Palavra Livre

Super vazão

O Parque Nacional do Iguaçu registrou nesta quinta-feira, 13, a vazão de 16,5 milhões de litros d’água por segundo. A vazão está 11 vezes acima da média, que é de 1,5 milhão. A expectativa é de diminuição do fluxo de água no rio Iguaçu. Porém, a vazão deve permanecer alta nos próximos dias. Por medida de segurança, apenas a passarela que dá acesso ao mirante da Garganta do Diabo permanece interditada.

Mídia

As cheias nas Cataratas do Iguaçu são destaques em todos os noticiosos das TV’s abertas e fechadas, jornais, portais, rádios e blogs.

Fechado

Já o Parque Estadual do Guartelá em Tibagi está fechado para visitação devido às fortes chuvas que ocorreram nos Campos Gerais nos últimos dias. O parque recebe, em média, cerca de mil visitantes por semana no sexto maior cânion do planeta em extensão, o “Cânion do Rio Iapó”. A Cachoeira da Ponte de Pedra despeja suas águas com força no Córrego Pedregulho.

Impacto

Até o fechamento da coluna, às 15h, a Defesa Civil Estadual apontou 27 cidades e 5.344 paranaenses impactados com as fortes chuvas no oeste e sudoeste. Há ainda 1.199 desalojados e 288 casas danificadas. A cidade com maior número de pessoas desalojadas é Dois Vizinhos (1.000), seguida de Verê (60), Salto do Lontra (30), Renascença (26) e Pato Branco (24). A cidade com mais casas danificadas é Pato Branco (65), seguida de Francisco Beltrão (60) e São Miguel do Iguaçu (60).

Lados opostos

Não chamem os vereadores Adnan El Sayed (PSD) e Anice Gazzaoui (PL) para um mesmo café árabe. O clima não é dos melhores. Na última eleição, enquanto Anice apoiou a psicóloga Rosa Maria (MDB), mulher do prefeito Chico Brasileiro (PSD) na eleição para deputada, Adnan preferiu se juntar ao time do deputado Hussein Bakri (PSD), que saiu vitorioso.

Opostos II

Na eleição da mesa diretora da Câmara Municipal em dezembro, dificilmente Adnan e Anice estarão na mesma chapa. Isto porque o líder do PSD já manifestou a sua vontade de ser presidente do legislativo.

Vou a prefeito

O ex-deputado Jocelito Canto (PSD) avisa que pode disputar o cargo a prefeito de Ponta Grossa, caso a Justiça o impeça de assumir o seu mandato como deputado federal.  Apesar de conquistar 74.348 votos na eleição, o TRE entendeu que Jocelito não cumpriu a pena imposta pela condenação por improbidade administrativa a tempo de se tornar elegível.

Vou pra cima

Com isso, o TRE barrou a candidatura. Apesar de ter mais votos que Beto Richa (PSDB), Jocelito ficou sem o cargo, deixando a vaga par ao ex-governador Beto Richa (PSDB). Jocelito já recorreu ao TSE e disse que a população que votou nele deu um recado para a Justiça e que os advogados já foram a Brasília  e que espera assumir a cadeira na Câmara dos Deputados. No entanto, se não obtiver vitória, tentará ser prefeito de Ponta Grossa em 2024.

Prefeito II

O deputado Plauto Miró Guimarães (União Brasil), que não conseguiu sua reeleição, também avisou qie vai disputar as eleições de 2024 para a prefeitura de Ponta Grossa. O deputado deverá mudar de partido porque durante a campanha eleitoral, queixou-se muito da direção da sigla por conta da divisão das verbas do fundo eleitoral. Segundo Plauto, só uma família beneficiou-se das verbas.

Apoio

A candidatura de Jair Bolsonaro (PL) tem o apoio de mais de 320 prefeitos do Paraná, disse o presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller (MDB), durante a inauguração do comitê suprapartidário pró-Bolsonaro em Curitiba. “Apesar de toda a crise, nunca os prefeitos receberam tantos recursos como agora. Há uma forte parceria que gera valorização dos municípios e dos seus moradores. O Paraná e o Brasil precisam continuar nesse caminho”, disse Júnior Weiller.

Santas Casas

A Câmara dos Deputados aprovou o repasse de R$ 2 bilhões para o custeio de serviços prestados pelas santas casas e hospitais filantrópicos que atuam no SUS. A medida, que segue agora para o Senado, vai ajudar, por exemplo, no pagamento do piso salarial dos profissionais da enfermagem.

Acesso

Pelo projeto, Estados e prefeituras poderão acessar, até o final de 2023, saldos financeiros constantes dos fundos de saúde e de assistência social, medidas autorizadas em 2020 e 2021, além de saldos de transferências de recursos da União para o combate à pandemia em 2020 e 2021.

Lula na frente

Levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira (13) mostra o ex-presidente Lula (PT) com 51,9% dos votos válidos, quando brancos e nulos são excluídos da contagem. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 48,1%. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados. Nos votos totais, o petista tem 47,6%, contra 44,1% do presidente — outro empate técnico. Brancos e nulos somam 4,8%, enquanto os que não responderam/não souberam dizer representam 3,6%.

Registro

Foram entrevistados 2.020 eleitores de 8 a 12 de outubro de 2022. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  sob o número BR-08438/2022.

“Discordar é saudável”

O senador Oriovisto Guimarães (Podemos) disse que o Brasil precisa de pessoas que acreditem na democracia. E ressaltou que somente o estado democrático de direito permite a convivência social de  cidadãos que tenham pensamentos antagônicos. “Sempre me curvarei à democracia. Eu defendo ideias; eu não defendo pessoas”, declarou. “Discordar é saudável, mas discordar com respeito, discordar obedecendo à Constituição, discordar obedecendo sempre à vontade da maioria”, afirmou.

Estado teocrático

“Quero dizer que não gosto de Estados teocráticos. Em nenhum lugar do mundo civilizado existe um Estado teocrático. Essa separação que diz que o Estado é laico tem o meu aplauso. Espero que o próximo presidente, seja ele quem for, tenha luz para bem governar este país. E que nós, no Senado, na Câmara dos Deputados, façamos o nosso papel de poder independente, papel de contrapeso, papel de quem evita excessos! E que o Judiciário também cumpra o seu papel!”, concluiu.

Deu xabu

O governador em exercício Darci Piana (PSD)  pediu votos para o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o evento técnico “Nova PCA: Cenários para prefeitos e vereadores”, realizado na segunda-feira, 10, no do Museu Oscar Niemeyer. O evento tinha como o objetivo orientar sobre os novos critérios para a prestação de contas anual dos municípios, que passará a incorporar a avaliação das políticas públicas no ano que vem.do TCE.

Xabu II

“Considerando que a manifestação fugiu da pauta do evento, onde todos os temas tratados foram exclusivamente de caráter técnico, e que poderia haver alguma consequência, o presidente Fabio Camargo noticiou os fatos à justiça eleitoral para que esta adote as medidas que julgar pertinentes. A comunicação foi recebida pelo secretário da presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), Josmar Ambrus, que informou que o documento foi encaminhado à procuradoria Eleitoral”, diz o TCE em nota.

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Ronildo Pimentel e Bruna Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *