Palavra Livre

Gaeco no Galhardo

Pegou fogo no parquinho. Policiais e promotores do Gaeco fizeram busca e apreensão no gabinete do vereador Admilson Galhardo (Republicanos) na Câmara Municipal e na casa do parlamentar. O Ministério Público investiga a denúncia de que o vereador exigia de volta parte do salário de seus assessores. O Gaeco também investiga uma possível nomeação de um funcionário parlamentar fantasma.

Apreensão

Foram apreendidos celulares, documentos, computadores e objetos que possam auxiliar na investigação. A operação denominada “Parceria” teve ordem deferida pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Foz do Iguaçu.

Já investigado

Em nota, a Câmara Municipal afirma que recebeu os policiais para verificar apenas o gabinete de Galhardo. “A Câmara Municipal ressalta que já apura os fatos mencionados na operação por meio de uma Comissão Processante, criada pela presidência. Desde já, reitera o compromisso com a transparência pública e total colaboração com o órgão investigativo”.

Licitação

O Diário Oficial traz o aviso de licitação para construção da Unidade de Valorização de Resíduos (UVR) Cidade Nova na rua Miguel Belis esquina com ruas Maria Fernandes de Souza e Newton Carrilho Afonso no Jardim Almada. A abertura dos envelopes com as propostas será no dia 22 de novembro.

Tô fora

Depois de 22 anos, o ex-governador João Doria (SP anunciou sua desfiliação do PSDB. Em nota, Doria cita lideranças históricas do PSDB como Franco Montoro, José Serra, Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso e diz que buscou cumprir “uma missão política e partidária pautada na excelência da gestão pública, num Estado menor e em favor de uma sociedade mais justa e menos desigual”.

Líder

O senador Oriovisto Guimarães foi eleito líder do Podemos na Câmara Alta. Oriovisto substitui Álvaro Dias, que liderou a sigla nos últimos quatro anos. “Eu sempre fui e continuo sendo um grande admirador do que o Álvaro Dias fez na liderança do Podemos. Vou tentar seguir os passos dele, e prometo o meu maior esforço para ouvir cada senador e ser um porta-voz de uma opinião unânime, de um partido fechado, e que contribua para o progresso do nosso País”, disse.

Residência

Estão abertas até o dia 6 de novembro as inscrições para a residência em saúde da família da Unila. São ofertadas 12 vagas para a seleção. O início das aulas está previsto para 1º de março de 2023. As vagas estão distribuídas nas áreas de enfermagem (2), fisioterapia (2), nutrição (2), psicologia (2), saúde coletiva (2) e odontologia (2). O curso é gratuito e terá duração de dois anos.

É o agro

O agronegócio é responsável por 80% de tudo o que é exportado pelo Paraná. Em termos nacionais, nos últimos dez anos, a participação estadual nas vendas brasileiras do agro para o exterior foi, em média, de 13,4%, enquanto nas importações, o Paraná recebeu 11,6%. Somente no ano passado, em recursos, o superávit foi de US$ 12,9 bilhões. Os dados são do Deral.

No Paraguai

Nas duas últimas semanas, técnicos da Paraná Turismo visitaram as operadoras do setor em Assunção e a embaixada brasileira no Paraguai. A autarquia paranaense também recepcionou jornalistas especializados e influenciadores digitais da América Latina. O diretor-presidente, Irapuan Cortes, disse que esses encontros são fundamentais para identificar o perfil de possíveis turistas de outros países. “A Paraná Turismo estabeleceu como estratégia a realização de encontros com o trade turístico para conseguir identificar o perfil de possíveis turistas”.

Transbrasiliana

O último trecho da Transbrasiliana (BR-153), nos Campos Gerais, está mais próximo de sair do papel. O governador Ratinho Junior confirmou, em reunião técnica com o ministro Marcelo Sampaio (Infraestrutura), os entendimentos para a contratação dos projetos preliminares de implantação do último trecho da Transbrasiliana (BR-153) Serão 53 quilômetros com início no distrito de Alto do Amparo, em Tibagi, até Imbituva, no Centro-Sul do Estado.

Vinho de Bituruna

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial concedeu o registro de Indicação Geográfica, na espécie Indicação de Procedência a Bituruna, cidade paranaense conhecida pela produção de vinhos. A história dos vinhos de Bituruna teve início em meados de 1940. Imigrantes instalados no Rio Grande do Sul mudaram-se para a Colônia Santa Bárbara, que viria a se tornar Bituruna. Os patriarcas dessas famílias, com sua tradição de beber vinho, levaram consigo mudas de videiras para consumo próprio. Anos mais tarde, decidiram iniciar a produção de vinhos para comercializarem na cidade.

Carreatas

Novas carreatas em defesa da democracia e pela paz estão programadas para o próximo sábado (22) em Curitiba e nas cidades do interior. O Movimento Suprapartidário Lula/Alckmin definiu a realização de carreatas em bairros nas regiões Norte e Sul de Curitiba e ações em várias cidades do Estado. “A hora é de mobilização total para mostrar ao eleitor a importância do seu voto para a reconstrução do país. Vamos percorrer Curitiba, chamando os eleitores para comparecer às urnas e levar a campanha da verdade, pela paz e democracia ao eleitor que está indeciso”, diz José Maria Correia, um dos idealizadores do movimento.

Vou de Lula

O ex-ministro da Saúde, Alceni Guerra, declarou voto no ex-presidente Lula (PT) no segundo turno das eleições. Guerra afirma que a dupla é a única alternativa para resgatar o SUS e a qualidade do atendimento público. Segundo o ex-ministro, Lula e Alckmin eram deputados em 1990 e apoiaram incondicionalmente a Lei Orgânica de Saúde (Lei 8.080), idealizada por ele e que representou a criação do SUS.

Retomada

Outra liderança do Sudoeste que se manifestou a favor de Lula é o ex-secretário estadual do Ensino Superior, Aldair Rizzi. Para Rizzi, Bolsonaro é um desastre em todos os aspectos e representa um risco à democracia. “É um governo que incita o racismo, a violência e o ódio. A imagem do nosso país lá fora piorou muito”, avalia.

Assédio

O Ministério Público do Trabalho divulgou o mais recente balanço sobre as denúncias de assédio eleitoral recebidas pelo órgão referentes às eleições deste ano, indicando que, em todo o País, houve 419 relatos de casos em que o empregador pressiona o trabalhador a votar em determinado candidato. O número representa quase o dobro das denúncias que chegaram ao MPT ao longo de todo o período eleitoral de 2018, quando foram registrados 212 relatos referentes a 98 empresas.

Sul e Paraná

A região com o maior número de registros de denúncias de assédio eleitoral é a Sul, com 154 relatos. E o Paraná é o que tem maior número de casos na região. Segundo os dados do MPT do Paraná divulgados hoje 64 empresas e/ou empregadores foram denunciados no Estado.

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez e Bruna Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *