No Bico do Corvo
Bons ventos
Depois de todas as cisões e encrencas no último andar do Palácio Cataratas, parece que os bons ventos sopraram na velha amizade entre os Chicos, Brasileiro e Sampaio; o vice assumiu interinamente a prefeitura e deve permanecer no cargo até o dia 03 de março. Chico prefeito com destino à Colômbia em eventos que acontecem nas cidades de Medellín e Bogotá.
Sampaio:
“Sempre será uma honra e uma grande responsabilidade assumir um cargo tão importante. Estamos dispostos a ouvir a população e trabalhar ao lado dos servidores em prol do município”, garantiu o prefeito em exercício. Precisa nadar de braçada porque o tempo passa voando. Hoje já é véspera de março, mês das águas e dá-lhe chuvas na previsão. Tudo indica que o delegado está mais para vestir a jaqueta da Defesa Civil do que outra coisa, e, certamente precisará alugar um submarino para conseguir a população provavelmente submersa.
Experiências internacionais
Isso se faz muito necessário para o chefe do Executivo de uma cidade como Foz, com tanta força de internacionalidade latina. Chico encara uma missão na Frente Nacional de Prefeitos, com valiosos intercâmbios com prefeituras do Brasil e as cidades colombianas. Um dos temas que atraíram o prefeito de Foz é justamente a mobilidade urbana, com projetos de dimensão na área da inserção social. Foz quer trabalhar isso nos próximos anos.
Eleições no Paraguai
Quem governará Alto Paraná no Paraguai? É a pergunta que muita gente anda fazendo em todo país até porque o departamento (Estado) de Alto Paraná é muito representativo para nós, brasileiros. Os eleitores do departamento fronteiriço terão dez nomes à disposição para o cargo de governador na votação marcada para 30 de abril.
Na retaguarda
Todo mundo sabe que para se realizar uma boa disputa política não bastam os bons candidatos, mas também quem trabalha na estrutura de campanha, ressaltando a trajetória do político. Sem profissionais assim nada anda. E essa teorias está se fazendo valer além Rio Paraná, onde atuam vários profissionais de marketing e publicidade. exatamente que está acontecendo, todos os candidatos já estão se preparando com profissionais de marketing e de publicidade. Oscar Drakeford e seus companheiros já estão montando um staff para encarar a difícil empreitada. Drakeford, Dani Mujica e César Landy Torres estão em sintonia com a coligação e grupos de Assunção, escolhendo profissionais de toda América Latina.
Brasileiros em atividades por lá
Tudo indica que teremos uma das eleições mais concorridas dos últimos tempos e o Brasil apresenta um time considerável de profissionais para o certame. Manaoos Aristides e Airton Carlos Pissetti, profissionais de marketing político já em movimento para desenvolver a trajetória de Efraín Alegre (presidente) e de Oscar Drakeford (governador). Pissetti, foi secretário de Comunicação do estado do Paraná, e Manaoos Aristides, é muito conhecido aqui na fronteira, pois foi o roteirista e diretor do seriado épico “A Saga”, filmada em 30 cidades do Paraná e contou com mais de cinco mil participantes. Trata-se de uma impressionante narrativa histórica da colonização, exibida em três temporadas na TV Brasil, atingindo um público de mais de 110 milhões de visualizações.
Capacidade
Manaoos Aristides, é um profissional de marketing político com 18 campanhas na carreira, atuando inclusive em na campanha para o Lula e em simplesmente em todas as campanhas Roberto Requião. A diferença do departamento (estado) de Alto Paraná em relação ao cenário nacional é a força política local, com o movimento “Yo Creo (Eu Creio)”, vinculado ao prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto. César “Landy” Torres, do Partido Colorado; Oscar González Drakeford, da Concertação Nacional (liderada pelo Partido Liberal Radical Autêntico), Dani Mujica, do “Yo Creo”, despontam como os candidatos com maior visibilidade no debate público.
Leão vem com tudo
A Receita Federal está divulgando novas regras para pessoas físicas e jurídicas. Disseram para o Corvo que os prazos são bem mais apertados. É bom ficar de olho para depois não chorar por causa da mordia ou de cair na malha fina. O Corvo continua a declarar que “não sobrou nem para cafezinho”.
Dentadura afiada
Muita gente vai na onda da economia e dispensa o contador, acreditando que é possível fazer tudo sozinho. É aí que mora o perigo. Apesar das facilidades no site, é necessário um mínimo de apoio técnico. Nem todos dominam a linguagem eletrônica.
“Tristeza sem fim”
Essas foram as palavras de uma servidora municipal nas redes sociais depois de saber da morte da professora Viviane Jara, presidente do SINPREFI, ocorrida no último domingo. O Corvo também foi impactado pela notícia, afinal de Conta a professora Viviane era muito conhecida.
39 anos
A professora deu entrada no Hospital Municipal na segunda-feira para uma cirurgia aparentemente comum, mas o quadro se agravou e ela faleceu dias depois em razão de várias complicações. O caso gerou comoção e também em meio a classe política municipal e estadual.
Em plena discussão pela Reforma
A morte de Viviane ocorre às vésperas da possível votação da Reforma da Previdência municipal e também das eleições do sindicato “irmão” do SINPREFI, o SISMUFI. Há quem diga que vai faltar clima para as duas discussões e que, ao menos, e por sensibilidade, a reforma vai ter que ser congelada por uns dias. O clima ficou entristecido sem Viviane.
Em Itaipu, tudo segue igual
O governo Bolsonaro acabou, mas a gestão indicada por ele em Itaipu segue firme no leme. Na última sexta, a usina enviou representante à reunião do CODEFOZ. Apesar da fala conciliatória, apontando para a transição, a presença do “pessoal que está de saída” gerou desconforto entre alguns presentes. Não pelas personalidades, pois todos são muito queridos e respeitados no órgão mas sim pela questão institucional, uma vez que é difícil ir adiante sabendo que a casa vai mudar.
E o Ênio segue sendo deputado…
Enquanto isso, nas redes sociais, o deputado federal Ênio Verri, indicado como novo diretor-geral brasileiro de Itaipu, segue tratando das emendas parlamentares e ações de seu mandato. Segundo o Corvo apurou, a nomeação aconteceria antes da virada do mês. Vamos ficar de olho no calendário hoje.
Mais vereadores?
Há uma pressão surgindo sobre os atuais vereadores com vistas ao aumento do número de cadeiras no Legislativo Municipal. Atualmente são 15 vagas, mas há possibilidade de aumentarem para 19 ou até 21 cadeiras. A bola está nas mãos da atual Legislatura só que a pressão vem da horda de possíveis novos candidatos, que consideram o número pequeno para a dança das cadeiras.
Era o que faltava
Difícil os vereadores iniciarem movimentos nesse sentido, sabendo que a indiada vai para a frente da Câmara munida de tacape, arco e flecha, facão, bodoque, pedras e paus. Leia-se “indiada” no lugar de população, porque o povo incorpora pintura corporal e pé de guerra toda a vez que falam em aumentar o número de vereadores.
E onde?
Pensando aqui, se aumentarem o número de vereadores ande é que vão instalar os gabinetes? Dizem que outro dia pareceu uma barata na Câmara e duas vereadoras deram de despachar nos corredores, por causa do medo. Bom, qualquer coisa, ainda tem espaço na pastelaria. No fim das contas há quem não saia de lá nem passando Kotrine no recinto.
Falar em pastel…
O Corvo deu uma passada pela tal pastelaria, na noite de domingo de Carnaval e pediu um partes de bacalhau. A atendente, muito simpática ficou olhando, com cara de riso. A iguaria não é servida naquele estabelecimento. Ai que saudade dos tempos do mercadão em Sampa, onde pastel de bacalhau é atrativo turístico, juntamente com o sanduíche de mortadela. Mas no caso de Foz, o pastel de palmito estava muito bom.
Custou caro
O pastel saiu bem barato, com direito ao uso do banheiro limpinho, o que custou caro foi ir ao Carnaval. Na terça-feira o Corvo começou a sentir calafrios, na quarta-feira febre, na quinta dores de cabeça e na sexta-feira, testou positivo para Covid-19. O moço da farmácia disse que a onda de contágio aumentou consideravelmente após a festa popular.
Sem máscara
Em verdade era bem raro o uso de máscaras para se prevenir da COVID. Levando em conta a manifestação, as autoridades deveriam ter alertado a população. Havia máscara de Lula, de Janja, de Bolsonaro; só não havia máscara de proteção contra o vírus.
Banheiros
Corvo você mexeu na ferida. Ir ao Carnaval e precisar encarar aqueles banheiros químicos, é dureza! Eu fui fazer xixi e acabei vomitando, tamanho a fedentina. Sai impregnada com o cheiro do banheiro e precisei esfregar com bucha em casa, para sair. A prefeitura precisa dar um jeito na situação, se quer mesmo continuar usando a área para os eventos. Porque não fazem os banheiros lá pelo lado da COART, ou atrás dos muros do Monjolo? Espaço tem de sobra e ao que parece, a área é pública.
Lair. S. Sares
O Corvo responde: as reclamações sobre os banheiros químicos bateram recordes este ano. Realmente a parada não foi fácil, como este colunista tentou descrever ao frequentar. Puro castigo aos carnavalescos. Mas a boa notícia é que há sim um estudo para banheiros com a intenção de socorrer os eventos. O problema é descobrirem onde.
Matheus é PP
A troca de letras na legenda do deputado Matheus Vermelho anda causando alguns incômodos. Dentre outras, é por isso que o Corvo nunca informa o partido do político, quando trabalha opinião sobre ele. Com esse mosaico partidário errar beira ao comum. Matheus pertence ao “PP” e não “PT”. Erro assim é igual chamar Jesus de Genésio. Mas o Corvo não puxa a orelha dos colegas, que informam em outros espaços, apenas faz o retoque porque também já errou, embora o “P”, fique bem longe d “T” no teclado. “Herrar é umano”, lembraria o saudoso Chico de Alencar.
Aniversariante
Assopra velinhas hoje o amigão Sérgio Leonel Beltrame, em evidência nas notícias políticas municipais! O Corvo deseja um feliz aniversário e muito sucesso!