Adiada cerimônia de inauguração da Ponte da Integração Brasil-Paraguai

A cerimônia de inauguração da Ponte Internacional Brasil-Paraguai, que estava prevista para a próxima segunda-feira (12) com presença dos presidentes dos dois países, foi adiada para uma nova data ainda não definida. A informação foi confirmada ontem (9) pelo presidente paraguaio Mario Abdo Benítez, e está relacionada as condições climáticas previstas para o início da próxima semana na região. “Infelizmente, acho que o presidente Jair Bolsonaro não estará aqui na segunda-feira”, disse ele em agenda no departamento de Cordilheira.

“Então, vamos adiar o evento porque está anunciado mau tempo e ele tem poucas horas. Então você não quer correr o risco de vir para o evento e depois não ter a chance de voltar”. Em todo o caso, trata-se de uma ponte que está praticamente terminada, faltam as obras complementares da alfândega de ambos os lados, mas a obra em si já está terminada”, salientou o presidente Paraguai.

Marito destacou ainda que se trata de uma obra importante para a integração dos dois povos. “Hoje estamos construindo duas obras que aprofundam esse processo de integração do Paraguai e da República Federativa com o Brasil, duas pontes internacionais depois de mais de 60 anos da construção da Ponte da Amizade. Então, estamos avançando para a interconectividade, para a conectividade física”, concluiu.

O presidente do Paraguai não confirmou uma nova data para a inauguração, que deverá contar com a presença de Bolsonaro. A Ponte da Integração, a segunda unindo os dois países na região de Foz do Iguaçu (a primeira é a Ponte da Amizade, ligação com Ciudad del Este), foi construída em pouco mais de três anos após o início das obras.

O empreendimento, que une Foz do Iguaçu e Presidente Franco, é uma ação do governo federal, em parceria com o governo do Paraná e Itaipu Binacional, que está investindo R$ 323 milhões no projeto, em valores atualizados. A empresa também financia as obras da Perimetral Leste, que estão em andamento e incluem construção de novas aduanas. A rodovia de 15quilômetros que vai conectar a nova ponte à BR-277, na saída de Foz do Iguaçu. O valor de investimento da Itaipu é de R$ 336,6 milhões.

Andamento

Na última quarta-feira (7), representantes do consórcio Construbase-Cidade-Paulitec, responsável pela obra da ponte, reuniram-se em Foz do Iguaçu com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Anatalicio Risden Junior, e o diretor de Coordenação, Luiz Felipe Carbonell. O encontro foi solicitado pelo consórcio para agradecer a participação de Itaipu no projeto, como agente financiador, o que permitiu a conclusão dentro do cronograma previsto, sem atrasos significativos ou incidentes.

A nova passarela é uma reivindicação antiga da sociedade, para desafogar o tráfego de veículos pesados da Ponte da Amizade. A Ponte da Integração é do tipo estaiada, tem 760 metros de comprimento e vão-livre de 470 metros. Conta com duas pistas de 3,6 metros de largura cada, acostamento de 3 metros e calçada de 1,7 metro nas laterais. No lado brasileiro, o mastro principal tem 190 metros, equivalente a um prédio de 63 andares.

As obras começaram em agosto de 2019. Três anos depois, em agosto deste ano, as duas frentes de trabalho (do Brasil e do Paraguai) se encontraram sobre o leito do Rio Paraná. Foram utilizados no projeto aproximadamente 37 mil metros cúbicos de concreto e 3,5 mil toneladas de aço. No final de novembro, a ponte foi submetida a testes dinâmicos com caminhões-betoneira, carregados de água e brita e carga de até 162 toneladas.

Da Redação / Foto: Itaipu/PY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *