Iguaçuenses enfrentam chuva e mais de 70 km a pé para expressar a fé por Nossa Senhora Aparecida
Muita chuva e mais de 70 quilômetros a pé. Assim foi o percurso dos iguaçuenses devotos de Nossa Senhora Aparecida, que enfrentaram com coragem e alegria a peregrinação até o monumento da padroeira do Brasil, localizado na cidade de Itaipulândia.
Os grupos saíram de Foz do Iguaçu no final da tarde de terça-feira e, após uma caminhada de quase 20 horas, se reuniram ontem (12) no santuário, onde entregaram flores à santa, fizeram orações, pagaram promessas por graças alcançadas e participaram de celebrações.
Além dos moradores da Terra das Cataratas, fiéis de Santa Terezinha, Medianeira, Missal, São Miguel do Iguaçu e outros, além do Paraguai e Argentina, também participaram da romaria com muito entusiasmo. Segundo a prefeitura de Itaipulândia, o município recebeu pouco mais de 40 mil pessoas.
Para oferecer suporte aos peregrinos, os municípios do Oeste se uniram e montaram pontos de apoio ao longo da BR-277, principal trecho de ligação entre as cidades. Em espaços, sendo a maioria tendas, foram disponibilizados banheiros químicos, água e frutas para renovar a energia dos devotos.
Centenas de voluntários, entre acadêmicos de faculdades, enfermeiros, lideranças comunitárias e outros foram mobilizados para garantir uma boa assistência na rodovia e estradas secundárias. Sacos de ráfia usados para coleta seletiva também foram dispostos em vários pontos para evitar descarte irregular de lixo no trajeto até o santuário de Aparecida.
Durante toda a quarta-feira foram celebradas missas em honra à padroeira. A primeira teve início à meia-noite e a última ocorreu às 15h, com benção do bispo diocesano Dom Sérgio de Deus Borges.
Mesmo com o clima chuvoso e ar mais frio, não houve nenhum atraso na programação ou prejuízo aos peregrinos. A Polícia Rodoviária Federal orientou os motoristas quanto aos cuidados na BR-277 e pediu que todos ficassem atentos aos romeiros, evitando acidentes.
Símbolo de fé
Instituído como Polo de Turístico Religioso do Paraná através da Lei Estadual 13.193/01, o monumento de Nossa Senhora é visitado por romeiros de todos os lugares do país e do exterior. Localizada no ponto mais alto do município, a 367 metros de altitude, a estátua possui 26 metros e é a maior escultura de Nossa Senhora Aparecida da América Latina.
De frente para a cidade de Itaipulândia, do local tem-se uma vista impressionante do Lago de Itaipu e das belezas naturais do município. O monumento é considerado uma obra oficial pelo Vaticano e faz parte da Rota da Fé pelas Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu.
A arte foi idealizada pelo escultor e arquiteto Marcelo Francallassi, de Curitiba. Inaugurada em 12 e outubro de 2000, sua construção teve como objetivo homenagear aos 500 anos do descobrimento do Brasil e valorizar a fé e a tradição católica regional e nacional.
Da redação / Fotos: divulgação