Capitania Fluvial do Rio Paraná celebra o Dia do Marinheiro com homenagens
A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) celebrou nesta semana o Dia do Marinheiro, com uma sequência de eventos e homenagens ao patrono da Marinha do Brasil, almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré.
Na segunda-feira (12) foi realizada uma cerimônia com a leitura das ordens do dia do comandante da Marinha e do presidente da República. O evento também contou com a imposição de medalhas e promoção de militares, além da entrega de distintivos de comportamento e diploma de militar padrão do semestre.
Na mesma oportunidade os aquaviários da região foram agraciados com a Medalha de Mérito Marítimo, concedida pela Diretoria Geral de Navegação da Marinha por terem se destacado como exemplo de dedicação à profissão, boa conduta, interesse em aperfeiçoamento e quantidade de dias de embarque.
Na terça-feira (13) foi realizada mais uma homenagem ao Almirante Tamandaré com imposição de flores no busto do militar, localizado na praça de mesmo nome. Segundo a CFRP, o Dia do Marinheiro remete a data de nascimento do patrono e celebra a sua história.
Almirante Tamandaré 66 anos de serviço à Pátria, tendo participado de vários momentos da história naval no Brasil, como a Guerra de Independência, Guerra Cisplatina e Guerra da Tríplice Aliança.
O militar faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de março de 1897, após uma
longa vida dedicada à Marinha do Brasil, os quais as ações e caráter são considerados exemplos para marinheiros e todos os brasileiros.
Sobre a CFRP
Fundada em 20 de novembro de 1940, a CFRP é composta por sua sede oficial
situada na cidade de Foz do Iguaçu, Delegacia Fluvial em Guaíra
(DelGuaíra) e, mais recentemente, o Posto Avançado na cidade de Londrina.
A principal função da Capitania é garantir a tranquilidade da navegação nos rios Paraná e Iguaçu e Lago de Itaipu, além de fiscalizar o cumprimento das normas exigidas para evitar acidentes, tanto em pequenas embarcações de pesca como em navios de turismo e balsas. Ao todo, são cerca de cem militares atuando diariamente no cumprimento das normas de navegação.
A capitania possui sob sua jurisdição 144 municípios e atua na fiscalização de mais de 54 mil embarcações. Além da segurança da navegação, os militares também cooperam com frequência na segurança da fronteira em geral, atuando ao lado de outras forças de segurança.
Da redação / Foto: divulgação