Parque Nacional do Iguaçu chega aos 84 anos como uma referência nacional e internacional
O Parque Nacional do Iguaçu celebra 84 anos de criação, nesta terça-feira, 10 de janeiro, com bons resultados em diversas áreas, com destaque para os ganhos ambientais e turístico da unidade de conservação. A população de onças-pintadas, animal símbolo do parque, cresceu cerca de 70% nos últimos anos. Já a visitação turística, que colabora para o desenvolvimento da economia local e regional, está em forte recuperação, representando 71% do ano de 2019, período anterior à pandemia. E as novas perspectivas com a concessionária Urbia Cataratas S.A., responsável pela gestão turística, são de investimentos de 500 milhões, nos próximos cinco anos, que vão contribuir para melhorar a experiência dos visitantes e despertar ainda mais o desejo de brasileiros e estrangeiros de visitar a cidade de Foz do Iguaçu.
Para falar do aniversariante é preciso valorizar a sua história e resgatar a sua certidão, bem como suas conquistas ao longo dos anos. Para isso, listamos duas marcas importantes, entre tantas outras referências. O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 10 de janeiro de 1939, por meio do Decreto-Lei n.º 1.035, do então presidente da República Getúlio Vargas. No ano de 1986, recebeu o título, concedido pela Unesco, de Patrimônio Mundial Natural. Já as Cataratas do Iguaçu, localizadas no interior da unidade de conservação, receberam o título de Maravilha Mundial da Natureza no dia 11 de novembro de 2011, em uma eleição internacional, com votos de pessoas de todo o mundo.
Comemoração local – Na terça-feira, 10 de janeiro, o parque realizará uma programação cultural para saudar a data. As atividades serão concentradas no Centro de Visitantes da unidade, das 9h às 11h. O chefe do Parque Nacional do Iguaçu, José Ulisses, fará a abertura das atividades comemorativas, juntamente com as concessionárias do parque, e representantes de entidades locais. Os visitantes vão ser recepcionados com música clássica durante toda a manhã. O grupo Energia Pura fará uma apresentação exclusiva, mesclando clássicos, tango, pop clássico, música latina e rock.
Listamos temas relevantes que reforçam a importância de a sociedade comemorar a existência e vitalidade do Parque Nacional do Iguaçu
Turismo sustentável – O Parque Nacional do Iguaçu se consolidou, nesses 84 anos, como referência na conservação da natureza e no turismo sustentável no mundo. O parque, que é um dos mais visitados do Brasil, protege uma área de 185 mil hectares de Mata Atlântica e uma rica biodiversidade, constituída por espécies singulares da fauna e flora brasileiras. A unidade de conservação brasileira, localizada no Oeste do Paraná, faz fronteira com a Argentina, na província de Missiones. Já as Cataratas do Iguaçu estão situadas entre a cidade brasileira de Foz do Iguaçu e a argentina Puerto Iguazú.
A sua riquíssima biodiversidade e a raridade de beleza cênica contribuíram para transformar o Parque Nacional do Iguaçu em Patrimônio Natural da Humanidade, no ano de 1986, e no abrigo da Maravilha Mundial da Natureza, no ano de 2011, em votação mundial. Atualmente, o parque realiza ações de visitação pública, pesquisa, educação ambiental e proteção. Todo esse cuidado e trabalho integrado proporcionam aos visitantes condições únicas e inesquecíveis de contato com uma das mais raras feições da natureza.
Gestão de referência no Brasil – O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela administração das unidades de conservação federais do Brasil. Desde o ano de 1999, o parque conta com gestão concessionada dos serviços de visitação turística. Desde dezembro de 2022, a concessionária Urbia Cataratas S.A. é responsável pela gestão turística da unidade de conservação.
Concessionária Urbia Cataratas S.A. – O Grupo Cataratas, principal empresa de turismo sustentável do país, à frente da concessão do PNI desde 1999, é reconhecido pelos serviços voltados ao ecoturismo nos principais parques nacionais do Brasil e pela gestão de atrativos de bem-estar animal. Reúne seis atrativos em Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Fernando de Noronha. O compromisso com a sustentabilidade e com a conservação está no seu DNA, tendo sido eleita três vezes a companhia mais sustentável na área de turismo e hotelaria no Brasil (Revista Exame – Guia Exame de Sustentabilidade).
Criada em 2019, a Urbia é uma empresa que nasceu com o propósito de valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania. Ao todo, possui em seu portfólio quatro contratos de concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da Região Sul do país, entre os quais estão: Parque Ibirapuera, Parque Nacional Aparados da Serra e Serra Geral, Parque da Cantareira e Horto Florestal.
Investimentos no parque – Nos próximos cinco anos serão investidos R$ 500 milhões em infraestrutura, operação e atrativos para o Parque Nacional do Iguaçu. O novo investimento vai ampliar a prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos, incluindo o custeio de ações em prol da conservação, proteção e gestão.
Além disso serão aplicados no mínimo 6% de toda a receita do parque, ao longo dos 30 anos, em projetos de pesquisa, planos de manejo de espécies, ações de educação ambiental, iniciativas de integração com os municípios do entorno, monitoramento e divulgação.
Urbia Cataratas S.A/PNI
Foto: Edison Emerson/assessoria