No Bico do Corvo
É hoje
Logo mais a bola vai rolar e teremos Brasil e Argentina em campo, quer dizer, diversão garantida para uma sexta-feira. Brasileiros enfrentam os croatas e os “hemanitos” encaram os holandeses. Traduzindo: pedreira para todos os lados.
Bolsa de apostas
Como os brasileiros não sabem torcer pelos vizinhos, aumentou o povo cruzando os dedos em favor da Holanda. Ouvindo os torcedores, todo mundo prefere enfrentar os holandeses do que os argentinos. Que pena, seria uma bela festa fronteiriça.
Reforma da previdência
O envio do projeto de reforma da previdência, pelo prefeito Chico Brasileiro à Câmara promete colocar fogo nos últimos dias de expediente dos vereadores. O coreto anda balançando e ontem, uma discussão quase fez o tacho de óleo virar, na pastelaria.
Mais “Reforma”…
De um lado, opositores ao governo dizem ter seis votos contrários à proposta. Do outro, a situação, capitaneada pelo líder Alex Meyer (PP) faz as contas para chegar a 10 votos, número necessário para aprovação, por conta do projeto se tratar de emenda à Lei Orgânica. É um tal de fazerem contas sobre quem vota a favor ou contra, que não falam em outra coisa.
E dá-lhe Reforma…
Segundo a apuração do Corvo, o que o grupo governista ainda não conta é com possíveis votos contrários ou abstenções dentro do próprio time. Acontece que os vereadores Kalito e Yasmim Hachem, que fazem parte da bancada de apoio ao governo, já deram a palavra para servidores que não são a favor da proposta.
Bobato, o Vilão da Previdência?

Depois da audiência realizada conjuntamente entre Sismufi e Sinprefi, na Câmara Municipal, quando as mudanças na previdência foram debatidas, os servidores “elegeram” o secretário de Administração Nilton Bobato como o mais novo “Vilão da Previdência”. Será que o apelido vai pegar? Afinal de contas, coube ao secretário fazer a defesa do projeto para funcionários públicos e vereadores. Nos próximos dias o Corvo vai entrar de cabeça e alma no assunto…
Dona Anice
Ela postou foto e texto sacramentando sua posição em favor dos servidores. Isso já demonstra a posição na discussão. É um voto a menos nas contas de uns e a mais na dos outros. Outros vereadores devem expor a posição nas próximas hora. Segundo Anice, “meu mandato está ao lado dos servidores”.
Medição de febre

O embate sobre a previdência não conta muito quando o assunto é medir força entre situação e oposição. Em verdade, quem vai contra uma massa enorme assim de profissionais, à serviço do Município? Anice, por exemplo, foi enfática: “é uma classe importantíssima que serve a todos na cidade; os problemas previdenciários em cena, são discutidos em todo o país; vejo boa vontade por parte da gestão municipal em equilibrar as contas, que por muito tempo foram esquecidas ou foram deixadas de lado por outras gestões; de uma coisa todos convergimos, a Reforma Previdenciária é necessária, mas para isso acontecer devemos buscar resolver da melhor forma possível para ambos os lados”, postou a vereadora.
Mensagem do presidente
“Hoje recebemos na Câmara Municipal o secretário de administração Nilton Bobato. Durante a reunião reiterei o pedido, apoiado por todos os vereadores, para que a prefeitura amplie o debate com os servidores através do Sismufi e Sinprefi. Com o diálogo vamos chegar um consenso nesta questão.
Ney Patrício
Ermínio Gatti
Todos os Corvo e colegas de redação no GDia estão tristes em razão do agravamento da saúde do empresário Ermínio Gatti. Ele foi uma pessoa muito importante para o jornalismo local, apesar do encerramento abrupto das atividades do tradicional A Gazeta do Iguaçu. Devemos ressaltar que há um enorme respeito e, coletivo, pela figura do empresário. As notícias não são boas, mas nos colocamos em corrente de orações para que Ermínio consiga contornar a situação.
Corvo maluco
Bah, o que foste fazer? Ressuscitou até o Sâmis da Silva? Corvo, você está parecendo uma criança brincando com uma pistola 45, com bala na agulha. Vai que a mosca azul pica alguns políticos e resolvem acreditar nessas coisas? Foz precisa de sangue novo e não ir buscar nomes no baú do passado.
Mauro N. V. Camargo
O Corvo responde: meu caro, a coluna publica as informações que chegam por meio de pessoas que acompanham todos os movimentos no setor. Vários nomes do passado são sempre lembrados pela população. Vai ver porque alguns atos dos ex-administradores permaneceram na memória das pessoas e isso é muito natural. No caso do Sâmis, ele pertence ao MDB e qual o problema se resolver sair candidato, ou decidir voltar para o meio político?
Que calor…
Foz do Iguaçu tem afinal a sua cara mais característica: as temperaturas escaldantes. O Corvo tentou dar uma caminhada no final da tarde e quase desmaiou em meio ao mormaço. Até os cachorros andavam pela grama, por causa da temperatura do asfalto. Ontem dava para tostar ovo.