No Bico do Corvo
Desequilíbrio
Roberto Jefferson é o desenho de político que o Brasil e os brasileiros querem a todo custo banir da coisa pública. Bom, em verdade não pode ser considerado um “desenho”, não passa de um rabisco mal-acabado. Isso sim pode ser um problemão para Jair Bolsonaro, na reta final de campanha. É complicado disfarçar a proximidade, ainda mais depois do surgimento do tal padre Kelmon, o laranjão da vez. Com aliados assim é melhor conviver com os inimigos declarados. Diga-se, Bolsonaro e Lula padecem do mesmo problema, de serem cercados pela escória. Triste mas é verdade.
Lá no passado…
Jefferson se dizia aliado do Lula e tornou-se inimigo figadal porque não foi contemplado com o “mensalão” que ele mesmo acabou denunciando. Depois passou a apoiar qualquer manifestação de antipetismo, dizendo ser o principal nome da ultra-direita-radical. O fato é que destruiu o PTB e indica o Padre Kelmon para disputar a presidência da República foi o grande tiro de misericórdia.
Nada bem
Quem conhece de perto o ex-deputado diz textualmente que ele “endoidou” e não é difícil concluir, ao ver uma de suas postagens dando uma de Rambo, todo enfeitado de armas e munições. Só faltava mesmo amarrar uma fira vermelha na cabeça. E um homem assim, chama uma ministra do STF de “prostituta arrombada” e pensa que nada vai acontecer? Logo ele, um ex-cafetão falido? Se a disputa eleitoral já andava abaixo do nível, Jefferson consegui extrair o chorume que havia no lixo. Que barbaridade!
Todo cuidado é pouco
Este colunista recebe mensagens sobre a balbúrdia nas redes sociais. Há distorções de todos os tipos e em boa maioria com discursos de ódio. Difícil imaginar o que essas pessoas farão na segunda-feira, depois do resultado das eleições? Independentemente o resultado, as mensagens não atenderão mais os objetivos, porque o Brasil terá o seu novo presidente eleito. O fato é que as pessoas não suportam mais tamanha pressão, radicalismo, intolerância e manifestações jamais vistas e compartilhadas.
Mais cuidado…
Administradores de grupos nas redes sociais estão sendo importunados pelo que fazem alguns participantes. Bom, se um jornalista responsável responde pelo que é publicado em veículo de comunicação, natural a corresponsabilidade nas redes. Um advogado disse que isso pode acabar em encrenca feia na Justiça Eleitoral, pois cabe aos administradores dos grupos moderarem, sobretudo notícias falsas e manifestações de racismo ou qualquer tipo de intolerância. O Corvo deu uma olhada na Lei e a multa é salgada.
Olha o problemão
“Pode um administrador de grupos de whatsapp ser punido pelas ofensas ocorridas dentro do ‘ambiente digital’? O administrador responde por crime ocorrido no grupo, juntamente com seu autor, mesmo que não tenha participado da ofensa?”. O fato é que há precedentes nos tribunais, Brasil afora.
Conscientização
As pessoas devem entender que o “ambiente digital” nada mais é do que uma forma de manifestação de pensamento, como é o rádio, TV, bem como dos demais meios de comunicação. Vivemos em uma sociedade democrática com direitos e deveres, liberdades e limites. A manifestação em ambiente virtual não isenta o autor dos efeitos legais determinados em lei, e ele pode responder civil e criminalmente por atentado a bem jurídico de outra pessoa. Whatsapp, Facebook, Instagram e outros meios “não são” terra sem Lei. Ninguém está protegido no mundo digital.
Constitucionalmente falando…
O Art. 5º direitos da Constituição Federal prevê os deveres fundamentais, onde todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Não há exceções ao “ambiente virtual”: um racista no Facebook é um racista e comete crime, mesmo que esteja apenas usando seu celular. Segundo decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, um administrador de grupo no WhatsApp pode sim ser responsabilizado pelo o que é postado. Essa decisão vem causando muita controvérsia no mundo jurídico, por abrir um precedente potencialmente perigoso.
Corresponsável
Na qualidade de criador do grupo faz-se necessário postura e remoção dos conteúdos e autores de ofensas. Quem não faz nada, por acreditar que isso é censura, pode responder pelos danos morais causados à terceiros. Diz o Código Civil, no artigo 186: “Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral comete ato ilícito”. Administradores de grupos nas redes devem abrir bem os olhos, começando por aconselhar os participantes sobre os conteúdos.
Desproporção
A propaganda política é gratuita em meios como rádio e TV. Ela pode ser paga em jornais, mas com espaços limitados. No entanto, isso parece ser bem diferente nas redes sociais. Olhando as prestações de contas dos candidatos, há fortunas despejadas no Facebook, You Tube e outros meios eletrônicos. Veículos formais querem mudança na Lei e, uma fatia desses investimentos.
Indiano no Reino Unido
O novo primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, é um homem de 42 anos, filho de imigrantes indianos e casado com uma bilionária. Ele foi ministro das Finanças no mandato de Boris Johnson e é conhecido pela simpatia, pois sempre está com o sorrisão aberto! Pode ser, ele fique no cargo mais um tempinho, até os ânimos do Boris voltarem a fazer cócegas. Será o primeiro-ministro a apertar a mão de outro rei em 70 anos! Pensa?
Em Foz
Corvo, tomara as obras da cidade sigam o curso com o mesmo entusiasmo de campanha. Enviei uma “cartinha” pedindo se teremos os prazos cumpridos e até agora você não responde. Está pesquisando? Assim que tiver um retorno nos avise.
Paulo R. C. Freitas
O Corvo responde: prezado, as obras seguem o curso normal, atrapalhadas, obviamente, pelas chuvas. Ontem o Corvo deu uma “bizoiada” e as máquinas estavam à toda. E segundo os anúncios teremos mais demandas em planejamento.
Vermelho se mexendo
O deputado federal reeleito falou ao Corvo que mal teve tempo de esfiar os pés, porque está atuando na campanha pela reeleição de Jair Bolsonaro. Disse que já está correndo para emplacar seus projetos, com ênfase na Arena Multiuso, a Beira Foz e a instalação de Cassinos em Foz. Aqui entre nós, são três projetos de muita envergadura e que mudarão a cara da cidade.
Novas plataformas
Contaram para o Corvo que há um outro projeto muito ousado em estruturação, na área da mobilidade. Uma empresa de consultoria deixou vazar um pouco do que seria a cidade daqui uns dez anos com uma malha de veículos do tipo VLT. Eles assumiram praticamente as principais linhas de transporte, de Itaipu até as Cataratas e em sentido Oeste-Leste, de um novo terminal próximo ao Rio Paraná, até Três Lagoas. Se houver recursos, o projeto pode ser implantado em apenas 5 anos.
Ponte entre bairros
Corvo, você escreveu algo que aguçou a minha curiosidade. Se colocarem duas ou três tubulações no arroio Carimã, isso já seria o suficiente para as pessoas passarem do Jardim Cataratas para o Buenos Aires. O que custa né? Prefeito Chico, resolva isso de vez, porque é de dar dó ver pais levando as crianças até a creche ou pela BR 469, ou pelos fundos do Hotel Carimã, onde deve ter até onça morando, tamanho a mata fechada.
Maria C. G. Bassi
O Corvo responde: prezada é verdade, mas deve haver algum probleminha ambiental para a construção da passagem, porque ano passado a prefeitura estava por realizar a obra. O Corvo vai verificar se há atualização na demanda. O fato é que é muito complicado dar uma volta pela BR 469, ainda com a área do trevo em obras. A travessia é de poucos metros. Nada tão plicado assim de realizarem.
Ilha Bananal
Outra novidade é que alguns empresários internacionais, gente lá das arábias, está de olho em um grande pedaço de terra na localidade ao lado de São Miguel do Iguaçu. Querem de imediato construir um hotel. Detalhe: o investimento é só para hospedar os engenheiros e investidores, o que dá para ter uma dimensão da vultuosidade do que pretendem. Não é de espantar, porque Foz é assim mesmo aos olhos do mundo.
Aniversário
O Corvo parabeniza a amiga e leitora Janete Canzi que assoprou velinhas na data de ontem, 24 de outubro. Dona Jane recebeu de presente, dentre outras, o asfalto passando em sua rua, no Jardim Tarobá. As máquinas estão trabalhando naquele conjunto de acessos, antes cobertos por pedras rejuntadas. Jane foi uma das pessoas que brigaram bastante pela revitalização.
Seo Ziraldo
O cartunista e escritor comemorou 90 anos ontem! Ele sempre se lembra de Foz e toda a vez que fala com os amigos da cidade, distribui uma porção de abraços. “Zira” se recuperou de um derrame e aos poucos volta a ser o serelepe de sempre, nosso eterno Menino Maluquinho. Saúde!
Semana tumultuada
Eis que iniciamos a reta final das eleições 2022. O Corvo espera que todos estejam bem e se preparem para participar de um momento histórico. Daqui muito tempo essas eleições serão lembradas. Uma boa semana a todos!