Hotéis de Foz já tem ocupação acima de 72% para o feriado do Dia da Padroeira
O feriado nacional do Dia da Padroeira (12 de outubro), que ocorre simultaneamente ao Dia das Crianças, vai garantir uma ocupação acima de 72% da rede hoteleira de Foz do Iguaçu. Os estabelecimentos com melhor qualificação já estão com mais de 72% dos leitos de hospedagens vendidos. A média de ocupação para o período é superior a 61%, impulsionada pela sequência de eventos no município.
A perspectiva de ocupação nos meios de hospedagens foi constatada em pesquisa do Sindicato de Hotéis, Restaurantes Bares e Similares (SindiHotéis). Foz do Iguaçu dispõe de aproximadamente 28 mil leitos entre hotéis, resorts e pousadas. Os dados das reservas antecipadas para o feriado foram captados em levantamento do dia 3 a 5 de outubro (segunda a quarta-feira).
Os estabelecimentos classificados com 4 Estrelas, que é meramente figurativa e similar ao padrão do Ministério do Turismo, estão com mais de 72% das camas já comercializadas. Em seguida, de acordo com a pesquisa, aparecem os classificados de 5 Estrelas com 70% e 3 Estrelas, com 66% de reservas. No geral, a média de ocupação para o período é de 61%.
Eventos
Apesar de ser um período considerado de baixa temporada pelo trade turístico, a perspectiva de ocupação dos hotéis é muito boa, “devido muito aos eventos que estão acontecendo em Foz do Iguaçu”, disse o presidente do SindiHotéis, Marcelo Martini. Segundo ele, mais de 40 eventos de pequeno, médio e grande portes estão programados para o município até o final do ano.
Isto está garantindo uma movimentação muito boa, com uma ocupação média acima de 60%, afirmou Martini. “Sem contar que agora, no mês de novembro, teremos dois eventos da Faciap, com previsão de trazer cinco mil pessoas para Foz do Iguaçu e no dia 16, tem um evento do Governo do Estado, que vai trazer muita gente também”.
Estes dois eventos, na avaliação do presidente do SindiHotéis, vão bombar o mês de novembro. “Inclusive tem empresas que fazem locação de estruturas para eventos, que estão com falta de equipamentos”, revelou.
Emprego e renda
A movimentação em torno destes eventos e da ocupação média que está dando, levou a a hotelaria a promover mais contratações. No último mês, recordou Martini, o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) indicou que Foz do Iguaçu gerou 682 empregos, destes mais de 400 foram na área de turismo – hotelaria, gastronomia, atrativos, entretenimento…
“Então, isto está fomentando a geração de novos postos de trabalho e renda para a população também”, afirmou. O presidente do SindiHotéis destaca que estes eventos que garantem movimentação do turismo fora da temporada, vão ao encontro da programação do final de ano do Destino Iguaçu.
Foz do Iguaçu temos as tradicionais festas de reveillon que este ano vão ocorrer em um cenário diferente dos últimos dois com a pandemia da covid-19. “Sem as restrições e vida normal, vários hotéis vão investir e fazer grandes festas que também vão mobilizar um grande público aqui”, concluiu.
Da Redação