlego na próxima temporada, último ano da atual administração. Os vereadores deram sinal verde para o novo orçamento que tem previsão de R$ 1,2 bilhão para o próximo ano.

Grana do esporte
No Esporte serão aplicados R$ 21 milhões, quase 50% a mais na comparação com 2019. O aumento servirá para custear diversos programas de incentivo às atividades esportivas, além dos pagamentos do programa Bolsa Atleta, que não eram reajustados desde 2002. O secretário Antônio Aparecido Sapia já tem delineado o que poderá fazer no próximo ano. 

Fenômeno sociocultural
Atualmente compreendemos que o esporte se encontra fortemente inserido na sociedade, sendo considerado um fenômeno sociocultural e entendido como um direito social, conforme observa-se no art. 217 da Constituição Federal, que diz: "É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um". O esporte é atividade imprescindível, complementando até mesmo o trabalho escolar, sendo aplicado sempre no contraturno. Por isso a transparência deve ser ponto fundamental.

 

Frase bíblica:
''Ninguém costura remendo de pano novo em roupa velha; senão, o remendo novo repuxa o pano velho, e o rasgão fica maior ainda''
*Marcos 2:21

 

Marcelo "Supino"

O iguaçuense Marcelo "Supino" (foto) disputará a Copa de Artes Marciais no próximo dia 23, em San Juan Batista, na província de Missiones, na Argentina. O Torneio Clausura receberá dezenas de lutadores que estarão em ação em vários estilos e categorias. Marcelo leva um currículo de supercampeão e está pronto para brilhar. Estamos torcendo.

 

Estrelas do Futsal
No período de 14 a 16 de novembro, portanto a partir da próxima quinta-feira, no Ginásio Antônio Lacerda Braga, em Paranavaí, acontecerá o Paranaense das Estrelas de Futsal 2019, evento da Federação Paranaense de Futebol de Salão. Participam ex-atletas que são reconhecidos como verdadeiros craques na modalidade. De Foz, o ídolo Anderson Andrade será um dos presentes. Ele adiantou que entre os convidados estarão estrelas como Ricardinho, Tcheco, Etienne, Giuliano, Edson e Danilo. Com certeza será uma grande festa do futsal estadual. 

Peneira do Flamengo
Vai ser realizada, no período de 15 a 17 de novembro, a peneira Flamengo de Craques, no estádio Ninho da Cobra, em Cascavel. A seletiva será aberta para atletas de 9 a 15 anos de idade. Evento contará com observadores do Flamengo do Rio de Janeiro. Inscrições e informações pelo telefone (45) 99957-7753 ou pelo site: www.peneiraonline.com. Os participantes deverão levar uma lata de leite especial. A arrecadação será direcionada para o Provopar de Cascavel. 

 

Final do sub-12
A etapa final do Paranaense Sub-12 de futsal acontecerá no período de 29 de novembro a 1º de dezembro com a participação de oito times: Country de Maringá, CAP Arena de Londrina, FMF Campo Mourão, CTG Gresfi Foz do Iguaçu, Comercial de Cascavel, CAP Cancun de Curitiba, APAF de Paranaguá e Sport Mania de Medianeira. O evento é do Novo Futsal Paraná, liga que tem sede em Foz do Iguaçu, sob a presidência do dirigente Emanuel dos Santos (foto). 

 

Frase bíblica:
''Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade.''
*Timóteo 2:3-4.

Bicicletismo em Foz 

Todos nós sabemos que há vantagens no uso da bicicleta em vez do carro — essa prática traz benefícios para todos: desafoga o trânsito, faz bem à saúde de quem pedala e, de quebra, ainda ajuda o meio ambiente. Foi por isso que o bibliotecário Fernando Correia e a jornalista Mayara Godoy, servidores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, uniram-se em prol de uma paixão em comum: o ciclismo. A partir da fusão das palavras "bicicleta" e "ciclismo", surgiu o Bicicletismo, o primeiro portal sobre ciclismo de Foz do Iguaçu. Como Foz do Iguaçu tem muito potencial para incentivar a prática do ciclismo, a ideia foi altamente positiva.

Invasão de motociclistas
Nesta sexta-feira (8), a partir das 10 horas, a Itaipu vai receber em Foz do Iguaçu um grupo de 101 motocicletas para uma visita panorâmica. São 172 participantes, entre motoristas e garupas, que fazem parte do Encontro Internacional Gold Wing Brasil. Todos foram devidamente credenciados pela equipe do Turismo Itaipu. O Encontro Internacional Gold Wing Brasil acontece de 7 a 10 de novembro.

De Foz para o Rio
O impacto social e a relevância esportiva do Projeto Meninos do Lago de Foz, iniciativa apoiada pela Itaipu Binacional e referência para a modalidade de canoagem slalom, serão replicados na melhor pista do país, instalada no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, e que recebeu as competições da modalidade nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Conforme dirigentes, o principal objetivo é replicar os valores morais, éticos, cidadania e metodologia do projeto iguaçuense nas pistas cariocas. A previsão é que tudo comece em 2020, com o apoio da Prefeitura do Rio, escolas e institutos.

Esporte de aventura
Especial para quem gosta do esporte de aventura é poder correr e ultrapassar diversos obstáculos, na terra, na água e no ar. É hora de aproveitar. É que a nova edição do Iron Falls está chegando à cidade. O desafio, que foi inspirado em treinamentos militares, é uma forma divertida de trabalhar em equipe, superar medos e dar boas risadas. A corrida foi pensada para se transformar em uma experiência única na vida dos participantes. O trajeto de cinco quilômetros conta com mais de 25 obstáculos, desde rastejar até atravessar açude.

Corrida do Hospital
A Corrida e Caminhada do Hospital Ministro Costa Cavalcanti já está no calendário das corridas de rua de Foz do Iguaçu. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site www.hmcc.com.br ou diretamente no Plano de Saúde Itamed, até o dia 24 de novembro. Interessado deve acessar o site do HMCC e clicar no banner da corrida. O evento será no dia 1º de dezembro (domingo), a partir das 7h30. A largada e chegada serão em frente ao Centro Clínico do HMCC, na Avenida Parati, 737 — Vila A.

 

Frase bíblica:
''Mas o que esperamos no Senhor, renovarão as suas forças, subirão com as asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão.''

*Isaías 40:31

"Mais que Caneta Azul"

Os atletas de futsal das categorias menores de Foz do Iguaçu estão fazendo sucesso mais do que a música (música?) Caneta Azul, de autoria do maranhense Manoel Gomes. Escolas como Fut Foz Iguaçu, CT Gresfi, Centro de Treinamento Pôr do Sol e Mania Sports, entre outras, estão mandando ver nos certames locais e estaduais. O ranking paranaense tem vários times na liderança, o que dá maior crédito aos dirigentes e professores.

Novos adeptos
O sucesso Caneta Azul pode ser passageiro, ao contrário das equipes iguaçuenses, que querem continuar no auge. No fim da semana passada, por exemplo, os times sub-11 e sub-8 da Fut Foz foram terceiros colocados no Paranaense. Em Foz o futsal é um dos grandes esportes e a cada temporada ganha novos adeptos. Especial mesmo é divulgar as conquistas das crianças. Muitos craques estão surgindo.

 

 

Viralizando na internet
O maranhense Manoel Gomes (foto), autor do hit Caneta Azul, deu início nesta semana ao processo de registro dos direitos autorais da música, que viralizou nos últimos dias. Manoel se dirigiu a um cartório, acompanhado do advogado Arnaldo Gomes, e aproveitou para solicitar também o registro de outra composição de sua autoria, chamada de Vou Deixar de Ser Besta. Caneta Azul conta a história de quando Manoel perdeu a sua caneta azul a caminho da escola, que segundo ele estava marcada com suas 'letras'.

"Rico" tererê
Quem mora na Tríplice Fronteira certamente já tomou ou conhece o "rico" tererê. A bebida, típica do Paraguai, é feita com água gelada e ervas e servida em uma "guampa", uma espécie de cuia. A bebida se tornou música na cidade, especialmente dentro do setor esportivo. Basta sair um gol de times da cidade que a galera já vem como o "hu, hu, Foz do Iguaçu Tererê". Até agora não se sabe quem foi o autor desse já consagrado hino dos torcedores. 

 

Tatuagem
Não sei se você sabe, mas o corredor Wagner Cabral Teixeira de Moraes encontrou na arte uma forma de exaltar o amor pela Meia Maratona das Cataratas, que anualmente ocorre em Foz. Ele fez uma tatuagem da medalha com o quati para reverenciar uma das corridas mais fascinantes do mundo. Ele estreou a tatuagem na última edição da prova. Ele contou que a tatuagem também é uma forma de comemorar os 80 anos do Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade tombado pela Unesco. (Foto: H2Foz)

 

Frase bíblica:
''Um coração luminoso e bom está num contínuo festim; seus manjares são preparados com capricho''

*Eclesiástico 30:27

Lateral Titanic


Os amantes do futebol máster estão sentindo a ausência nesta temporada do atleta Julião, do Jardim São Paulo, mais conhecido como o "lateral Titanic", aquele que vai ao fundo e não volta. No último ano, o jogador defendeu o time 55 anos do São Francisco, no qual foi um dos destaques. Titanic não esconde a vontade de voltar, no entanto continua de molho devido a um "calo gigante" em um dos pés. Ele ganhou o apelido dos colegas como forma de brincadeira, mas sempre deu conta do recado dentro de campo. 

Touro e Jacaré
No futebol de Foz são vários jogadores e dirigentes que atendem por apelidos. No CRG, por exemplo, tem o "Rasga Diabo" ou "Genro do Homem". O dirigente é da família do senhor Óton Paulino, presidente do clube. Como zagueiro, este senhor chega junto até na própria sombra. Outros conhecidos por apelidos fazem sucesso, entre eles o popular Maneta. E tem gente tratando o rapaz como Iracema. Michimi, Zé Touro, Nina, Jacaré, Pai D'Égua, Goiano e Mandioca também estão na lista. 

Menguele do futebol
Detentor de dezenas de títulos no futebol para veteranos, o supercampeão Afonso, mais conhecido como Menguele, parece que pendurou as chuteiras. Depois de passar por vários times, como Nacional, Guairacá e Triângulo, o colecionador de troféus está ausente. Colegas como José Ambrósio, Neuso Rafain e Vicente Pietrobom são testemunhas da consagração do senhor Menguele. Tomara que ele retorne logo.  

O original e o parto
O original Josef Mengele foi um médico alemão que atuou no campo de concentração de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. Mengele foi um notório membro da equipe de médicos responsáveis pela seleção das vítimas a serem mortas nas câmaras de gás e por realizar experimentos humanos mortíferos em prisioneiros. Os que chegavam e eram considerados aptos a trabalhar eram admitidos no campo, e os que eram considerados incapazes de trabalhar eram imediatamente mortos nas câmaras de gás. Depois de deixar o campo de concentração veio para as Américas. No Brasil esteve no Paraná, e no município de Mamborê fez o parto de Zilda Fantin, cujos pais residiam na época no bairro Guarani. O registro é dos anos 50. 

De Renê a Arif Osman
Futebol é uma caixinha de surpresas, mas também de boas risadas. Veja esta: o técnico Renê Simões soltou uma pérola antes de uma partida. Ao justificar a escalação do meio-campo Fernandes, no Botafogo, Renê se saiu com a seguinte: "Gosto de homem que vem de trás". Em Foz Arif Osman, atuava como técnico do Azulão em 2005. Ao ser questionado sobre como o time jogaria taticamente, ele explicou: "O meia faz a armação, o zagueiro marca o atacante e o Mandioca vem entrando por trás". Mandioca é o apelido de Jeremias Brites Filho, que atuava como volante do time na época.

 

Frase bíblica:
''Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado''

*Mateus 22:12

Quadrangular dos vovôs

A Rádio Fronteira FM está organizando um quadrangular das categorias 50, 55 e 60 anos, com término previsto para dia 20 de dezembro. Os jogos acontecerão nos meios de semana com jogos pela live da rádio e as decisões com transmissões ao vivo. As quatro equipes que primeiro confirmarem dentro da sua categoria terão vantagens nos valores das inscrições. Informações: 99906-3457.

Movimentando o esporte
A Secretaria de Esporte de Foz iniciou novembro movimentando suas equipes. Judô, basquete, tênis de mesa e ciclismo já competiram. As equipes estiveram em cidades como Londrina, Toledo e Jandaia do Sul, no Paraná. O judô foi a Blumenau, em Santa Catarina. No próximo dia 8, o judô vai a Fortaleza, no Ceará, e o ciclismo, a Arapongas, no Norte do Paraná. Boa sorte a todos. 

Negando informações
São tantos eventos que não está sobrando tempo para que o Departamento Técnico da Secretaria de Esporte possa nos informar os resultados de várias modalidades. As dificuldades em ter informações estão com os responsáveis por modalidades como ciclismo, BMX, jiu-jítsu, bicicross, vôlei de praia e skate. Parece que alguns dos técnicos e coordenadores não querem divulgar o esporte da cidade. Isso nós lamentamos. 

Sentar “na janela”
Como diria o tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira Romário de Souza Faria, entrou no ônibus agora, não está nem em pé e já quer sentar "na janela". Sabemos     que na pasta do esporte, recentemente foram empossados novos funcionários indicados por "autoridades municipais". Alguém tem de engolir. Mas tem alguém que ainda não sabe bem sobre o esporte e está tentando entrar na labuta. Alguém poderia ajudar os chefes e dar uma ligadinha para os que não fornecem informações. 

Cordas e correntes
Conversando com um dos maiores desportistas de Foz, o ex-vereador Alberto Holler, ele foi feliz em seus comentários. Betinho disse que já passou o momento de uma faxina geral nas imediações do ginásio poliesportivo Costa Cavalcanti.  Lembrou que há alguns equipamentos na pista de atletismo que estão enferrujados e necessitando de troca ou reparo. Os banheiros contam com algumas cordas ou correntes para permanecer com suas portas fechadas. Tem pessoas segurando a porta (que não fecha) para não ser vistas por outras. A falta de papel higiênico é notória, até mesmo em dias de eventos no local. O secretário Antônio Sapia, temos certeza, vai buscar soluções. 
 

Frase bíblica:
''Aqueles que esperam no Senhor não ficarão decepcionados''

*Isaías 49:23

 

100% Cataratas

O Foz Cataratas continua 100% no estadual sub-20 da Federação Paranaense de Futebol de Salão. No último fim de semana, o time venceu os três jogos da semifinal e segue invicto na competição e em primeiro lugar no ranking. A equipe já começa a preparação para a final, que acontecerá em Foz do Iguaçu no período de 29 de novembro a 1º de dezembro.

 

Copa suspensa no Chile
O iguaçuense Neto Veiga (foto) e os demais integrantes da Seleção Paraguaia de Futsal, categoria adulta, passaram um susto danado no Chile no fim de semana. Ex-Foz Cataratas, Neto já é xodó no futsal do vizinho país. Devido às manifestações promovidas pela população, a delegação ficou durante três dias sem poder retornar. O pior é que a Copa América de Futsal foi suspensa. Mais de uma dezena de mortes foram registradas em razão do protesto. O Chile foi decretado em estado de emergência. Os protestos começaram após o governo local anunciar um aumento de 30 pesos (que equivalem a 20 centavos de real) no preço das tarifas de metrô. Ainda não há data definida para a realização da competição entre as seleções. 

Tecnoserv em alta
Se tem um grande favorito para ser campeão do Campeonato de Veteranos da Arevefi, esse time é o Flamengo Tecnoserv, pela categoria 35 anos na Série Ouro. A equipe conta com um plantel de jogadores com mais de 40 anos, mas mesmo assim, jogando nessa categoria, vem repetindo as campanhas anteriores. "O Tecnoserv serve" como exemplo para os demais. Quando se mantém o elenco, a tendência sempre é alcançar o objetivo. Na semifinal, o Flamengo eliminou a boa equipe de Santa Terezinha de Itaipu.

 

Ciclovia na Tancredo
A ciclovia da Avenida Tancredo Neves, principal via de acesso à usina de Itaipu, terá uma ponte metálica paralela à atual ponte sobre o Rio Almada, localizada entre a Rua Guaraqueçaba e a Avenida Curitiba. A estrutura foi instalada na última semana pela construtora contratada pela Itaipu Binacional para executar a obra. Além da ciclovia e da estrutura metálica, o trabalho inclui obras de drenagem pluvial em todo o trecho, execução de calçadas, meio-fio, instalação de iluminação em LED, pintura e ajustes no pavimento. A primeira fase da ciclovia, entre a Barreira de Controle de Itaipu e o trevo de Furnas, está praticamente concluída: faltam apenas o comissionamento da iluminação pela Copel e a pintura viária. A Itaipu, quando faz, faz benfeito. 

 

Frase bíblica:
''Felizes os que promovem 
a paz, porque serão chamados filhos de Deus''

*Mateus 5:9

Foz Cataratas tem jogo decisivo

A partir das 11 horas deste domingo (27), o Foz Cataratas Futsal enfrentará o time de Campo Mourão na segunda partida das quartas de final da Série Ouro. A partida será disputada na Arena UTFPR, casa do time mourãoense. No jogo de ida, na semana passada, jogando em seus domínios, o Cataratas goleou o adversário por 5 a 1. O empate dará a vaga para o Time das 3 Fronteiras, porém o Foz Cataratas vai buscar a vitória. A equipe do craque Léo Evangelista está pronta para a decisão. 

