Polícia Militar realizará simulado de combate para reprimir crimes violentos em Foz
Na madrugada do dia 2 de dezembro serão fechadas ruas próximas ao 14° BPM, no Porto Meira, para a ação; explosivos de baixo impacto serão usados na ação
Visando melhorar o desempenho dos agentes no combate à criminalidade em Foz do Iguaçu e região, o 14° Batalhão de Polícia Militar realizará um grande simulado de repressão a crimes violentos contra o patrimônio na Tríplice Fronteira. A ação envolverá equipes de todos os setores.
O treinamento está programado para ocorrer entre a noite do dia 1° de dezembro e madrugada do dia 2. A via localizada em frente ao batalhão, no bairro Porto Meira, será interditada para o trabalho. Também haverá bloqueios em ruas nas regiões da Vila Shalon, Vila Yolanda e área rural da cidade.
Está prevista uma grande movimentação de policiais e viaturas, visando tornar o simulado o mais próximo possível de uma situação real de perseguição e confronto direto.
No contexto serão utilizados disparos de festim (cartucho sem projétil) e explosivos de baixa intensidade. “Embora o exercício não gere nenhum risco à população, a Polícia Militar orienta que evitem a circulação nas proximidades dos locais onde ocorrerá o treinamento, na data previamente agendada”, pede o 14° BPM.
O simulado havia inicialmente sido marcado para ocorrer em outubro, mas precisou ser adiado em virtude do segundo turno das Eleições Presidenciais, que ocorreram no dia 30 do respectivo mês.
A atividade é apenas um treinamento fictício, que vem ocorrendo também em outras cidades do Paraná. Os simulados são organizados pelo comando-geral da PM e tiveram início após um grande assalto a uma transportadora de valores, registrado no início deste ano, na cidade de Guarapuava.
Na ocasião, uma quadrilha fortemente armada invadiu o estabelecimento, incendiou caminhões, efetuou diversos tiros e deixou a população em pânico. Esse tipo de crime é conhecido popularmente como “novo cangaço”.
Conforme a PM, “os grupos criminosos têm executado assaltos cada vez mais elaborados, por isso, a as equipes policiais precisa atualizar constantemente os treinamentos”.
Colabore com a PM
Além de respeitar os treinamentos, a população pode colaborar com o trabalho da PM através de denúncias. As informações podem ser repassadas através do telefone 181 e também pelo aplicativo 190, que está disponível para download nas plataformas Android e IOS.
Por meio da ferramenta é possível abrir ocorrências policiais de forma rápida, incluir fotos e vídeos, trocar mensagens em tempo real com a central da PM, receber dados do boletim de ocorrência e avaliar o atendimento prestado pelas equipes policiais. Também há recurso de tradução em Libras.
O atendimento é rápido e seguro. Em casos de ocorrências com risco à vida, uma viatura é deslocada antes mesmo de o atendimento ser finalizado.
Comandante da CFRP recebe Medalha de Mérito Estado-Maior
O comandante da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), capitão de fragata Edésio Raimundo de Assis Júnior foi condecorado nessa sexta-feira (25) com a Medalha de Mérito Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, concedida a organizações militares e instituições civis nacionais que tenham prestado serviços relevantes ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA).
A entrega da honraria ocorreu no campus da Escola Superior de Defesa, em Brasília
(DF), durante a celebração do 12° aniversário do EMCFA. O evento foi presidido pelo Ministro de Estado da Defesa, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. A medalha foi repassada ao capitão Edésio pelas mãos do chefe do EMCFA, General Laerte de Souza Santos, como reconhecimento da atuação na Operação Ágata Sul-Sudeste.
“Esta condecoração é o resultado do esforço da minha tripulação,
desde o Marinheiro-recruta até meu oficial mais antigo, aos quais foram
atribuídas funções fundamentais e a executaram com esmero e excelência”,
destacou o CF Edésio.

General de Exército Laerte de Souza Santos e Capitão de Fragata Edésio de Assis Junior
Da redação / Foto: divulgação