Batalha de Riachuelo de 1865 foi lembrada pela Marinha em Foz

Douglas Dias
12 de junho de 2019
Câmara aprova regulamentação dos parklets em Foz do Iguaçu
12 de junho de 2019

Batalha de Riachuelo de 1865 foi lembrada pela Marinha em Foz

A Capitania dos Portos do Rio Paraná em Foz do Iguaçu realizou, nesta terça-feira, 11, uma cerimônia em alusão à Batalha do Riachuelo que aconteceu no dia 11 de junho de 1865 no início da Guerra do Paraguai ou Guerra da Tríplice Aliança. Na cerimônia houve promoção de militares e distribuição de medalhas. Houve também um coquetel para convidados na Marinha do Brasil. O evento é realizado em todo o território nacional.

O Riachuelo é um arroio que desemboca no rio Paraná na altura da cidade de Corrientes capital da província do mesmo nome.  No outro lado, está a província argentina do Chaco. Hoje uma ponte liga as cidades de Corrientes e Resistencia.

Na época do conflito, o acesso aos rios na região da Bacia do Prata era estratégico, já que não havia estradas por ali até a segunda metade do século XX. O Paraguai não possuía uma saída direta ao mar, e a bacia era controlada por Argentina e o Uruguai. Este último, por sua vez, vivia ameaçado por tropas do Império do Brasil e da Argentina.

Os paraguaios já haviam ocupado áreas do atual Mato Grosso do Sul, no Brasil, e caso ganhassem a batalha do Riachuelo, poderiam descer pelos rios e conquistar Montevidéu, no Uruguai, além de ocupar o atual Rio Grande do Sul.

Da Redação

Com assessoria

 

 

 

 

 

 

 

 

Share

Leia mais sobre este conteúdo e outras informações na edição impressa.

GDIA