Palavra Livre
UBS
A prefeitura vai fazer até 17 de fevereiro a licitação para construção da unidade básica de saúde (UBS) Porto Belo na rua Zacarias Vitalino Silva, 40, Jardim Irma. Outra licitação que será definida na mesma data para adequação do Ginásio Costa Cavalcanti às normas de prevenção e combate à incêndio.
Revisão
Todos os contratos do governo federal com valores acima de R$ 1 milhão terão de passar por um pente-fino para eventual renegociação e até extinção da despesa. A medida está na portaria interministerial da Fazenda, do Planejamento e Gestão. A revisão é considerada o primeiro passo para um programa de atualização periódica de gastos e políticas públicas, num momento em que o governo avalia também um novo arcabouço fiscal para substituir o teto de gastos — regra em vigor que atrela o crescimento das despesas à inflação.
Revisão II
O PT defende que o pente-fino alcance as estatais e as empresas controladas pelo governo federal, o que pode incluir a Itaipu Binacional. O governo federal já tem o relatório que a usina já fechou nos últimos meses convênios com os municípios na ordem de R$ 200 milhões. “Tudo será revisado”, disse um petista à coluna.
Devagar
O governo Lula quer agilidade nas obras da Perimetral Leste e complementares da segunda ponte. Se no lado brasileiro, só foram executadas cerca de 19%, no lado paraguaio, as obras complementares sequer começaram e nem projeto executivo tem. A ponte deve ser entregue ao tráfego somente em 2024.
Está difícil
A indicação do DGB, dos nomes para as cinco diretorias e seis conselheiros, está num imbróglio que pode ser resolvido somente após a viagem do presidente Lula (PT) à Argentina na semana que vem.
Difícil II
O ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) não conseguiu ainda nem emplacar o secretário-executivo de sua pasta. Silveira do PSD, se reuniu com o presidente Lula (PT) e quer compor seu ministério com nomes dos partidos da Frente Ampla. Os indicados, depois de 8 de janeiro, passam por um vigoroso crivo. O objetivo não é chamar ou aproveitar qualquer nome que foi ligado ao bolsonarismo. “Não basta somente dar um google”, disse um petista com trânsito no Planalto.
Clareza e respeito
“Os ministros que estão em nossa aliança têm de ter o mínimo de sensibilidade e clareza política de não trazer para o governo quem esteve com Bolsonaro e governou com ele”, afirmou a presidente do PT, deputado Gleisi Hoffmann. “É uma questão de respeito ao voto popular e respeito ao presidente Lula”.
Mais dois
O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou mais dois nomes do primeiro escalão. A secretária da Mulher e Igualdade Racial será a deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD) e a Secretaria de Comunicação ficará sob comando do jornalista Cleber Mata, ex-chefe da comunicação do governo paulista entre 2019 e 2022.
Vaga do Stephanes
Com a confirmação de Leandre, sua vaga na Câmara dos Deputados será ocupada pelo atual deputado federal Stephanes Junior, que ficou na segunda suplência. O deputado Rodrigo Estacho (PSD) vai assumir a vaga de Beto Preto (PSD) que continuou no comando da Secretaria da Saúde.
Pela boa
Se o governador Ratinho Junior (PSD) confirmar o deputado Sandro Alex (PSD) na Infraestrutura e Logística, quem assume sua vaga na Câmara dos Deputados é o jornalista Luciano Alves (PSD), de Foz do Iguaçu, que se fortalece para disputar a prefeitura em 2024.
Turismo
O Palácio Iguaçu ainda não convenceu o deputado Márcio Nunes (PSD) para assumir a Secretaria de Turismo.
Eventos
Show Rural, Expoingá, Expolondrina, Expo Umuarama, Festa da Uva, InovaMeat Toledo, Expofrísia e diversos outros eventos relacionados à agropecuária paranaense e programados para 2023 podem ser consultados no https://www.agricultura.pr.gov.br da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
Vertedouro da Itaipu
Mais de duas mil pessoas, entre turistas e moradores de Foz do Iguaçu, visitaram neste sábado (14) a Itaipu Binacional para ver o espetáculo das águas produzido pela abertura do vertedouro da usina, que não operava desde outubro de 2021. A binacional chegou a fazer uma operação especial com um ônibus exclusivo para o mirante do vertedouro.
Estamos aí
O senador eleito Sérgio Moro (União Brasil) já está em campanha para presidente de olho nos eleitores bolsonaristas. Nas redes sociais de amigos já circulam os posts alcunhando o ex-juiz de “patriota”.
Sem anistia
Deputados do PT se contrapõem nas redes à proposta de um parlamentar bolsonarista que tenta conceder anistia antecipada a atos terroristas praticados a partir do dia 30 de outubro, término do segundo turno eleitoral. O projeto de lei está na CCJ.
Providências
O PT encaminhou pedido de providência ao MPF e MP às mais de 2,5 mil denúncias no canal de whatsapp disponibilizado pelo partido para identificar envolvidos em atos antidemocráticos em Brasília e no Paraná. Para o presidente do PT, Arilson Chiorato, as cenas trágicas do dia 8 de janeiro não podem ficar impunes. “Não podemos permitir que paranaenses saiam do estado e façam com que a história do país fique manchada por tamanha barbárie. Estamos colaborando na identificação desses terroristas para que paguem pelo patrimônio público que foi destruído”, disse.
Problema
O governador Ratinho Junior (PSD) nomeou a deputada Leandre Dal Pont (PSD) na Secretaria da Mulher e já enfrenta outro problema. O Diário Oficial traz a nomeação do ex-deputado Fernando Francischini (União Brasil) em uma das chefias da pasta. O diário oficial traz quatro nomes de chefes de coordenação para a secretaria – apenas um é de uma mulher. Questionado sobre a indicação de Francischini diante da cassação e qual o posicionamento de Ratinho Junior em relação à propagação de fake news, o Governo do Paraná afirmou que não vai se manifestar.
De olho
A Frente Parlamentar sobre o Pedágio vai acompanhar a reunião entre representantes do Ministério dos Transportes e da Secretaria da Infraestrutura e Logística do Paraná marcada para a próxima semana para destravar o programa de concessões de rodovias federais no Estado. A iniciativa do encontro partiu do ministro Renan Filho (MDB), que quer discutir com o Governo do Paraná a eventual necessidade de realizar novas mudanças no modelo de concessão já amplamente discutido após o fim dos últimos contratos, em 2021.”Estamos acompanhando, o pedágio tem tentáculos em toda que é parte”, disse um deputado do colegiado.
Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino e Maria Tereza Vasquez