No Bico do Corvo

Lula e Biden

Dizem que os europeus temem muito esse fortalecimento continental, entre américas. Toda a discórdia verbal dos últimos anos, ajuda e muito nas relações com vários países na Europa, Ásia e Oriente Médio. Os EUA, por exemplo, só perdem para a China quando o assunto é parceria comercial. Segundo uma fonte, o Brasil tem demanda para dobrar o peso das negociações na balança entre os dois países, sem afetar o compromisso com os demais.

 

O visto

Segundo disseram ao Corvo, os norte-americanos possuem uma carta na manga para agradar os brasileiros, a liberação do visto para ingressar nos Estados Unidos, um sonho antigo de relacionamento. Os cidadãos de lá ingressariam na base da “reciprocidade”.

 

Controle

Dizem os entendidos, que a facilitação de ingresso dos brasileiros nos Estados Unidos reduziria e muito a imigração clandestina, por meio dos “coiotes”, ao longo das fronteiras e até mesmo em aventuras marítimas. Em outras palavras, entrando com legalidade, os brasileiros estariam sob controle.

 

Show rural

As fotos do encontro entre o almirante Risden e Jorge Samek deram o que falar, positivamente. É como pessoas com o pensamento progressista se tratam, até porque o cargo de Diretor Geral de uma binacional, com a envergadura de Itaipu, não exigiria um comportamento diferente. No mais, vamos lembrar que Risden, nascido em Curitiba, possui uma história familiar fundamentada em Foz. Samek é um filho da cidade e ambos nos honram com suas trajetórias.

 

Sem rompimentos

O problema é que muitas pessoas não entendem essas responsabilidades e vivem da “pequenice”, acreditando que o exercício político é baseado em rasteiras, dedos nos olhos e essas firulas igual aos filmes do Três Patetas. A vida não é isso; as rusgas políticas não estão acima dos interesses de uma Nação. Bola pra frente.

 

Na política

O Corvo tem observado o comportamento de algumas pessoas quando o assunto é a eleição do ano que vem. É cedo, mas há a antecipação de movimentos. Boa parte dessas manifestações não merece lá muita atenção, porque não passa de factoide, testando a paciência do cidadão, que logo se vestirá mais uma vez de eleitor. Mas existem situações que devemos acompanhar porque envolvem pessoas sérias, com propósitos centrados em discussões positivas. Ontem o Corvo soube da intenção de José Elias Castro Gomes em encarar pré-candidatura e isso ajudará e muito a elevar o discurso. Quando alguém assim se dispõe a enfrentar o cenário, meia dúzia de picaretas desistem, instantaneamente. Gente sem conteúdo não gosta em nada de encarar pessoas com propósitos alinhados com as necessidades da população. É assim que a política vai se depurando.

 

Análise do Corvo

Este colunista está de olho nos movimentos. É um tabuleiro arisco e movediço, ao contrário do que muitos pensam. Como no jogo de xadrez, há peças conhecidas, reis, rainhas, cavalos, bispos, torres e peões. Há também outro tipo: o “pau mandado” que lança o nome a pedido de alguém, para avaliar o impacto. Por isso, quando aparece um nome sério, há uma tremedeira e o cenário afina. O que vai acontecer é que teremos gente tentando pegar carona na direita, na esquerda, no centro e paralelamente, surgirão as novas opções, pois é assim que a política se renova. O novo deve levar vantagem. Olhando para esse cenário, estima-se que o número de candidatos à vereador também duplique, então vamos imaginar como será o processo neste segundo semestre, quando os políticos começam a colocar as mangas de fora. Mas convenhamos, o debate é bom. Ruim seria se ninguém resolvesse colocar a cara.

 

Resultado

Tudo está sob o manto do imprevisto. Se aparecer alguém dando receitas ou dizendo como o processo será, desconfie imediatamente. É, pelo menos por esses tempos, impossível saber o que acontecerá. A população ainda está digerindo a pressão entre esquerda e direita, das eleições passadas. Nem a ciência ainda é capaz de decifrar o que vem pela frente. Por isso é bom observar.

 

Deputados e candidatos

Olhando os noticiários, vários nomes de recém-eleitos e estreante na Câmara de Deputados e ALEP, já aparecem acenando com possibilidade de disputa em várias prefeituras. O que será que acontece? Vai ver o sonho político dessas pessoas é o Executivo, mas para chegar até ela, foi preciso colocar os pés no Legislativo. Bom seria mostrarem alguma coisa antes.

 

Dobradinha

Então, Sérgio Moro ainda nem esquentou a cadeira de senador e aparece a proposta de administrar Curitiba, com o Deltan Dallagnol de vice. Então vejamos, saíram do Judiciário, estagiaram no Legislativo e agora querem o Executivo! O que será, pensa Rafael Grecca, sobre o assunto? O Corvo tem até medo de ligar para ele e perguntar.

 

Deslizamentos

Que situação hein Corvo? Basta chover e as estradas são invadidas por montanhas, como aconteceu várias vezes no Paraná e agora entre São Paulo e Rio de Janeiro, interditando a principal estrada brasileira, a Dutra.

Mario V. B. Boaventura

 

O Corvo responde: prezado, não é qualquer chuvinha que ocasiona isso, precisa cair muita água do céu, como de fato caiu. No mais, áreas nas margens de estradas não são respeitadas e nem recebem obras de manutenção, como deveriam, sendo assim, os desmoronamentos são até previstos. No Paraná a moda agora é olharem para o céu e dependendo da quantidade de nuvens, é mais fácil fazer o bloqueio da estrada, como aconteceu recentemente na BR$ 277, no trecho que liga a Capital, Curitiba, ao litoral.

 

Morretes agoniza

Uma das mais belas cidades litorâneas e que depende do turismo para sobreviver está pedindo socorro. As chuvas ameaçam Morretes por todos os lados, pelos rios com as inundações, desbarrancamentos e o fechamento dos acessos, como a BR 277 e a charmosa Estrada da Graciosa, que é escorregadia em tempos de tempo firme, imagina então com chuvas o tempo todo. Sofrem junto Antonina e Paranaguá, que deixa de receber o povo da capital nos finais de semana. Não se dão mais ao trabalho de ir buscar caranguejo no mangue, porque eles não são comercializados.

 

A tal ponte

Contaram para o Corvo que a ideia de ligar o litoral com uma Golden Gate tupiniquim é algo bonito nas imagens ilustrativas, mas um pouco complicado na hora de encararem os ecologistas. Apesar da necessidade de travessia, estão organizando uma manifestação contra a construção, calçados em questões ambientais. E ferry boat, não polui nada?

 

Porta-aviões

Corvo, faltou você explicar que um navio porta-aviões ancorado, polui igual, porque o caso é coberto de substância nocivas, para os mariscos não grudarem. O “São Paulo” possui revestimentos que além de causar mal aos peixes, jamais se tornará um local para beneficiar a vida marinha, como em outros casos de embarcações naufragadas. Pouco se sabe de como é a vida à 5 mil metros de profundidade, onde não há sequer a luz do Sol.

B.G.L.H (O leitor, biólogo, pediu para não ter o nome divulgado).

 

O Corvo responde: pois é, dizem que foi um erro afundar o navio, mas então como é que deveriam fazer, uma vez que a desmontagem era impossível? Há quem garanta que poderiam tirar o mar e transformar a estrutura em shopping center, com heliporto inclusive. Pensa? Mas tudo pelo momento é ficção, O fato é que o navio já sumiu nas profundezas. Já era, sem chances.

 

Tragédia

Fora tudo o que sírios e turcos enfrentam, há um problemão: o que fazer com tantos corpos que são sendo retirados dos escombros. É uma situação das mais dramáticas, pois muitas famílias não terão tempo e nem como reconhecer as vítimas. Na Turquia a situação pode ser mais controlada, diferentemente da Síria, já devastada por uma guerra civil e a presença do estado islâmico. Em algumas cidades, o que já era escombro, virou poeira. Que barbaridade.

 

Sanepar hoje!

A pandemia fez um racha na vida de muitas pessoas, a começar pela área do abastecimento de água, luz, e até de alguns serviços. Muitas pessoas deixaram acumular faturas. O Corvo, por exemplo, se complicou com a água e ficou feliz em saber que este sábado é o grande dia para resolver o problema.

 

Facilidade

As Centrais de Relacionamento da Sanepar vão abrirão neste sábado (11) em todo o Estado, facilitando o acesso às negociações. Acontece o RECLIP – Recuperação de Crédito Cliente Particular (Reclip) e o cadastro ao programa Água Solidária. O horário de atendimento em Foz será das 08h30 às 17h. Quem possui o pagamento atrasado poderá parcelar em condições bastante vantajosas. Para fazer a adesão, é necessário levar documento pessoal e documento de propriedade do imóvel ou contrato de locação vigente.

 

As vantagens

Vale a pena ir acertar os ponteiros com a dona Sanepar. Não há cobrança de multa e nem de juros das faturas atrasadas; dispensa da obrigatoriedade de valor mínimo de entrada; a taxa de juros de parcelamento de 1,30% cai para 0,3% ao mês e por fim é possível parcelar em até 60 vezes, com dispensa de valor mínimo por parcela. Já o programa Água Solidária beneficia famílias de menor renda com tarifas reduzidas de água e de esgoto. Têm direito ao Água Solidária famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa, que moram em imóveis de até 70 metros quadrados e consomem até 2,5 mil litros de água por mês por pessoa. Enfim, são vários os critérios e isso o pessoal da Sanepar ajuda na explicação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *