Palavra Livre
Pra frente, Paraná
Na noite deste domingo, 30, o governador Ratinho Junior (PSD) se manifestou no twitter sobre a eleição de Lula (PT). “Hoje o povo brasileiro se manifestou. Agora é hora de continuar trabalhando, juntos por um Brasil unido e em paz. Pra frente, Paraná. Pra frente, Brasil”, postou.
Lula no Paraná
O presidente eleito Lula (PT) conquistou 37,6% dos votos válidos no Paraná no segundo turno das eleições neste domingo (30), de acordo com o TSE. Foram 2.506.464 votos recebidos, 142.972 a mais que no primeiro turno. Jair Bolsonaro (PL) teve 4.159.266 votos – 62,40%.
Maturidade
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) disse nesta segunda-feira, 31, que a sociedade brasileira participou das eleições e o processo democrático saiu fortalecido. “O país passa a ser construído dentro de pilares de opiniões contrárias e isso demonstra maturidade”. Sobre a relação com o presidente eleito Lula (PT), Chico Brasileiro disse que Foz do Iguaçu é uma das cidades mais federalizadas do país e acredita que nada será interrompido.
Relação ética
Sobre a relação com o governo do Estado, o prefeito disse que o governador Ratinho Júnior (PSD) declarou apoio ao presidente Jair Bolsonaro, foi uma escolha dele, mas foi sempre muito ético no tratamento com os prefeitos. “Não estávamos discutindo Foz e Itaipu. Estávamos discutindo o Brasil”. Sobre a Itaipu Binacional, Chico Brasileiro disse que nenhuma obra será paralisada. “Esse é um risco que não existe”.
Importância
Para Ney Patrício, presidente da Câmara de Vereadores, Foz tem uma importância enorme no cenário nacional e é preciso traduzir os números registrados nas urnas. “Em Foz, o presidente Jair Bolsonaro teve a maioria dos votos. Isso faz parte da democracia e eu acredito que a nossa cidade vai continuar com o respaldo do governo federal”, disse.
Ressurreição
Uma ressurreição política. Foi esta a analogia feita pelo presidente eleito Lula (PT) no primeiro discurso feito após a eleição. “É uma ressurreição na política brasileira, porque tentaram me enterrar vivo”, disse o petista em referência ao processo da Lava Jato que o colocou na prisão por mais de 500 dias.
Na oposição
O senador eleito Sérgio Moro (União Brasil) se manifestou pelas redes sociais sobre a eleição de Lula (PT). “A democracia é assim. O resultado de uma eleição não pode superar o dever de responsabilidade que temos com o Brasil. Vamos trabalhar pela união dos que querem o bem do País. Estarei sempre do lado do que é certo! Estarei na oposição em 2023, respeitando a vontade dos paranaenses”, disse.
Bandeira verde
A Aneel manteve a bandeira verde em novembro para todos os consumidores de energia elétrica. Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo sétimo mês seguido.
É a Simone
“Acredito que a grande vitória do MDB foi ter apresentado a Simone Tebet para o Brasil e ela foi muito importante para a eleição do Lula/ Alckmin. Será muito mais importante na construção de uma base forte para que as pautas possam avançar bem como será uma referência em muitos projetos. Espero que o PT a valorize e não faça como sempre fez, usando e jogando fora se não for do PT ” – do presidente do MDB do Paraná, deputado Anibelli Neto.
Apoio a Ratinho
“Quanto ao Paraná vamos agora fortalecer o MDB, pois ganhamos as eleições com o governador Ratinho Júnior e queremos da mesma forma sermos prestigiados e ajudar esse governo com o jeito MDB. Aqueles que estiverem conosco serão muito bem-vindos e aqueles que não quiserem que sejam felizes. A luta continua!”, completou Anibelli Neto.
Reconstruir a paz
“Além do amor vencer o ódio, a violência, o orçamento secreto, e todo aparato Estado a serviço do nosso adversário, o presidente Lula tem o compromisso de reconstruir a paz, através do diálogo, do entendimento, da conciliação e também o compromisso de estabelecer o respeito a quem é e quem pensa diferente de nós”. – do deputado federal Zeca Dirceu (PT).
Parabéns, Lula
O presidente paraguaio, Mário Abdo Benítez, parabenizou Lula (PT) pela vitória no segundo turno das eleições. “Nossos parabéns ao Lula, como novo presidente eleito da República Federativa do Brasil, e ao povo irmão brasileiro, por essa jornada eleitoral. Esperamos seguir trabalhando juntos pela prosperidade de nossos povos”.
Encontro
O presidente Lula (PT) recebeu nesta segunda-feira, 31, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, em São Paulo. Os dois almoçaram e conversaram sobre as relações bilaterais entre os dois países. Fernández já havia falado por telefone com Lula na quinta-feira, para cumprimentá-lo pelo aniversário de 77 anos. O argentino mantém relação próxima a Lula desde antes da eleição e chegou a visitar o petista quando ele estava preso na Polícia Federal em Curitiba.
Patrimônio
O deputado Ricardo Barros (PP), líder do governo na Câmara dos Deputados, disse à Rádio Cultura que estava triste com o resultado e que esteve com o presidente Jair Bolsonaro (PL). “Fui prestar a minha solidariedade e dizer que ele tem um grande patrimônio. O governo de São Paulo e uma bela bancada na Câmara e no Senado”, destacou.
Impressão magnífica
“Fiquei tranquilo pelo Brasil. O povo tem de saber o que acontece. Tenho uma impressão magnífica para Foz do Iguaçu. Fui dormir extraordinariamente bem” – do ex-governador Roberto Requião (PT) na Rádio Cultura.
Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez e Bruna Paz