Palavra Livre

Gleisi x Moro

“Eu não tenho porque sentar com o Sérgio Moro (senador do União Brasil). Nem pra discutir pedágio nem com qualquer coisa. Eu não tenho respeito por ele. Eu vou fazer a reunião com líder da bancada (do Paraná, Toninho Wansdcheer – (PP) junto com o Ministério dos Transportes, junto com a Casa Civil não pretendo sentar na mesa com o Sérgio Moro” – da deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT, ao responder ao jornalista Dante Quadra no programa Contraponto da Rádio Cultura.

 

Inglês e espanhol

Inglês e espanhol são agora disciplinas obrigatórias na rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu com a sanção da lei pelo prefeito Chico Brasileiro (PSD) ao projeto do vereador Adnal El Sayed (PSD). Desde o ano passado as aulas de inglês e espanhol são ofertadas pela prefeitura, com a sanção da lei, a obrigatoriedade passa a ser também das próximas gestões. “Vivemos numa região de fronteira onde o ensino desses idiomas é essencial e temos a obrigação de ofertar possibilidades às crianças. É papel da escola proporcionar o crescimento e o desenvolvimento intelectual dos alunos”, disse o prefeito.

 

Petra, cidade irmã

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) também sancionou o projeto de lei que torna Petra, na Jordânia, cidade-irmã de  Foz do Iguaçu.

 

Extraordinária

O vereador João Morales (União Brasil), presidente da Câmara Municipal, convocou os vereadores para sessão extraordinária no dia 4 de abril e analisar o projeto de lei que autoriza o prefeito Chico Brasileiro (PSD) a conceder aumento pecuniário aos profissionais médicos integrantes do Programa Médicos pelo Brasil.

 

Audiência pública

A Câmara Municipal realiza audiência pública no dia 17 de abril para debater o futuro da área do Zoológico Bosque Guarani após o plano de desmobilização, da área. O bosque já está definido com um parque municipal que pretende mais três parques, aumentando a participação de Foz do Iguaçu no ICMS Ecológico

 

Lygia ou Colombo

A definição do nome do PTI está entre a professora e ex-deputada Lygia Pupatto (PT) e o professor e ex-deputado Irineu Colombo (PT) que junto com os deputados Luiz Claudio Romanelli (na época no PMDB) e Ricardo Chab (na época) – foram os três parlamentares que votaram contra o pedágio em 1995.

 

Administração

O PT não vai ficar com a diretoria de administrativa da Itaipu Binacional. Paulo Porto, cotado para a vaga, ficará na assistência da diretoria da Itaipu Binacional. O nome para a diretoria administrativa ficará para um representante do PV Nacional.

 

E na comunicação?

O diretor-geral Ênio Verri ainda não definiu o nome que ocupará a Superintendência da Comunicação Social da Itaipu. O jornalista Flávio Miranda deve continuar tocando o barco com forte indicação para permanecer no cargo.

 

Conferência municipal

O secretário Elias de Sousa Oliveira (Assistência Social) adiantou que a XV Conferência Municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu será nos dia 4 e 5 de maio que terá  tema “Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos”. O local ainda será definido.

 

Presidenta

A deputada Luísa Canziani (PSD) foi eleita presidente da Comissão de Ciências e Tecnologia da Câmara dos Deputados. O deputado Tião Medeiros (PP) é presidente da Comissão da Agriciltura.

 

Vai demorar

O Paraguai só contratou agora contratou o arquiteto Enio Perin para plano de urbanização da cabeceira e obras complementares da segunda ponte no lado paraguaio.

  • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino e Maria Tereza Vasquez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *