Paraná aposta em capacitação de agentes para atrair mais turistas ao Estado

Com o objetivo de ampliar a presença do Paraná no mercado nacional e internacional de turismo, o governo estadual está apostando na capacitação direta de profissionais que atuam na linha de frente da venda de pacotes turísticos. Cerca de 1,5 mil agentes de viagens de diversas regiões do Brasil estão reunidos em Curitiba nesta semana para participar da Convenção Entur Summit, evento focado em formação técnica e imersão nos principais destinos paranaenses.

A ação faz parte da estratégia do Viaje Paraná, órgão oficial de promoção turística, que enxerga nos agentes um elo decisivo entre os atrativos locais e os visitantes. A convenção, que segue até quarta-feira, 6, marca a sexta grande capacitação do ano no Estado e destaca o Paraná como destino competitivo em diferentes segmentos, do turismo gastronômico ao de eventos corporativos.

Diferente de encontros promovidos por operadoras tradicionais, a Entur Summit é organizada por uma escola de negócios do turismo, com mais de 5 mil agentes conectados em sua rede. É a primeira vez que o evento é realizado no Paraná. A abertura foi na Ópera de Arame, um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital, com a presença de autoridades e profissionais do setor.

O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, vê nas convenções um investimento estratégico. “É necessário trazer esses eventos para cá, convidar os agentes, porque eles ajudam a nos consolidar no mercado e atrair cada vez mais visitantes, que movimentam serviços e aquecem nossa economia”, afirmou.

A programação inclui palestras e visitas guiadas aos principais atrativos da capital, da Região Metropolitana e de municípios próximos. Antes do evento presencial, os participantes já haviam recebido conteúdos remotos sobre gastronomia típica e locais como a Grande Reserva Mata Atlântica, a Ilha do Mel e a Colônia Witmarsun, nos Campos Gerais.

Para o secretário estadual de Turismo, Leonaldo Paranhos, o formato da ação é um diferencial. “Queremos nos aproximar desses agentes que vão passar por uma imersão nos produtos e destinos do Estado, porque a hora que eles retornarem às suas cidades de origem, vão aproveitar bem esse treinamento e ajudarão a vender e desenvolver o nosso setor”, afirmou.

Durante a convenção, o Viaje Paraná também mantém um estande fixo no local, com materiais informativos em português e inglês. Os guias abrangem desde o mapa do enoturismo, que reúne vinícolas e roteiros de degustação de vinhos, até segmentos específicos como o turismo religioso, de negócios e de eventos.

Agentes participantes destacam o impacto da vivência prática na decisão de incluir o Paraná nos pacotes oferecidos aos clientes. Nickole Costa, de Porto Velho (RO), afirma que a visita é a chance de iniciar a comercialização do destino. “Não comercializamos nada do Paraná ainda, mas a nossa vontade é incluir roteiros e atrativos, por isso estamos aqui, para descobrir tudo que o Estado pode oferecer”, disse.

Ethiene Andrade, gaúcha que trabalha em São Paulo, pretende usar a experiência para ampliar o portfólio de destinos nacionais. “Sempre tive a vontade de vender o turismo do Paraná, que tem muitos atrativos para explorar. Com a capacitação poderei falar com propriedade para os meus clientes”, contou.

Desde janeiro de 2024, o Viaje Paraná já capacitou mais de 15,2 mil profissionais do turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *