Chico Alencar
Chico Alencar
Silva e Luna elogiado

Em encontro oficial em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro elogiou o diretor-geral da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, pela gestão na binacional.

Recorde no combate ao contrabando
No ano de 2019, nossas autoridades fronteiriças bateram recordes de apreensão, com quase meio bilhão de reais (R$ 450 milhões) em cigarros, celulares, etc.

Nova Unioeste
Tomaram posse, na quinta-feira passada, na Reitoria da Unioeste o professor Alexandre Webber e, na vice, Gilmar Ribeiro de Mello. A comunidade oestina lhes deseja muito sucesso.

Chuva criminosa
É impressionante o estado em que fica a cidade de São Paulo quando chove forte: totalmente alagada. Um mal sem cura para a maior e mais importante cidade brasileira.

Cidade privilegiada
Quando a gente vê pela televisão a situação de São Paulo, com seus alagamentos, a gente comemora a situação da nossa Foz do Iguaçu, nesse sentido. Ainda bem.

Datena candidato
Ele já teve seu nome lembrado e por pouco não saiu candidato a senador, mas se ele resolver um dia ser candidato, até a prefeito de São Paulo, ele terá garantida a eleição só contando com os votos das polícias paulistanas, das quais ele é um tremendo cabo eleitoral e puxa-saco em seus programas de TV. Ele é 100% puxa-saco da polícia.

Gramadão da Itaipu
Vem em ótima hora a revitalização do Gramadão da Itaipu, uma área nobre e enorme, numa localização privilegiada da nossa cidade. Parabéns.

Orgulho internacional
Foz do Iguaçu tem o maior índice de população muçulmana do Brasil. Um orgulho para todos nós.

Sonho inacessível
Será que um dia vamos ter uma cidade com todas suas ruas e avenidas bem cuidadas?

Ruas alagadas
Corrigindo uma nota anterior em que comemorávamos o bom estado das nossas ruas em relação às chuvas e alagamentos. Vimos depois, pelo noticiário da RPC, que tinha ruas completamente alagadas. Fica o registro.

Nova barbearia

Os empresários Marcos Guerreiro, Luan, Paulinho, Murilo e Bruno acabam de montar uma superbarbearia ali no Campos do Iguaçu (Rua Tibagi, 187), com espaço para crianças e adultos, sinuca, sala de espera com chope, e muito mais. Vale a pena conhecer a Barbearia Guerreiros.

Gasolina mais barata
O governo baixou o preço da gasolina para as distribuidoras, e a gente espera que o novo preço chegue até os postos.

Curitiba sem Itaipu
Totalmente transferido de Curitiba para Foz do Iguaçu, com 97 funcionários, o escritório da nossa Itaipu Binacional. A economia com essa atitude não foi informada, mas dá pra imaginar que ela é grande.

A santa maconha
Difícil o dia em que não aconteça no nosso noticiário a apreensão de maconha — grande quantidade da ervinha maldita, e uma pergunta, ou melhor, duas, não querem calar: quanto será a quantidade que consegue escapar da nossa fiscalização e chegar aos seus destinos? Outra pergunta: qual o tamanho da área destinada no nosso vizinho país para a plantação da maconha?

Chuvinha malvada
Apesar de fraquinhas e espalhadas pela nossa cidade, as últimas chuvinhas podem deixar uma má notícia para a comunidade: poças d´água propícias à criação do mosquito da dengue. Todo cuidado é pouco.

Salário mínimo
Nosso salário mínimo vai subir ainda mais neste mês, embora seu valor seja superpequeno, mas é bem-vindo.

Prainha reaberta
Um pouco tarde, mas bem-vinda a reabertura da nossa prainha de Três Lagoas. A população regional agradece.

audiencia-nula
Dois momentos da programação da Globo que não nos levam a lugar algum: as receitas do programa da Ana Maria Braga e as videocassetadas do Faustão.

Pergunta incalável
Inventei o adjetivo incalável para a pergunta que não quer calar na comunidade iguaçuense: "Paulo Mac Donald Ghisi será candidato a prefeito na próxima eleição"?

Mais pergunta
Quantos candidatos a prefeito teremos na próxima eleição?

Fim das "férias"

Nunca na minha vida um período pareceu tão longo como este, da minha ausência aqui na nossa "Gazetinha". Pior foi o motivo da ausência: tratamento 
médico-hospitalar, que — felizmente — foi altamente positivo, fazendo eu me sentir bem melhor do acidente que sofri, quebrando uma perna na altura da coxa. Encerrando o papo, estamos de volta.

Clima de turismo
Nossa temporada de férias, que vai até o carnaval, promete ser uma das melhores da nossa centenária história. Nosso turismo agradece.

Emoção e ansiedade
Cinco mil participantes aguardam o resultado do concurso para as vagas de emprego na nossa prefeitura.

Unila em festa
Pelo aniversário de dez anos do seu novo campus, a comunidade iguaçuense também comemora.

Grata memória
Durante as comemorações do 81º aniversário do nosso Parque Nacional do Iguaçu, é sempre bom lembrar a ação do saudoso pioneiro da aviação Santos Dumont, pela sua história por aqui.

Presente natalino
O presente natalino nesta virada de ano: a nossa hotelaria lotada e os recordes de visitação ao nosso Parque Nacional e às nossas outras atrações turísticas.

Perguntinha eleitoral
Dos nossos atuais 15 vereadores, quantos se candidatarão à reeleição?

Feliz aniversário
O comediante Didi Aragão está completando 85 anos e merece nossos reais cumprimentos pelas risadas que demos neste período.

Castigo merecido?
Nos meus 77 anos de vida (50 em Foz do Iguaçu), eu nunca havia enfrentado uma crise de saúde como esta que estou passando há três meses. Espero estar pagando o saldo dos meus pecados.

Agradecimento
Não posso deixar de registrar e agradecer aqui os votos e as palavras de solidariedade e de otimismo recebidas dos amigos. Elas valem mais do que os remédios que venho tomando. OBRIGADO!

Edição especial

Mesmo com uma participação modesta na equipe, sinto-me orgulhoso dela pela execução da recente edição especial de Natal, com 92 páginas coloridas e cheias de lindas imagens, ótimas reportagens e mensagens especiais. Uma edição inesquecível.

Feliz Natal
Com muita saúde e paz. O resto é lucro.

Presente natalino
Não tem presente mais esperado e desejado que este que estamos recebendo neste Natal e ano-novo: a nossa cidade cheia de turistas. A hotelaria comemora, e toda a comunidade também.

Virgindade quebrada
Que raiva... na mesma semana em que comemorávamos o fato  de não termos nenhuma notícia de subversão em nossa administração municipal, a Câmara de Vereadores divulga o relatório de uma  CPI com denúncias contra o contrato da iluminação pública de LED. Tomara que termine bem.

Vice-campeão
Sofrido e choroso o resultado do jogo entre Flamengo e Liverpool. Não fizemos uma partida nem parecida com as realizadas pelo time no resto do ano.

O Natal chegou
Faltam só algumas horinhas para o nosso Natal. Sejamos felizes, pois a vida é um presente.

Ano novo
Falta uma semaninha para a chegada do ano novo, e torcemos para que 2020 seja tão bom (ou melhor) quanto foi este "ano velho" para nós iguaçuenses.

Presente de ano novo
O que o iguaçuense espera como presente para o ano novo que está chegando é a duplicação e a revitalização da BR-469, a Rodovia das Cataratas. Se o Bolsonaro realizar esse sonho, ele terá com certeza o nosso voto de reeleição.

Alô, alô RPC!
Vocês poderiam nos informar, ou repetir, quantas famílias vocês atenderam com a belíssima campanha de Natal que vocês fizeram?

Final de ano feliz
Para o Natal e réveillon recebemos em família a visita da minha querida irmã Tônia e de meus queridos cunhados Mauro e Norma, e do filhotão João Pedro. Uma feliz passagem de ano.
 

Fala que eu te escuto


Olá! Bom dia, leitor!
- Hoje, sábado, dia 21 de dezembro, é celebrado o ‘Dia Nacional do Atleta’;
- Esta data marca o início do verão 2019/2020 - para ser mais exato, à 1h19min deste domingo.


“Meritocracia não é a causa das desigualdades econômicas que existem atualmente em muitos países, o que pode e deve ser resolvido pelo sistema de taxação das grandes fortunas. Os problemas que enfrentamos hoje se originam das características do capitalismo do século 21: a tecnologia moderna, largamente baseada na informática, depende muito mais de pessoal superqualificado do que o sistema industrial do passado – mineração, siderurgia, transporte e produção de bens de consumo –, que exigia grande quantidade de mão de obra e de materiais, ao passo que a informática depende fundamentalmente da inteligência que se cultiva e desenvolve nas universidades”.
* Do professor, físico e ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP), José Goldemberg, no Estadão.
Comentário: dia desses, vendo o programa dominical Globo Rural, o signatário pôde ver um paralelo que ilustra bem o que enuncia acima uma parte do artigo do professor Goldemberg.
Comentário: A reportagem na ocasião abordava a entrada de jovens no mundo do agronegócio, o avanço das tecnologias modernas na vida no campo e o grande aprendizado entre os mais velhos e os aspirantes.
Foi mostrado um trator dos anos 80, com uma cabine muito pequena, aberta, que tinha uma cobertura que não ajudava muito a proteger o operador e que levava cerca de 12 horas para arar 10 hectares.

No mesmo local, ao lado, um outro trator, modelo 2014, muito maior, com sistema de GPS, controlado por ‘joystick’, de cabine fechada - com ar condicionado!, e amortecimento no banco do operador. Essa máquina ara 10 hectares em apenas 2 horas, ou seja, 20% do tempo do trator antigo.
O operador do primeiro trator, nos anos 80, não tinha nem um terço da capacitação que se exige hoje de um operador das fazendas atuais. A empregabilidade será muito difícil para os não capacitados. Porque agora, na maioria das áreas, quem dá as cartas é a alta tecnologia.
Que o Dr. Weintraub esteja a par desta ideia. Oremos...


Contato: [email protected]
WhatsApp: [45] 9.9950-3808
Sorte e saúde sempre!

 

(XV) Contagem regressiva

Faltam cem horas para o Natal. Vamos aproveitá-las bem.

Réveillon no Rafain Palace
Você já fez sua reserva para o réveillon no Hotel Rafain Palace?

Lava Jato
Em uma nova etapa da Operação Lava Jato, mais políticos corruptos são indiciados. Até o fim dela, muitas outras etapas serão necessárias.

Hoje tem Brasil
O famoso e competente Liverpool, inglês, é o novo adversário. Vamos sofrer juntos.

Hospital Municipal
O nosso deputado federal Vermelho acaba de conseguir mais uma verba do governo federal para o nosso Hospital Municipal Padre Germano Lauck, no valor de 
R$ 1,17 milhão. Em setembro a verba foi de R$ 2,5 mi.

Gestão histórica
O novo diretor-geral da nossa Itaipu, Silva e Luna, marcou história na gestão da empresa nestes primeiros dez meses de trabalho, e a gente espera o mesmo sucesso nos próximos anos.

Cataratas privatizada
Está oficializada a privatização das nossas Cataratas do Iguaçu. A pergunta que fica é: o Parque Nacional inteiro vai junto?

Ano bom
O ano de 2019 foi muito bom para a nossa Foz do Iguaçu, com a boa gestão municipal e as obras conseguidas, com o ótimo desempenho da gestão administrativa da Itaipu e com o crescimento do nosso turismo. Todos desejamos que 2020 seja igual, ou melhor ainda.

Veterinário em domicílio
Meu filho caçula, Fernando, é médico-veterinário. Sem emprego fixo, ele atende em domicílio, no cuidado para cães e gatos, sem cobrança extra. Basta ligar para (45) 99822-4793. Detalhe: não tem custo o atendimento em domicílio.

Recorde hoteleiro
Com mais de 86% de lotação, nosso Sindhotéis comemora o recorde de ocupação nos últimos 12 anos. Este réveillon será inesquecível para nossa famosa e querida rede hoteleira.

Orgulho mundial

Estamos a um passo de mais um título mundial, depois da vitória do nosso Flamengo contra o Al Hilal por 3 a 1. Sábado tem mais.

Segurança moderna
A segurança da nossa fronteira com o Paraguai, por onde passam cem mil pessoas por dia e 40 mil veículos, acaba de ser modernizada na sua vigilância com sofisticados equipamentos.

Novo recorde na Itaipu
E a nossa Itaipu acaba de bater mais um recorde de produtividade. Não é à toa que ela é uma das maiores do mundo.

Contagem regressiva
Semana que vem temos o esperado Natal, e é bom ir às compras para evitar a correria das últimas horas.

Brasil melhor
Várias pesquisas apontam para o ano que vem com o Brasil em crescimento. Estamos torcendo.

Fronteira segura
O nosso Exército vai atuar firme aqui na nossa fronteira neste final de ano contra o contrabando e tráfico de drogas. Ação não tem data para terminar.

Haja droga!
Só a nossa SDP incinerou neste ano mais de 14 toneladas de maconha. Imaginem o que deve ter passado pela nossa fronteira...

Câmara honorária
Desta vez é a comunidade que concede a cidadania honorária à nossa Câmara de Vereadores pela devolução de um valoroso montante de R$ 5,2 milhões para a prefeitura, de recursos economizados neste ano. Que se repita muitas outras vezes.

Alô, alô RPC!
Favor informar pra nós o número de famílias e pessoas que receberam as doações da formidável campanha que vocês fizeram neste Natal. A comunidade agradece.
 

Fala que eu te escuto


Olá! Bom dia, leitor!
- Hoje, terça-feira, dia 17 de dezembro, é celebrado o ‘Dia do Pastor Presbiteriano’;
- Também hoje se comemora o ‘Dia do Engenheiro de Produção’.


    “A Lava Jato foi muito importante, desvendou casos de corrupção, colocou pessoas na cadeia, colocou o Brasil numa outra dimensão do ponto de vista do combate à corrupção, não há dúvida. Mas destruiu empresas. Isso jamais aconteceria nos Estados Unidos. Jamais aconteceu na Alemanha. Nos Estados Unidos tem empresário com prisão perpétua, porque lá é possível, mas a empresa dele sobreviveu. A nossa legislação funcionou bem para a colaboração premiada da pessoa física. Mas a da pessoa jurídica não ficou clara”.
Do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, a respeito da Operação Lava Jato, em entrevista ao jornal ‘O Estado de São Paulo’.
Comentário: o ministro diz que a Operação Lava Jato destruiu empresas e que isso jamais aconteceria nos Estados Unidos e que jamais aconteceu na Alemanha. Bobagem, ministro! Nesses países os juízes e demais integrantes do Poder Judiciário também não confraternizam com advogados de pessoas com processos nos tribunais superiores, né? Na Alemanha e nos EUA os juízes, quando falam, o fazem através dos autos – nesses países, vaidades são vistas como desvio imperdoável de conduta.

 

Deu ruim...
    “Fracassou a greve dos caminhoneiros apoiada pela CUT. Até as 11 horas de segunda-feira (ontem), não havia nenhum registro de paralisação ou protesto da categoria no País. O movimento estava marcado para começar às 5 horas. A constatação é do Ministério da Infraestrutura, que garantiu que todas as vias estão livres e os caminhões circulam normalmente”.
Deu na revista digital Crusoé.

 

O cerne da questão
    “O Brasil, em menos de um ano, já tem uma outra Previdência Social – não voltará, nunca, a ter a mesma. Não existe mais a BR Distribuidora. Lembram dela? Era uma empresa 100% ‘estratégica’. Já sumiu, também neste ano – e ninguém nem percebeu. Os juros, antes do primeiro aniversário do presente governo, estão a 4,5% ao ano, seu nível mais baixo em toda a história. E em 2022 ou 2026 – que país haverá aqui? O Brasil sem Bolsonaro pode ser também um Brasil sem Petrobras. A taxa de juros pode ser parecida com a dos Estados Unidos – e nunca mais se pagarão R$ 500 bilhões por ano em juros da dívida pública. O STF não terá nada a ver com esse aí. Odebrecht, OAS e todo o mundo que elas significam – existirá isso depois de Bolsonaro? Talvez haja o voto distrital. Talvez não haja ‘dinheiro barato’ do governo para ninguém.
Vai ser assim? O problema não é se vai ou não vai. O problema é que pode ser - e é aí, de verdade, que o bicho está pegando”.
Do jornalista José Roberto Guzzo em sua coluna dominical no ‘Estadão’.

Contato: [email protected]
WhatsApp: [45] 9.9950-3808

Contagem regressiva

Falta uma semana para o Natal e duas para o ano novo, que esperamos seja tão bom ou melhor que este que está terminando.

Réveillon no Hotel Rafain
Está chegando o momento do melhor e mais tradicional réveillon da nossa cidade, o do Hotel Rafain Palace, e recomendamos a reserva imediata, porque ele estará lotado mais uma vez. Imperdível.

Ano histórico
Para o futebol brasileiro, com as vitórias do Flamengo e o rebaixamento do Cruzeiro para a segunda divisão.

Pergunta incalável
Pergunta que rola de boca em boca na cidade: Paulo Mac Donald Ghisi será candidato a prefeito no ano que vem? Será que dá pra gente saber antes do final do ano?

Falando em política
No embalo das eleições registro aqui uma posição que inúmeros iguaçuenses têm a respeito das próximas eleições para prefeito: Chico Brasileiro, se se candidatar, será imbatível. Um bom número de eleitores iguaçuenses pensa assim.

Mais política
Outra pergunta que não quer calar na boca do povão: "Dos nossos vereadores atuais, todos serão candidatos à reeleição"? Outra pergunta mais difícil: "Quantos deles serão reeleitos"?

Bom exemplo
Num país onde a corrupção é manchete em todos os noticiários, a gente fica contente e até orgulhoso em não termos esse assunto em nossas administrações públicas.

Chuvinha boa
Ela deu uma refrescada no clima, assentou a poeira do ar e atendeu ao apelo dos nossos agricultores.

Natal RPC
Bela campanha de Natal da nossa RPC, e a gente fica ansioso pra saber quantos quilos de alimentos foram recolhidos e doados pela nossa comunidade.

Cultura inútil
As receitas de comidas mostradas nos programas das nossas televisões...

Feliz aniversário
Na véspera de um ano novo, 2020, nós comemoramos o felicíssimo ano velho de 2019, pelos recordes de visitação ao nosso Parque Nacional do Iguaçu e a frequência na nossa hotelaria. Que 2020 seja melhor ainda é o nosso desejo.

Foz Futsal campeão!
Campeão, não, bicampeão o nosso Foz Cataratas no futebol de salão. Tintim!

Segunda instância


Até quando vai durar a discussão no Congresso sobre a permanência ou não da prisão em segunda instância, uma medida que a população inteira aprova e deseja?

Sergio Moro em Foz
O ministro da Justiça, mais respeitado e admirado do atual governo, estará em Foz nesta segunda-feira, para a inauguração do Centro Integrado de Operações de Fronteira. Que seja muito bem-vindo!

Falha nossa
Na coluna anterior comentávamos sobre a verba do governo para os ex-governadores e suas viúvas, e dizíamos que eram R$ 300 mil, quando a realidade é R$ 30 mil por mês.

Destino de eventos
Nossa Foz do Iguaçu foi escolhida como o melhor destino de eventos do Sul do Brasil. A gente sempre soube disso pelo movimento gerado.

Segurança natalina
Quando chega esta época de final de ano e a circulação de dinheiro aumenta, crescem também os roubos e assaltos, e daí todo o cuidado é pouco quando vamos circular pela cidade com determinados volumes de dinheiro. Em boa hora a nossa Guarda Municipal reforça seu policiamento em nossas ruas.

Legião da Boa Vontade
Na próxima terça-feira, dia 17, a nossa LBV, como em todo o Brasil, distribuirá alimentos para famílias necessitadas. Belo exemplo.

Contagem regressiva
O Natal cai numa quarta-feira, e a dica é não deixar as suas compras para os últimos dias, a não ser que sua graninha só chegue por lá.

Voto em branco
Como trote, ou vingança contra os nossos deputados federais e senadores, que votaram R$ 3,5 bilhões para suas campanhas, a gente vota em branco ou em algum candidato novo. Votar nos atuais, jamais. Seria uma boa vingança contra os malandros...

Monitoramento inteligente
Em boa hora vem a implantação de um sistema de monitoramento inteligente na nossa fronteira com o Paraguai.

Mais segurança na fronteira
A nossa Itaipu vai repassar suas instalações na Base Náutica de Entre Rios do Oeste. Viva a nossa segurança.