Desembargador e Juiz do TJ-PR recebem as mas altas honrarias de Foz do Iguaçu

Um processo que costuma ser lento e cheio de burocracias, que é a regularização de imóveis, ganhou celeridade com o Programa Moradia Legal, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR). Em Foz do Iguaçu, mais de mil famílias realizaram o sonho da casa própria graças à iniciativa.

Em reconhecimento a esse relevante papel para a sociedade, o prefeito Chico Brasileiro entregou na noite desta quinta-feira (10) a mais alta honraria da Prefeitura Municipal – a comenda da Ordem das Cataratas – ao desembargador Abraham Lincoln Calixto, criador do Moradia Legal e coordenador do programa no Paraná, e ao juiz Ricardo Piovesan, também coordenador da iniciativa.

A homenagem foi na véspera da maior entrega de títulos feita pelo programa desde que foi aderido em Foz do Iguaçu, em setembro de 2020. Nesta sexta-feira (11), às 19h, 650 famílias da Vila Miranda, Portal da Foz, Bela Vista e Morumbi I e IV recebem o tão esperado documento, no Centro de Convivência Leonel Brizola, em Três Lagoas.

“Esta honraria é destinada a um grupo seleto de pessoas, homens e mulheres, que contribuíram para o engrandecimento de Foz do Iguaçu. São duas pessoas que vão marcar a história de muitas, de milhares de pessoas em nossa cidade. O programa Moradia Legal é uma  marca que ficará eternamente carimbada como algo que projetou Foz para a dignidade humana”, expressou o prefeito Chico Brasileiro.

“O Moradia Legal é um trabalho de fôlego, que só é possível com o empenho do Dr. Ricardo e dos prefeitos, como fez o Chico Brasileiro, trazendo a comunidade para a iniciativa. Só tem efetividade se o prefeito realmente abraçar essa tarefa”, afirmou o desembargador Abraham Lincoln Merheb Calixto, criador e coordenador do programa no Estado.

“Esta cidade tem uma generosidade tão grande que não é possível medir. A felicidade de me tornar um iguaçuense se completa agora, me tornando um comendador”, afirmou o juiz Ricardo Piovesan, que também é coordenador do Moradia Legal.

Cidadãos-honorários

Pouco antes do jantar onde foi feita a entrega da comenda da Ordem das Cataratas ao desembargador Abraham Lincoln Merheb Calixto e ao juiz Ricardo Piovesan receberam, em sessão solene na Câmara Municipal, Títulos de Cidadãos Honorários de Foz do Iguaçu.

A homenagem a Calixto foi proposta pela vereadora Anice Gazzaoui, e a de Piovesan pelo presidente da Câmara, Ney Patrício.

Moradia Legal

A iniciativa beneficiou mais de 9 mil famílias paranaenses até o momento. Em Foz, mil imóveis já foram regularizados e outros 1.300 processos estão em andamento. A meta é atender 8 mil famílias. O programa foi instituído em 2020 para garantir dignidade, inclusão social e segurança jurídica à camada mais carente da população, dando celeridade aos processos de regularização fundiária.

AMN / Foto: Christian Rizzi/PMFI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *