Palavra Livre
Feira do Livro
O presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, corrigiu a coluna que o nominou como Juca Ferreira (ex-ministro da Cultura). De praxe, adiantou que a Feira Internacional do Livro começa hoje e segue até a próxima quinta-feira, 24. Neste ano, a feira tem como temática o escritor Lima Barreto, uma justa homenagem.
Arena Literária
A abertura, às 20h, terá um debate na Arena Literária, com Sérgio Rodrigues, sobre “Pelé e Machado: todo gênio brasileiro tem que saber driblar”. Rodrigues é escritor, jornalista e roteirista de TV. Entre os seus livros de ficção, destaca-se o recém-lançado “A vida futura”.
Cursos e oficinas
A programação da feira traz debates, lançamentos de livros, cursos, palestras, mesas-redondas e oficinas. No dia 17, os portões do Gresfi estarão abertos a partir das 14h; e entre os dias 18 e 24, às 8h.
Mega projeto
A Tribuna Popular adianta que nos próximos dias, o diretor-geral da Itaipu Binacional, Anatalicio Rides Junior, o prefeito Chico Brasileiro (PSD) e o vereador Alex Mayer (PP), líder do Governo na Câmara Municipal, vão dar o start para um mega projeto no Porto Meira.
Extraordinária
O presidente da Câmara Municipal, Ney Patrício (PSD), convocou os vereadores para sessão extraordinária na próxima quarta-feira, 23. Esta sessão estava marcada, inicialmente, para sexta-feira, 18. O legislativo não divulgou a pauta dos projetos que podem ser analisados.
Audiência
Na sexta-feira, 18, tem audiência pública na Câmara Municipal sobre o orçamento de 2023 estimado em R$ 1,6 bilhão
TJ-PR
O desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Paraná. A posse está marcada para fevereiro de 2023. O desembargador Fernando Antônio Prazeres será o segundo vice-presidente. Já o magistrado Hamilton Mussi Corrêa foi eleito para a Corregedoria-Geral e o desembargador Fernando Moreira de Moraes para a Ouvidora-geral.
Nomeados
Dois juízes do Paraná foram nomeados como desembargadores no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. O ex-diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, Marcelo Malucelli, e o ex-juiz da operação Lava Jato, Luiz Antônio Bonat, tiveram os nomes publicados em edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 11.
Palanque
As manifestações em frente ao batalhão virou palanque de comício para as eleições municipais de 2024. Cinco pré-candidatos costumam se revezar na falação. Um sexto, apesar de identificado com o bolsonarismo, foi expulso do local.
Mercosul
O presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo instigado a marcar presença na próxima reunião dos chefes de Estado do Mercosul no próximo 6 de dezembro em Montevidéu no Uruguai. Bolsonaro não foi no encontro do G20 e na COP27.
De Foz
A gerente do Departamento de Proteção Ambiental da Itaipu, Silvana Vitorassi, vai integrar o grupo técnico do meio ambiente da equipe de transição do governo Lula (PT).
Do Paraná
Além de Gleisi Hoffmann, Paulo Bernardo, Enio Verri, Marcia Lopes, Aliel Machado e Ricardo Fonseca, o advogado Luiz Carlos Rocha foi indicado ao grupo técnico de transparência, integridade e controle. A socióloga Rosângela Janja Lula da Silva, mulher de Lula, já integra o grupo técnico que vai preparar a posse do presidente.
Grupo de parlamentares
Hoje, a deputada Gleisi Hoffmann vai divulgar a lista dos parlamentares que vão acompanhar os trabalhos dos grupos técnicos.
Quarto PIB
O PIB do Paraná totalizou R$ 487,9 bilhões em 2020 e alcançou o patamar de quarta maior economia do País, ultrapassando o Rio Grande do Sul. É apenas a segunda vez na história que o Paraná chega a esse posto (a última foi em 2013). Os dados são do IBGE. O Paraná também registrou a maior participação da história na formação do PIB nacional nas duas últimas décadas: 6,412%.
Subiu no telhado
Perdeu força no gabinete de transição a indicação de um técnico para assumir o comando da Itaipu Binacional. O presidente Lula (PT) considera a usina estratégica para os projetos de combate à fome, meio ambiente, turismo, ciência, inovação e tecnologia. O potencial pesqueiro do lago Itaipu será aproveitado. O PTI também será estratégico aos planos do novo governo.
Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez e Bruna Paz