Chico Alencar
Chico Alencar
Chico de Alencar

Presente de aniversário

Foz do Iguaçu e a Unioeste estão fazendo aniversário, e fui eu que ganhei presente, o livro Minha Universidade: Ensino Superior em Foz do Iguaçu tem História, de autoria do professor Adilson Pasini, que foi um verdadeiro artífice na construção da nossa saudosa Facisa, hoje a famosa Unioeste. Li e reli o livro empolgado e saudoso da luta inicial pela construção da Facisa, que o livro reviveu passo a passo, minuto a minuto. O livro do professor Pasini deveria ser patrocinado pela Secretaria de Educação e a Fundação Cultural e distribuído para todos os nossos universitários e alunos do ensino médio, para reviverem a luta e o sonho da criação da nossa Facisa e da Unioeste. Autocorreção: eu falei ali atrás que eu havia ganhado um presente, o livro Minha Universidade, mas na verdade quem ganhou foi a nossa comunidade.  

Triste realidade

Eu votei duas vezes no Beto Richa para governador e era seu fã incondicional, mas fiquei decepcionado e triste com as correntes notícias de sua participação em várias falcatruas. Seu papai José deve estar chorando lá no céu.

 Dia dos Namorados

No embalo das comemorações do nosso aniversário e da Unioeste/Facisa, curtimos também o Dia dos Namorados nesta quarta-feira.  

Dia da feijoada

Ponto de encontro hoje dos bons gourmets: o restaurante do Hotel Rafain Centro, para curtir a feijoada mais querida da nossa comunidade. Imperdível. Barra pesada Além do dodói no tornozelo, o craque Neymar está sofrendo uma barra pesadíssima com as denúncias de estupro de sua namorada. Eu, bem pessoalmente, acredito na sua inocência e na malandragem da sua "namorada", que viajou de um país para outro e foi para o mesmo quarto de hotel em que Neymar estava hospedado e diz, na cara de pau, que foi estuprada. Ora bolas.  

Gato Branco

A "falência" da empresa de transporte urbano Gato Branco deixou um montão de funcionários numa fria. Espera-se a Justiça em ação.  

Presente de aniversário

A nossa Fartal deste ano está um verdadeiro presente de aniversário para a nossa comunidade. Vamos curti-la.  

Cidadania honorária

Com o início das obras de construção da segunda ponte com o Paraguai, Sergio Lobato e eu estamos desengavetando os títulos de cidadania honorária que recebemos do prefeito Reinerio Santa Cruz, da cidade de Puerto Iguazú, pelas nossas ações referentes a essa causa. Nós viajamos juntos várias vezes naquela luta, hoje vitoriosa.

Chico de Alencar

Ônibus novos

Chegam em boa hora os novos ônibus do transporte coletivo, e esperamos que eles tenham aquecedor para o frio que está chegando.  

Troféu PNI 80 Anos

Bela promoção em comemoração aos 80 anos do nosso Parque Nacional a 12ª Meia Maratona das Cataratas.  

Operação Muralha reforçada

Esta bem-vinda ação das nossas autoridades para combater o tráfico de drogas e contrabando de armas em nossa fronteira, a Operação Muralha, ganha o reforço da nossa Polícia Civil. Que seja bem-vinda.  

Câmara em ação

Nossa Câmara de Vereadores manteve nos primeiros cinco meses um recorde de ações. A comunidade comemora.  

Mês de aniversário

Ulalah... estamos completando mais um aniversário cheios de saúde.  

Seleção brasileira de futebol

Nos próximos dias teremos nossa seleção de futebol em campo, com Neymar em jogo, numa emoção garantida.

Futebol feminino

Em boa hora teremos uma disputa internacional de futebol feminino com a torcida especial para nossa craque, Marta. Um bom passatempo na nossa televisão. Vamos torcer.  

Estupro de Neymar

Mulherengo e bilionário como ele é, uma denúncia de estupro a mais não deve ser problema grave para o nosso "cracão".  

Presente de aniversário

Coincidência legal: no mês de mais um de nossos aniversários, nossa cidade ganha um baita presente: a oficialização da segunda ponte com o Paraguai, já conhecida como "Ponte da Trindade", que vem carregada de centenas de empregos diretos e outros tantos indiretos. Tintim!  

Semestre quente

O segundo semestre deste ano promete uma política superquente, com a aproximação das próximas eleições e o lançamento de muitos candidatos. Uma surpresa bem esperada será o lançamento de Vitorassi e Dobrandino, ambos muito bem lembrados pela comunidade.

Chico de Alencar

Dia santo

Não muito respeitado como feriado, mas como dia santo, sim, o dia de Corpus Christi. Que Ele esteja em paz e de olho na gente.  

Ponte da Integração

Assim é chamada oficialmente a nova ponte com o Paraguai, mas nós já a apelidamos de "Ponte da Trindade".

Foz do Iguaçu na mídia nacional

Nossas Cataratas e o Caminho do Lago de Itaipu estão entrando na mídia oficial de turismo no governo federal. Boa notícia.  

Pesquisa extraoficial

Sem o formalismo oficial, as pesquisas populares mostram uma boa aprovação da administração de Chico Brasileiro; pelo menos na questão da idoneidade, cuja aprovação é de 100%.  

Vítima de roubo

Minha esposa, Clarice, foi passar uns dias com seus familiares lá em Curitiba e na volta, quarta-feira à noite, quando ela depositava sua bagagem no ônibus, foi assaltada por dois marginais armados. Ela, seu irmão Mauro, que a acompanhava, e o motorista do ônibus que carregava a mala foram abordados violentamente pelos marginais. Os três perderam seus celulares e o dinheirinho (felizmente) que carregavam nos bolsos. De dentro do ônibus os demais passageiros nada viram. E a gente pensa que esse tipo de bandidagem só acontece com os outros...  

Tempo nublado

O inverno está chegando e vem com o tempo nublado e chuvoso. É a nossa velha Foz do Iguaçu, às vésperas de seu aniversário.  

Feminicídio assustador

Dando uma rápida passagem à tarde pelo programa policial do Datena, na Band, a gente vê o número de atentados e mortes de mulheres. Chega a ser irritante esse retrato do nosso país.  

Verdade à tona

De uma coisa a gente se conforma e se irrita com nosso cenário policial nacional: as penas para os criminosos em geral são uma vergonha; não só dentro das cadeias, de onde o crime organizado controla suas ações, mas do lado de fora, com as reduções das penas.  

Leitor é soda

Esta bronca é dele, João Pedro, que não quis dizer seu sobrenome: "Pare de puxar o saco do prefeito Chico Brasileiro e dê uma volta por nossos bairros e suas ruas esburacadas e alagadas da cidade". Fica o recado, JP.  

Sebo nas canelas

Amanhã é o dia da Meia Maratona das Cataratas, com 4.500 atletas participando.

Chico Alencar

Chegando a hora

A Meia Maratona das Cataratas, promovida pela nossa RPC, acontece no próximo dia 12 de junho. Uma atração para a comunidade em geral.  

Olho na gripe

Está terminando o prazo para a vacinação contra a gripe. Fiquemos atentos.  

Olho na telinha

Impressionante e estimulante o número de leitores desta modesta coluna. A gente agradece de coração.  

Notícia boa

Boa não, ótima: nos últimos 12 meses foram gerados 756 novos empregos em nossa cidade; e vem muitas outras vagas por aí. Sejam bem-vindas.  

Fim de ano movimentado

Pelo menos na área política teremos um final de ano bem movimentado com o lançamento ou pré-lançamento dos futuros candidatos a prefeito da nossa Foz do Iguaçu. Pelo jeito teremos ao menos uma meia dúzia de candidatos, com exceção do Chico e do Bobato, já confirmados.  

Notícia esperada

O início real da construção da segunda ponte com o Paraguai, a nossa Ponte da Trindade (este nome já pegou), e contratação de pelo menos 400 operários. Com certeza, se somarmos as redondezas e suas ações, será muito mais do que isso.  

Nossa Justiça

O deputado Carli Filho, dez anos depois de ter matado dois jovens, teve sua pena rebaixada em regime de liberdade. Ele estava bêbado, dirigia a mais de 160km/h e só agora, com sua pena reduzida, vai prestar contas a nossa Justiça.  

Drama nacional

A gente já tem muitos problemas com que se preocupar, mas um deles, no âmbito nacional, preocupa-nos dia e noite: a aprovação da proposta do governo federal sobre a nossa Previdência, que trará ou não uma certa tranquilidade para nosso futuro.  

Salários confiáveis

O aumento do salário do prefeito, vice e vereadores foi sensato, porque foi apenas a reposição inflacionária.

Chico de Alencar

Fartal troca ingressos por alimentos

A mais estimada festa da nossa cidade, a Fartal, chega aos 43 anos com uma inovação superlegal: ela vai trocar os ingressos por alimentos, que serão bem distribuídos posteriormente. Uma bela ideia, e vamos repetir aqui o cronograma da troca dos ingressos: 31/5 - Ingressos para o show de Marília Mendonça, no dia 6; 3/6 - Ingressos para o show de Matheus e Kauan, no dia 7; 4/6 - Ingressos para o show de Iza, no dia 8; 5/6 - Ingressos para o show de Fernando e Sorocaba, no dia 9; 6/6 - Ingressos para o show de Dani Russo e DJ Chris Leão, no dia 10.

Ponte da Trindade

Se não forem tomadas algumas medidas paliativas estratégicas nas cabeceiras da Ponte da Trindade, do lado de cá principalmente, o acúmulo de carros pesados, caminhões e jamantas naquele trânsito, com certeza, vai prejudicar o acesso ao Marco das 3 Fronteiras.  

Mais ferro no Reni

O Tribunal de Contas da União acaba de dar mais uma ferrada no ex-prefeito Reni Pereira, mantendo o parecer desfavorável às suas contas do ano 2013.  

Grana para a AMOP

O governador Ratinho Junior anunciou a liberação de um montão de dinheiro para os municípios da região da AMOP; Foz inclusive, é claro. São destinados os recursos para a Saúde, Desenvolvimento Urbano e Sanepar.

Mais boas notícias

Desde o ano de 2013 não tínhamos no nosso país um índice tão elevado de geração de empregos como agora. Ulalah!  

Mais notícia boa

A nossa Copel vai investir quase R$ 500 milhões no nosso Oeste. A nossa luz agradece.  

Coração dividido

Athletico versus Flamengo no Maracanã: torcida pelo empate dos dois times do meu coração. O jogo foi sofrido, com uma bela virada do Trétis e depois a viradona do Mengão. Haja coração...  

Reforma da Previdência

Que raiva dá na gente com alguns deputados e senadores tentando vetar a reforma da Previdência proposta pelo governo e que parece aos nossos olhos uma legítima e promissora iniciativa do governo de Bolsonaro. Até nós, os leigos, entendemos como necessária essa medida.

Chico de Alencar

Orgulho paranaense

Está acontecendo nesta semana, lá em Manaus, o III Seminário Internacional de Segurança da Amazônia, coma presença de centenas de autoridades de todas nossas polícias, das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), juízes e promotores, professores e estudantes, além do público convidado, com mais de duas dezenas de palestrantes ou conferencistas, entre eles um paranaense, ou melhor, dois paranaenses: o nosso ministro da Justiça, Sergio Moro, e o Dr. Edgard Vinicius Cacho Zanetti, que é filho do iguaçuense Antônio Zanetti, engenheiro agrônomo da nossa prefeitura, daí a nossa emoção de fazer este registro.  

Demissão em massa

Crise paraguaia: são quase mil servidores públicos demitidos do novo governo de Ciudad del Este, nossa irmã paraguaia, em virtude da crise econômica que encontrou o novo intendente da vizinha prefeitura. A crise, ou o fim dela, ainda está "quente" do lado de lá da Ponte da Amizade.  

Barra pesada no Paraguai

Segundo fontes oficiais da nossa Gazetinha, perto de mil funcionários públicos da administração de Ciudad del Este foram demitidos por contratação irregular. A Lava Jato parece ter chegado ao outro lado da nossa Ponte da Amizade.  

Olho na dengue

Cresceu o número de vítimas da dengue em nossa cidade. Todo cuidado é pouco com os locais de água parada. Fiquemos atentos pela nossa saúde.  

Olho no emprego

Com o anúncio da construção da segunda ponte com o Paraguai, fica inumerável o número de pretendentes ao trabalho na nova obra. Que sejam bem-vindos os pretendentes. Emprego é bom e não faz mal a ninguém.  

Bem-vinda loja franca

Que venham muitas outras pretendentes a instalar lojas francas aqui em Foz do Iguaçu. A primeira já oficializou a sua pretensão.  

Tintim, Sindhotéis

Nosso sincero e afetuoso carinho ao nosso Sindhotéis, que está comemorando 44 anos de uma bela e enriquecedora história em nossa cidade. Nossos parabéns às suas diretorias e à equipe de sua administração.

Agora sai

A nossa sonhada Estrada do Colono no Parque Nacional do Iguaçu parece que agora vai sair do papel, graças às iniciativas do nosso deputado Vermelho e ao apoio do presidente Jair Bolsonaro.

Chico de Alencar

Batatinha de volta

Sem questionar o mérito de seus dois antecessores, a volta do Batatinha ao programa Brasil Urgente, da TV Tarobá, é superbem-vinda.  

Dobrandino e as eleições

Vi na coluna de terça-feira do Ronildo que o Dobrandino descartou a possibilidade de ser candidato na próxima eleição, mesmo sendo previamente apoiado. Continuo acreditando na possibilidade de ele ser candidato.  

Imagem triste

Dói no coração da gente ver na televisão a cara dos enfileirados em busca de emprego. Imagem desanimadora.

Boa decisão...

...a de liberar a venda de cerveja nos estádios de futebol; que se punam os exagerados, mas liberem para os bem comportados.  

Veterinário em domicílio

Olha eu aqui de novo fazendo o comercialzinho gratuito do meu filho veterinário, Fernando, que atende em domicílio a pequenos animais, gatos e cachorros, sem custo extra pela consulta. Telefone: (45) 99988-4793.  

Ponte da Trindade

Este vai ser o nome da segunda ponte com o Paraguai, independente do nome que ela venha ter. E por falar em nome da ponte, se tem alguém que merecia esta homenagem é o primeiro iguaçuense, Sergio Lobato Machado, que há mais de 40 anos vem lutando em todos os níveis oficiais e públicos pela sua construção.  

Eleição 2020

Estranho, muito estranho... Falando em eleição e na posição de Dobrandino em não participar da próxima, fica ou continua no ar a pergunta: além de Chico Brasileiro e Nilton Bobato, quem mais vai aparecer como candidato na próxima eleição para nossa prefeitura? Ou será que os "home" tão deixando pra última hora?  

Tiro no ar

Sabem um nome que faria muito sucesso se fosse candidato a nosso prefeito? Jorge Samek, o nosso Samekinho. Apesar de seu repetitivo anonimato, é um nome que faria sucesso, com certeza.  

Opinião popular

Pelo menos 60% da nossa população desaprova o governo de Jair Bolsonaro, pelo menos por sua proposta da lei da Previdência, que seria solução para o problema econômico e financeiro do país. Não é fácil entender nossa política e nossa população.  

Rota do sucesso

A nova ponte com o Paraguai vai gerar 400 novos empregos diretos, fora os outros nas obras paralelas. Uma ótima notícia para todos nós.

Chico de Alencar

Ferro na corrupção

Com a nossa Polícia Federal e a nossa Receita Federal, mais as Forças Armadas, a Operação Fronteira Sul é um golpe fatal na corrupção. Bem-vinda a operação.  

De olho nos radares

Quem diria... um aparelho útil à fiscalização do trânsito servir de instrumento para a malandragem. Ainda bem que a maracutaia foi descoberta em tempo.  

"Ponte da Trindade"

Uma bela injeção na economia fronteiriça, a futura "Ponte da Trindade", entre Brasil e Paraguai, vai render grandes investimentos também nas obras paralelas a ela. Serão três anos de muitos investimentos nesta nossa região.

Venceu o bom senso

Nosso Hospital Municipal Padre Germano Lauck vai continuar atendendo toda esta região circunvizinha. Ainda bem.  

Visita ilustre

O 1º Encontro de Líderes do Turismo, realizado no Wish Resort de Foz do Iguaçu, contou com a presença ilustre do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Legal.  

Feliz aniversário

Os dias vão passando, mas a gente não esquece que este ano foi o 45º aniversário da nossa Itaipu. Parabéns milhões de vezes.  

Contagem regressiva

No mês que vem completo dois anos de volta a nossa Gazetinha e só faltei duas vezes, ou dois dias, nesta coluna. Foi motivo de força maior e, afinal de contas, uma ausência por ano é perdoável. Uma coisa eu garanto: senti mais falta que os leitores.  

Medida da felicidade

Como a gente consegue saber se é feliz? Medindo o amor que você tem por sua família e o amor que ela tem por você.  

Inverno chegando

Devagarzinho, mas vai chegando o inverno à nossa cidade. Dos 30 a 35 graus à tarde, o tempo baixou para 20, 25 graus. Se vier assim devagarinho, que seja bem-vindo.  

PCC invade o Paraguai

O nosso "glorioso" PCC (Primeiro Comando da Capital) já virou internacional, ou pelo menos binacional, com a invasão no nosso vizinho e irmão Paraguai. Lá como aqui, não será fácil combatê-lo.

Não Informado - 52026

Breve eleição Ainda falta um ano e meio para as próximas eleições, e a guerrinha dos bastidores já começou. O ingresso para o espetáculo é gratuito, é só ligar qualquer canal de televisão.   Dólar alto Com a moedinha americana lá em cima, o comércio argentino e paraguaio sofre bastante com a ausência dos fregueses. O turismo também sofre.   Viva "nóis"! E nossa gloriosa Justiça soltou da cadeia o ex-presidente Temer. Sem comentários.   Inverno chegando Devagar, devagarinho, mas o inverno está chegando a nossa cidade, com a temperatura beirando os 20 graus. Que venha de leve.   Aposentadoria de governadores Os caras ficam quatro anos, no máximo oito, e ganham uma milionária aposentadoria pelo resto da vida. Eles e suas viúvas. Legal, né?   Crescimento brasileiro As otimistas perspectivas econômicas apontam um crescimento de apenas 2% neste ano. Um dia no futuro a gente chega lá no mapa dos países ricos e em desenvolvimento, se Deus quiser...   Irmã Dulce Finalmente o Brasil terá uma santa, e a gente comemora sua presença santificada na atenção a nós, seus conterrâneos brasileiros.   Pequena, mas elogiável Aplaudida pela comunidade a iniciativa da nossa Câmara Municipal em congelar os valores das suas diárias.   Estamos na "cabeça" No Brasil, a nossa Foz do Iguaçu é a terceira cidade na captação de eventos internacionais, só perdendo para o Rio de Janeiro e São Paulo.   Água parada Parada no preço pra nós consumidores. A proposta de aumento do valor da tarifa da Sanepar foi cortada pelo TCE-PR, nosso Tribunal de Contas.

Não Informado - 51835

Ponte da Trindade Já podemos comemorar o nascimento da nossa segunda ponte com o Paraguai, com a assinatura do convênio, ou do projeto dela, firmado pelos nossos presidentes Bolsonaro e Marito, com o aval moral da nossa Itaipu. Esse foi o mais sonhado presente para o Dia das Mães. O nome dela, independente do oficial, será para nós "Ponte da Trindade", por unir mais os três países fronteiriços, estar no Marco das Três Fronteiras e rimar com as duas nossas pontes: da Amizade e da Fraternidade.   Notícia triste Nosso jornalismo está de luto, desde a sexta- -feira passada, com a morte do estimado amigo e conceituado jornalista Osvaldo Tavares de Mello, o querido Vadeco, de tantas boas lembranças. Que descanse em paz lá no céu.   Prazo do ENEM Termina no próximo dia 17 o prazo para inscrição no ENEM. Fiquem atentos.   Menção obrigatória Falando da nova ponte com o Paraguai, fazemos aqui um merecido registro ao pioneiro iguaçuense, Sergio Lobato Machado, que capitaneou a luta de três décadas pela sua realização. Ela começará em junho próximo e será nosso grande presente de aniversário.   Papo ruim Espalhou-se pela cidade a notícia da poluição nas nossas escolas. Esperamos todas as devidas providências.   Mais notícia boa O governador Ratinho Junior firmou, com nosso prefeito Chico Brasileiro, um processo de atendimento ao nosso Hospital Costa Cavalcanti. Legal.   Feriadão à vista Neste mês não teremos mais nenhum feriadão nem feriadinho. Mas em compensação teremos três feriadões em junho: dia 10 (segunda-feira), aniversário de 105 anos da nossa Foz do Iguaçu; dia 20 (quinta-feira), Corpus Christi; e dia 24 (segunda-feira), feriado do padroeiro da cidade, São João Batista. Estaremos completando o fim do primeiro semestre deste ano, que está passando voando pelo nosso calendário.   Agenda intensa Este começo de ano para nossa cidade tem sido de uma intensidade singular. Além dos presidentes do Brasil e do Paraguai e seus assessores próximos, vieram outras notórias autoridades, como o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Nosso principal anfitrião é o deputado federal Vermelho, a quem agradecemos.   Feliz Dia das Mães Ué... o Dia das Mães não foi domingo passado? Nada disso, todos os dias do ano e da nossa vida são o Dia das Mães e dia de demonstrar nosso amor por elas.