Câmara homenageia 14 personalidades pelo trabalho em prol dos direitos humanos
Em sessão solene, o Legislativo congratulou 14 pessoas com o Prêmio Personalidade de Direitos Humanos nesta sexta-feira, 09, na 2ª edição da solenidade.
O evento foi conduzido pelo Presidente do Legislativo, vereador Ney Patrício (PSD), que destacou a importância em reconhecer cidadãos de nossa cidade. “São pessoas que exercem um trabalho de extrema relevância social garantindo uma vida melhor para os iguaçuenses”.
A vereadora Anice (PL) fez o discurso de abertura do evento “Hoje queremos dizer a todos vocês que estão aqui porque são especiais. Vocês fazem um papel diferenciado em nossa sociedade, cada um em sua função. Os direitos humanos são sobre a tolerância. Que possamos entrar em 2023 com muita paz, amor e tolerância”.
Na oportunidade, cada vereador pode escolher uma pessoa que tenha se destacado em suas atividades e prestando serviços relevantes, por meio da luta pelos direitos, pela democracia e pela justiça social.
Veja quem cada vereador homenageou:
O vereador Adnan El Sayed (PSD) homenageou o Padre Carlos Osvaldo Sosa – ele é conhecido por Padre Carlos. “Em Foz aprendemos muitas coisas. Penso que o que fazemos é pouco em vista do que deveríamos, devido à falta de tempo e recursos. Se não tem gente que luta pelos direitos humanos fica mais difícil”, agradeceu Padre Carlos.
O vereador Alex Meyer (PP) homenageou Maira Regina Fingstag Kodama – Ela desenvolve trabalho social no Projeto Esperança e Vida. “Aproveito para agradecer essa casa que por alguma forma tem nos ajudado, Deus é amor e é este amor que tem pautado minha vida. Se não tivesse caridade, de nada valeria”, agradeceu Maira Kodama.
A vereadora Anice Gazzaoui (PL) homenageou Aparecida Ferreira dos Santos Silva – Ela iniciou o projeto “Faça uma criança feliz”. “É muito no projeto ajudarmos as crianças que precisam, vê-las felizes, eles tendo um doce, um brinquedo, disse Aparecida.
O vereador Cabo Cassol (União) homenageou Murillo Alves – Ele é Policial Militar do Paraná e tem 20 anos de história na corporação. “Nosso serviço tem a ver com direitos humanos, as pessoas pensam que o Choque é violência, mas não é”, disse.
O vereador Dr. Freitas (PSD) homenageou Idalina Barbosa – Há 25 anos que Ir. Idalina está à frente da Associação Fraternidade Aliança junto com a diretoria superando dificuldades e desafios. “Somos transformados pelas relações que tecemos, criamos redes”, agradeceu.
O vereador Edivaldo Alcântara (PTB) homenageou Wancler Hotz – ele é pastor, na igreja Assembleia de Deus, e vem ajudando a comunidade a restaurar suas vidas. “Agradeço a todos pelo carinho que tem por nós, Deus abençoe a todos”, pontuou o homenageado.
O vereador Galhardo (Republicanos) homenageou Efigênia Pereira dos Santos – Missionária, Pastora Evangélica. “Para tudo há um tempo e hoje é o de eu estar aqui, lutando, como sempre lutei pelas crianças carentes, moradores de rua, com ajuda de muitos amigos que me auxiliam”, agradeceu Efigênia.
O vereador Jairo Cardoso (União) homenageou Viviane Emília Pereira – Coordenadora do Ajuda Humanitária de Foz. “Essa homenagem não cabe somente a mim, mas a todos os nossos colaboradores, que foram peças fundamentais na caminhada. O amor e caridade andam juntos e a prática do bem é satisfatória”, agradeceu.
O vereador João Morales (União) homenageou Ricardo Alves Nascimento – Na Rede Massa, veículo do qual ele é apresentador, começou o projeto Massa é Ser Solidário que arrecada alimentos para as famílias carentes de Foz do Iguaçu. “Me sinto honrado, fazemos do fundo do coração e fico feliz pelo reconhecimento, me senti muito grato, hoje me sinto filho de Foz, essa terra de povo generoso”, agradeceu Ricardo.
O vereador Kalito (PSD) homenageou Luciano Stremel Barros – Ele é presidente do Presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF). “Queria lembrar que a carta universal dos direitos humanos. Dedico esta homenagem a todos os operadores que estão na linha de frente: Casa do Migrante, Câmara técnica de combate ao tráfico humano, Centro de Nutrição”, pontuou Luciano.
O vereador Ney Patrício (PSD) homenageou Betina Bauken Grechi – Ela é presidente do centro de nutrição. “Liderar uma instituição tão importante como centro de nutrição é fruto de muito trabalho e dedicação. Agradeceu ao poder público e à sociedade como um todo que faz doações ao centro. Receber esse prêmio é um reconhecimento de que estamos no caminho certo”, ponderou Betina.
O vereador Rogério Quadros (PTB) homenageou Claudio Ney Inácio Güntzel – Padre Carlos foi fundador da Casa de Recuperação de dependentes químicos Recanto Parque Iguaçu, em Medianeira; coordenador da obra da construção da nova catedral de Foz e atualmente é pároco da Paróquia Anunciação do Senhor. “Essa homenagem serve para gente lembrar e estender nosso olhar para o que temos ainda por fazer e buscar a realizar cada vez mais nossas obras, nossa missão”, agradeceu.
O vereador Valdir de Souza (Maninho) havia escolhido para homenagear Francisco de Sales Lima Filho – Presidente do grupo antigos de Foz do Iguaçu “Fiquei surpreso com o reconhecimento, nada mais gratificante do que isso. Recebo com alegria, em nome dos menos favorecidos, dos excluídos”, agradeceu.
A vereadora Yasmin Hachem (MDB) homenageou Samyra Padilha Rocha – Ela foi fundadora Associação de Travestis e Transexuais de Foz do Iguaçu- Casa de Malhu. “Agradeço as minhas ancestrais, as travestis que viveram na cidade antes de mim, as que resistiram para eu existir. Meu muito obrigada a todos”, agradeceu Samyra.
DC CMFI / Fotos: Christian Rizzi- Câmara Foz