Palavra Livre

 

Nomeações

O presidente da Câmara Municipal, João Morales (União Brasil) nomeou o novo corpo diretivo técnico do legislativo: Luiz Henrique Dias da Silva (diretor-geral), Sérgio Bavaresco (Finanças), Jean Carlos de Oliveira (Comunicação), Thiago Augusto Griggio (Jurídico) e Clayton Suminensse (Administração).

 

Follow the money

A AGU identificou mais de 100 empresas suspeitas de terem financiado os atos golpista do último domingo (8) em Brasília. O dinheiro foi usado para bancar os ônibus de transporte e para auxiliar os bolsonaristas radicais a permanecerem acampados em frente ao QG do Exército fazendo os preparativos para a tentativa de golpe. A ordem é seguir o dinheiro.

 

Sul maravilha

A ordem da AGU é seguir o dinheiro, ou seja, de quem partiu, para quem foi e como foi usado. Segundo o ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), o dinheiro teve origem nas regiões sul e centro-oeste e repassados por empresários ligados ao agro e comércio.

 

Pente fino

O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) defendeu um pente fino nos contratos do governo Bolsonaro com empresários acusados de financiar e incitar atos terroristas e o golpe de estado no país. “Se os empresários terroristas, golpistas, criminosos estivessem financiando os atos com seus recursos próprios, isso já seria um crime gravíssimo. As informações, notícias, fatos e provas que começam a aparecer mostram que a situação é muito pior do que isso. Esses empresários ao longo dos últimos anos firmaram grandes contratos com o governo federal. Um único empresário já identificado recebeu R$ 24 milhões em contratos com o governo federal”.

 

Em Brasília

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) se reuniu ontem em Brasília com a deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT. Na pauta o apoio do governo federal na sustentabilidade do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. “Estou confiante!”, disse Brasileiro nas redes sociais.

 

Apagão

Dezenas de passageiros com voos programados nesta terça-feira, 10, para Foz do Iguaçu tiveram problemas na hora de embarque ou desembarque. Foram seis chegadas e seis partidas canceladas, pois o sistema de balizamento noturno  (sistema de iluminação de pista) apresentou problemas técnicos. Ontem, uma chegada e uma partida foram canceladas.  A equipe técnica do aeroporto está trabalhando no restabelecimento do sistema.

 

Na chefia

O delegado federal Rivaldo Venâncio vai assumir a superintendência regional da Polícia Federal no Paraná, substituindo Omar Gabriel Haj Mussi. Venâncio participou da  equipe de segurança de Lula (PT) na campanha presidencial e tem a confiança do atual diretor-geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues.

 

Avançadas

Avançam as conversas entre MDB, PT, PSDB e PSD com vistas as eleições municipais de 2024. A escolha dos pré-candidatos vai se afunilar em três nomes.

 

Acho que não

Os deputados Vermelho, pai e filho, vão participar das eleições de 2024, mas não condição de candidatos. Preferem atuar na Assembleia Legislativa – caso de Matheus Vermelho (União Brasil) – e na Câmara dos Deputados, o Vermelho (PL) pai. O PL já tem dois pré-candidatos: Ayrton José e Sérgio Beltrame. O presidente do legislativo, João Morales (União Brasil), colocou o time em campo.

 

Língua solta

Em uma série de áudios que circula nos grupos de whatsapp bolsonaristas, o deputado Sargento Fahur (PSD) chama a presidente do STF, Rosa Weber, de “porqueira”.

 

Capitulação

Uma empresária iguaçuense, amiga do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), capitulou nas redes sociais. Em postagem, disse que nada melhor de ter a consciência tranquila por ter feito a sua parte.

 

China no Paraná

A instalação de uma futura unidade da multinacional chinesa BYD no Paraná entrou na conversa do vice-governador Darci Piana, o presidente da empresa, Tyler Li, e o secretário Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Serviços). O grupo, que já atua no Brasil, pretende instalar uma nova fábrica de veículos elétricos no País. O Paraná é cotado para sediar uma unidade de produção de controladores e motores para esta frota. “Mostramos a potencialidade do nosso Estado, que é um ponto central dentro do Mercosul e está sendo transformado, pelo governo, em um centro logístico para atender toda a América do Sul”, disse.

 

Cotado

O ex-prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, é cotado para assumir a Secretaria de Justiça e Cidadania. Nem bem seu nome foi levantando, começou o fogo amigo contra Santin, que deve ter partido de um adversário político de sua cidade.

 

Defesa do SUS

Defensor da saúde pública, o deputado Michele Caputo (PSDB) deixa a Assembleia Legislativa depois de cumprir quatro anos de mandato. Eleito em 2018, Michele Caputo teve sua passagem pelo legislativo paranaense marcada por defender os grandes problemas enfrentados pela saúde pública no país.

 

Inadimplência

Levantamento da Faciap e SPC mostra que o número de inadimplentes cresceu 5,63% em dezembro de 2022, em relação ao mesmo mês de 2021, no Paraná. O documento traz, também, informações sobre a inadimplência em todo o Brasil e nas 12 regiões paranaenses.

 

75 anos

O Sesc completou 75 anos de história no Paraná reafirmando continuamente o compromisso assumido pelos empresários em sua criação: a justiça social. Para cumprir essa missão, o Sesc promove soluções para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar dos mais de 1,93 milhão de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus familiares e toda a população paranaense, cooperando com a sociedade e contribuindo para a igualdade social.

 

Pacote de punição

O deputado federal Aliel Machado (PV) apresentou um pacote de medidas que buscam punir com mais rigor as pessoas que cometerem crimes contra o Estado Democrático de Direito. Entre as propostas apresentadas está a de incluir na Lei da Ficha-limpa os crimes contra a democracia.

 

Envio de policiais

O  Diário Oficial da União traz a portaria nº 274, de 9 de janeiro de 2023, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que trata do envio de policiais militares do Ceará, da Bahia, de Piauí, Alagoas, do Rio Grande do Norte, Maranhão, de Goiás e do Rio Grande do Sul para emprego na Força Nacional de Segurança Pública. O documento, assinado pelo ministro Flávio Dino, diz ainda que a medida tem por objetivo  “pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública em Brasília”.

 

Cassação

Diante de indícios de desvio de verbas públicas durante a pré-campanha de Deltan Dallagnol (Podemos), a Federação Brasil da Esperança no Paraná (PT, PCdoB e PV) ajuizou representação eleitoral em face do deputado federal eleito requerendo a investigação de possíveis condutas ilegais, relativas à arrecadação e gastos de recursos públicos.

 

Enrolados

Dos 31 parlamentares federais eleitos pelo Paraná em outubro, pelo menos quatro vão enfrentar dissabores na Conselho de Ética no Congresso Nacional ou na Justiça Eleitoral.

Pianinho

Um deputado bolsonarista raiz, que dia sim e outro também atacava Lula (PT) e defendia os acampamentos e atos, agora chamados de criminosos e terroristas, anda pianinho nas redes sociais. Nada se fala se dos atos e apenas críticas, porém amenas, a Lula, governo e STF.

 

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino e Maria Tereza Vasquez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *