Chico Alencar
Chico Alencar
Bem-vindo, Felipe

Com Jaime Mendes de vice, o empresário Felipe Gonzalez assume a presidência do Visit Iguassu. Bem-vindos!

Cabo eleitoral
O PT acaba de ganhar um excelente cabo eleitoral para as eleições do ano que vem: o ex-presidente Lula, solto da cadeia por decisão do STF.

TV Naipi
E a Rede Massa recebeu homenagem da nossa Câmara Municipal de Vereadores.

Último feriado
Na próxima sexta-feira teremos o último feriado do ano. Depois só no Natal. Vamos comemorar a proclamação da nossa República no dia 15.

Boa iniciativa
O cancelamento do contrato daquelas luminárias do enfeite do Natal, que custaram uma barbaridade. A voz popular falou mais alto.

Bons tempos
Já estou dando os primeiros passos, mesmo com ajuda, assim caminhando depois do meu acidente. Dias melhores virão.

Nosso tempo
Com o fim da prisão aos condenados em segunda instância, os advogados brasileiros comemoram os novos clientes em busca da saída da cadeia.

Fim do racismo?
A Rede Globo tem inserido em sua programação um número maior de personagens negros, em todos os setores. Será uma nova política antirracista?

Culinária banal
Se tem um troço que enche o saco nos programas de TV, são as receitas de pratos e a discussão que gera sobre esses pratos. Sempre é uma receita chata.

Golpe por telefone
Precisamos ficar atentos para não cair em golpes por telefone, que estão a cada dia mais comuns. Todo cuidado é pouco.

Encontro histórico
O presidente do Supremo Tribunal Federal e os presidentes do Senado e da Câmara Federal, Dias Toffoli, Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia, respectivamente, participam do 1º Congresso Internacional de Tribunal de Contas.  Presenças ilustres na nossa Foz do Iguaçu.
 

Flamengo x Corinthians

Depois do clássico entre os times de maiores torcidas do Brasil, metade da nossa população está chorando e metade, gargalhando.

Contagem regressiva
Chegamos ao penúltimo mês do ano, novembro, com um único feriadão, o dia 15, da Proclamação da República, que cai também numa sexta-feira.

Chuva: alerta
Bem-vinda a chuvinha desse domingo, mas não devemos nos esquecer de correr e limpar os vasinhos de água deixados, por causa do inflamável mosquitinho da dengue. Fiquemos alerta.

Esperança viva
No ano que vem, ano de eleições, nós iguaçuenses esperamos de coração aberto a notícia das obras de duplicação e revitalização da BR-469, a nossa Rodovia das Cataratas. Esse é o presente que sonhamos ganhar.

Pergunta constante
Dos nossos 15 vereadores, quantos se candidatarão à reeleição e quantos conseguirão o sucesso?

Mês infernal
Graças a Deus, o mês de outubro terminou para mim. Foram 30 dias de dor extrema e imobilidade, fora as idas ao hospital para três cirurgias e fora os acompanhamentos.

Câncer endêmico
O Brasil inteiro está torcendo pela cura do câncer que atingiu o prefeito de São Paulo, Bruno Covas. Que Deus o proteja.

Olho no câncer
Segundo o noticiário dos nossos meios de comunicação, o câncer vem espalhando-se Brasil afora, e precisamos estar atentos aos seus primeiros sintomas, quando ele ainda tem cura. Fiquemos alerta.

Notícia boa
Uma boa parte da população brasileira está apoiando o início de governo de Jair Bolsonaro.

Moro em Foz
O ministro da Justiça, Sergio Moro, estará nesta semana em Foz do Iguaçu, para tratar do combate ao tráfico de drogas nesta região fronteiriça.

O feriadinho chegou


Sexta-feira, sábado e domingo — não chega a ser um feriadão, mas a nossa rede hoteleira agradece.

Ciudad del Este
O dólar alto assusta e espanta os clientes brasileiros do comércio de Ciudad del Este, no Paraguai, e está motivando seus empresários a promoções que aliviem o atual estado. Estamos torcendo.

Sim ou não?
Com a efervescência da discussão sobre a permanência ou não da prisão em segunda instância, a pergunta que não quer calar: Lula sairá da prisão antes das eleições do ano que vem?

Matemática eleitoral
Nossa Câmara tem 15 vereadores, e a pergunta oportuna é: quantos deles serão candidatos à reeleição?

Ansiedade nacional
Neste momento a comunidade brasileira vive uma ansiedade comum: quem é o responsável pelo vazamento do óleo contaminado que invadiu nosso país?

Câmara Municipal
A imagem da atual legislatura em nossa cidade tem sido de boa para ótima, e isso favorece a reeleição dos prováveis candidatos no ano que vem. Se a imagem dos nossos atuais vereadores tem sido boa, não será surpresa a reeleição de vários deles.

Panela velha
Um amigo nosso de uns 30 anos casou-se com uma senhora de uns 50 anos, causando surpresa em um montão de amigos, e ele tinha a resposta na ponta da língua com um verso da música de Sérgio Reis: "Não importa se ela é coroa, panela velha é que faz comida boa".

Bem-vindo, novembro
Amanhã começa novembro com a gente de olho no final de ano. E começa bem, com um gostoso feriadinho que anuncia um mês superlegal para todos nós.

Outubro Rosa
Hoje termina o mês de combate ao câncer, mas esta luta não para e devemos ficar atentos 30 dias por mês para os sintomas dessa doencinha malvada, e a qualquer pré-sintoma percebido procure o atendimento, porque ela tem cura.

Hospital Costa Cavalcanti
Correu forte a notícia sobre o não funcionamento do sistema de ar condicionado em um setor do Hospital Costa Cavalcanti. Numa estrutura daquele tamanho, esse tipo de problema passa a ser comum. Frequentei e continuo frequentando o hospital e noto que todo o sistema funciona bem.

Os piores e o melhor

Citamos aqui a opinião pública sobre os piores programas da Rede Globo, que deu o Mais Você, da Ana Maria Braga, e o Domingão do Faustão. E o melhor programa, perguntamos também, e deu disparado na frente o Caldeirão do Huck, do Luciano.

Olho no feriadinho
Feriado no sábado fica com cara de feriadão, e isso acontece neste final de semana com o Dia de Finados. Vamos aproveitar. 

Boa notícia
Boa não, ótima! Quem me passou foi um amigo superchegado ao Palácio Iguaçu: o governador Ratinho Junior tem como meta prioritária construir ainda em seu governo a duplicação e a revitalização da Rodovia das Cataratas, que conta nessa união com o apoio incondicional da Itaipu. Ave Maria, cheia de graça...

Cidade pacífica
Comparando com os números mostrados pela imprensa nas outras regiões do nosso estado, a gente conclui que nossa cidade é pacata. Isso é verdade.

Chuvinha boa
Legal a chuvinha deste domingo à tarde, em boa hora e na quantidade legal.

Nota triste
Muito lamentada a morte precoce do ator Jorge Fernando.

Próximo feriado
Em novembro teremos o feriado do dia 15, Dia da Proclamação da República, e a nossa tem muito a melhorar.

Recorde bem-vindo
Nessa semana que passou consegui os meus primeiros passos depois do meu acidente que quebrou minha perna direita. Foram uns 20 passos mais ou menos, que me devolveram a esperança de dias melhores.

Pré da Oi
Entre as dezenas de propagandas e novos anúncios das nossas redes de telefonia, esta última da Oi empolgou a gente.

Olho aberto
Todo o tempo tem notícia boa e notícia ruim, e em termos de dinheiro esta fase não é das melhores. Sobre uma coisa precisamos estar atentos: cuidado com as ofertas de dinheiro fácil. Fiquemos ligados.

Ansiedade geral
Será que ainda neste ano teremos alguns nomes de candidatos oficiais a prefeito e vereadores para as próximas eleições?

Destino incerto
Hoje e amanhã, estarei novamente nas mãos dos médicos e enfermeiros do Hospital Costa Cavalcanti para análise da minha situação. A esperança está acesa.

Dica de saúde
A osteoporose, deficiência na saúde comum aos idosos, torna frágeis seus ossos, causando fraturas, até nos pequenos tombos, e uma receita fácil e gratuita para amenizar essa situação é tomar dois copos de leite por dia. Remédio preventivo barato e eficiente.

Edição robusta

Eleições 2020
Perguntinha marota: será que a Itaipu vai apoiar algum candidato a prefeito na próxima eleição? Oficialmente não, podem ter certeza.

Manchas de óleo
Combater estas manchas de óleo espalhadas pelas nossas águas é a prioridade, mas descobrir quem foi o autor desta tragédia e cobrá-lo até o último centavo, isto é o que todos nós brasileiros queremos.

Flamengo 5, Grêmio 0!
Taí um presentaço para o magnífico treinador do Grêmio, o modesto Renato Gaúcho, e o nosso simpático colega Paulo Martins, da TV Tarobá. Esta será uma bela e inesquecível semana para os dois. Que venha a Argentina!

A nossa ACIFI
Quem conhece a história da nossa ACIFI em suas décadas de vida comemora com muita emoção sua nova e majestosa sede.

Marcha para Jesus
Acontece hoje a 19ª Marcha para Jesus, buscando a evangelização de nossos jovens.

Nova ACIFI
A nossa comunidade iguaçuense está comemorando emocionadamente a nossa nova ACIFI.

Vale a pena repetir
A colônia gaúcha aqui em Foz do Iguaçu é expressiva e dividida entre gremistas e colorados, o que retrata um clima de tristeza devido à derrota de 5 a 0 do Grêmio. A ressaca é grande.

Nossa edição de quinta-feira passada estava um barato, com mais de 80 páginas e um conteúdo singular, graças à inauguração da nossa sede da ACIFI, que enche de orgulho toda nossa comunidade.

Itaipu azul
A partir de 1º de novembro, a barragem da nossa Itaipu deixará de ser rosa e passará a ser azul, encantando seus visitantes.

Livres da tragédia
Felizmente as terríveis manchas de petróleo que invadem nossos rios não chegaram até a nossa Itaipu, que continua linda em seu lago e seus rios afluentes.

De volta pra casa

Depois de mais um "internamento" no Hospital Costa Cavalcanti, estamos de volta com nossa coluna, desta vez — se Deus quiser — para sempre, interrompendo uma pausa de umas dez colunas nestes dois anos e meio de assiduidade. Sejam bem-vindos os amigos leitores.

O outro lado
Se eu não tenho conseguido escrever a coluna todos os dias, ler o jornal eu o faço diariamente, e daí vem a surpresa de não poder comentá-lo. A boa notícia é que estou melhorando aos poucos e quase já consigo dar uma pequena caminhada, uns três passos. Devagar eu chego lá.

Tempo bom
Num apanhado geral, as notícias diárias são boas em todos os sentidos para a nossa cidade. Vale ressaltar a presença da Itaipu em todas elas. Que assim continue sendo.

Sonho maior
As notícias de investimentos em obras na área do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu animam todos nós para a duplicação e revitalização da Rodovia das Cataratas, que a gente espera para o ano que vem, das eleições.

Pergunta incalável
Será que ainda nestes dois últimos meses do ano saberemos o nome de mais algum pré-candidato a prefeito ano que vem, fora o Chico Brasileiro e o Nilton Bobato? Será que algum deles sairá da nossa Câmara de Vereadores?

Patrimônio cultural...
...e artístico, a nossa Mesquita Islâmica receberá um Centro de Recepção de Visitantes, enriquecendo mais ainda nosso patrimônio turístico.

Os piores da TV
Opinião geral: os dois piores programas da Rede Globo são o Mais Você, da Ana Maria Braga, e o Domingão do Faustão.

Olho no verão
Será que neste verão teremos a temperatura máxima de 50 graus de calor?

Plantão na cama
Enquanto continuo preso na cama devido a meu acidente, agradeço os telefonemas de amigos, com informações e comentários para preencher esta coluna.

Proeste falso
O conhecido sorteio Proeste, de Cascavel, mas com expansão por todo o estado, era transmitido aos domingos para todo o estado pela TV Tarobá, mas no último sábado não passou pela TV, perdendo a graça, que era acompanhar o sorteio nominal dos concorrentes. Mas isto não é pior: eles não anunciam a mudança, e a gente não fica sabendo quem ganhou.

Pecado mortal
A gente acha que o inferno vem sempre após a morte, mas o capeta vem durante a vida também: ficar 24 horas por dia imobilizado e com dores pelo corpo inteiro é o próprio inferno em vida. Só espera-se que não seja eterno.

Cuca quente

Na coluna passada, citei que havia sido submetido a cinco cirurgias no meu recente internamento. Na verdade foram duas intervenções cirúrgicas e três com raio X. A situação crítica continua, e espero que passe logo este inferninho.

Presente natalino
Nosso deputado federal Vermelho está cobrando com unhas e dentes do presidente Bolsonaro a duplicação e a revitalização da Rodovia 469. Esse é o nosso sonho nº 1 para o futuro imediato.

Eleições 2020
Aos poucos vamos conhecendo os nomes dos futuros candidatos a prefeito de nossa cidade, fora os atuais Chico Brasileiro e Nilton Bobato, desde já os favoritos à reeleição.

A "velha" Itaipu
Mesmo com o período da seca, a nossa Itaipu produziu mais de 60 milhões de MW/h neste ano.

Resultado de concurso
A comunidade fronteiriça está ansiosa para o resultado do concurso do Foztrans, que aconteceu nesse domingo. 

Porto Meira em ação
Com iniciativa do Morenitas FC, a coordenação do Juarez Corrêia e o apoio de uma equipe do Foz Para Todos, aconteceu nesse sábado, no Campo do Gustavão, a ação Pé na Bola, Mão na Massa, que iniciou uma série de melhorias no local de propriedade da prefeitura, mas uso de várias equipes do futebol da região. Entre as melhorias, grama cortada, novos bancos e redes para as duas traves completam a primeira etapa. O objetivo do pessoal é dar continuidade às benfeitorias com pintura das muretas e troca dos alambrados.

Operação Paraná 2
Terminou nesta semana a última etapa da Operação Paraná 2, com uma verdadeira guerra em Itaipulândia, realizada pelo Exército Brasileiro.

A pergunta constante
Paulo Mac Donald Ghisi se livrará na Justiça do impeachment de sua candidatura na próxima eleição?

Hora da pesquisa
Bem que algum instituto de pesquisa poderia fazer uma delas aqui em Foz, mostrando o que nossa população acha do presidente Jair Bolsonaro, do governador Carlos Ratinho Junior e do prefeito Chico Brasileiro. A gente ia gostar do resultado.

Pecado mortal

Aos 76 anos de idade, eu nunca tinha passado um efeito físico assim: já são três semanas e cinco intervenções cirúrgicas devido a um tombinho dentro da minha casa, coincidindo o cimento do piso do meu quarto com o osso do meu fêmur direito, com três fraturas.
No Hospital Municipal, onde fui internado e muito bem tratado, a insônia dividia com a dor, aflição e impedimento da rotina de todos os dias.
Esta coluna, que vinha ensaiando e sonhando horários e dias, começou a sair da cabeça e do papel nessa 
quinta-feira, e espero que ela seja aceita pela redação e meus amigos, com um montão de coisas na cabeça e sem certeza de como elas sairiam.
Imaginem o que é ficar 24 horas por dia estirado numa cama, ou numa mesa de raio X ou operação. Nas "horas vagas", restando a televisão. Assim sendo, peço desculpa e compreensão pelas próximas linhas.
Das boas notícias, a barateada dos pedágios em nossas rodovias, além do melhoramento em algumas delas. Esta sem dúvida será uma marca do governo Ratinho Junior, e tomara que venham outras. As melhorias no aeroporto e os novos voos internacionais, outra boa notícia.
Voltando à qualidade do atendimento do Hospital Municipal Padre Germano Lauck: nota 10 em todos os setores, dos zeladores aos médicos, todos na mais perfeita ordem. O que não se pode ignorar é a falta de funcionários em todos os setores, o que consagraria de vez o atendimento da entidade.
Ainda tenho a previsão de mais uns 15 dias de internação e espero que não aconteça mais nenhuma cirurgia. A minha melhora acontece a cada dia, visivelmente notada, e espero, mesmo não saindo de casa, continuar escrevendo minha coluninha. Ah... ia me esquecendo de agradecer as manifestações de amizade e carinho que recebi e continuo recebendo em casa e no hospital. Este carinho me ressuscita a cada minuto. 

Castigo inevitável
De um castigo não vou escapar muito logo: o preço dos remédios receitados; só uma pilulazinha dos quatro remédios receitados, uma embalagem que dura uma semana, custa R$ 250. É mole?
Por hoje é só e até terça-feira, se Deus quiser. Espero estar atento e capacitado a comentar aqui o nosso dia a dia. Até lá e obrigado.

Explosão em Laranjeiras

O técnico Luciano Bonfim (foto), que estava no Foz Cataratas Futsal, está atuando no Operário de Laranjeiras do Sul, equipe que disputa a Chave Bronze do Campeonato Paranaense. Com experiência de ter passado por grandes times, Bonfim tem todas as qualidades de vencedor, inclusive de ter disputado uma Liga Nacional. Boa sorte ao nosso Luciano Explosão.

Sokolowski pode ser efetivado
Bonito trabalho vem fazendo o conceituado professor Marlus Francisco Sokolowski à frente do Cataratas Futsal. Ele assumiu na semana passada e já está apresentando resultados positivos. O time ganhou a primeira na Liga Paranaense em Guarapuava e empatou pelo estadual com a Copagril de Marechal Cândido Rondon. Comentários de bastidores já afirmam que Sokolowski pode ser efetivado como treinador da equipe iguaçuense.

Homem da "lambreta"
Neste domingo foi encerrada a disputa da terceira etapa do Paranaense de Futsal sub-20. As disputas aconteceram no Ginásio Costa Cavalcanti, e o Foz Cataratas fez "barba, cabelo e bigode", ou seja, ganhou os três jogos. O que chamou atenção na disputa foi a categoria do atleta Fábio Augusto Carneiro dos Santos, do time de Laranjeiras do Sul. No sábado, o garoto fez uma "lambreta" e ganhou os torcedores.

Marlus e Roldão
Cumprimentos aos amigos professor Marlus Francisco Sokolowski e Francisco Roldão de Oliveira, o Chicão. Eles comemoraram aniversário nesse domingo. Marlus foi bastante ovacionado pelos atletas do sub-20 do Foz Cataratas. Já o Chicão recebeu muitos votos. Sempre orgulhoso de sua família, Francisco "passou o roldão" no que é bom e só pensa em seguir de bem com a vida.

 

Frase bíblica:

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade".

*Timóteo 2:15

Cota de compras aumenta no Paraguai

Boa notícia para o nosso comércio, o aumento da cota para US$ 300 para as compras paraguaias aqui no Brasil. Nosso comércio comemora.

Nossa Receita Federal
Vamos comemorar: a nossa Receita Federal já doou neste ano o valor de 
R$ 74 milhões para entidades assistenciais. Uma dádiva formidável.

Saúde, presidente!
A sociedade brasileira torce pela recuperação da saúde do presidente Jair Bolsonaro.

Dia do Veterinário
Passei batido e me esqueci de registrar aqui a passagem do Dia do Veterinário, no dia 9 último. Em homenagem ao meu filho caçula, Fernando, e aos seus colegas iguaçuenses.

Transferência para a Unila
Estão abertas as vagas de transferência externa para a Unila. Informem-se pelo seu endereço, o prazo vai até o dia 15 de outubro.

Cliente especial
E o nosso ex-prefeito Reni Pereira é um dos frequentes "clientes" da nossa Justiça: difícil a semana em que a gente não o veja prestando depoimento. A pergunta que não quer calar é: quando sairá uma sentença final?

Barba de molho
Considerando a ausência do frio neste inverno, é bom a gente se preparar para o verão que está chegando, com o termômetro nas alturas.

Inacreditável
Os vereadores afastados durante o processo a que respondiam querem reaver os salários perdidos. Só faltava esta.

Cidade segura
Acompanhando o noticiário estadual e nacional pela televisão, a gente vê que na área da segurança a nossa cidade é uma da mais seguras.

Cigarro contrabandeado
Cada vez que vejo a notícia de cigarro paraguaio apreendido, depois incinerado, me vem à cabeça a alternativa deste cigarro ser negociado com as indústrias fabricantes a um preço de custo. O negócio seria bom para as duas partes, e o dinheiro destinado a fins sociais do nosso lado.