Paranaense Sub-20
A equipe sub-20 do Foz Cataratas Futsal está disputando a quarta etapa do Campeonato Paranaense. O Time das Três Fronteiras é o anfitrião dos jogos válidos pelo Grupo A, que acontecem no Ginásio Costa Cavalcanti. Além do Foz, a chave conta com a participação de outras três agremiações: CFM/Arruda/Medianeira, São Lucas/Paranavaí e São José dos Pinhais. Os dois melhores avançam para o quadrangular final (quinta etapa). Neste sábado (26), a rodada tem início às 9h30. O encerramento está programado para as 11h30.

 

Sul-Americano de Xadrez
Foz do Iguaçu será sede do Campeonato Sul-Americano de Xadrez Escolar, evento que acontecerá de 13 a 15 de dezembro. As disputas serão da categoria Sub-7 à Sub-17 anos no masculino e feminino. O torneio acontecerá nas dependências do Hotel Foz do Iguaçu. O sistema de disputa será em seis rodadas e dependendo do número de inscritos por categoria. É Foz confirmando estar entre as principais cidades no estado que dão atenção especial ao esporte. O mestre iguaçuense Pedro Caetano (foto) será um dos coordenadores do evento. 

Iron Falls
Foz do Iguaçu receberá no dia 17 de novembro, no bairro Jardim Dourado, a 5ª edição do Iron Falls, uma corrida cheia de obstáculos.O percurso de 5 km é feito por terra e água e exige dos participantes: equilíbrio, força, coragem e cooperação para enfrentar mais de 25 tipos de obstáculos no decorrer do percurso, tais como: rastejo, trincheiras, paredões de madeira e terra, travessia em açude, entre outros, com muita lama e diversão. A largada das categorias Diversão e Elite está prevista para as 8 horas. Já a das crianças, a partir das 10h30.

 

Frase bíblica:
O pensamento dos justos se norteia pelos preceitos; os planos dos ímpios são traiçoeiros
*Provérbios 12:5

Grande Mengão

Poucos esperavam, mas o Flamengo pegou o Grêmio "de calça curta" e aplicou a goleada de 5 a 0 na quarta-feira passada. O time carioca, que também lidera o Brasileirão e é favorito disparado, "está com tudo, mais um pouco e o resto da metade". Com jogadores com salários milionários, entre eles Filipe Luís, Diego, Arrascaeta, Gabriel Barbosa e Rafinha, o Flamengo só vê concorrentes pelo retrovisor. A cada partida o time mete medo. Os gremistas estão com a cabeça inchada. 

Experiência europeia 
Desde 1981, quando conquistou seu único título, o Flamengo não chegava a uma final de Libertadores. Para alcançar tal feito, o clube rubro-negro investiu alto nesta temporada, ao ponto de conseguir montar uma base titular com passagem pelo futebol europeu. Dos 11 titulares que venceram o Grêmio por 5 a 0, no jogo de volta da semifinal, sete já passaram pelo considerado melhor futebol do mundo.  A lista tem: Diego Alves, Rafinha, Pablo Marí, Filipe Luís, Gerson, Bruno Henrique e Gabriel Barbosa (foto).

Jesus e Renato
Depois que o Flamengo goleou o Grêmio na semifinal da Libertadores, os torcedores mais fanáticos do time carioca não perdoaram os gremistas. Teve flamenguista fazendo graça com os técnicos dos dois times. Em charge bem produzida, o treinador Jorge Jesus, do Mengão, embala Renato Gaúcho, colocando Portalupe no colo (foto). Coisa de torcedores.

Memes
Nas redes sociais, os flamenguistas, colorados e demais torcedores não perdoaram a eliminação gremista, usando e abusando dos memes. Para os colorados, a alegria foi enorme com a derrota do adversário. Tem torcedor apaixonado que varou a noite comemorando em nome do Mengo. 

Respeito ao Grêmio
O Grêmio é grande e não é por causa da derrota na semifinal da Libertadores que perde a sua tradição. O time copeiro é um dos dois maiores ganhadores da competição continental e tem um plantel de jogadores que merece respeito. É bom lembrar que o iguaçuense Pepê faz parte do elenco e busca a titularidade no time principal. Ele já é considerado joia do Grêmio e, com certeza, trará muitas alegrias aos torcedores.

 

Frase bíblica:
''E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar o cheiro do seu conhecimento.''

Coríntios 2:14