Advogado Joel de Lima é o primeiro ouvidor da subseção da OAB de Foz

Unidade é a primeira do interior do Paraná a implantar o serviço que quer conectar a comunidade jurídica e a população e dar mais transparência a gestão

 

O advogado Joel de Lima é o primeiro ouvidor da subseção de Foz do Iguaçu da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Foz), serviço criado pela atual direção da unidade para conectar a comunidade jurídica à população e dar mais transparência a gestão. O mecanismo, inédito para uma subseção deste porte no interior do Paraná, vai funcionar como um canal direto, buscando cumprir metas de gestão, ampliando a transparência e a participação dos advogados associados na definição dos assuntos da organização classista.

Criada pela portaria N° 04/2023, publicada em 1° de março deste ano, a ouvidoria será responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões e elogios relacionados ao funcionamento da subseção da OAB na fronteira, do Poder Judiciário e de todos os órgãos relacionados à atividade dos advogados na região. “Coerente com a OAB, sempre ao lado da população nos interesses nacionais, criou-se um canal para ouvir a cidadania do nosso extremo Oeste do Paraná”, ressaltou o ouvidor Joel Lima.

Que completou: “É um canal para que toda a população possa se manifestar e demandar a Ordem, e esta buscará a solução de problemas, quando for a questão, acolhendo as críticas de forma a orientar e redirecionar a sua atuação. Aceitamos elogios também, mostrando que estamos no caminho certo e fortalecendo as ações nesse sentido. Me sinto muito honrado em ter recebido esta missão”.

 

Contexto

A OAB local conta com 2.107 advogados inscritos em Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu. A ouvidoria permitirá que todos os membros estejam conectados e a par das demandas da Ordem. Com o novo órgão, a intenção é apurar as manifestações recebidas relativas à própria atuação da Ordem e demais órgãos e instituições.

O mecanismo vai auxiliar ainda nas providências que poderão ser estabelecidas no gerenciamento de ações estratégicas para melhoria das condições do exercício da atividade advocatícia, buscando soluções dos casos apresentados de forma imparcial e transparente.

“A criação da ouvidoria é um passo importante para a OAB de Foz. Esse sistema ajuda muito os advogados nessa missão de solucionar os problemas na advocacia, que sabemos que acabam aparecendo”, explicou o ouvidor-geral da OAB Paraná, Cleverson Gusso. “A ouvidoria auxilia no trabalho interno, servindo para resolver as próprias reclamações dos funcionários ou de alguém que foi atendido”, completou.

 

Gestão

Com base nos pontos apresentados, o órgão deverá se comunicar periodicamente com a diretoria da subseção para apresentar um relatório com as demandas recebidas e as ações realizadas. “Com a criação da Ouvidoria, a OAB de Foz do Iguaçu vai consolidando a adoção de medidas inéditas em relação à gestão do órgão, como a disponibilização no site oabfi.com.br o portal da transparência e a agenda pública”, disse o presidente da OAB Foz, Vitor Hugo Nachtygal.

“Ainda a retomada de atuação efetiva e ampliação de presença em conselhos sociais e, principalmente, a discussão com os demais atores do sistema de justiça, caminhos para melhorar a atividade da advocacia”, completou. Também compõem a atual diretoria da subseção a vice-presidente, Vanessa das Neves Picouto; o secretário-geral, Fábio Alexandre Sombrio; a secretária-geral adjunta, Ana Paula Niedzieluk Lisboa; e a diretora tesoureira, Thaise Vieira Thome Werri.

 

  • Da Redação / Foto: OAB/Foz

 

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