No Bico do Corvo
Itaipu e a difícil escolha
Havia várias especulações na questão de Itaipu. Muitas beiravam o estapafúrdio, longe da realidade. De uns dias para cá, alguns veículos andaram aprofundando o assunto utilizando fontes mais confiáveis, como é o caso da CNN. A cadeira do DGB afunilou entre o deputado Enio José Verri e Jorge Samek; o “conclave” no PT deve ocorrer depois da posse no Congresso Nacional, nos primeiros dias de fevereiro. Mas há quem garanta que isso só vai acontecer depois do Carnaval.
Ênio ou Samek?
Verri, segundo o site da emissora (CNN) seria o candidato de Gleisi Hoffmann, portanto do PT, já que ela é a “presidenta”; Samek, por sua vez é o nome mais cotado, é o preferido de Lula e inclusive de Janja para o cargo; eles trabalharam juntos na Binacional. O que pesa da discussão é a habilidade para tratar acordos com o Paraguai e o conhecimento no setor elétrico. Isso Samek esbanja conhecimento e diplomacia.
As diretorias
Chama também a atenção o loteamento das diretorias para membros dos partidos aliados. Só quem deve chupar o dedo é o MDB, se depender da indicação de um nome paranaense. Segundo a CNN, o escolhido teria ligações muito fortes com o bolsonarismo. O bom dessa indicação seria o ingresso de Rosa Maria na ALEP.
Pensando duas vezes
Mesmo admitindo que gostaria de dirigir Itaipu (e quem não gostaria?) Enio Verri deve estar olhando para os seus botões, pois terá que renunciar ao cargo deputado federal, como fez Samek no passado. Isso não é lá muito confortável com os eleitores, que esperam o desempenho no legislativo, finalidade pela qual foram às urnas. Verri fez 95.172 votos nas últimas eleições, bem abaixo do que esperava, dizem. Enio é considerado um dos “pesos-pesados” do partido na Região Sul, e muitos analisam que a sua presença em Brasília, na Câmara, é bem mais eficiente.
Militares querem ficar
A CNN mostrou documentos que ilustrariam a intenção dos militares em permanecer no controle da Binacional. Segundo uma fonte, isso é muito difícil, mas como a política é mais do que a arte do improvável, tudo pode acontecer. Ou alguém acredita que os milicos não negociam? Lula entrou no governo sabendo que teria longas conversas com os chefes militares.
Lula e os parceiros
No Uruguai, ao concordar com a reforma no Mercosul, Lula disse que é necessário atuar com o bloco europeu e para isso, aparar antes as arestas dos crimes ambientais, o que dificultou as parcerias nos últimos anos. O problema com a destruição da Natureza está mais para os brasileiros do que para os vizinhos, convenhamos. Os uruguaios falam em trabalhar com a China, mas isso parece não ser uma necessidade primaz brasileira, uma vez que os chineses são os principais parceiros. Isso nem se precisava falar. O que é bom para o Brasil pode não ser ótimo para os parceiros. O Brasil conquistou os negócios com a China e pode muito bem ajudar os demais.
De volta
O setor político não vê a hora de Lula concluir o passeio internacional. Há incêndios que, no momento, só o presidente é capaz de apagar. O presidente tem essa característica de “centralizar” e quando se afasta, a turma não demora parra atear fogo no parquinho. Muitos consideram cedo para Lula deixar o país, diante de tantos fatos estridentes, mas vai que ele faz de propósito, para entender o comportamento da máquina?
No fechamento
Mas voltando, as atividades da presidência estão a todo vapor. O Corvo se preparava para enviar a coluna e recebeu a informação da agenda presidencial, de um encontro entre o presidente Lula com Gleisi Hoffmann e o deputado Enio Verri. Pode sair o coelho da cartola. Ou não.
Nos EUA
Segundo alguns jornais, Lula pode antecipar a ida aos Estados Unidos. O que falta é ele ser recebido lá pelo Jair Bolsonaro, dando uma de líder paralelo, louco para voltar ao Brasil nos braços dos aliados. Se depender da relação de presos e indiciados na hecatombe brasiliense, muita gente estará na prisão.
Sem trégua
Depois do STF, foi a vez do Congresso apresentar relações de vândalos e destruidores de bens públicos. Juntando as listas do Legislativo, Judiciário e Executivo, a horda bolsonarista ultrapassa 600 nomes que não escaparão da prisão, nem com reza braba.
Para equilibrar
O novo governo teria montado uma força tarefa para tratar com o povo da roça. Eita medão de ser recebido com espingarda na porteira! Dizem que para amenizar o contato, haverá antes o lançamento de uma campanha de aquisição de maquinário, tecnologia agrícola e pecuária com pagamento a perder de vista e inúmeras facilidades.
Anistia
São tantas as informações sobre a busca pelo diálogo, que até santo desconfia. Há quem esteja desenhando uma proposta de zerar contas com a Caixa e BB, o que estaria travando muitas empresas, alguma na porta da quebradeira. Claro, isso não vai sair de graça, mas por meio de negociações muito cômodas.
Festival
Tem um pessoal organizando uma ideia antiga, a de realizar o Festival Latino Americano de Música Arte e Folclore. Acontece que no meio da argumentação, indicaram vários nomes que poderiam se apresentar, entre eles Mercedes Sosa e Milton Nascimento. O que? Milton já se despediu dos palcos e isso não foi de brincadeira e “La Gorda”, assim carinhosamente chamada pelos amigos, canta todos os dias para São Pedro e faz tempo (Faleceu em 2009). A não ser que se trata de uma programação Cover, vai lá saber?
O espaço das Américas
A implantação de uma estrutura no encontro dos rios Iguaçu e Paraná nunca foi uma reivindicação dos iguaçuenses e sim um sonho do saudoso Jaime Lerner, que entendia o lugar como o ponto de encontro do continente. Não estava errado, porém investiu na obra e esqueceu-se dos acessos.
Dificuldades
O Corvo cansou de ver madame quebrando o salto ou escorregando nas pedras rejuntadas, quando havia eventos no Espaço das Américas. Dependendo, contratavam serviços de vans para levar o povo do estacionamento até a estrutura. Os acessos são uns dos pontos fundamentais da revitalização que deve acontecer e só aguardava o sinal dos órgãos responsáveis. O fato é que terão muito o que revitalizar, porque tudo por lá anda comprometido. Até a estrutura de rochas que suporta o mirante necessita de manutenção. Francamente, não há espaço mais bonito e enigmático.
Onda de calor
A previsão do tempo ainda oscilando. As chuvas marcadas para hoje, com direito a ventania, raios e trovoadas devem acontecer no domingo, para o desespero dos churrasqueiros. O calor será forte hoje, com temperaturas altas ao longo de todo o período.
Quedas de energia
O povo anda pegando no pé da Copel e dá-lhe fakes sobre as quedas de energia. Em rede social inventam de tudo e claro, com o esperado besteirol político, algo que já está passando do ponto. Não há nada mais sofrível do que aturar imbecilidade fora de hora. Bora trabalhar e fazer algo útil na vida! Dependendo à intensidade dos vendavais e chuvas, isso afeta o fornecimento de energia, o que obriga os servidores a encarar maratonas bem complicadas para restabelecer o fornecimento, essas pessoas deveriam receber elogios e não piadinhas de mau gosto.
Inversão
É impressionante a cara de pau dos que tentam a todo o custo inverter a informação. Nos episódios em que torres de energia foram ao chão, isso é bem notório. “O governo é incompetente ao não monitorar as torres, o que deixa muita gente na mão, sem luz”. Então radicais oposicionistas praticam a sabotagem e a culpa ainda é do governo, que não fechou 30 dias no poder? Deem um tempo pra cabeça da gente né.
Manifestações
Os norte-americanos que estão no poder andam escaldados iguais aos brasileiros, pelo menos quando o assunto é ameaça à democracia. Segundo uma fonte, pessoas que moram nos Estados Unidos, ou estão de passagem, e que gravam vídeos antidemocráticos podem ser surpreendidas com um acordo entre os dois países.
Mundão véio virado
Olhamos para o Brasil e às vezes nos esquecemos do que acontece em outros continentes. Israelenses voltaram a massacrar palestinos; há conflitos na Etiópia, Mianmar, Síria, Haiti, Iêmen, e o famigerado conflito entre russos e ucranianos, que saltou para níveis mais delicados. Alemães e norte-americanos anunciam o fornecimento de tanques e os russos respondem com armas hipersônicas. Isso está perdendo o controle e pode levar a Europa a consequências bem mais sérias. O bicho homem não aquieta o coração de jeito algum.
Sextou
E não é que já chegamos ao último dia útil da semana? Que barbaridade, o tempo voa, à jato. Semana que vem já é fevereiro. O ano de 2023 veio com tudo e muita choradeira diga-se. Empresários dizem que as listas de entradas estão apertadas e só se escuta a frase “mês que vem vai melhorar”, de outra maneira, as dívidas só aumentam, a começar pelas tarifas reajustadas. Tudo bem, vai dar certo; vamos começar curtindo o dia, sábado e domingo e começar a pensar nas dores de cabeça na segunda-feira. Lembramos que amanhã, sábado, tem Corvo sim senhor!