Chico Alencar
Chico Alencar
Não Informado - 45385

Fim dos buracos? Com a aquisição de R$ 5 milhões em maquinário, finalmente temos a esperança no fim dos buracos na nossa cidade. Vamos esperar para ver e torcer pelo sucesso da iniciativa.   Maconha medicinal A nossa Polícia Federal apreendeu um caminhão transportando 1.600 quilos de maconha vinda do Paraguai. Com certeza não era para fim medicinal.   Aposentadoria imoral Parece estar chegando ao fim um dos mais vergonhosos procedimentos da nossa republiqueta: a aposentadoria dos nossos governantes estaduais, que mesmo com apenas quatro anos de governo passam a receber o salário pelo resto de suas vidas.   Ocupação Bubas Taí um problema que vem desafiando a administração pública há vários anos e agravando-se cada vez mais: a "Ocupação Bubas", hoje com centenas de famílias, em torno de sete mil moradores. Fico pensando no drama do proprietário daquela área invadida.   Ônibus mais caro Parece pouquinho, e é, o aumento de apenas dez centavos por passagem, mas se a gente multiplicar este dinheirinho por milhares de passageiros/dia, dá pra imaginar o quanto vai ganhar a empresa operadora do nosso transporte coletivo.   Concurso da Fundação Cultural Serão no próximo domingo as provas do concurso da Fundação Cultural. Serão dois mil inscritos disputando as 21 cobiçadas vagas. Boa sorte a todos.   Chuva bem-vinda Apesar dos nossos constantes alagamentos ocorridos em nossa cidade, as últimas chuvas foram e continuam sendo bem-vindas, pelo arrefecimento do calor na beira dos 30 e poucos graus, que inferniza nossas vidas.   Viva a elas! No Paraná temos mais de cem mil professores/educadores, e mais da metade deles é mulher.   A voz do povo Fica aqui uma sugestão de um leitor, que também a faço minha: uma pesquisa popular no nosso município para saber qual o grau de aprovação da administração Chico Brasileiro. O que pensamos e achamos da atual administração? Uma boa ideia.   Eleições 2020 Mais um nome muito lembrado pela comunidade como candidato a prefeito nas próximas eleições: Phelipe Mansur, que mantém sua evidência em cargos públicos estaduais. Um nome considerável.

Não Informado - 45225

Tarobá 40 anos São quatro décadas de parceria e orgulho pra comunidade oestina, principalmente para os cascavelenses e iguaçuenses. Parabéns à sua equipe maravilhosa e muitos anos mais de vida.   Foz, cidade pacata Apesar do atual número de ocorrências, podemos considerar a nossa Foz do Iguaçu como uma cidade pacata, se a compararmos com as outras cidades brasileiras, conforme o noticiário diário dos órgãos de comunicação. A gente só tem de agradecer o nosso sistema policial.   Boa Noite Paraná Uma reclamaçãozinha para a diretoria da nossa RPC: o telejornal Boa Noite Paraná está muito curtinho e, por conta disso, com poucas das boas notícias que a nossa emissora oferece. Fica a reclamação de um telespectador.   Paulo candidato? Inocentado de uma de suas denúncias na Justiça, surge uma pergunta coletiva na nossa cidade: se ele continuar absolvido na próxima ação, ele sairá candidato a prefeito na próxima eleição? Caso sim, esta é a resposta da maioria da comunidade iguaçuense: "Sairá, sim, e com grandes possibilidades de vitória".   Homenagem a Cunha Vianna A nossa Guarda Mirim prestou uma bela homenagem ao ex-prefeito Clovis Cunha Vianna e, por extensão, à sua esposa e ex-primeira-dama iguaçuense Léa Leone Vianna, presente à solenidade de inauguração do seu ginásio de esportes. Bela homenagem.   Farmácia 24 horas Bela e oportuna iniciativa dos nossos vereadores de manter as farmácias das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionando por 24 horas ininterruptas. A comunidade agradece.   Dica de saúde Muita gente não leva a sério, mas não custa nada e é superimportante pra nossa saúde: a vacina contra o sarampo. Aliás, vacinas contra todas as doenças que nos rondam devem ser tomadas.   Abuso sexual religioso São constantes as notícias sobre abuso sexual contra crianças por parte de religiosos, católicos por excelência, e a resposta fica clara: esta absurda proibição do casamento aos agentes católicos e, naturalmente, qualquer prática sexual, antes mesmo de doutriná-los formalmente. Só falta mesmo a Igreja proibir também a masturbação...   Leitor é soda Esta é do Valdomiro, que não quis falar seu sobrenome para não ser reconhecido: ele elogiou minha escolha dos três piores momentos da Rede Globo, o programa Mais Você, da Ana Maria Braga; o BBB (Big Brother Brasil); e as Vídeo Cassetadas do Faustão, só que o Faustão deveria ser perdoado em razão de suas bailarinas. Com o resto ele concorda. Leitor é dose, né?   Vergonha masculina Recente pesquisa em Foz do Iguaçu mostra que acontecem 12 casos diários de violência e agressão moral contra nossas mulheres. Que vergonha!

Não Informado - 45026

Horário de verão Não se esqueça de atrasar seu relógio em uma hora a partir desta meia-noite, para começar o domingo no horário de verão.   A maconha na Argentina O governo argentino acaba de liberar a plantação de maconha para uso medicinal. Para fumar continua proibido.   Rua abandonada Há muitas ruas precisando de reparos na nossa cidade, mas, segundo um leitor da coluna, a Avenida Andradina está um descaso singular. Suas obras de reparação foram abandonadas há anos. Fica o registro.   Notícia boa e ruim A ruim: o preço da passagem do transporte coletivo vai aumentar; a boa: os ônibus terão ar-condicionado.   Amigos leitores Recebi um carinhoso recado de admiração por esta coluna dos amigos do Clube Muffato Babalu: Danielle, Natalia, Kelvin, Marilaine, Flora, Katia, Geane, Claudia Cristina, Juliana, João Pedro e Ângela. Obrigadão de coração.   Aeroporto será privatizado O edital de concessão do nosso Aeroporto Internacional será lançado no próximo dia 16 de março, para sua privatização.   Pedágio criminoso O contrato de concessão dos atuais pedágios vence em 2021, e o governador Ratinho Jr. anuncia que haverá uma redução nos atuais preços de 50%. Tomara que isto venha a acontecer.   A nossa Itaipu E a nossa hidrelétrica de Itaipu conseguiu superar o alto consumo de energia neste quentíssimo começo de ano, com a produção recorde de mais de dez milhões de MWh. O aumento do consumo de energia nestas épocas quentes do ano é normal, e só os aparelhos de ar condicionado falam por isso.   Ausência mortal Tutameida... Assistir ao Jornal da Band sem o Boechat é uma sensação de vazio incompreensível.   Eleições à vista Nas rodas de papo já não se fala em outra coisa que não seja a próxima eleição para prefeito em nossa cidade. Claro que Chico e Bobato são os favoritos, segundo a maioria das opiniões, mas que tem muitos outros nomes fortíssimos na disputa, isso tem.   Paulo Mac Donald inocentado E não poderia ser diferente a decisão da Justiça, conhecendo tanto o iguaçuense Paulo, como o internacional Ziraldo envolvendo-se numa picuinha como esta do Salão de Humor. A justiça foi feita.

Não Informado - 44826

Jornalismo de luto Triste e lamentável o falecimento prematuro do colega Ricardo Boechat, num acidente inusitado e inexplicável. A saudade já toma conta dos nossos corações.   Leitores amigos Nosso abraço apertado para os leitores: Ruth Carneiro, Neide Philippsen, Camila Cordeiro, Valmira Alves Meira e Felipe Eduardo Correa da Silva.   Novo Muffato Se já era bonita a loja da Avenida República Argentina, do Grupo Muffato, agora ela ficará mais linda ainda, com melhorias na ordem de R$ 10 milhões. Dá orgulho aos iguaçuenses ter uma empresa como esta do Grupo Muffato.   Vergonha pós-morte Quem diria... o nome do saudoso paranaense José Richa sendo enlameado pelo seu filho Beto, como ex-governador envolvido num mar de corrupção. Aliás, dois filhos, Beto e Junior. Que vergonha!   Nunca mais será a mesma Nem com a maior boa vontade do mundo a Rede Band de Televisão será a mesma depois do trágico fim de Ricardo Boechat — um cara insubstituível.   Homossexual é lindo Duro é aguentar as "bichas loucas" e as "sapatonas"! Veterinário em domicílio Fernando Vecchi de Alencar, médico-veterinário que atende em domicílio o seu animal (cães e gatos, em especial) sem taxa adicional pelo serviço. É só telefonar para 99828-4743.   Leilão da Santa Casa O prédio da antiga Santa Casa vai a leilão novamente. Ele tem uma ótima localização urbana e vale um bom dinheiro.   UDC Internacional Orgulho da nossa comunidade, vejam só os parceiros que tornam o Centro Universitário UDC superinternacional: Estados Unidos, Espanha, França, Itália, Rússia, Portugal, Suíça e China.   Horário de verão A partir do próximo domingo, terminará o horário de verão e precisaremos atrasar nossos relógios em uma hora.   Ciudad del Este Espera-se que a prefeita interina de nossa cidade hermana, Perla Rodriguez, tenha tanta competência quanto simpatia.

Não Informado - 44585

CONTINUA LINDO? E o Rio de Janeiro continua lindo? Depois de uma tempestade que destruiu parte da cidade e deixou seis mortos, veio o incêndio no barraco do Flamengo e deixa 10 mortos. Será que o Rio continua lindo?   SONHO DOS SONHOS No 1º domingo de março completo 76 anos de meu sonho é chegar aos 80. Se isto acontecer terei completado também 50 anos de Foz, onde cheguei em abril de 1.970. Outra data significativa para mim foi completar 50 anos de casado com a mesma Clarice, o que aconteceu em setembro do ano passado. Depois disso posso morrer descansado.   RODOVIA DAS CATARATAS Agora é promessa do governador Ratinho, a duplicação da nossa Rodovia das Cataratas. Até que enfim...   DICA DE ECONOMIA Este governo federal, ou um próximo qualquer, bem que poderia tomar uma atitude sensacional para nossa economia: cortar em pelo menos 50% o número de deputados federais. Já imaginaram a economia para os cofres públicos, sem também o número de assessores? O critério poderia ser a do número de deputados ser baseado proporcionalmente no número de habitantes de cada estado. Será que o nosso país precisa de 500 e poucos deputados federais?   JUNTO COM A 2ª PONTE Uma obra sonhada pela comunidade e deve vir agora com a 2ª ponte com o Paraguai é a duplicação, ou melhor, com a conclusão da Avenida Beira Rio ou Beira Foz, como é chamada. Sua conclusão é fundamental para o nosso sistema viário urbano. Vamos torcer.   CIUDAD DEL ESTE Prá quem pensou que só no Brasil tinha problema eleitoral de corrupção, basta olhar o noticiário sobre o drama de Ciudaddel Este e do nosso país Hermano o Paraguai: é de fazer inveja para nós a situação crítica que vivem nossos Hermanos do outro lado da ponte.   REESTRUTURAÇÃO URBANA Nossos vereadores exigem do prefeito Chico Brasileiro, uma reestruturação urbana, com melhorias nas principais vias da cidade. Virá me boa hora.   IBOPE DA TRAGÉDIA Este começo do mês de fevereiro e do ano, estão marcados pelas notícias de tragédias: o rompimento da barragem da Vale com uns 300 mortos e desaparecidos, depois a ventania e alagamento do Rio de Janeiro, com 7 mortos e um montão desabrigados e por fim, a morte dos 10 meninos no estádio do Flamengo. Tomara que isto baste para o novo ano.   FIM DE SEMANA Tivemos finalmente um fim de semana sem aquele calorzão infernal beirando os 40º graus, só com uma chuvinha refrescante. Tomara que este clima continue.   OLHO NO FUTURO Atenção, muita atenção: existem outras centenas de barragens iguais aquela que foi destruída recentemente, deixando mais de 300 mortos e desaparecidos. Será que esta tragédia ainda vai acontecer num futuro próximo?

Não Informado - 44406

SEXO TURÍSTICO Esta vai para a história mundial: o prefeito recém-eleito, Celso Miranda, de Ciudaddel Este, anunciou sua intenção oficial de promover a criação com estímulos oficiais de prostíbulos para incrementar o turismo. Com certeza ele irá para o Guinness Book.   NOTA 10 Se o negócio era chamar a atenção geral, foi um sucesso a greve e o manifesto de revolta da população vizinha em fechar a Ponte da Amizade nos dois sentidos. Se aqui no Brasil para cada denúncia de corrupção a população resolvesse fechar uma ponte ou uma estrada, pararia o país.   OPERAÇÃO NOCÚLIO   Também conhecida como Operação Pecúlio, voltou em cena, com a denúncia de seis personalidades iguaçuenses, encabeçados pelo Dr. Brito.   CONCURSO DA PREFEITURA Os candidatos ao concurso público da Prefeitura que se aligeirem que ele começa amanhã. São 108 vagas com salários variando entre R$1.965 a R$15mil e pouco. São ao total quase 8 mil inscritos. Boa Sorte a todos.   CARNAVAL FINALMENTE Foi eu cobrar aqui a programação do carnaval deste ano e veio a boa notícia: vem uma programação super legal já neste começo de março.   VERMELHO VERSUS IMPOSTOS Uma das metas do deputado federal Vermelho, no seu primeiro discurso ou pronunciamento da Câmara foi a luta contra a barbaridade dos impostos cobrados no nosso Brasilzão. Nota 10 pra ele.   IBOPE NEGATIVO Três itens na programação da Globo que merecem um ibope super negativo: o programa Mais Você, da Ana Maria, as vídeo cassetadas do Faustão e o programa Big Brother Brasil No programa da Ana Maria o que salva um pouco é o Louro José.   POLÍTICA NA PAUTA Sugestão para nossa editoria e outros órgãos de comunicação: fazer uma pesquisa contra o Reni Pereira? Srá que a Justiça vai dar alguma resposta ainda neste ano?   PERGUNTAR NÃO OFENDE Uma pergunta que rola de boca em boca na cidade: Como anda os processos contra o Reni Pereira? Será que a Justiça vai dar alguma resposta ainda este ano?   NOVAS ELEIÇÕES NO PARAGUAI E parece que a greve popular em Ciudaddel Este deu resultado e nos próximos dois meses teremos nova eleição para o prefeito de lá. Legal.   BOLSA DE APOSTAS Curioso pra saber quem seriam os candidatos adversários do Chico e do Bobato na próxima eleição para prefeito, um amigo me sugeriu dois nomes bem viáveis. O DiltoVitorassi e o Cássio Lobato. Pode ser.  

Não Informado - 44248

O céu o espera, Valiati Praticamente tudo o que eu gostaria de falar sobre o nosso comum e estimado amigo, Narciso Valiati, o Rogério já disse em sua coluna especial dessa última segunda-feira. Pra acrescentar, só o registro de que, desde que cheguei a Foz, há 50 anos, boa parte da minha vida comunitária na cidade dividi com o já saudoso Narciso Valiati, meu parceiro em muitos projetos sociais e comunitários. Pra complementar, se eu merecer o céu depois de morto, espero encontrá-lo por lá.   Amigos leitores Mais um abraço carinhoso para novos leitores da nossa Gazetinha e desta coluna: os casais Pedro e Simone da Silva Amorim e Enzo Gabriel e Diane, mais os solteirões do Clube Muffato: Cláudia Cristina, Vitória, Lauriny, Felipe, Ivan, Gisele e Natália.   Itaipu, a melhor A comunidade oestina votou na nossa Itaipu como a melhor empresa pública do Paraná para o desenvolvimento de todo o Brasil. Tiro certo.   Concurso da prefeitura Mais de sete mil inscritos participarão, no próximo domingo, do concurso da nossa prefeitura. Boa sorte a todos.   Nossas Cataratas Mais um recorde de visitação para nossas Cataratas do Iguaçu. Foram, em janeiro, 238.634 visitantes. A promessa e as previsões são de que este número continue aumentando. Nosso turismo comemora.   Eleitor do Bolsonaro Resposta única dos eleitores de Jair Bolsonaro sobre a crença em seu governo: "Ele vai acabar com a corrupção no país, ainda mais com a indicação de Sergio Moro para o Ministério da Justiça". Concordo.   Justa reivindicação Numa cidade quente como a nossa, nada seria mais justo que a instalação de ar-condicionado nos ônibus de transporte coletivo, vocês não acham?   Aposentadoria de governador Depois de quatro anos, no máximo oito quando reeleito, o governador continua recebendo seu salário pelo resto da vida. Uma "bagatela" de mais de R$ 30 mil. Pode esta sem-vergonhice? Ainda bem que o governador Ratinho vai acabar com isso.   Só faltava esta... ...os prefeitos também receberem aposentadoria depois de seus mandatos.   Futuro à vista Apesar de algumas naturais divergências, os governos de Jair Bolsonaro e Ratinho Junior parecem nos trazer boas novidades. Que Deus os ilumine.  

Não Informado - 44033

Bem-vindo, fevereiro! De preferência com mais algumas chuvinhas e com um calor muito menor, porque não está fácil aguentar uns 40 grauzinhos à tarde.   Bem-vindos, irmãos Hazen! A nossa querida e tradicional Rádio Cultura acaba de ter novos proprietários: os irmãos Mauro e Moacir Hanzen, da conceituada agência de comunicação, a Vision Art. Desejamos muito sucesso à nova equipe.   Bem-vinda, nova BR-469 Sob a batuta do Governo do Estado do nosso Paranazão, com certeza agora sai a duplicação da BR-469.   Bem-vindo, novo prefeito Com a recente posição do presidente paraguaio, Mario Abdo, a favor da destituição, ficou pra lá de ruça a situação da prefeita de Ciudad del Este, Sandra McLeod. Bem-vindos, novos deputados Nossa cidade já não está solitária na Assembleia Legislativa, com o deputado Soldado Fruet, nem na Câmara Federal, com os eleitos Vermelho e Giacobo. Boa sorte para os três.   Bem-vindos, novos presidentes Na Câmara Federal, o deputado Rodrigo Maia; e no Senado, o senador Davi Alcolumbre. Saúde bastante para os dois.   Bem-vindo, IPTU Já estão liberados nos Correios os carnês do IPTU, e o prazo para pagamento deles vai até o dia 11 de março.   Bem-vindo, carnaval Ainda falta um mês para o carnaval dito oficial, mas este fevereiro já é o mês dele, quando os bailes e os desfiles acontecem, junto com as escolas e os grupos que se mobilizam.   Bem-vindo, Foz Cataratas Com participação neste ano na Série Ouro do Campeonato Paranaense, na Taça Brasil e na Liga Nacional, o nosso Foz Cataratas começa um promissor novo ano, e a gente vai redobrar a torcida pra ele.   Bem-vindo, pré-inverno Não sei como será o começo deste mês de fevereiro na questão do clima, mas seu primeiro domingo foi de uma temperatura superlegal, longe daquele calorzão insuportável. Que assim seja o resto do mês.   Bem-vindos, leitores Numa coluna singular de bem-vindos, nada como o convite para novos leitores, que alimentam esta coluna às terças, quintas e sábados. Obrigado!

Não Informado - 43866

Papa sexual E o querido papa Francisco deu uma declaração no mínimo oportuna. Nesta semana ele fez uma declaração sobre sexo que conturbou a população mundial, grande maioria aplaudindo-o: "Sexo não é um monstro". E disse que é preciso haver educação sexual já nas escolas.   Ratinho na Educação Vejam só as metas do governador Ratinho Jr. para a Educação: colocar PMs da reserva nas portas de cada escola, oferecer três merendas aos alunos e enviar para intercâmbio no exterior os melhores estudantes do estado. Legal.   Escola de Negócios abre inscrições A nossa tradicional De Paula Contadores Associados abre inscrições para cursos e treinamentos. Informe-se pelo telefone: (45) 2105-2000.   Transporte público O prefeito Chico Brasileiro, além de quitar dívida com trabalhadores do transporte público, anuncia plano de ação para melhorar o serviço.   Presente e futuro Legal, superporreta o novo anúncio da nossa Itaipu: com a ilustração da foto de um menininho com um binóculo olhando pra frente e uma frase mortal: energia para o presente e para o futuro". Superlegal.   Lar dos Velhinhos Ouvi numa rápida troca de canal de TV a declaração de um deputado estadual reeleito dizendo que sua meta era melhorar no nosso estado o atendimento aos idosos, atualmente muito precário. Pelo menos aqui em Foz temos o maravilhoso Lar dos Velhinhos, nada precário. Pelo contrário, orgulho de todos nós.   Leitor é soda O Pedro Paulo, dizendo que é um leitor cativo da coluna, pergunta-me e sugere que eu use fotos na coluna em determinados momentos e assuntos. Falei pra ele que já havia pensado nisso, mas cheguei à conclusão de que uma foto tomaria muito espaço da coluna.   Olho na dengue Notícia ruim: somos a segunda cidade do estado em número de casos notificados da dengue. Vale a pena repetir sobre os cuidados com locais de água parada, legítimos viveiros dos mosquitos.   Chegamos lá A partir de hoje a nossa Foz do Iguaçu tem dois representantes na Câmara Federal, os deputados Vermelho e Fernando Giacobo. Boa sorte para os dois!

Não Informado - 43610

NOTÍCIA BOA Soube pela coluna Cabeza do amigo Ronildo, de um acidente automobilístico lá me Palmas, no Tocantins, vitimando gravemente nosso amigo iguaçuense, Mauro Luiz Hanzen, sócio diretor da nossa Vision Art e daí liguei em seguida pra lá para saber do fato. Resumindo: o acidente houve, mas felizmente Mauro está se recuperando bem e não terá sequelas. Só nos resta torcer pela sua breve recuperação e o regresso para nossa Foz do Iguaçu.   LEITORES AMIGOS Um abraço afetuoso para a equipe super bacana da Brasil Loterias, leitores amigos da nossa coluna: Lucinéia, Mayara, Bianca, Lúcia e Gislaine.   IPTU NA PRAÇA Começa amanhã distribuição dos boletos e carnês do nosso IPTU. Os valores podem ser consultados na página www.pmfi.pr.gov.br ou no diretório do PTU.   CONVOCAÇÃO DA PREFEITURA Os comerciantes das ruas e avenidas centrais da cidade estão cobrando da prefeitura mais atenção em relação a bagunça existente por ali. Tem muita coisa errada acontecendo no centro da nossa cidade e merece a atenção da prefeitura. Os comerciantes agradecem.   FEVEREIRO CHEGOU Neste ano o mês do carnaval não será fevereiro e sim março e ainda será um mês sem nenhum feriado ou feriadinho. Vamos esperar março.   ELEIÇÕES À VISTA No ano que vem teremos campanhas abertas para próximas eleições municipais, que começam sempre dois anos antes das eleições. Agora pelo menos temos um candidato: o atual prefeito Chico Brasileiro com seu vice Nilton Bobato, super favoritos por enquanto numa hipótese podemos apostar: eles não serão os candidatos únicos. Esperemos pra ver.   TAL PAI, MAU FILHO Que vergonha esta do ex-governador Beto Richa e seu irmão José Pepe Richa sujarem o nome e a herança do papai José, um exemplo de hora e dignidade que vive entre nós até hoje.   DUPLICAÇÃO DA BR-277 Inacreditável, mas infelizmente uma verdade verdadeira: a duplicação da BR-277, trecho Foz – Cascavel só não saiu até hoje, por corrupção dos envolvidos governo e empresas. Em compensação o pedágio vem subindo desde 2004, para quando estava prevista a duplicação.   COLÉGIO MILITAR Continua grande a procura por alunos ao Colégio Militar, que será no antigo Colégio Estadual Bartolomeu Mitre. As inscrições já chegam a 900 alunos.   BOM DE SAÚDE E o Presidente Jair Bolsonaro se recupera bem da sua nova operação. O bicho tem muita sorte e saúde para recuperar tão bem daquela sinistra facada que recebeu na barriga.