No Bico do Corvo
Vai ter um troço
As pessoas vão envelhecendo e ficando mais emotivas. Lula se não cuidar, vai sofrer com esses surtos; o coração pode não aguentar tanta emoção. Estamos falando de um homem que passou muitas privações e está beirando os 80 anos. Ele literalmente travou na cerimônia de diplomação. Por pouco a Janja não saiu correndo para acudir o marido. Tudo bem que adquiriu um couro grosso, igual tatu, mas com a saúde não se brinca.
Ataques
Brasília ferveu diante de uma onda bolsonarista; atacaram sede da PF e vandalizaram. Não sobraram nem enfeites natalinos em alguns locais. Foi por causa da prisão de índio bolsonarista e não em razão da diplomação do Lula. Mas há quem afirme que isso acontece tudo junto e misturado.
Menos do que o imaginado
Os movimentos contra a diplomação de Lula foram até tímidos, perto do que se esperava. Apenas o incidente em Brasília roubou a cena nas redes sociais. Várias pessoas transmitiram a encrenca ao vivo. Dava a impressão que o mundo desabaria. O Corvo precisou ir até a farmácia e nada ocorria além da normalidade na entrada da Avenida Brasil em Foz. Aliás, este colunista passa por lá, porque está habituado comprar nas drogarias que ocupam a quadra, mas está cada vez mais difícil a tarefa, pois não se contra vagas de estacionamento. Nos bairros as farmácias fecham cedo.
Movimento desfraldado
Este colunista nunca ofendeu ou criticou a legitimidade do movimento bolsonarista em frente ao Batalhão do Exército. Pelo contrário, apoia todos os atos democráticos e a livre expressão, desde que nos padrões constitucionais. Mas há uma realidade: os movimentos dão sinal de enfraquecimento e isso causa um efeito nervoso, aumentando a ira dos que permanecem. Corremos o risco de se formar uma minoria muito radical e capaz de atos impensáveis. O Brasil não está preparado para isso, ainda mais em final de ano, em pleno período de festas.
Lula e as redes
Voltando ao assunto, Lula deixou de lado a “paz e o amor” e se preocupou o tempo todo com a “anarquia digital”, um mundo que ainda é ignorado por mais da metade da população. E a outra metade está aos poucos deixando de lado a importância aos fatos sensacionalistas, porque o tempo passa e nada acontece. Há quem se dê conta que o mundo digital é de mentirinha e na verdade é isso mesmo. Logo, um presidente eleito ficar o tempo todo batendo na mesma tecla, deixando de lado o recado que todos queriam ouvir, é algo que mexe com bolsa, dólar e desafia também o ânimo de quem quer trabalhar e deixar as picuinhas de lado.
Alexandre duro, pero nem tanto
O presidente do STE, ministro Alexandre de Moraes foi quem de fato foi para cima dos bolsonaristas e mandou ver contra os discursos de ódio e desafios à Constituição. Na verdade, ele deu o troco, porque se tornou o alvo número um dessa guerra institucional. Mas quem prestou bem a atenção em seu discurso, entendeu que ele, meio que se “despedia” dessa postura. Deve se recolher às funções da Suprema Corte e deixar o rabujo no colo de quem vai assumir o Executivo. Na segunda-feira, afinal, aconteceu o último dos atos eleitorais. Encerrou-se o pleito, definitivamente. Agora só daqui a dois anos, nas eleições municipais.
E o Bolsonaro?
É uma boa pergunta. Estamos a quase 15 dias do final do mandato e o que anda fazendo o nosso ilustre presidente? O desconforto é grande entre ministros que ainda atuam nas pastas, eleitos para os governos, assembleias, Câmara e Senado. Todos esperam o sinal do chefe supremo. No meio das dúvidas, há quem simplesmente pule para o outro lado, porque a debandada faz parte do oportunismo político.
Cadê a Simone?
A ausência foi muito sentida no evento da segunda-feira. A senadora alegou que havia compromissos no Mato Grosso do Sul. Domingo ela postou: “ser feliz fazendo o que ama e ajudar a quem mais precisa. Isso é o que me inspira e motiva. Um ótimo domingo a todos”. Segundo dizem, as conversas com Simone Tebet andam atrapalhadas; ele seria uma das titulares em ministério, mas está vendo as vagas serem preenchidas. Não ir à diplomação de Lula e Alkmin pode ter sido um recado.
E no fim não choveu
Ocorreu apenas um pé de vento, longe da tormenta esperada no horário de inauguração da nova ponte. No final da tarde, muita gente foi até a fronteira apreciar o escândalo que foi o sol se pôr em terras paraguaias. Em outras palavras, a entrega da obra poderia ter acontecido sem dificuldades. Ontem circulava uma informação dando conta que Bolsonaro poderá visitar Foz nos últimos dias do ano e de quebra, aproveitar as festas em algum hotel. Vai ver, aproveitará a viagem para entregar a obra. Se ficar para o ano que vem, Lula fará as honras.
E se ficar para o ano que vem?
Se Bolsonaro deixar essa tarefa para o Lula, de inaugurar a nova ponte, pode ser, a cidade ainda acabe ganhando. O Corvo explica: para sair bem na foto, o novo governo terá que fazer algo mais e quem sabe, isso não acabe acelerando as obras da Perimetral Leste, e a duplicação da BR 469? Vai ficar muito chato o Lula entregar apenas a obra do antecessor.
Sem explicação
O presidente Marito Abdo se vê na saia justíssima com boa parte da população da região fronteiriça. Bom, isso, em verdade, acontece por todos os lados no país vizinho. Há espera pelo anúncio sobre indenizações e até mesmo um novo traçado da via que dará acesso à nova ponte; isso resolveria muitos problemas urbanos em Ciudad del Este, que sofre com o congestionamento de caminhões. O Corvo viu uma recente foto aérea e é de causar arrepios.
No Brasil
Há certo alívio em ver algumas pessoas trabalhando no trevo ao lado do Hotel Carimã e em toda a extensão da BR 469, mas do outro lado da cidade a visão é atormentadora. Há caminhões estacionados por todos os lados e a fila vai além da Estação Aduaneira. É até difícil entender como estão se virando para deliberar no Porto Seco. O governo brasileiro também precisa dar resposta às dúvidas do lado de cá.
Fake news
As investigações apontam um elo entre o “artista” argentino, especialista em produzir e espalhar notícias falsas. Já não bastam os brasileiros apavorando na mentira, ainda lidamos com a importação da bagunça? Oras, deveriam aliviar um pouco a cabeça da gente. Tá na hora de pensar em arrumar a casa, não esculhambar de vez.
Casal 20
Seo Sérgio Moro e esposa Rosângela podem entender do “Direito”, mas ao que parece, precisam se aprimorar em prestação de contas e o lado técnico do ramo eleitoral. Correm um sério risco de verem as candidaturas batendo na trave. Se há uma coisa que funciona no Brasil é auditoria de gastos em eleição. Muita gente ficou sem mandato por causa disso.
Licitação de 1 a 5 anos?
Como seria isso? Empresários e prefeitos entendem que a permanência de empresas no sistema precisa ser maior, pelo menos é o que diz a cartilha do transporte. Quem vai investir em frota, garagens, contratação de pessoal e encarar a necessidade de cumprimento de uma porção de exigências, em prazo tão reduzido?
Mais estudos
O que acontece na verdade, é um processo de alongamento de tapar o buraco, até resolverem de vez como será a modalidade de transportar a população. Aqui entre nós, é algo bem complicado de realizar. É melhor estudar o assunto, do que se antecipar e criar situações difíceis de remediar. O setor está passando por muitas transformações e Foz merece um estudo bem mais aprofundado, com outras formas de transporte. Não está errado prolongar a situação, desde que a população seja atendida.
Tarifa zero?
Uma das novidades é a “tarifa zero”, totalmente subsidiada pelo governo. Meia centena de cidades já praticam a modalidade e é uma tendência nacional. A prefeitura precisa de mais tempo para avaliar o setor.
Nota positiva
A VISAC tem tudo para se manter no serviço, se depender de uma recente pesquisa realizada por um setor independente. Possivelmente nem mesmo os diretores da empresa conhecem os dados.
Na feira
Cabo Cassol quer que o município de Foz participe na Feicon 2023. Nada contra, mas o nobre vereador prestaria um grande serviço se ajudasse na realização de um braço da feira em Foz. O evento acontece em São Paulo. Cassol argumenta que a prefeitura pode se atualizar, para propor licitações e demandas públicas. Isso é verdade, mas a iniciativa privada vai com tudo e está atenta nas evoluções sobre tudo o que há no setor.
Os reflexos da Copa
CBF disse que os jogos no Brasil obedecerão aos mesmoS critérios em relação ao tempo. Sendo assim, as emissoras de Tv é que terão que encontrar saída para as programações. Se a moda pegar de verdade, o tempo das partidas aumentará em cerca de 25 minutos.
Técnico estrangeiro
Era o que faltava, o Brasil contratar um espanhol, italiano ou um gringo qualquer para cuidar da Seleção Brasileira. Isso já acontece com as meninas. Será que a nossa safra de treinadores anda tão escassa assim? Que não contratem um argentino, por favor!
Bonato fake
Atenção, atenção, os falsários, picaretas, vagabundos, escroques, dentre outros, estão usando a foto e o nome do Rogério Bonato para aplicar golpe em rede social. Pedem dinheiro. O caos já foi denunciado na polícia, mas como sabemos é muito difícil de encontrar essa malandragem, que em geral opera na cadeia. O jornalista pede para denunciarem. Por sorte as pessoas entram em contato. Nem se trata de clonagem de número e sim de foto. É muita cara de pau! Se o número em questão pertence a outra pessoa, inocente, pedimos desculpas. Mas isso precisa ser denunciado.