Chico Alencar
Chico Alencar
Haja saco!

Chega a ser irritante a repetição das televisões sobre as matérias da dengue e os cuidados que devemos ter contra a proliferação dos mosquitos. Fazer o que, né?

Pergunta respondida
São 12 os vereadores candidatos à reeleição. Só três desistiram do mandato.

Dica pro carnaval
A folia do Momo chegou, e fica um pequeno conselho: ficar longe das drogas e da bebida em exagero pra quem vai dirigir.

Números otimistas
Segundo nossa Gazetinha informou, existem em Foz mais de 24 mil empresas em atividade, o que significa um expressivo número de empregados com trabalho garantido.

Hora de aproveitar
Vamos aproveitar bem este feriadão do carnaval, porque o próximo feriado só daqui a 55 dias, em 21 de abril. Vamos aproveitar.

São Bolsonaro
Acompanho a situação dramática e patética em que se encontram os estados brasileiros. A gente só espera que nosso presidente seja um santo com bênçãos divinas.

Acidentes de trânsito
Motociclistas infratores, excesso de velocidade e desrespeito às faixas de sinalização são as principais causas dos inúmeros acidentes de trânsito na cidade.

Situação de emergência
Com oito mil casos notificados e 1.500 confirmados, a prefeitura acaba de decretar estado de emergência na cidade contra a dengue.

Rombo cinematográfico
Chega a R$20 bilhões por ano o rombo de contrabando, falsificação etc. em nosso estado. A informação é do secretário estadual da Fazenda, Renê Garcia Junior.

Cidadão Honorário
Merecido o título de Cidadão Honorário ao empresário Hussein Dia.

UDC versus dengue

Atendendo a um convite da direção-geral da nossa Itaipu, o Centro Universitário da nossa UDC entra de corpo e alma na luta contra a dengue. Seja muito bem-vinda.

Cataratas à venda
Como diz o ditado popular: "Você morre e não vê tudo"! Segunda-feira, dia 17, nossos deputados decidiram votar a privatização das nossas Cataratas do Iguaçu e o pedaço do Parque Nacional que a abriga. Acreditem.

Cataratas no carnaval
Uma previsão da empresa estima que 40 mil turistas visitem as Cataratas do Iguaçu neste carnaval. Tomara...

Marco das 3 Fronteiras
Impossível não incluir no roteiro de visitas turísticas em nossa cidade uma chegada ao Marco das 3 Fronteiras — um ponto superlegal da nossa cidade.

O carnaval chegou
O feriado é terça-feira, mas o batuque já chegou e vai até a madrugada de quarta-feira. Conselho: ficar longe das drogas e do álcool pra quem vai dirigir.

Cidade em crescimento
Todos os índices de crescimento chegam a assustar em relação ao número de casos de infecção da dengue. Todo cuidado é pouco.

Cartão de crédito
Todo cuidado é pouco no uso do nosso cartão de crédito, porque seus juros pelo atraso chegam a ser criminosos.

Dengue no Paraná
Mais de 17 mil casos de dengue atingem o Paraná. Vale a pena repetir que todo cuidado é pouco com a água parada e abandonada. Toda nossa atenção é pouca.

Sergio Moro em Foz
Para discutir a integração entre os governos do Sul e do Sudeste, estará em Foz do Iguaçu, nos próximos dias 28 e 29, o ministro da Justiça, Sergio Moro, em encontro com os governadores da região. Sustentabilidade e economia criativa são os temas do encontro.

UPAs terão novo comando
O gerenciamento das nossas UPAs ficará a cargo do Hospital Municipal.

Sinal de alerta

Já temos um morto pela dengue em nossa cidade. Proporcionalmente à nossa população, o número é insignificante, mas é um sinal de alerta sim. Todo cuidado com a água empoçada é pouco.

Reta final
Falta uma semana para o nosso carnaval oficial, mas o samba já está na rua.

Contagem regressiva
Na semana seguinte ao carnaval estarei completando 77 anos, sendo os últimos quatro meses de castigo na cama, por causa da perna quebrada. Espero estar andando de novo.

Eleições 2020
Por enquanto só temos dois pré-candidatos a prefeito em outubro: Chico Brasileiro e Phelipe Mansur. A ansiedade e a curiosidade popular continuam aumentando.

Hora de aproveitar
Vamos aproveitar bem este feriadão do carnaval, porque o próximo feriado só no dia 21 de abril.

Carnaval oficial
A gente assistindo aos noticiários da televisão vê como o carnaval toma conta do Brasil, mesmo uns dias antes. Por aqui o povão está esperando os dias oficiais da folia.

Flamengo x Athletico
Eu torci pelo empate, mas não tem como não comemorar a eficiente goleada por 3 a 0 do Mengão.

The Voice Kids
Um dos programas mais agradáveis da Rede Globo, o The Voice Kids, porque nos mostra uma tremenda meninada talentosa, com certeza nossos futuros heróis da música popular brasileira.

Perguntar não ofende
Dos nossos 15 vereadores, quantos se candidatarão à reeleição? Quantos e quais deles se reelegerão?

Paulo nas eleições de 2020
Mesmo que continue inelegível, o ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi terá forte influência nas próximas eleições, depois de sua filiação no partido Podemos, sob a bênção do senador Alvaro Dias, ocorrida nesta semana. O Podemos a partir de agora será um nome forte na política iguaçuense.

TRAGÉDIA MINEIRA

Inacreditável o estrago que as tempestades e alagamentos causaram em Minas Gerais. Uma tristeza.

VISITA ILUSTRE
Comecei rejuvenescendo a última terça-feira com a visita do meu velho e estimado amigo Ronildo Pimentel. Colocamos nossa história em dia.

NOVO AERPORTO
As obras de ampliação do nosso aeroporto estarão concluídas no ano que vem. Estaremos comemorando.

ZECA PAGODINHO
Na última terça-feira o cantor Zeca Pagodinho fez aniversário - 61 anos, ele que é um dos cantores mais queridos do nosso país.

ELEIÇÕES 2020
Tirando dúvidas: neste e nos próximos oito anos, Paulo Mac Donald Ghisi nem Dobrandino Gustavo da Silva serão candidatos a nada, por determinação da justiça.

PARCEIRA BEM VINDA
Da visita à nossa Itaipu do ministro Marcos Pontes, Ministério da Ciência e Tecnologia, só pode dar em bons resultados e boas notícias para nossa região. Que seja bem-vindo.

VERBAS IMPOSITIVAS
Ação da vereadora Nanci Rafagnin Andreola, vice-presidente da nossa Câmara de Vereadores, firmou 16 MEDIDAS IMPOSITIVAS, garantindo verbas para a educação, saúde e assistência social.

ELEIÇÕES AMERICANAS
Mesmo não conhecendo nem de longe os candidatos de oposição nos Estados Unidos, sou a favor de qualquer um deles, porque não suporto o atual presidente, Donald Trump.

RENI CONDENADO
Na primeira ação movida contra ele, o ex-prefeito Reni Pereira foi condenado a 11,4 anos de cadeia que poderá cumprir em regime semi-aberto. Se for condenado na próxima ação, então a cumprirá em regime fechado.

OBRAS NA BR-277
O governo estadual acaba de anunciar verbas para revitalização das marginais da BR-277 na região do nosso CTG Charrua. Boa notícia.
 

Feliz Carnaval

Chegamos ao mês do nosso carnaval, e esperamos que ele seja tão alegre e pacato como nos anos anteriores. Nós merecemos.

Praga do feminicídio
Terrível, mas não passa um dia na imprensa sem a morte de uma mulher praticada por um homem — namorado, amigo ou parente. Insuportável isso.

Festa domiciliar
Quinta-feira passada minha filha primogênita, Adriana, fez mais um aniversário, só que ela foi o presente nosso.

Repetição chata
Chata, mas obrigatória: com a recente chuvinha em nossa cidade, é necessária a vigilância sobre possíveis resíduos de água nas nossas casas e na vizinhança. Não podemos dar chance nem colher de chá para os mosquitinhos da dengue.

Duplo presente
O prazo anunciado para o término da segunda ponte com o Paraguai é de três anos, e a gente fica rezando para que até lá seja duplicada e revitalizada a BR-469, a nossa Rodovia das Cataratas.

Donos multados
A Prefeitura de Cascavel está multando donos de terrenos cheios de mato na cidade. Ela dá um mês de prazo para o proprietário limpar, senão a prefeitura limpa e cobra nova multa. Medida legal e que deveria ser imitada em nossa cidade.

Nossos alagamentos
Acompanhando pela imprensa o drama de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, com seus alagamentos, nós aqui chegamos a comemorar, mas, prestando bem atenção, temos alguns pontos críticos e "eternos" a nos prejudicar e envergonhar. Triste realidade.

Preconceito racial
Com a divulgação nacional dos danos causados pelo coronavírus, o preconceito racial contra os chineses se espalhou por todos os cantos do mundo. Ser chinês hoje não é mais motivo de orgulho, pelo contrário. 

Dia 1º de fevereiro
Nosso ano novo começa correndo: já estamos no mês do carnaval e no fim das férias escolares, início de mais um ano letivo. Feliz 2020 para todos nós.

Prevenção ao coronavírus
Uma ação especial e única que devemos tomar contra o coronavírus é a análise da saúde dos turistas chineses que chegam aos montes em nossa cidade. Eles continuam bem-vindos, mas com examezinho na entrada de Foz.

Fuga cinematográfica

Em números previsíveis, foram 76 bandidos brasileiros e  paraguaios que fugiram de um presídio em Pedro Juan Caballero. Há suspeita de parceria de agentes policiais. Boa parte desses bandidos pretende fugir para o nosso Brasil.

Eleitorado expressivo
Foz do Iguaçu tem 180.281 leitores habilitados para o pleito de outubro, mas infelizmente por enquanto não teremos segundo turno.

Galo Inácio
Há duas décadas temos a Canja do Galo Inácio para alegria de milhares de crianças carentes e da comunidade em geral. Apoio total ao Rotary Grande Lago.

Fonte de notícia
Preencher esta coluninha três vezes por semana estando deitado numa cama 24 horas por dia não é brincadeira. Se não fosse o noticiário das tevês Globo e Bandeirantes, mais a Rádio Cultura e os telefones de eleitores e amigos... Claro, da nossa Gazetinha em especial.

Justiça Federal
O jornal da tarde, da TV Tarobá de terça-feira, mostrou a obra abandonada da Receita Federal, cujas obras podem ser retomadas em breve. Uma vergonha.

Problema crônico
Ruas esburacadas por toda a cidade — não só a nossa, mas todas as outras — são o problema crônico das atuais administrações.

Santa curiosidade
Quem souber nos informe, por favor: "Quantos alqueires de plantação são necessários para se colher uma tonelada de maconha"?

Resgate empresarial
É bom que os senhores empresários — grandes, pequenos e médios — consultem seus contadores sobre o prazo da nova legislação imposta para o setor.

Regina Duarte
Bem-vinda a indicação da atriz Regina Duarte para o Ministério da Cultura. Simpática ela é. Que seja bem-vinda.

Estrada do Colono
A AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) se mobiliza em favor da Estrada do Colono, obra esperada e desejada por toda a sociedade oestina.

Veterinário em domicílio

Mais um comercialzinho gratuito para o meu filho caçula, Fernando, que é médico-veterinário e atende gatos e cachorros em domicílio, bastando ligar para (45) 99828-4793.

A voz do povo
Já comentei isto aqui: a maior reivindicação da nossa comunidade para o próximo período é a duplicação e revitalização da Rodovia das Cataratas.

Eleição 2020
Quantos e quais serão os candidatos a nosso prefeito na eleição de outubro?

Camisa 24
Mesmo com a defesa do seu uso por alguns jogadores, gays e héteros, a camisa de futebol com o número 24 foi eliminada dos jogos.

The Voice Kids
Uma gostosura o programa The Voice Kids, nos domingos da Rede Globo. Ver e ouvir aquela criançada cantando é um barato.

Comercial gratuito
Tenho dois refrigerantes preferidos, a Coca-Cola e o Guaraná Antarctica, mas tenho também uma gostosa alternativa para os dois: o suco Tang — baratinho e delicioso.

Clássico especial
No jogão clássico entre Corinthians e Flamengo, nós rubro-negros curtimos um sábado especial: Flamengo 7 a 1.

Próxima eleição
Será que algum dos nossos vereadores sairá candidato a prefeito? Algum deles não será candidato à reeleição?

Presente especial
Nosso turismo e a comunidade em geral agradecem e comemoram a revitalização do parque da Itaipu. Um presentaço para ambos. O Gramadão ficará irreconhecível, para melhor.

Contagem regressiva
Faltam 50 dias para eu completar 77 anos (51 em Foz) e espero, até lá,  estar andando normalmente, sem carrinhos nem bengala. Estarei contando os minutos que faltam.
 

Silva e Luna elogiado

Em encontro oficial em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro elogiou o diretor-geral da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, pela gestão na binacional.

Recorde no combate ao contrabando
No ano de 2019, nossas autoridades fronteiriças bateram recordes de apreensão, com quase meio bilhão de reais (R$ 450 milhões) em cigarros, celulares, etc.

Nova Unioeste
Tomaram posse, na quinta-feira passada, na Reitoria da Unioeste o professor Alexandre Webber e, na vice, Gilmar Ribeiro de Mello. A comunidade oestina lhes deseja muito sucesso.

Chuva criminosa
É impressionante o estado em que fica a cidade de São Paulo quando chove forte: totalmente alagada. Um mal sem cura para a maior e mais importante cidade brasileira.

Cidade privilegiada
Quando a gente vê pela televisão a situação de São Paulo, com seus alagamentos, a gente comemora a situação da nossa Foz do Iguaçu, nesse sentido. Ainda bem.

Datena candidato
Ele já teve seu nome lembrado e por pouco não saiu candidato a senador, mas se ele resolver um dia ser candidato, até a prefeito de São Paulo, ele terá garantida a eleição só contando com os votos das polícias paulistanas, das quais ele é um tremendo cabo eleitoral e puxa-saco em seus programas de TV. Ele é 100% puxa-saco da polícia.

Gramadão da Itaipu
Vem em ótima hora a revitalização do Gramadão da Itaipu, uma área nobre e enorme, numa localização privilegiada da nossa cidade. Parabéns.

Orgulho internacional
Foz do Iguaçu tem o maior índice de população muçulmana do Brasil. Um orgulho para todos nós.

Sonho inacessível
Será que um dia vamos ter uma cidade com todas suas ruas e avenidas bem cuidadas?

Ruas alagadas
Corrigindo uma nota anterior em que comemorávamos o bom estado das nossas ruas em relação às chuvas e alagamentos. Vimos depois, pelo noticiário da RPC, que tinha ruas completamente alagadas. Fica o registro.

Nova barbearia

Os empresários Marcos Guerreiro, Luan, Paulinho, Murilo e Bruno acabam de montar uma superbarbearia ali no Campos do Iguaçu (Rua Tibagi, 187), com espaço para crianças e adultos, sinuca, sala de espera com chope, e muito mais. Vale a pena conhecer a Barbearia Guerreiros.

Gasolina mais barata
O governo baixou o preço da gasolina para as distribuidoras, e a gente espera que o novo preço chegue até os postos.

Curitiba sem Itaipu
Totalmente transferido de Curitiba para Foz do Iguaçu, com 97 funcionários, o escritório da nossa Itaipu Binacional. A economia com essa atitude não foi informada, mas dá pra imaginar que ela é grande.

A santa maconha
Difícil o dia em que não aconteça no nosso noticiário a apreensão de maconha — grande quantidade da ervinha maldita, e uma pergunta, ou melhor, duas, não querem calar: quanto será a quantidade que consegue escapar da nossa fiscalização e chegar aos seus destinos? Outra pergunta: qual o tamanho da área destinada no nosso vizinho país para a plantação da maconha?

Chuvinha malvada
Apesar de fraquinhas e espalhadas pela nossa cidade, as últimas chuvinhas podem deixar uma má notícia para a comunidade: poças d´água propícias à criação do mosquito da dengue. Todo cuidado é pouco.

Salário mínimo
Nosso salário mínimo vai subir ainda mais neste mês, embora seu valor seja superpequeno, mas é bem-vindo.

Prainha reaberta
Um pouco tarde, mas bem-vinda a reabertura da nossa prainha de Três Lagoas. A população regional agradece.

audiencia-nula
Dois momentos da programação da Globo que não nos levam a lugar algum: as receitas do programa da Ana Maria Braga e as videocassetadas do Faustão.

Pergunta incalável
Inventei o adjetivo incalável para a pergunta que não quer calar na comunidade iguaçuense: "Paulo Mac Donald Ghisi será candidato a prefeito na próxima eleição"?

Mais pergunta
Quantos candidatos a prefeito teremos na próxima eleição?

Fim das "férias"

Nunca na minha vida um período pareceu tão longo como este, da minha ausência aqui na nossa "Gazetinha". Pior foi o motivo da ausência: tratamento 
médico-hospitalar, que — felizmente — foi altamente positivo, fazendo eu me sentir bem melhor do acidente que sofri, quebrando uma perna na altura da coxa. Encerrando o papo, estamos de volta.

Clima de turismo
Nossa temporada de férias, que vai até o carnaval, promete ser uma das melhores da nossa centenária história. Nosso turismo agradece.

Emoção e ansiedade
Cinco mil participantes aguardam o resultado do concurso para as vagas de emprego na nossa prefeitura.

Unila em festa
Pelo aniversário de dez anos do seu novo campus, a comunidade iguaçuense também comemora.

Grata memória
Durante as comemorações do 81º aniversário do nosso Parque Nacional do Iguaçu, é sempre bom lembrar a ação do saudoso pioneiro da aviação Santos Dumont, pela sua história por aqui.

Presente natalino
O presente natalino nesta virada de ano: a nossa hotelaria lotada e os recordes de visitação ao nosso Parque Nacional e às nossas outras atrações turísticas.

Perguntinha eleitoral
Dos nossos atuais 15 vereadores, quantos se candidatarão à reeleição?

Feliz aniversário
O comediante Didi Aragão está completando 85 anos e merece nossos reais cumprimentos pelas risadas que demos neste período.

Castigo merecido?
Nos meus 77 anos de vida (50 em Foz do Iguaçu), eu nunca havia enfrentado uma crise de saúde como esta que estou passando há três meses. Espero estar pagando o saldo dos meus pecados.

Agradecimento
Não posso deixar de registrar e agradecer aqui os votos e as palavras de solidariedade e de otimismo recebidas dos amigos. Elas valem mais do que os remédios que venho tomando. OBRIGADO!