Jornalista de Foz do Iguaçu vai assumir cadeira no Congresso Nacional
Luciano Alves recebeu mais de 24,8 mil votos nas eleições de 2022 como candidato pelo PSD, ficando na terceira suplência
Foz do Iguaçu vai ganhar mais um representante no Congresso Nacional. O jornalista e apresentador Luciano Alves (PSD) vai assumir nos próximos dias como deputado federal, ocupando a cadeira do deputado federal Sandro Alex, também do PSD, que se licenciou do mandato para comandar a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística no Governo de Carlos Massa Ratinho Junior, no Paraná.
Luciano Alves foi o candidato a deputado federal mais votado em Foz nas eleições de 2022. Dos mais de 144,3 mil votos nas urnas, 18.639 (12,91% do total) foram depositados em seu nome. Na somatória dos outros municípios, Alves recebeu 24.865 votos, ou 0,41% dos votos válidos em todo Paraná. Além dele, o município conta também com a representação dos deputados Vermelho e Fernando Giacobo, ambos pelo PL, que foram reeleitos no ano passado.
Para entender o contexto, o PSD elegeu em 2022 oito deputados. Luciano Alves ficou como terceiro suplente atrás do deputado estadual Rodrigo Estacho e do suplente de deputado federal Stephanes Junior. Ambos também serão nomeados para ocupar uma cadeira na Câmara Federal.
O deputado Sandro Alex, reeleito para o quarto mandato, aceitou o convite do Governador Ratinho Junior para retornar à Secretaria de Infraestrutura, abrindo caminho para Alves.
Além dele, do PSD devem compor o governo estadual o deputado federal eleito Beto Preto e a deputada federal reeleita Leandre Dal Ponte, indicada para ser titular da Secretaria Estadual da Mulher e da Igualdade Racial.
Novo secretariado
O governador Ratinho Junior já definiu todos os nomes das secretarias do seu segundo mandato na administração do Estado. Os três últimos escolhidos foram anunciados na última segunda-feira (27). Com as novas indicações, todos os ocupantes do primeiro escalão do governo foram confirmados.
O deputado federal Sandro Alex retorna à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, onde atuou na maior parte do primeiro mandato de Ratinho Junior. O deputado estadual Marcio Nunes vai assumir a Secretaria do Turismo, que foi desmembrada da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, da qual foi titular na gestão anterior. Já a Secretaria da Justiça e Cidadania será ocupada pelo ex-prefeito de União da Vitória Santin Roveda.
A gestão atual dará continuidade à política que pretende transformar o Paraná na principal central logística da América do Sul. Com isso, obras aguardadas há décadas pela população estão saindo do papel, como a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, a duplicação e aumento de capacidade da PR-323, no Noroeste, a revitalização da PRC-280, no Sudoeste, a pavimentação da Estrada Boiadeira, também no Noroeste, entre outras. Recentemente, o governador Ratinho Junior anunciou mais R$ 3,4 bilhões em obras, o maior pacote na infraestrutura do Estado.
- Da Redação / Foto: divulgação