Capitania Fluvial celebra 82 anos com homenagens a militares e civis
A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) celebrou no último sábado (19) 82 anos de atuação em Foz do Iguaçu. A data foi lembrada em uma cerimônia, realizada nas dependências do Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI), com a presença de diversas autoridades civis e militares.
A solenidade foi presidida pelo comandante da capitania, capitão de fragata Edésio Raimundo de Assis Junior, e contou com a participação da banda de música do comando do 8° Distrito Naval (Com8DN), que executou o Hino Nacional Brasileiro e canções militares.
Na leitura da Ordem do Dia, o comandante relembrou fatos históricos da CFRP, desde a sua fundação até os dias atuais. Ressaltou ainda o trabalho desenvolvido pela Marinha na Tríplice Fronteira e a parceria com outras forças de segurança.
Na oportunidade foram homenageadas personalidades civis e militares, além de diversas instituições, que foram agraciados com a medalha e diploma de “Amigo da Marinha”.
A medalha é uma condecoração concedida pelos comandos de Distritos Navais e foi criada para agraciar aqueles que se distinguiram na divulgação da mentalidade marítima e da importância do mar para o país, bem como no relacionamento e defesa dos interesses da Marinha em geral.
O diploma, por sua vez, é uma certificação conferida pela CFRP àqueles que colaboram com o trabalho da Marinha em Foz, de forma voluntária, divulgando operações e inúmeras outras ações realizadas pelas equipes ao longo do ano. Dentre os contemplados com a honraria, estiveram os jornalistas Robson Meireles e Andressa Ferreira, editor-chefe e repórter do GDia.
“A missão da Marinha vai muito além da atividade técnico-militar, dentro dos seus navios. Assim, a contribuição de servidores civis e militares, os quais firmam acordos de cooperação e publicidade, contribuem para o fortalecimento da imagem da instituição perante a sociedade civil”, destacou o comandante Edésio de Assis.
A cerimônia de aniversário foi encerrada com uma confraternização e coquetel para os convidados, além de um show de música com a banda do 8° Com8DN.
Sobre a CFRP
Fundada em 20 de novembro de 1940, a CFRP é composta por sua sede oficial
situada na cidade de Foz do Iguaçu, Delegacia Fluvial em Guaíra
(DelGuaíra) e, mais recentemente, o Posto Avançado na cidade de Londrina.
A principal função da Capitania é garantir a tranquilidade da navegação nos rios Paraná e Iguaçu e Lago de Itaipu, além de fiscalizar o cumprimento das normas exigidas para evitar acidentes, tanto em pequenas embarcações de pesca como em navios de turismo e balsas. Ao todo, são cerca de cem militares atuando diariamente no cumprimento das normas de navegação.
Da redação / Foto: Abel Andreghetti