Foz Basquete é campeão do Brasileiro Feminino sub-23

O Foz Basquete conquistou o título do Campeonato Brasileiro Feminino sub-23. Na quarta-feira, dia 7, a equipe paranaense foi a grande campeã do Final Four ao derrotar o Basquete Pinda por 69 a 62, no ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais, Paraná. Além da taça, o time levou para casa um lindo Smart Watch, presente da CBB para todas as atletas campeãs.

Nathalia Lima foi a MVP do jogo com 19 rebotes e 15 pontos, com 29 de eficiência.

– Queria agradecer a todos que me apoiam, meus familiares, comissão técnica e o pessoal da Associação comissão de paz. É um título que veio para coroar uma conquista da nossa cidade. Há 12 anos atrás, a gente não imaginava em chegar ao basquete nacional. E estar aqui, é um sonho de vida e realizado, ser o melhor do Brasil na categoria sub-23. Viemos com oito meninas da casa, que saíram de nossas escolinhas, isso é super importante na conquista desse título – disse o treinador Claudio Lisboa.

Na disputa pelo terceiro lugar, mais cedo, o São José dos Pinhais/Guaxo derrotou o Bradesco por 45 a 43 e ficou com o último lugar no pódio. Letícia Senff foi a MVP do jogo com 14 pontos, 5 rebotes e 3 assistências.

Estiveram presentes na final a vice-presidente da CBB, Paula Gonçalves, a Magic Paula, e duas figuras importantes do basquete brasileiro, as ex-jogadoras Simone Bighetti e Suzete, homenageadas com o nome das conferências.

O troféu de MVP do campeonato, com nome Hortência, ficou para Thamires Gonçalves, do Basquete Pinda, e de melhor técnico, Laís Elena, ficou com o campeão Cláudio Lisboa. O trio de arbitragem com Larissa Sales, Maria Claudia Comodaro e Crislaine Alves levaram o troféu Márcia Ferreira.

A cestinha do Brasileiro foi Adrielly Francisco, do Cerrado Basquete. Mariana Medeiros, do Nosso Clube, foi a líder em assistências. E Thamires Gonçalves levou também o troféu de reboteira.

Premiação de uma jornada vitoriosa 

Foram dez vitórias ao longo de todo o campeonato, com uma campanha firme e quase imbatível. Se em 2021 as atletas voltaram com o bronze, a busca pelo ouro foi a missão dada pelo técnico Cláudio Lisboa. Todo o esforço foi recompensando com outro título importante: Lisboa foi eleito o melhor técnico da competição.

“É um título que chega para coroar uma conquista de nossa cidade. Há 12 anos não imaginávamos que poderíamos chegar ao nível do basquete nacional, então estar aqui é um sonho de vida. Somos os melhores do Brasil em nossa categoria, tudo isso por meio de muito esforço e trabalho de muita gente que se empenha diariamente”, disse o técnico.

Das atletas campeãs, oito foram formadas pelo projeto social da Associação de Basquete de Foz do Iguaçu (Abasfi), que há mais de uma década coordena escolinhas pela cidade, focadas não apenas na formação de atletas, mas a de cidadãos melhores para sociedade.

Os times da Abasfi, nas categorias masculina e feminina, recebem o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que cede os técnicos desportivos do município e a bolsa-atleta para as jogadoras. 

Outras parcerias são feitas com a Itaipu Binacional e instituições de ensino, como o Colégio Betta e a UniAmérica Centro Universitário, que cedem bolsas de estudos.

Premiações:

– Troféu Márcia Ferreira – Crislaine Alves, Larissa Sales e Maria Claudia Comodaro
– Troféu Laís Elena – Cláudio Lisboa (Foz Basquete)
– MVP do Brasileiro – Thamires Gonçalves (Pinda)
– MVP da final – Nathalia Lima (Foz Basquete)
– Cestinha do Brasileiro – Adrielly Francisco (Cerrado)
– Líder em assistências – Mariana Medeiros (Nosso Clube)
– Reboteira – Thamires Gonçalves (Pinda)

AMN / Foto: Maurício Almeida/CBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *