Palavra Livre
Palestina em Foz
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) declarou o ministro da Relações Exteriores da Palestina, Ryad Al-Maliki, hóspede oficial de Foz do Iguaçu entre os dias 3 e 6 de janeiro quando visitará a cidade.
Na Argentina
A primeira viagem internacional do presidente Lula (PT) será no dia 24 de janeiro para a Argentina. Lula foi convidado pelo presidente argentino Alberto Fernández e deve participar do encontro da Cúpula das Américas em Buenos Aires. As informações são do novo chanceler brasileiro, Mauro Vieira.
Faltam 18
Lula anunciou mais 16 ministros do próximo governo e, portanto, já são 21, faltando mais 18 indicações. Até agora nenhum do Paraná e muito menos a definição do próximo ministro de Minas e Energia e depois, os diretores da Itaipu.
Foice no escuro
Um petista afirmou à coluna que não está fácil a indicação dos nomes do ministério de Lula. Ficou para depois do natal, as definições da Agricultura, Meio Ambiente, Planejamento, Minas e Energia, Cidades, Turismo, Comunicações, Pesca, Transporte, Banco Central, Banco do Brasil, Petrobras, entre outros. O Paraná ainda tem chances, mas é remota.
Frente Ampla
Os próximos indicados podem contemplar o MDB, PSD, Rede, União Brasil, PDT, PV, Psol, Solidariedade, Avante e Agir e as tendências do PT ainda não contempladas.
Pessuti na Itaipu
O MDB do Paraná trabalha para indicar o ex-governador Orlando Pessuti (PT) na presidência, em alguma diretoria ou no Conselho de Administração da Itaipu Binacional.
Requião no Mercosul
O PT nacional avalia que o ex-senador Roberto Requião cai como uma luva como embaixador brasileiro do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai. Requião já foi presidente do Parlasul (Parlamento do Mercosul) e pode trabalhar para a retomada da integração do continente como quer o presidente Lula (PT).
Secretaria Geral
A deputada Gleisi Hoffmann (PT) pode ocupar a chefia da Secretaria Geral da Presidência em 2024. O ministro indicado por Lula (PT) é o tesoureiro do PT, Márcio Macêdo. Gleisi é presidente nacional do partido e seu mandato termina em novembro de 2023. Gleisi pode ir para Secretaria Geral e Macêdo para a presidência do partido.
PL e União Brasil
A definição de todos os nomes do secretariado de Ratinho Junior ainda dependem de uma conversa com o União Brasil e o PL.
Guto no Planejamento
O governador Ratinho Junior (PSD) deve definir até hoje os nomes do secretariado do segundo governo. No entanto, alguns estão sendo considerados certos em algumas pastas. É o caso do deputado Guto Silva (PP), que já esteve no comando da Casa Civil e, no segundo mandato, deve ser confirmado como secretário de Planejamento.
Ratinho é quem define
Ao ter seu nome cotado como possível secretário da Indústria e Comércio no novo governo Ratinho Junior (PSD), o deputado federal, Ricardo Barros (PP), disse que “quem anuncia cargos é o governador”. Barros não confirma e nem nega a informação de que teria seu nome colocado como futuro membro da equipe de Ratinho Junior e que também ficou sabendo através de informações de amigos e pela imprensa”.
É piada, diz PT
O governador Ratinho Junior (PSD) deve anunciar os nomes dos novos secretários da Segurança Pública e Comunicação Social que estão deixando o governo. Quem também poderá desfalcar a equipe do primeiro escalão é o secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior, cotado para assumir o Tesouro Nacional, segundo apurou o jornal o Estadão. O PT achou tudo isso uma piada.
Desbloqueio
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, autorizou nesta semana o desbloqueio parcial de recursos do PL, no total de 1,15 milhão, unicamente para o pagamento de salários de funcionários da sigla.
Na Cidades
O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PDS), poderá ser o novo secretário das Cidades do Paraná. É o que informa o jornalista Roger Pereira, do portal Gazeta do Povo. Segundo o jornalista, Eduardo Pimentel ficaria no cargo até o fim do mandato de Rafael Greca (PSD) na prefeitura de Curitiba. Em 2025, Greca assumiria a Secretaria.
Projeto
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei de autoria do deputado federal Paulo Marins (PL-PR) que permite que novos concessionários de rodovia beneficiados pelo Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura optem pelo pagamento unificado de tributos, equivalente a 4% da receita mensal.
Fachinello na presidência
O vereador Marcelo Fachinello (PSD) foi eleito, por unanimidade, presidente da Câmara Municipal de Curitiba. A sessão aconteceu na última quarta-feira (21). Ele vai substituir Tico Kuzma (Pros).
Comunicação
O jornalista David Campos, diretor de Marketing da Copel, também é cotado para assumir a comunicação de Ratinho Júnior (PSD).
Beira Rio e Mercadão
O diretor-geral da Itaipu Binacional, Anatalicio Risden, apresentou o projeto de revitalização da Avenida Beira Rio e a obra concluída do mercado público, em sessão do Codefoz. Risden repassou o anteprojeto da Beira Rio ao prefeito Chico Brasileiro (PSD). “Em 2019, fizemos um planejamento para deixar um legado para Foz do Iguaçu. Estamos começando a colher os frutos, com as obras da segunda ponte, a ampliação do aeroporto, a duplicação da Rodovia das Cataratas e mais essas duas entregas à sociedade iguaçuense”.
Momento histórico
Chico Brasileiro disse ser um momento histórico para a cidade. Em sua avaliação, é preciso agradecer à Itaipu não somente os investimentos como o apoio aos projetos, o que está resultando em muitas conquistas para Foz do Iguaçu. E mencionou a importância da revitalização da Beira Rio – que faz parte de um projeto mais amplo, o Beira Foz.
Projetos
“O investimento deverá desenvolver o centro, na região do Rio Monjolo, Vila Portes, Jardim Jupira e toda a área lindeira ao Rio Paraná. São projetos entregues de algo que antes era somente uma ideia, mas agora temos a parte concreta desse sonho que é o anteprojeto, tão bem-feito por Itaipu e PTI a favor de Foz do Iguaçu”, disse Chico Brasileiro.
Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino e Maria Tereza Vasquez