Palavra Livre

Na disputa

A eleição para presidência da Câmara Municipal na última sessão de dezembro já esquenta os corredores do legislativo. De um lado estão Adnan El Sayed (PL) e Protetora Carol (PP) e de outro, o atual presidente, Ney Patricio (PSD). O eleito precisa ter, pelo menos, oito votos.

Tô na área

O deputado eleito Hussein Bakri (PSD) entrou no páreo pela presidência da Assembleia Legislativa do Paraná. A eleição da nova mesa diretora será na primeira sessão de fevereiro de 2023. Bakri, suplente e ex-líder do Governo, fez 97.681 votos, o sétimo deputado mais votado em 2 de outubro. O movimento para construir sua candidatura já foi iniciado, estimulado pelo desejo de muitos deputados de renovar o comando do legislativo estadual.

É o cara

Bakri é homem de confiança do governador Ratinho Junior, é do mesmo partido e na liderança do governo, ajudou a destravar e aprovar pautas consideradas importantes para o Estado e tem bom trânsito dentro das bancadas de situação e de oposição.

Vale alimentação

A Câmara Municipal aprovou o projeto do prefeito Chico Brasileiro (PSD) que institui o auxílio alimentação aos servidores municipais que recebem até R$ 2,5 mil. O auxílio já estava previsto no Estatuto do Servidor desde 1993, mas não havia sido regulamentado.

Dois mil servidores

O vereador Ney Patrício (PSD), disse: “Isso dá uma esperança à categoria de servidores que tem salário mais baixo”. A vereadora Anice Gazzaoui (PL), relatora do projeto, disse que a inflação alta nos últimos anos corroeu o poder aquisitivo dos  servidores. “Nosso amigo Marcelo Arruda esteve conosco nessa discussão, debatemos muito e chegamos a um teto de um auxílio de R$ 300. Isso vai abranger cerca de dois mil servidores. Pode ser melhorado e ampliado, mas é um respeito já ao servidor”.

Exonerado

O Diário Oficial desta quinta-feira, 6, traz a exoneração de Jihane Mohamad Darwiche Taha, assessor da Secretaria Municipal da Saúde. 

Prêmio Saúde

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) sancionou o projeto de lei da vereadora Anice Gazzaoui (PL) que o Prêmio Destaque Profissionais da Saúde que será entregue anualmente em 7 de abril aos profissionais que se destacam na área. Os vereadores poderão indicar um médico, um técnico em enfermagem, um enfermeiro, um fisioterapeuta, um dentista, um psicólogo, um agente de saúde, um auxiliar de saúde (atendentes e recepcionistas) e um motorista.

Renovação

A renovação política no Paraná pode ter começado com a reeleição do deputado federal Filipe Barros (PL) com 249.507 votos em todos os municípios paranaenses, alcançando o terceiro lugar entre os 632 candidatos inscritos, com a expressiva marca de 20º deputado mais votado do Brasil. Em Londrina, sua cidade natal, Filipe Barros obteve a liderança com 62.920 votos e em Curitiba ele foi o quinto colocado com 44.359 votos, à frente dos ex-prefeitos Beto Richa (PSDB), Luciano Ducci (PSB) e Gustavo Fruet (PDT). Em Maringá, o deputado também foi o quinto colocado com 9.367 votos e em Bela Vista do Paraíso fez 42,61% dos votos válidos com 3.798 votos.

Presta contas

O secretário Renê Garcia Júnior (Fazenda) apresenta nesta segunda-feira (10) os dados do governo relativos ao cumprimento das metas fiscais referente ao segundo quadrimestre de 2022. A audiência pública de prestação de contas será na Assembleia Legislativa, a partir das 14h30, com transmissão pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo.

Tutorial

O programa SeduParanacidade Interativo, que fornece informações e auxilia no planejamento de ações municipais e regionais, poderá ser usado com mais facilidade a partir de agora por prefeitos e técnicos. Um novo tutorial apresenta os principais recursos da ferramenta e os dados que estão disponíveis aos gestores públicos. A peça, em vídeo, está disponível, a partir desta sexta-feira (7), nos sites da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Pública e do Paranacidade.

Secretaria da Mulher

Quando voltar dos EUA, o governador Ratinho Junior (PSD) deve se debruçar sobre alterações na estrutura do governo. E um dos principais pontos vai ser a criação da Secretaria Estadual da Mulher. A nova pasta, como se sabe, foi proposta pelo governador durante a campanha de reeleição e ocorreu no dia 7 de agosto no 1º Encontro das Mulheres Políticas do Paraná, realizado em Maringá.

Compromisso

“Historicamente, o ambiente político sempre foi muito machista, mas as mulheres têm ocupado cada vez mais espaços de destaque pela capacidade de gestão, inteligência e um olhar diferentes para a política. A criação dessa secretaria reforça o nosso compromisso em continuar avançando na construção de um espaço mais igualitário”, afirmou o governador durante o evento.

Gratidão

Eleito para seu quarto mandato na Câmara dos Deputados com 123.023 votos, Zeca Dirceu (PT) disse que a palavra gratidão expressa o agradecimento aos moradores das 387 cidades – 97% dos municípios paranaenses – em que obteve votação. “A minha gratidão aos paranaenses que confiam no trabalho neste trabalho que venho fazendo há 12 anos na Câmara dos Deputados em Brasília. Eu estou muito feliz pela vitória e pela maneira como conseguimos construir mais essa vitória. Uma campanha austera, franciscana, contando com apoio de amigos, apoiadores, prefeitos, vereadores e de lideranças por todo o Paraná”.

Sexta vitória

“Já é a sexta vitória consecutiva desde da minha eleição ao primeiro mandato em 2004 de prefeito de Cruzeiro do Oeste, minha cidade natal e onde moro até hoje na mesma casa. São 20 anos de vida pública acompanhando as transformações no Paraná e no país e a nossa defesa intransigente por políticas públicas eficazes em áreas prioritárias como a educação e a cultura e nas obras que impulsionam o desenvolvimento das cidades do Paraná”, completou.

Denúncia seletiva

A Transparência Internacional divulgou nota expressando “repúdio” às declarações de Sergio Moro (União Brasil), ex-juiz da Operação Lava Jato e senador eleito, e de Deltan Dallagnol (Podemos), ex-procurador da República e deputado eleito, citando o combate à corrupção para declarar o apoio à reeleição de Jair Bolsonaro (PL-RJ).

Seletiva II

Na nota, a entidade escreveu “cada qual é livre para expressar sua preferência entre as opções do 2º turno das eleições ou optar pelo voto nulo”. No entanto, a Transparência Internacional – Brasil afirmou que “associar a luta contra a corrupção ao apoio ao candidato Jair Bolsonaro é prestar imenso desserviço à causa e desvirtuar o que ela fundamentalmente representa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *