Palavra Livre

Na Cultura

A cantora baiana Margareth Menezes aceitou o convite para assumir o Ministério da Cultura.

Minas e Energia

O MDB está apostando na indicação do senador Renan Filho (AL) no Ministério de Minas e Energia. A pasta tem o comando da Itaipu Binacional.

Assistência Social

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) ainda está bem cotada para assumir o Ministério de Assistência Social e Combate à Fome. A paranaense Márcia Lopes (PT) também está no páreo e o iguaçuense Elias Oliveira Sousa pode ocupar uma das secretarias da pasta.

No Turismo

Lideranças do PSD já dão como certa a nomeação do deputado federal Pedro Paulo (RJ) para o Ministério do Turismo. PSB, PCdoB e até o PT também estão de olho no ministério.

Infraestrutura e Agricultura

O PSD deve ficar com outro ministério no governo Lula. O senador Alexandre Silveira (MG) é cotado para a Infraestrutura, enquanto o senador Carlos Fávaro (MT) poderá ficar com a Agricultura.

Vitória

“Essa diplomação atesta a vitória da democracia contra os ataques antidemocráticos, a desinformação e o discurso de ódio proferidos por diversos grupos organizados que, já identificados, garanto que serão integralmente responsabilizados” – do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, na diplomação de Lula (PT).

Tudo engatilhado

O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP), vê tudo muito bem engatilhado para que o Congresso avalize de vez a PEC da Transição. “Está tudo muito bem amarrado. Não vai ter surpresa. A PEC vai passar e vamos votar o Orçamento na semana que vem”.

Inovação

Empreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte contam com o apoio do Sebrae e da Finep para financiar projetos de inovação. Está sendo disponibilizado R$ 1 bilhão para financiamento de projetos relacionados à inovação, tanto para pequenos negócios mais tradicionais quanto para aqueles que já nascem inovadores, como é o caso de startups e ou empresas de base tecnológica. A expectativa é atender em torno de 6 mil pequenos negócios.

Limpeza

Cerca de 3,4 toneladas de lixo e entulhos foram retiradas do Rio Cascavel e seu entorno, em mais uma ação de limpeza, realizada pelo Programa de Conservação Continuada dos Rios de Cascavel. Cerca de 100 pessoas arregaçaram as mangas para retirar o material da água e das margens das nascentes, do Lago Municipal e do Rio Cascavel.

Remição

O Programa de Remição pela Leitura da Polícia Penal do Paraná completou dez anos. Mais de 35 mil pessoas participaram da iniciativa realizando leitura de obras literárias e produção de textos, com contrapartida de redução da pena. O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a regulamentar um programa deste porte.

Emprego

O Paraná começa a semana com a oferta de 11.957 vagas de emprego com carteira assinada nos postos e nas agências do trabalhador. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 2.789 oportunidades em todo o Estado. O maior volume está na região metropolitana de Curitiba (2.403), com 204 para operador de telemarketing ativo e receptivo e 171 para auxiliar de linha de produção. Também há 126 vagas para operador de caixa e 11 para operador de telemarketing receptivo.

Quem diria

“Natália, aqui você não está falando para empresários, mas para o povo e os deputados paranaenses”. Com essa frase, em fevereiro de 2021, o deputado Requião Filho (PT) iniciou sua fala criticando o modelo de pedágio apresentado em audiência pública, por representantes do Ministério da Infraestrutura, no plenário da Assembleia Legislativa.

Cuma?

A servidora em questão, designada para defender o modelo de pedágio proposto pelo governo federal, era Natália Marcassa, que deixou o cargo recentemente e, em menos de três meses, fundou a MoveInfra que, segundo reportagem do Jornal O Globo, reúne entidades gigantes do segmento, como CCR, Ecorodovias, Rumo, Santos Brasil e Ultracargo, todas operadoras de contratos públicos.

Cuma II?

Na tribuna do legislativo, o deputado ainda questionou o acordo homologado na semana passada, em que o Paraná abre mão de mais de R$ 5 bilhões da dívida da Rodonorte com usuários do pedágio.

Responsabilidade social

O projeto de lei que cria a Lei de Responsabilidade Social (LRS) pode ser votado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado ainda nesta semana. De autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), a proposta estabelece metas para redução da pobreza em três anos após a publicação da LRS: a taxa geral de pobreza deverá cair para 10%, e taxa de extrema pobreza para 2%. Após os três anos iniciais, o governo federal deverá continuar, a cada ano, estabelecendo novas metas de redução dos índices de pobreza e de extrema pobreza da população.

IPTU Verde

A PEC que autoriza os municípios a reduzir o valor do IPTU para quem adotar ações ambientalmente sustentáveis em seus imóveis está na pauta do Senado. Apelidada de “IPTU Verde”, a proposta insere várias medidas entre as que poderão possibilitar alíquotas distintas do imposto. Pelo texto, poderá pagar menos IPTU quen providenciar o reaproveitamento de águas pluviais, o reuso da água servida, o grau de permeabilização do solo e a utilização de energia renovável no imóvel. A PEC também livra da incidência do imposto a parcela do imóvel coberta por vegetação nativa.

ICMS

Governadores eleitos e reeleitos se reuniram com a presidente do STF, Rosa Weber, e defenderam o julgamento em plenário as ações que tratam do diferencial (Difal) de alíquota do ICMS, processos que podem derrubar a arrecadação dos estados. A presidente se comprometeu em pedir destaque das ações no julgamento virtual e levar o caso para o plenário físico, como foi defendido pelos governadores. Com a medida, o julgamento do Difal deverá ficar suspenso até o ano que vem. A data de retomada não foi definida.

Decolou

Foz do Iguaçu está em quinto lugar no ranking da Decolar entre os destinos mais procurados para passar as férias de verão, ficando atrás apenas de regiões com praias. Oito dos destinos mais procurados estão no litoral brasileiro e tem as praias como principal chamariz de turistas. Os mais procurados são Rio de Janeiro, Maceió, Natal e Fortaleza. Completam a lista Gramado, Porto de Galinhas (PE), Porto Seguro (BA), João Pessoa e Salvador.

Entre os melhores

Haneda, em Tóquio (Japão), lidera como o melhor aeroporto do mundo de acordo com o ranking da AirHelp. A capital japonesa também ocupa o 3º lugar da lista com o aeroporto de Harita. O Brasil tem 4 no top 10. O aeroporto Gilberto Freyre (Recife) está na 2ª posição mundial. Viracopos (Campinas) está em 4º lugar da lista. Os aeroportos Tancredo Neves (Belo Horizonte) e Congonhas (SP) , estão em 6º e 7º lugares, respectivamente.

Tomei Doril

O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio se abrigou no Palácio da Alvorada, o que reforça a participação de Jair Bolsonaro (PL) nos atos antidemocráticos.

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino e Maria Tereza Vasquez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *