Foz do Iguaçu terá uma rota aérea permanente para Santiago, no Chile
O Aeroporto Internacional Cataratas de Foz do Iguaçu vai contar, a partir desta terça-feira (6), com um voo permanente para Santiago, capital do Chile. A operação inaugural está prevista para às 12h55 e será acompanhada por profissionais da imprensa, autoridades governamentais, representantes de companhias aéreas e do trade turístico e da administração do terminal aeroportuário. Para a segunda metade de dezembro está previsto outro voo internacional para o Uruguai e novas rotas domésticas.
O voo entre Foz do Iguaçu e Santiago será operado pela Jetsmart, companhia aérea que estreou a rota em janeiro de 2020, operação que foi suspensa com a chegada da pandemia da covid-19, retornou na última temporada e agora retorna em definitivo.
O serviço faz parte e um acordo da concessionária CCR Aeroportos e a empresa chilena. Ainda não foi confirmada a frequência dos voos. Nas primeiras etapas eram duas operações semanais. A venda de passagens já está ocorrendo no site da companhia aérea.
A partir do dia 20 de dezembro, o Aeroporto de Foz do Iguaçu ganhará um segundo voo internacional. A operação foi anunciada pela companhia aérea azul para o trecho ligando o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu a Montevidéu, capital do Uruguai.
Mais voos
A Gol Linhas Aéreas e a CCR Aeroportos, administradora dos aeroportos de Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina, anunciaram um aumento da malha aérea no Paraná. Serão 14 novas rotas para nove destinos brasileiros, que serão ofertadas durante a alta temporada de verão.
A partir de Curitiba são seis conexões: Rio de Janeiro (Santos Dumont), Cuiabá, Goiânia, Salvador, Natal e Maceió. Já de Foz do Iguaçu, serão sete, com voos para Florianópolis, Maceió, Natal, Salvador, Recife e Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont). Em Londrina, a ligação será para Cuiabá.
A companhia também irá reforçar o número de voos das rotas com alta demanda no verão, como as que ligam Foz do Iguaçu a São Paulo (CGH e GRU) e ao Rio de Janeiro (GIG), bem como entre Curitiba e Brasília. Estão previstas 174 partidas adicionais nos aeroportos CCR no Paraná, com 31.500 assentos partindo desses aeroportos. Os voos sazonais vão representar um aumento de 24% em relação à malha operada atualmente.
A Azul Linhas Aéreas começará, em março de 2023, a ofertar voos diretos do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a Curitiba. Até então, todos os voos da companhia saindo de Congonhas com destino ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, faziam conexão com o Rio de Janeiro. A nova operação terá início em 26 de março, mas as passagens já podem ser compradas no site da companhia.
Serão cinco novos voos de ida e cinco de volta, cobrindo todos os dias da semana. Para quem vai de Curitiba a Congonhas, os horários ofertados são 7h45 (segunda a sábado), 10h35, 14h25 e 19h45 (todos os dias, exceto sábado), e 19h45 (segunda a sexta). De Congonhas a Curitiba, os voos serão às 8h45 (segunda a sexta), 12h35 (diariamente), 15h55, 18h10 e 21h35 (todos os dias, exceto sábado).
Da Redação / Foto: Divulgação