Zeca Dirceu defende apoio de Itaipu às cidades do Paraná

Deputado também defendeu a prorrogação do pagamento de royalties às 15 cidades paranaenses lindeiras ao lago da usina

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) reiterou em Medianeira,  sua defesa para que as obras custeadas pela Itaipu Binacional na região oeste do Paraná sejam retomadas e ampliadas além das cidades impactadas, de forma ou outra, pela usina. “Estou propondo que o apoio do Itaipu não fique restrito aos 50 municípios da Amop (associação dos municípios do oeste) e também se estenda às demais cidades de outras regiões”, disse Zeca Dirceu durante as comemorações dos 43 anos do PT.

“O deputado Enio Verri já adiantou que a Itaipu também vai se voltar aos projetos sociais, de apoio aos pescadores, indígenas, programas culturais e as parcerias com as universidades, escolas e prefeituras. A Itaipu voltará a ter seu perfil de uma atuação social forte no Paraná”, completou.

Zeca Dirceu afirmou que a posse do deputado Enio Verri na diretoria-geral da binacional se dará depois do carnaval com a presença do presidente Lula. “O deputado Enio Verri é um dos melhores quadros nacionais para comandar a Itaipu e já adiantou também que a usina vai ampliar sua participação nas regiões mais próximas da usina e deve lançar um novo plano de ação, elaborado em conjunto com a Unila, Unioeste, entidades e prefeituras”.

 

Função social

O deputado também defendeu a prorrogação do pagamento de royalties às 15 cidades paranaenses lindeiras ao lago da usina: Foz do Iguaçu, Santa Helena, Itaipulândia, Diamante D’Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Terra Roxa. “Esse anexo C que todos falam, entre o Brasil e o Paraguai, termina agora em 2023 e eu defendo a prorrogação do pagamento dos royalties. Os municípios precisam desses recursos para continuar os investimentos em áreas estratégicas da vida dos moradores da região”.

“O presidente Lula deixou claro que compreende a importância da Itaipu em continuar com as grandes obras e investimentos, e que ainda voltará a ter investimentos em política ambiental, políticas sociais, a ter ações voltadas para cultura, esporte e lazer da população. A usina continuará com seu importante papel na vida de Foz do Iguaçu e na vida do Paraná”, completou.

O deputado propôs ainda que a Itaipu vai apoiar projetos para projetos de pavimentação de estradas rurais, programas de irrigação e de energia solar, de abastecimento de água e tratamento de esgoto e de resíduos. “Precisamos de medidas que geram empregos, aproveitar o potencial pesqueiro lago da usina de Itaipu, tenho certeza, vai cumprir com seu papel importante no desenvolvimento das cidades do oeste, sudoeste e noroeste do Paraná”, completou

  • Da assessoria

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *